Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

dj_vini

RELATOS DE INDIVÍDUOS QUE TENHAM

Recommended Posts

Posted
E se o kra colocar a cabeca bem no centro do carro???????

fisicamente é a mesma coisa que fazer o alinhamento pelo player..

eu fiz issu e nao percebi diferenca, mas nao pq essa funcao nao presta, e sim pq meus ouvidos nao sao treinados, entao de nada adianta comprar um player com essa funcao se seu ouvido nao esta apto a perceber essas diferencas.

ou vc não tem orelhas!!! :lol:

brincadeira não leve a mal.

provavelmente vc escutou uma rádio em mono ou a gravação não estava em estereo ou pode ser que seu sistema tá usando dois canais do mesmo lado diant e tras.

Ou a interação Câmbio-Bunda causada ao sentar no meio do carro afetou o sistema auditivo! [] :lol:

brincadeira... não resisti :lol:

Posted
E se o kra colocar a cabeca bem no centro do carro???????

fisicamente é a mesma coisa que fazer o alinhamento pelo player..

eu fiz issu e nao percebi diferenca, mas nao pq essa funcao nao presta, e sim pq meus ouvidos nao sao treinados, entao de nada adianta comprar um player com essa funcao se seu ouvido nao esta apto a perceber essas diferencas.

ou vc não tem orelhas!!! :lol:

brincadeira não leve a mal.

provavelmente vc escutou uma rádio em mono ou a gravação não estava em estereo ou pode ser que seu sistema tá usando dois canais do mesmo lado diant e tras.

Ou a interação Câmbio-Bunda causada ao sentar no meio do carro afetou o sistema auditivo! [] :lol:

brincadeira... não resisti :lol:

:lol: :lol:

Posted
Essa é uma das razões que vou fazer o teste. Na teoria, alguns kits não tocam 50Hz simulando, mas na prática toca.

Vou procurar a parada amanhã, aí baixo e coloco pra tocar... MP3 mesmo serve? Náo desfoca naum?

Vamos testar e ver se consigo entrar pro mundo dos sujeitos com ouvido de cachorro. Se eu não conseguir, faço inscrição no treinamento com os monges tibetanos. :lol: (O problema é que aí vou querer tw com domo de polímero feito dos pentelhos da chavasca das freiras virgens albinas anãs dos recôncavos do Himalaia...) :pirou:

Baixa isso aqui http://msmwebmind.com/autosom/mp3/mp3/test...und%20stage.mp3

E vai tentando até a voz da tia sair do meio do painel. E perceber a posição das vozes é fácil:

1) Chama as 3 pessoas que estiverem mais próximas de você

2) manda uma ficar em pé no meio (na sua frente) , a outra uns 2 mtetros pra esquerda e a outra uns 2m pra direita.

3) Manda a do meio falar alguma coisa, depois a esquerda e depois a da direita. Depois todas ao mesmo tempo.

Se você conseguiu distinguir de onde vinha o som das vozes, parabéns, você é uma pessoa normal! Agora, se pra vc todas as vozes vinham de um mesmo ponto.... então desiste de som com delay.

Outro exemplo: Se quando alguém que está atrás de você (opa!!!) te chama, e você rapidamente olha para trás, parabéns, você é uma pessoa normal. Agora, se você olha pra baixo, pra cima, para os lados e não conseguir localizar de onde vem a voz..... vai se tratar :lol: .

Posição é fácil... é que tem um povo que consegue ouvir coisas e relatar com uma precisão de detalhes e adjetivos que por enquanto eu só consigo imaginar.

A parte do Tibet foi que naum guentei e naum podia perder piada!... :lol:

Valeu pelas dicas Gui! Pode deixar que eu vou tentar seguir o que o povo tah falando aqui, e quem sabe a gente ouve esse cd na ambulância no churras de alphaville!

Posted
Essa é uma das razões que vou fazer o teste. Na teoria, alguns kits não tocam 50Hz simulando, mas na prática toca.

Vou procurar a parada amanhã, aí baixo e coloco pra tocar... MP3 mesmo serve? Náo desfoca naum?

Vamos testar e ver se consigo entrar pro mundo dos sujeitos com ouvido de cachorro. Se eu não conseguir, faço inscrição no treinamento com os monges tibetanos. :lol: (O problema é que aí vou querer tw com domo de polímero feito dos pentelhos da chavasca das freiras virgens albinas anãs dos recôncavos do Himalaia...) :pirou:

E vai tentando até a voz da tia sair do meio do painel.

Beeeeem lembrado. Tenho essa daí em cd já!

Vou fazer com as 2 músicas. Essa tem menos de 1 min. dá pra gravar ela com uns 10 Delays diferentes!

Eu não sei quantos ms é equivalente a 1cm, mas mede a distância do kit esquerdo para a orelha esquerda, e do kit direito para a orelha direita. Depois faz umas musicas variando com 1cm.

1cm demora cerca de 0,03ms pra ser percorrido pelo som no ar.

Posted

E vai tentando até a voz da tia sair do meio do painel.

Beeeeem lembrado. Tenho essa daí em cd já!

Vou fazer com as 2 músicas. Essa tem menos de 1 min. dá pra gravar ela com uns 10 Delays diferentes!

Eu não sei quantos ms é equivalente a 1cm, mas mede a distância do kit esquerdo para a orelha esquerda, e do kit direito para a orelha direita. Depois faz umas musicas variando com 1cm.

Ué... o som se progaga a 344 metros por segundo... logo, 344/1000 dá 0,34 metros, ou 34 centímetros.

Posted
Quase... pra ficar pró mesmo, só dizendo que 1cm leva exatos 0.029411764ms, a exatamente 25 graus, e a 90% de umidade relativa.

Então o Clarion faz 0,7cm de Step, e o Alpine faz 3.44cm :blink:

Posted
Quase... pra ficar pró mesmo, só dizendo que 1cm leva exatos 0.029411764ms, a exatamente 25 graus, e a 90% de umidade relativa.

A calculadora do windows não tem mais casas pra vc aumentar a resposta, né? :lol:

Posted

ótimo.

E isso tudo explica que....

Não adianta nada calcular pois o ambiente nunca vai ser ideal e as variáveis significarão o que elas representam.... variáveis.

ou seja, :pirou:

Posted
ótimo.

E isso tudo explica que....

Não adianta nada calcular pois o ambiente nunca vai ser ideal e as variáveis significarão o que elas representam.... variáveis.

ou seja, :pirou:

:+1

:pirou:

Posted

Também não é por aí, moçada.

Os cálculos ajudam E MUITO, principalmente para saber de onde partir. Vão resolver tudo 100%? Não, mas simplesmente pelo fato de existirem variáveis demais pra tentar "equacionar", senão resolveria.

Não vamos chegar naquela discussão besta de novo de que o áudio é puramente empírico...

Abraços

Posted
Também não é por aí, moçada.

Os cálculos ajudam E MUITO, principalmente para saber de onde partir. Vão resolver tudo 100%? Não, mas simplesmente pelo fato de existirem variáveis demais pra tentar "equacionar", senão resolveria.

Não vamos chegar naquela discussão besta de novo de que o áudio é puramente empírico...

Abraços

Você pode até não querer discutir, mas não concordo com você.

Aliás, a falta de discussão está empobrecendo um pouco o fórum, na minha opinião.

Nos últimos meses, após a brigaiada, as pessoas se amansaram demais, umas saíram, outras se acalmaram...

Eu acho muito bacana conflitos para botar a cabeça pra funcionar, e tentar vir com coisas criativas, experiências, experimentos etc.

Agora, vir falar de alinhamentos, correções e ajustes de 6 casas decimais, onde nenhum humano consegue ficar estático ao ouvir uma música (no carro, dirigindo) é demais pra mim.

Posted

Para calcular o delay é simples, coisa de 5 min. É o tempo de medir as distâncias, e depois faz o ajuste final de ouvido mesmo.

Relaxa Fábio, o pessoal ta brincando com esses nomerozinhos...

Posted
Agora, vir falar de alinhamentos, correções e ajustes de 6 casas decimais, onde nenhum humano consegue ficar estático ao ouvir uma música (no carro, dirigindo) é demais pra mim.

Ué, não entendi...

Foi mais ou menos por aí que o tiba argumentou. Vc faz cálculos pra saber de onde partir. Daí em diante, ajuste fino.

ou não? ¬¬

Posted

Para que calcular, sinceramente?

Acho tão fácil regular um delay.

Se esse fosse todo o problema do mundo, vish...

Vou apenas falar como eu regulo delay.

Entro no carro, me sento numa posição adequada, coloco uma musica em que a mulher cante no meio, entro no menu do delay, coloco a mão no botão de ajuste e fecho os olhos.

Viro o botão pra lá e pra cá umas 3 ou 4 vezes, abro os olhos para ver se o valor do atraso é aceitável, repito o procedimento novamente e tento chegar no acerto novamente, abro os olhos e vejo se o ''efeito imagem'' continua normal.

Pronto, tá acertado.

Dependendo do tamanho do painel também, já dá para saber +/- o delay que pede.

A questão é que de tanto regular delays a exaustão(só do meu deve ter ido mais de 2 horas, só acertando delay), já dá para saber quanto cada carro vai pedir +

Eu tenho até alguns de cabeça até.

Omega: 1,9ms - 2,1ms

Opala: 1,8 - 1,9ms

Palio: 1,4 - 1,6 ms

Celta: 1,4 - 1,6ms

Golf: 1,5 - 1,7ms

Vectra: 1,8ms

Gol: 1,5 - 1,6ms

Todos apresentam variação pois nem sempre o ajuste que coloca a mulher lá no meio é o que apresenta melhor foco.

Entre a posição centro um pouco deslocada e a posição centro instável, mil vezes a deslocada.

Enfim, eu faço assim, e sempre funcionou. Nunca sai do carro de ng que tivesse um Alpine sem ter conseguido acertar imagem.

Posted

Alguém aqui não concorda que quanto o maior o número de casas decimais a probalidade de erro é menor (menor distância do ajuste correto)? Eu sempre calculo as coisas com o maior número de casas decimais possíveis, é um costume que não perco. Gosto de precisão, e daí?

Posted
Alguém aqui não concorda que quanto o maior o número de casas decimais a probalidade de erro é menor (menor distância do ajuste correto)? Eu sempre calculo as coisas com o maior número de casas decimais possíveis, é um costume que não perco. Gosto de precisão, e daí?

Ai, ai ai

Preciso colocar minha assinatura em negrito

Pelo menos meu post lá atrás surtiu efeito, a galera veio postar e discutir.

Só resta ver se vai sair algo de construtivo.

Guijs, tô relaxado.

É que eu estou vendo tantos números na planilha excel aqui na minha frente, quando a solução é simplesmente de bom senso, que estou fazendo analogias som>serviço. Tô viajando dos dois lados da tela :legal:

By the way, Hellmind, respondendo a ti, em análises de pesquisas, quanto mais casas decimais, maior o erro.

Pois ninguém tem, em média, 2,3641 filhos, e esse é mais ou menos o valor médio mostrado no censo.

Cálculos ideais sugerem ambientes ideais. Me mostre um ambiente ideal melhor que um show ao vivo com 20 pessoas e o Miles Davis tocando com toda a vibração inerente à música dele, que eu mudo de opinião.

Eu não dou a mínima para os calculos, que me desculpem os engenheiros. E agradeço muito a todos os engenheiros por deixarem a minha vida tão boa sem eu ter que me preocupar com engenharia, pois eles se preocupam por mim.

Posted

Crasher, eu tava calculando pq naum vou usar player com TA, vou fazer no soundforge pra teste. Então naum dá pra girar o botão. E é só por esporte mesmo!

O resto a gente fica divagando... só tiração de onda mesmo, inclusive as casas decimais e as variáveis adicionais. :P

Posted
É que eu estou vendo tantos números na planilha excel aqui na minha frente, quando a solução é simplesmente de bom senso, que estou fazendo analogias som>serviço. Tô viajando dos dois lados da tela :legal:

:pirou: Tira umas férias cara... uma hora a cachola funde...

Posted
Crasher, eu tava calculando pq naum vou usar player com TA, vou fazer no soundforge pra teste. Então naum dá pra girar o botão. E é só por esporte mesmo!

O resto a gente fica divagando... só tiração de onda mesmo, inclusive as casas decimais e as variáveis adicionais. :P

Doug,

Acho muito válido seu experimento.

Pelo menos você está buscando uma forma diferenciada de aprender e testar coisas novas para você (independente de quem já tenha feito)

Uma dica:

Não calcula muito não.

Vai gravando e ouvindo, até chegar no que te agrada, independente de ser levemente desfocado, como o Crasher falou, ou de ser nanometricamente no meio do palco

Posted

Então lança 1,5ms.

Se der errado, vc gasta o tempo que iria perder calculando para fazer outra faixa com 1,6ms.

Não sai disso, vai ser 1,5/1,6.

Posted

Eita nois... pessoal discutindo numa boa uma coisa e já entram na conversa jogando mer** no ventilador sem nem ter acompanhado a discussão na integra... :huh:

Pra quem ta com preguiça de ler todas as 8 paginas de topico, estamos apenas discutindo um método alternativo de alinhamento de tempo pra quem nao possui o recurso de TA no player.

Quem regula girando botão, otimo! mas o caso aqui é de players sem o tal botão

Quem se opõe aos calculos, ok... É uma opinião e temos que respeitar todas, mas a minha é de que os calculos são sim importantes como referencia, mas jamais carregam toda a verdade em si e o ajuste fino manual é indispensavel num sistema automotivo

Fala pra algum engenheiro da NASA desencanar das virgulas no numero PI pra ver se não faz diferença entre 3 e 3,14....

Fábio, se vc prefere que os engenheiros se preocupem com os calculos pra quem sabe descobrir alguma coisa que melhore sua vida, então deixe os engenheiros calcularem, uai! :P

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Create New...