Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dj_vini

RELATOS DE INDIVÍDUOS QUE TENHAM

Recommended Posts

Postado em

Fala Povo!

usar muito ou pouco atraso não quer dizer nada...pq isso depende exclusivamente da distância relativa entre cada alto-falante...

Não esqueçam que o delay é calculado pela DIFERENÇA da maior para a menor distância entre os alto-falantes e nossos ouvidos.

Por exemplo, se o falante do lado do passageiro estiver a 1,5m do ouvinte e o do lado do motorista estiver a 0,5m de distância, temos uma diferença de distância de 1m entre eles.

Ou seja, 1000mm (pra facilitar a conta). Convertendo isso para tempo:

1000mm / 344m/s = 2,9ms

Esse é o atraso que deve ser aplicado no canal mais próximo.

[]s

Ri7

Postado em
Lá vem eu com minhas idéias esdrúxulas. :P

Vou pegar o SoundForge em casa e gravar Hotel California com uns 20 atrasos diferentes, variando de 5 a 25 ms, de 1 em 1 ms, e ver qual fica melhor na ambulância. Acertado o Delay, vou manter como padrão e gravar alguns cds Opus3 neste padrão, e ver o que acontece! No meu caso os tw estarão juntinhos dos mids, tentarei até alinhar a fase deles!

Time Correction Tabajara Enhaced Plus. Aí vou ter mais ou menos o que disseram, a etiquetinha no cd: "Only Play this CD at Doug´s car"... :lol:

Alguém aí sabe a média do atraso do canal esquerdo? deve ser uns 12 a 15 ms, certo???

Fiz esse teste ontem e achei o resultado interessante.... Mas não vale a pena o trampo, nem ferrando!

Medi as distancias entre cada falante e o centro do encosto de cabeça do motorista. Resumindo e pulando a parte chata de contas, conclui que o som da esquerda chega cerca de 0,9ms antes do que o som da direita, então editei todas as faixas de um CD com atrasdo de 1ms no canal esquerdo!

Resultado? melhora notável na definição e foco, mas na minha opinião não compensou o trabalho que isso me deu (fazer isso em 18 musicas é no minimo, entediante)...

Ou seja... funcionar, funciona, e até que razoavelmente bem!! Testado e aprovado... :legal:

é mais facil medir as distancias e calcular a diferença de tempo e aplicar direto o resultado na edição do que tentar diversos atrasos... mas se vc insistir no método, use atrasos de 0,5ms em 0,5ms... variando de 0 a 2ms que ja ta bom...

Postado em
Lá vem eu com minhas idéias esdrúxulas.  :P

Vou pegar o SoundForge em casa e gravar Hotel California com uns 20 atrasos diferentes, variando de 5 a 25 ms, de 1 em 1 ms, e ver qual fica melhor na ambulância. Acertado o Delay, vou manter como padrão e gravar alguns cds Opus3 neste padrão, e ver o que acontece! No meu caso os tw estarão juntinhos dos mids, tentarei até alinhar a fase deles!

Time Correction Tabajara Enhaced Plus. Aí vou ter mais ou menos o que disseram, a etiquetinha no cd: "Only Play this CD at Doug´s car"... :lol:

Alguém aí sabe a média do atraso do canal esquerdo? deve ser uns 12 a 15 ms, certo???

Fiz esse teste ontem e achei o resultado interessante.... Mas não vale a pena o trampo, nem ferrando!

Medi as distancias entre cada falante e o centro do encosto de cabeça do motorista. Resumindo e pulando a parte chata de contas, conclui que o som da esquerda chega cerca de 0,9ms antes do que o som da direita, então editei todas as faixas de um CD com atrasdo de 1ms no canal esquerdo!

Resultado? melhora notável na definição e foco, mas na minha opinião não compensou o trabalho que isso me deu (fazer isso em 18 musicas é no minimo, entediante)...

Ou seja... funcionar, funciona, e até que razoavelmente bem!! Testado e aprovado... :legal:

é mais facil medir as distancias e calcular a diferença de tempo e aplicar direto o resultado na edição do que tentar diversos atrasos... mas se vc insistir no método, use atrasos de 0,5ms em 0,5ms... variando de 0 a 2ms que ja ta bom...

Opa..passa a música depois para nós!!

Se bem que tô sem player.... :(pasmafaute

Postado em

Nao será mais um teste às cegas... Já tem gente mais xarope que eu... :lol:

Mas vou tentar sim, pelos cálculos deu 1,4ms, estava achando pouco pq nunca tinha visto ninguem regular TA. Só lembrava de TA com relação ao sub, que aí sim é maior... até pra compensar o atraso da caixa!

Vou gravar a mesma música e colocar atrasos de 0,3 em 0,3s. Isso me dá uns 7 arquivos da mesma música, pra ver se faz muita diferença, e pra ver qual o ideal.

Hotel Califórnia é uma boa música pra ver isso? ou tem alguma outra que o pessoal recomente?

Postado em

Mas vou tentar sim, pelos cálculos deu 1,4ms, estava achando pouco pq nunca tinha visto ninguem regular TA. Só lembrava de TA com relação ao sub, que aí sim é maior... até pra compensar o atraso da caixa!

Vou gravar a mesma música e colocar atrasos de 0,3 em 0,3s. Isso me dá uns 7 arquivos da mesma música, pra ver se faz muita diferença, e pra ver qual o ideal.

Hotel Califórnia é uma boa música pra ver isso? ou tem alguma outra que o pessoal recomente?

doug,

pq vc nao calcula? é como o ri7 disse mesmo.

Postado em

doug,

pq vc nao calcula? é como o ri7 disse mesmo.

Só pra passar o tempo mesmo! :P

:banghead

Tá calculado por cima, 1,4ms. Mas isso com medição a olho, e sem levar em conta pressão, Temperatura, umidade relativa do ar... rs

Mas quero testar pra ver os diferentes posicionamentos que ocorrem com outros TAs, só pra ver o palco se deslocar de uma música pra outra. Coisa de quem é meio tosko e quer ver o que acontece. Mas foi de grande valia os toques do pessoal!

Postado em

Working Man, o Guijs chegou a fazer essa experiencia com o SoundForge.

Pelo que me lembro, até funcionava, mas passava longe de ficar 100%.

Para o seu carro, eu atrasaria o canal esquerdo 1,5 ou 1,6ms.

Postado em

100% não fica, mas como é só pra teste mesmo...

Está totalmente fora de cogitação pegar um player com TA, mas como 1 CD custa 1 lasca, o resto é trabalheira. TABAJARA CORPORATION! :lol:

Vou fazer mais músicas com com atrasos parecidos em 1,3 1,4 1,5 e 1,6s. Vai ser divertido brincar com esse troço.

Postado em
bla bla bla

simples, pega uma trena e estica do ouvido p/ o falante direito e p/ o falante esquerdo (cada falante p/ um ouvido)

deve dar nao vale, tira o popozao da frente do micro, desce até a garagem e mede ! kkkkkkkkk

vc tera a noçao certinha.

Postado em
mais bla bla...

Isso eu sei... só não tenho trena nem fita métrica nem nada aqui no trampo... rs

Vou ver isso sóóó no final de semana. Então só quis ter uma idéia pra ver aqui e não falar mais asneira do que já falei. :P

Postado em
Isso eu sei... só não tenho trena nem fita métrica nem nada aqui no trampo... rs

Vou ver isso sóóó no final de semana. Então só quis ter uma idéia pra ver aqui e não falar mais asneira do que já falei. :P

Mede com um barbante e dpois vai somando com a régua!! :ol

:banghead

Postado em

Hotel California é sim uma boa música, mas demora pra entrar "algo central", no caso a voz. Fica um violão brincando de cada lado um bom tempo.

Vê se encontra um jazz tranquilo, que já se começa com voz e o(a) vocalista se encontra no meio do palco.

Abraço

Postado em
Hotel California é sim uma boa música, mas demora pra entrar "algo central", no caso a voz. Fica um violão brincando de cada lado um bom tempo.

Vê se encontra um jazz tranquilo, que já se começa com voz e o(a) vocalista se encontra no meio do palco.

Abraço

Não conheço muito discografia de referência com palco e o escambau...

Vou sentar nos bancos de trás com os ouvidos entre os bancos dianteiros e ver se consigo achar uma legal. Aí faço com essa mesmo.

Postado em

Eu q já ñ tenho ouvido tão treinado como 90% dos q postaram aqui nesse ótimo tópico, posso relatar uns resultados q tive com meus ouvidos.

Primeiramente qdo fui fazer os pezinhos e as colunas do meu carro. Fizemos um eskeminha com um bafle de MDF e um caneta laser dentro dele pra posicionar os mid diretamente para o motorista, mas tb ñ focando mto um ponto para ñ dar falta no resto do ambiente e conferimos no ouvido. Já os tweeters, testamos direto no ouvido, em cima do painel(perto do vidro) ficaria numa posição até q boa...mas off axis nas colunas, + ou - na direção dos olhos, ficou muuuuuuito melhor.

Sobre o T.A., após relatos de ouvidor mais treinados de foristas como Papito e o Eddie, notei q precisava prestar mais atenção em sistemas com TA, foi ai q fikei um tempo no carro do Eddie, com o player Clarion mto bom, notei mesmo a enorme diferença q faz um TA. Até minha namorada, q tem o ouvido muito menos treinado do q o meu, notou a diferença apos eu explicar oq seria um TA. Resultado, notamos q o tw esquerdo do meu sistema esta um pouco mais "rápido" do q o outro(óbvio, + perto do meu ouvido). Sendo assim, resolveria mto se colocasse um player com TA, mas poucas pessoas perceberiam, e eu mesmo só passei a perceber depois de começar a treinar os ouvidos sobre isso.

Bom, realmente concordo com o Papito qdo ele diz q "melhor ouvir um som sem TA do q um cheio de loud e configurações erradas".

Ai vai do bolso e do objetivo...

Mais uma vez, belo tópico e parabéns pelos posts, como tem gente q conhece aqui heim! :legal:

Postado em
Eu q já ñ tenho ouvido tão treinado como 90% dos q postaram aqui nesse ótimo tópico, posso relatar uns resultados q tive com meus ouvidos.

Primeiramente qdo fui fazer os pezinhos e as colunas do meu carro. Fizemos um eskeminha com um bafle de MDF e um caneta laser dentro dele pra posicionar os mid diretamente para o motorista, mas tb ñ focando mto um ponto para ñ dar falta no resto do ambiente e conferimos no ouvido. Já os tweeters, testamos direto no ouvido, em cima do painel(perto do vidro) ficaria numa posição até q boa...mas off axis nas colunas, + ou - na direção dos olhos, ficou muuuuuuito melhor.

Sobre o T.A., após relatos de ouvidor mais treinados de foristas como Papito e o Eddie, notei q precisava prestar mais atenção em sistemas com TA, foi ai q fikei um tempo no carro do Eddie, com o player Clarion mto bom, notei mesmo a enorme diferença q faz um TA. Até minha namorada, q tem o ouvido muito menos treinado do q o meu, notou a diferença apos eu explicar oq seria um TA. Resultado, notamos q o tw esquerdo do meu sistema esta um pouco mais "rápido" do q o outro(óbvio, + perto do meu ouvido). Sendo assim, resolveria mto se colocasse um player com TA, mas poucas pessoas perceberiam, e eu mesmo só passei a perceber depois de começar a treinar os ouvidos sobre isso.

Bom, realmente concordo com o Papito qdo ele diz q "melhor ouvir um som sem TA do q um cheio de loud e configurações erradas".

Ai vai do bolso e do objetivo...

Mais uma vez, belo tópico e parabéns pelos posts, como tem gente q conhece aqui heim! :legal:

Simples questão de referência, como absolutamente tudo em som (ou na vida).

Um par de 6x9 hbuster no tampão com corzus 702 é SQ até chegar alguém com um CS 60D e banda 2.4. Daí vai...

Até ouvir um sistema com TA eu não dava tanta importância. Hoje em dia não vivo sem.

Ah e se quiserem algumas músicas pra testar, me adicionem no msn que procuro umas coisas simples porém eficientes! Tenho bastante coisa por aqui e receio algum em "distribuir".

Abraços

Postado em

Uma boa musica é a "Rebecca Pidgeon - Bring it on home to me" do CD New York Girls Club (faixa 12). Ela começa falando sozinha, bem no meio do palco. Meio que no refrão da musica, entra uma outra mulher com backing vocal. Se o sistema estiver bem acertado, vc percebe essa segunda voz no lado direito do palco (não exatamente no extremo direito), atrás da Rebecca e nitidamente focalizada sem embolar . Se o delay estiver mau acertado/falantes maus posicionados, as vozes embolam, e parecem que vem do mesmo ponto. Baixem essa musica ou o CD inteiro no E-mule.

Postado em
Working Man, o Guijs chegou a fazer essa experiencia com o SoundForge.

Pelo que me lembro, até funcionava, mas passava longe de ficar 100%.

Para o seu carro, eu atrasaria o canal esquerdo 1,5 ou 1,6ms.

Não vejo motivo pra "passar longe" de um TA normal, sem uso de bi-amplificação e com os falantes traseiros desligados... o único ponto fraco desse sistema tabajara é que esse atraso ja na fonte vai gerar uma pequena discrepancia de fase nos sinais estereo que são transformados em mono, como o canal central ou um sistema de apenas 1 sub em bridge, mas nada de significante, já que 1ms corresponde a uma diferença de fase irrisória pras baixas frequencias do sub... Já no canal central o bicho pode pegar e deteriorar bastante a fidelidade do sinal gerado nas altas frequencias...

100% nunca vai ficar, nem com o melhor TA do mundo, já que a cabeça nem sempre está na mesma posição e qualquer pequeno deslocamento ja pode botar toda a regulagem a perder! A não ser que algum fabricante lance um TA auto-ajustavel que escaneia a laser a posição dos ouvidos no espaço tridimensional em tempo real, ai sim vc poderia se mover livremente... :vts

Postado em

100% nunca vai ficar, nem com o melhor TA do mundo, já que a cabeça nem sempre está na mesma posição e qualquer pequeno deslocamento ja pode botar toda a regulagem a perder! A não ser que algum fabricante lance um TA auto-ajustavel que escaneia a laser a posição dos ouvidos no espaço tridimensional em tempo real, ai sim vc poderia se mover livremente... :vts

Isso se chama "sweet spot" e em qualquer sistema residencial existe. Só há um ponto onde o palco/imagem fica perfeito. Quanto ao giro de fase, era essa a impressão que eu tinha nos meus testes, bem como distorção. Por esses motivos é que passa longe de um TA normal. No DRZ9255, onde os steps do delay são em centímetros (0,7cm) e muito mais precisos que o do Alpine (2,2cm) da pra perceber nitidamente que uma imprecisão de 5cm no acerto do delay faz a voz no meio do palco ficar desfocada, vir mais pra frente ou mais para trás! E nem sempre a distância do driver para o seu ouvido, que você mediu com a trena, vai ser a melhor configuração no delay.

Postado em
Isso se chama "sweet spot" e em qualquer sistema residencial existe. Só há um ponto onde o palco/imagem fica perfeito. Quanto ao giro de fase, era essa a impressão que eu tinha nos meus testes, bem como distorção. Por esses motivos é que passa longe de um TA normal. No DRZ9255, onde os steps do delay são em centímetros (0,7cm) e muito mais precisos que o do Alpine (2,2cm) da pra perceber nitidamente que uma imprecisão de 5cm no acerto do delay faz a voz no meio do palco ficar desfocada, vir mais pra frente ou mais para trás! E nem sempre a distância do driver para o seu ouvido, que você mediu com a trena, vai ser a melhor configuração no delay.

Pois é... como levar tamanha exigencia de precisão pra realidade automotiva? era isso que eu queria dizer... se vc sentar diferente do que vc estava quando regulou, pronto, sua regulagem foi pro espaço!!

Nesses testes que fiz usando editor de áudio pude perceber nitidamente a diferença que faz um TA, pq gravei 4 musicas com delay no canal esquerdo e a faixa seguinte era sempre a mesma musica anterior, só que sem o delay. Somando 8 faixas de teste no total.

Com o delay mesmo que regulado "nas coxa" e sem grandes preocupaçoes, o palco se formava mt mais nitidamente. E quando eu pulava pra faixa seguinte pra comparar, os instrumentos e vozes pareciam se difundir no espaço... ficavam espalhados pra todos os lados, dificil até de determinar se o som vem da direita ou da esquerda em alguns casos! Localizar algo no espaço então, totalmente impossivel!

A impressão que o TA passa é a de vc ter a vista normal e colocar um óculos com grau, ou ter a vista ruim e colocar um óculos com seu grau certo. É exatamente essa a diferença, só que auditiva...

Postado em
(...) E nem sempre a distância do driver para o seu ouvido, que você mediu com a trena, vai ser a melhor configuração no delay.

Essa é uma das razões que vou fazer o teste. Na teoria, alguns kits não tocam 50Hz simulando, mas na prática toca.

Vou procurar a parada amanhã, aí baixo e coloco pra tocar... MP3 mesmo serve? Náo desfoca naum?

Vamos testar e ver se consigo entrar pro mundo dos sujeitos com ouvido de cachorro. Se eu não conseguir, faço inscrição no treinamento com os monges tibetanos. :lol: (O problema é que aí vou querer tw com domo de polímero feito dos pentelhos da chavasca das freiras virgens albinas anãs dos recôncavos do Himalaia...) :pirou:

Postado em
Essa é uma das razões que vou fazer o teste. Na teoria, alguns kits não tocam 50Hz simulando, mas na prática toca.

Vou procurar a parada amanhã, aí baixo e coloco pra tocar... MP3 mesmo serve? Náo desfoca naum?

Vamos testar e ver se consigo entrar pro mundo dos sujeitos com ouvido de cachorro. Se eu não conseguir, faço inscrição no treinamento com os monges tibetanos. :lol: (O problema é que aí vou querer tw com domo de polímero feito dos pentelhos da chavasca das freiras virgens albinas anãs dos recôncavos do Himalaia...) :pirou:

Baixa isso aqui http://msmwebmind.com/autosom/mp3/mp3/test...und%20stage.mp3

E vai tentando até a voz da tia sair do meio do painel. E perceber a posição das vozes é fácil:

1) Chama as 3 pessoas que estiverem mais próximas de você

2) manda uma ficar em pé no meio (na sua frente) , a outra uns 2 mtetros pra esquerda e a outra uns 2m pra direita.

3) Manda a do meio falar alguma coisa, depois a esquerda e depois a da direita. Depois todas ao mesmo tempo.

Se você conseguiu distinguir de onde vinha o som das vozes, parabéns, você é uma pessoa normal! Agora, se pra vc todas as vozes vinham de um mesmo ponto.... então desiste de som com delay.

Outro exemplo: Se quando alguém que está atrás de você (opa!!!) te chama, e você rapidamente olha para trás, parabéns, você é uma pessoa normal. Agora, se você olha pra baixo, pra cima, para os lados e não conseguir localizar de onde vem a voz..... vai se tratar :lol: .

Postado em

E vai tentando até a voz da tia sair do meio do painel.

Beeeeem lembrado. Tenho essa daí em cd já!

Vou fazer com as 2 músicas. Essa tem menos de 1 min. dá pra gravar ela com uns 10 Delays diferentes!

Postado em
E se o kra colocar a cabeca bem no centro do carro???????

fisicamente é a mesma coisa que fazer o alinhamento pelo player..

eu fiz issu e nao percebi diferenca, mas nao pq essa funcao nao presta, e sim pq meus ouvidos nao sao treinados, entao de nada adianta comprar um player com essa funcao se seu ouvido nao esta apto a perceber essas diferencas.

ou vc não tem orelhas!!! :lol:

brincadeira não leve a mal.

provavelmente vc escutou uma rádio em mono ou a gravação não estava em estereo ou pode ser que seu sistema tá usando dois canais do mesmo lado diant e tras.

Postado em

E vai tentando até a voz da tia sair do meio do painel.

Beeeeem lembrado. Tenho essa daí em cd já!

Vou fazer com as 2 músicas. Essa tem menos de 1 min. dá pra gravar ela com uns 10 Delays diferentes!

Eu não sei quantos ms é equivalente a 1cm, mas mede a distância do kit esquerdo para a orelha esquerda, e do kit direito para a orelha direita. Depois faz umas musicas variando com 1cm.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...