Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Os Grandes Mitos do Audio

Recommended Posts

Me ensinaram que êh o ideal mesmO vc usar um amplificador com mais potência do que o falante tipo. Um falante de 250 rms sendo empurrado por um amplificador de 500 rms tipo numa competição Ta errado??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me ensinaram que êh o ideal mesmO vc usar um amplificador com mais potência do que o falante tipo. Um falante de 250 rms sendo empurrado por um amplificador de 500 rms tipo numa competição Ta errado??

Não está errado e não está certo... muito pelo contrário....

A colocação como foi lhe feita, sugere de maneira muito simplista e superficial, uma aplicação que exige conhecimento, técnica e equipamentos mais apurados, e que se de outra forma for feita, poderá lhe trazer conseqências indesejáveis, onerosas e, em determinadas situações etílicas e com determinadas companhias de espécimes do sexo oposto (geralmente a combinação dos dois fatores citados), e com a crescente utilização de mídias sociais e serviços de postagens de vídeos,(novamente acrescento, geralmente a combinação dos dois fatores citados), poderá lhe trazer danos morais imediatos e/ou traumas posteriores.

Compartilhar este post

Link para o post

Não está errado e não está certo... muito pelo contrário....

A colocação como foi lhe feita, sugere de maneira muito simplista e superficial, uma aplicação que exige conhecimento, técnica e equipamentos mais apurados, e que se de outra forma for feita, poderá lhe trazer conseqências indesejáveis, onerosas e, em determinadas situações etílicas e com determinadas companhias de espécimes do sexo oposto (geralmente a combinação dos dois fatores citados), e com a crescente utilização de mídias sociais e serviços de postagens de vídeos,(novamente acrescento, geralmente a combinação dos dois fatores citados), poderá lhe trazer danos morais imediatos e/ou traumas posteriores.

Como é o papo marcelook? huashusahuashuashu.

A questão de amplificador com menor potência pode sim danificar o alto falantes por você usar mais volume e maior distorção alem de que você acaba não percebendo, mas o alto falante excursiona de maneira errada não refrigerando a bobina de maneira correta causando sua queima com um longo tempo de uso seguido, o recomendado é usar sim pelo menos 20% a mais de potência rms no amplificador se possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu achava que o alto falante tocava em um único sentido, por exemplo usar o positivos e o negativo virados não fariam diferença.

Mas ainda fico curioso em relação aos ultravox que vi até agora realmente tem os pólos invertidos, a selenium todos os falantes tem seu impulso para fora e os ultravox para dentro, alguém sabe pq?

Compartilhar este post

Link para o post

''qual melhor tipo de som pro meu reno clio?''

''nos nao conhecemos esses carros importados''

essa eu vi num forum mas nao axei o post, faz tempo isso tb...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu achava que o alto falante tocava em um único sentido, por exemplo usar o positivos e o negativo virados não fariam diferença.

Mas ainda fico curioso em relação aos ultravox que vi até agora realmente tem os pólos invertidos, a selenium todos os falantes tem seu impulso para fora e os ultravox para dentro, alguém sabe pq?

desconheço o " tocar invertido" , no caso do falante serve apenas de referencia para não ligar 2 falantes errados, cancelando as frequencias, experimenta ligar um sub certo e o outro em paralelo porém com os polos invertidos.

pois o falante nada menos é do que uma resistencia. ( me corrijam se estiver errado)

já o pulo que alguns modelos dão para frente " em excesso" eu mesmo ja tive um hinor impact e ele cuspia pra fora, realmente.

são projetados para ter um xmax maior e não ir até o fundo causando danos na bobina, ou por mau uso ( caixas mto grandes, o sub desce mto)

dai os entendidos dos falantes ai podem dizer oq é feito, pelo q entendi a bobina sai um pouco do GAP, e por isso da o coice anormal.

eu tmb ja percebi sub q bate só pra tras.... o selenium extreme por ex.... ele bate pra dentro.

também queria uma resposta concreta sobre isso =/

Compartilhar este post

Link para o post

cara, pensando assim dancei. Meu amp um pile drive 2813 manda 1000w coloquei ele para alimentar um UXP power 500w

Não é que o pré do módulo entro em curto e o amp mandou dc pro sub, talvez se meu sub fosse de 1200watts não queimasse.

Compartilhar este post

Link para o post

com DC forte na saida, queimaria ate uma serie de uns 10 falantes...

Compartilhar este post

Link para o post

Esta eu escutei hoje:

Dono da loja (INSTALA....DOR), fala para um cliente:

01 POWER ONE toca ” tranquilo” 02 PAINE DI DOZI + 8 TRIAXIAL PAINI + 4 TUTI, .......mais tem que colocar 10 ventilador (cooler), .......................se colocar mais ventilador toca mais ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta eu escutei hoje:

01 POWER ONE toca ” tranquilo” 02 PAINE DI DOZI + 8 TRIAXIAL PAINI + 4 TUTI, .......mais tem que colocar 10 ventilador (cooler), .......................se colocar mais ventilador toca mais ainda.

velho, ta certo que o 'estalador' quer vender, tem familia, etc etc etc..

MAIS VAI PRO INFERNO NÉ ?

se um cara da uma dessas comigo acho que eu sinceramente dou risada na cara dele. só pode ser brincadeira !

Compartilhar este post

Link para o post

eu tmb ja percebi sub q bate só pra tras.... o selenium extreme por ex.... ele bate pra dentro.

também queria uma resposta concreta sobre isso =/

Cara, pra te falar a verdade acho que todos batem pra traz e pra frente. Se você inverter a polaridade (ligar o + e - de forma "errada") ele vai tocar no outro sentido. Você ja deve ter visto auto falantes virados onde o pessoal inverte a polaridade.

Observação: "errada" no sentido de anormal, não que dizer que seja errado, é um modo diferente de ligar.

Me corrijam sem dó (uiiii).

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

a fase do sub depende da caixa. depende da frequencia, o sub bate pra "dentro" mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta eu escutei hoje:

aqui na minha cidade um instalador disse que o power one toca 4 pioneer de 12 brincando :pirou:

e pior que se fosse a mais ou menos um ano atras eu teria acreditado pois nao sabia nada mais nada sobre som.

Editado por danielfire

Compartilhar este post

Link para o post

"Tocar" até toca 4 pioneer e dependendo do nivel de distorção, ainda vai ter gente falando que ta fortee.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim se tivesse um poquinho de dinheiro pode por Falcon que fica bom, agora se quizesse coisa boa bota um Banda ai!

Bicho papão...Deus do céu agora que o bicho pega...Quando maior o sub mais forte XD!

Pra que bateria lol ja num vem 1 no carro?

Por que aterrar na lataria se o carro ta isolado pelos pneus?

Caixa litragem do que? num é só ser quadrada e caber o falante dentro?

velho se eu for ficar escrevendo aki vai fazer umma lista!

Compartilhar este post

Link para o post

sem querer desvirtuar aqui, mas ja vi pone com bridge a 2 ohms, tocando 2 street de 15 num bridge e 4 drive + 2 st em outro. chupa bateria e esquenta pagarai, mas toca viu.

ai resolvemos fazer uma ligacao descente nele, com um street em cada bridge e um outro amp pra tocar os drive.

parecia q nem era o mesmo som tocando, o som simplesmente sumiu, grave fraco, sem peso, coisa incrivel.

fica ai a dica entao, nem tudo q parece mito, eh mito mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

sem querer desvirtuar aqui, mas ja vi pone com bridge a 2 ohms, tocando 2 street de 15 num bridge e 4 drive + 2 st em outro. chupa bateria e esquenta pagarai, mas toca viu.

ai resolvemos fazer uma ligacao descente nele, com um street em cada bridge e um outro amp pra tocar os drive.

parecia q nem era o mesmo som tocando, o som simplesmente sumiu, grave fraco, sem peso, coisa incrivel.

fica ai a dica entao, nem tudo q parece mito, eh mito mesmo.

tambem já vi eles forçando 2 ohms em cada bridge mas eles enchiam ele de cooler.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi isso em um outro forum, o cara queria um som pra heavy metal, dae recomendaram um kit 2 vias cs60u em um pone com um 307 numa selada, dae veio a resposta.

É um GOL g3 4 portas

ja tem 2 falantes na frente.. nao deve ser dos melhores mas isso eu mudo depois..

e quero por um SUB atraz com o AMP.. o carro de meu primo é assim e o som é muito bom..

vc ta falando pra eu bota as caixinha pekena é??

nao po.. eu to querendo somsao mesmo.. com SUB e AMP .. e tal..

som bom.. so que barato e o AMP nao precisa ser dos melhores pq nao quero altura.. quero qualidade..

HEAVY METALLL ALTAOOOO PESOOO BUM BUM BUM TUM TUM TUM

obs.. esse modulo é muito caro..

Compartilhar este post

Link para o post

Em audio profissional usamos aparelhos digitais que conseguimos controlar a saida de audio para o amplificador, fazendo com que tenha um headroom de 3Db sendo indicado um amplificador com o dobro da potência do falante ou seja o falante tem 800WRMS o amplificador deverá ter 1600WRMS, só que esse headroom gerado faz com que o falante só receba potência acima do que pode trabalhar em frações de segundos ou seja em uma batida ou um som mais grave. Pelo menos som profissional os falantes vem com especificações de RMS e de pico que é o que o falante suporta por no maximo 3 segundos e esse headroom bem ajustado se utiliza dessa potência de pico para auxiliar no som.

Quanto a polaridade do falante, o correto é o falante sempre trabalhar para frente, quando o falante trabalha para trás é grande o risco dele bater a bobina no fundo danificando a mesma, por isso sempre teste se ele está correto ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Outro detalhe, quando for comprar um falante se preocupe mais com o SPL dele do que potência, tem muitos falantes de 1000WRMS que geram 89db que vão tocar muito menos que um falante de 600WRMS com 93Db. A cada 3Db você dobra o volume do som, tem falantes de marcas renomadas que chegam a ter mais de 9Db a mais que falantes feitos em casa e vendido a rodo no ML.

Compartilhar este post

Link para o post

Power One com brigde em 2 ohms é o capetinha mesmo

e o bom é que vira também churrasqueira, ou aquecedor no inverno []-[]

Outro detalhe, quando for comprar um falante se preocupe mais com o SPL dele do que potência, tem muitos falantes de 1000WRMS que geram 89db que vão tocar muito menos que um falante de 600WRMS com 93Db. A cada 3Db você dobra o volume do som, tem falantes de marcas renomadas que chegam a ter mais de 9Db a mais que falantes feitos em casa e vendido a rodo no ML.

Só tem que ver tbm que esses falantes com alta sensibilidade geralmente são leves, não descem bem (e quando descem, são caros)

Tocar frequências baixas com cone leve não é muito fácil

Claro que há exceções, mas no geral é isso que acontece

Compartilhar este post

Link para o post

cara uma vez o irmao do meu amigo trabalhava no banco, e colocou no tampao da parati dele 2 pw3 c 2 tw, e uma selada com 2 streetbass, e no caso capturamo essa cx dele e stavamos usando,, mais nos 2 estvamos intrigados pq akela caixa nao tinha "buraco" tinhamos certeza q o cara sqceu d fzr enta resolvemos soluciona o problema, ha isso q ja tinhamos desparafusado os falants e vimos q a caixa nao tinha divisoria,, pioor ainda pensamos, kkk... dai fomos no paraguas q no caso moravamos na fronteira,,, e pedimos pro cara arrumar a caixa,, bom,, dai meu coleg apassou pela tarde pra retirar a caixa,, e..... nao e q o paraguaiosinho recortou a divisoria e como ele nao quis abrir a caixa meteu pelo buraco do falant e fou remendando e ficou totalmente torto, quase uns 30 graus d diferenca ,,pois o volume 1 deveria ter uns 65% do total da caixa,,, e ainda ele colocou so um duto so de um lado,,,, dai meu amigo como nao sabia poooora nenhuma chegou la com a caixa,,, e eu fikei louco d raiva,, mais nao entendia po*** nenhuma tbnm,, dai fomos la pro paraguayo explicar p gnt,,,, e ele disse q era questao de FISICA por isso q ele fez dakele geito,,, e a gnt usou akela caixa por um bom tempo. kkkkk e isso pessoal, espero q vcs tenham rachado de rir..

Editado por Guisotogrande

Compartilhar este post

Link para o post

Certa vez fui ajudar um amigo a montar o som do carro dele. Ele ia usar dois módulos... fui na equipadora procurar um relê para ligar os dois módulos no remote do CD Player... mas o proprietário da equipadora, que tambem é o estalador, falou que não era preciso colocar o relê que não ia dar problema. E ainda disse mais: ele falou que quando instala os módulos com relê queima o remote!!!

Ja li em alguns artigos (não lembro se foi aqui no forum) que quando se vai intalar mais de um dispositivo no remote do cd player, como mais de um módulo ou módulo com cooler, deve-se usar relê, pois caso contrario poderia queimar o relê por excesso de carga.

Se estiver errado, favor corrigir.

Compartilhar este post

Link para o post

husahuashuashuashuasasuhs

Rele queima o remoto ??? uhusahuashuahuashus

BOA !gente-feia-7.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

husahuashuashuashuasasuhs

Rele queima o remoto ??? uhusahuashuahuashus

BOA !

Pois foi... como eu nao entendia, nao tinha como rebater... engoli, mas nao fiz do jeito que ele disse.

Depois disso me aprofundei nas leituras aki do forum...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...