Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Abreu

Qual tweeter cortar em 2.5Khz?

Recommended Posts

Pessoarrrrr, atuaRRRmente uso o tweeter do kit CS-60D...

É mto do meu agrado, masss porem no entanto, sinto falta de um palco mais alto.

Originalmente ele é cortado em 4khz em 12dB/8ª...

Vira cortar esse tweeter em 2.5Khz em 18dB por oitava?

Ou alguem quer me comprar esses danadinhos para que eu possa comprar um casal de Selenium 1TW-1? (acho o selenium feio pakas, e não acho que toque melhor que o Bravox)...

Mermaum, ajuda ae...

Ah, se alguem souber outro "TUITI" que seja cortado a 2.5Khz ou a baixo disso, manda ae...

Beijos a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, acho difícil encontrar um tweeter automotivo que desça até 2,5khz com tranquilidade, sem medo de ser feliz. Talvez cortando em 24db/8a, mas aí o complicado é o crossover se vc for fazer um passivo. Ou se vc tentar algum genérico, desses que vende nas lojinhas da St. Ifigênia.....

ABRAÇOS :huh:

ah, tem esse aqui ó, começa a responder á partir de 800hz hehehe:

http://www.madisound.com/pdf/fostexdrivers...rs/ft48drev.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos complicar as coisas... (coisas simples são chatas)...

Originalmente temos um corte de 4Khz com uma atenuação de 12dB a cada oitava.

Isso significa que a 2Khz temos uma atenuação de!? de!?

a) 5,86dB/8ª

b) 4000dB/8ª

c) 12dB/8ª

d) 16dB/8ª (afinal 4Khz + 12dB = 16!!)

Isso! Isso! Acertou quem respondeu letra "d"!!!

Auhauhaa, calma, calma! brincadeirinha! Quem acertou foi aquele que marcou a letra "C"...

A 1000Hz temos uma atenuação de 24dB.

Para cortar o tweeter em 2.500Hz, precisaria de uma atenuação de pelo menos 24dB/8ª... O que ficaria ruim ruim ruim... (quem já escutou um corte desses sabe o que digo...) fica aquele "abismo" horrivel após a frenquencia de corte...

Logo, cortar o tweeter do CS-60D em 2,5Khz e querer que ele receba a mesma potencia do que com o corte original é algo bem dificil...

Mas porem no entanto, podemos corta-lo a 12dB/8ª, que é um corte aceitável, em 2,5Khz e tentar mandar 50w RMS para eles...

Amanha corte e digo a vocês qual o tempo de vida de um tweeter originalmente cortado a 4Khz cortado a 2,5Khz com a mesma atenuação da original.

Amo vc`s!

Beijos

Compartilhar este post

Link para o post
  Guijs disse:
Bom, acho difícil encontrar um tweeter automotivo que desça até 2,5khz com tranquilidade, sem medo de ser feliz. Talvez cortando em 24db/8a, mas aí o complicado é o crossover se vc for fazer um passivo. Ou se vc tentar algum genérico, desses que vende nas lojinhas da St. Ifigênia.....

ABRAÇOS :huh:

ah, tem esse aqui ó, começa a responder á partir de 800hz hehehe:

http://www.madisound.com/pdf/fostexdrivers...rs/ft48drev.pdf

Obrégadu Guijhsxxxyk :rolleyes:

Hehehe, resolvi pensar e responder minha pergunta :P

Eh que tava com preguiça!

auhauhauhaa..

inté...

Compartilhar este post

Link para o post

corrigindo, no ponto de corte são -3dB portanto a uma outava abaixo será -15dB.

Compartilhar este post

Link para o post
  Guijs disse:
Corrigindo, em 2khz terá uma atenuação de 15dB pois o corte em 4khz já é sua F3....!.....!...!..!!!!

E tem outra, meu nick não é GuiJIS, é Gui Jota Esse! :lol:

Abraços

Eim!?

E quem disse que a F3 dele é a 4Khz Gui JOTA ESSE? (auahuahuaha)

Eu particularmente acho que é 16dB...

Auauhauha, não viu minha conta acima?

4Khz que é a frequencia de corte + 12dB que é a atenuação = 16...

Auhauahuahuahuahuahuahuahuahuahuaha...

Compartilhar este post

Link para o post

ó, até mudei meu avatar.... vou dormir, boa noite.

Compartilhar este post

Link para o post
  Guijs disse:
ó, até mudei meu avatar.... vou dormir, boa noite.

Vou tb... O sono tá floydsss!

Sei mais nem o que estou cauculando aqui...

Já nem consigo mais caucular o ponto F3 de um corte!

Auhauahuaha...

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
  Guijs disse:
Corrigindo, em 2khz terá uma atenuação de 15dB pois o corte em 4khz já é sua F3....!.....!...!..!!!!

E tem outra, meu nick não é GuiJIS, é Gui Jota Esse! :lol:

Abraços

Não é isso não. Olha o gráfico do tio moti:

cross8.gif

Se fosse assim não teria sentido dizer que teria atenuação de 12dB/8º ou atenuação de 12dB na 8º abaixo.

Amo vc`s!

Beijos

O que está acontecendo com o pessoal desse área? É tanta voz fina que penso seriamente em mudar para SPL ou Trio. :vts

Compartilhar este post

Link para o post
  Hellmind disse:
Amo vc`s!

Beijos

O que está acontecendo com o pessoal desse área? É tanta voz fina que penso seriamente em mudar para SPL ou Trio. :vts

:+1 :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

olha direito no gráfico, Fc está -3dB.

Compartilhar este post

Link para o post

Se foi piada, eu boiei... como assim 16dB? Somar 4 com 12 pareceu conta de boteco... :lol:

Na frequência de corte, temos atenuação de 3dB, LOGO, em 4khz temos 3dB de atenuação... em 2KHz, temos 15dB... e em 1KHz, temos 27dB.

Usando cross de 18dB pra este fim, em 2.500 vc tem 3dB (potência aplicada muito acima do que antes, nesta frequência), em 1KHz vc tem 21dB de atenuação...

Ou seja... pode ser que aguente... mas o risco é ele fumar com os 50W aplicados. Porquê não comprar mais um par, se eles tanto te agradam, e aplicar menos potência per tuíta?

Compartilhar este post

Link para o post

beyma RF-10, segundo diz a caixinha toca a partir do 2Khz... só que eles nao dizem a atenuação disso.... :\

Compartilhar este post

Link para o post
  squizzyto disse:
beyma RF-10, segundo diz a caixinha toca a partir do 2Khz... só que eles nao dizem a atenuação disso.... :\

99% de certeza de ser a -10dB... :P

Compartilhar este post

Link para o post
  Kleberlpa disse:
Se foi piada, eu boiei... como assim 16dB? Somar 4 com 12 pareceu conta de boteco... :lol:

Na frequência de corte, temos atenuação de 3dB, LOGO, em 4khz temos 3dB de atenuação... em 2KHz, temos 15dB... e em 1KHz, temos 27dB.

Usando cross de 18dB pra este fim, em 2.500 vc tem 3dB (potência aplicada muito acima do que antes, nesta frequência), em 1KHz vc tem 21dB de atenuação...

Ou seja... pode ser que aguente... mas o risco é ele fumar com os 50W aplicados. Porquê não comprar mais um par, se eles tanto te agradam, e aplicar menos potência per tuíta?

O gráfico do tio Moti está errado então? Não seria 12dB em 2kHz?

Compartilhar este post

Link para o post
  Hellmind disse:
  Kleberlpa disse:
Se foi piada, eu boiei... como assim 16dB? Somar 4 com 12 pareceu conta de boteco...  :lol:

Tá não... oberva a curva... Fc é o ponto de corte... e ele tá a -3 no gráfico. Se neste ponto vc já tem 3dB de atenuação, e na oitava seguinte, 12dB, então vc soma tudo pra chegar na atenuação total.

Compartilhar este post

Link para o post
  Kleberlpa disse:
  Hellmind disse:
  Kleberlpa disse:
Se foi piada, eu boiei... como assim 16dB? Somar 4 com 12 pareceu conta de boteco...  :lol:

Tá não... oberva a curva... Fc é o ponto de corte... e ele tá a -3 no gráfico. Se neste ponto vc já tem 3dB de atenuação, e na oitava seguinte, 12dB, então vc soma tudo pra chegar na atenuação total.

Hum? To achando que os 12dB já é a atenuação final. Só não entendo o pq da soma. Se usar essa metodologia para analizar o gráfico, quando chegarmos em 24dB no gráfico teríamos 39dB de atenuação real. :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Ai meu deus, o fantasma da atenuação... haeuhuae

Bom, eu tb achava que era 12dB + os 3dB da Fc, mas pelo gráfico os 12dB já incluem os 3dB da atenuação, tipo um 9dB por 8ª disfarçado hehehe

Compartilhar este post

Link para o post
  Hellmind disse:
  Kleberlpa disse:
  Hellmind disse:
  Kleberlpa disse:

Hum? To achando que os 12dB já é a atenuação final. Só não entendo o pq da soma. Se usar essa metodologia para analizar o gráfico, quando chegarmos em 24dB no gráfico teríamos 39dB de atenuação real. :blink:

Veja bem... as oitavas que se seguem, são em relação ao ponto de -3dB... se vc ver, o crossover começa a atenuar bem antes da Fc. mas pra facilitar, pegue a Fc como ponto incial, digamos, o ponto 0dB, como todo mundo imagina... 1 oitava abaixo, são 12dB... outra oitava abaixo, mais 12dB (de atenuação). Logo, somando, 24dB em duas oitavas. SÓ QUE em relação ao sinal "original", o nosso ponto de partida estava atenuado em 3dB. Se ele estava atenuado em 3dB, logo, todos os pontos abaixo também somarão esta atenuação, o que te leva a 27dB 2 oitavas abaixo... é exatamente isto que o gráfico te mostra... só que ele te mostra em relação à Fb.

Compartilhar este post

Link para o post
  Kleberlpa disse:

E pra acertar 2 tw? Dizem que dá um cancelamento Féla da p...

Acho que vai ser dor de cabeça colocar 2 Tw...

Compartilhar este post

Link para o post
  working man disse:
E pra acertar 2 tw? Dizem que dá um cancelamento Féla da p...

Acho que vai ser dor de cabeça colocar 2 Tw...

Juntos? Acho que não há problema não, já que tweeters são muito menos suscetíveis ao efeito pente, ao contrário das cornetas. Associando direitinho, nunca tive problemas.

Compartilhar este post

Link para o post
  Kleberlpa disse:
  Hellmind disse:
  Kleberlpa disse:
  Hellmind disse:
  Kleberlpa disse:

Veja bem... as oitavas que se seguem, são em relação ao ponto de -3dB... se vc ver, o crossover começa a atenuar bem antes da Fc. mas pra facilitar, pegue a Fc como ponto incial, digamos, o ponto 0dB, como todo mundo imagina... 1 oitava abaixo, são 12dB... outra oitava abaixo, mais 12dB (de atenuação). Logo, somando, 24dB em duas oitavas. SÓ QUE em relação ao sinal "original", o nosso ponto de partida estava atenuado em 3dB. Se ele estava atenuado em 3dB, logo, todos os pontos abaixo também somarão esta atenuação, o que te leva a 27dB 2 oitavas abaixo... é exatamente isto que o gráfico te mostra... só que ele te mostra em relação à Fb.

É ai que vc está se enganando kleber. Fc (frequência de corte) é definida no ponto de -3dB. Caso vc tenha um filtro HP que nem é o utilizado aqui o corte já começa antes de chegar nos 4kHz no caso. Quando chegar nos 4kHz já temos -3dB e em 2kHz -12dB. Vou ver se consigo algo na google.

Compartilhar este post

Link para o post

É, tb to achando isso...

Se vc tem um corte HP em 4kHz@12dB/8ª, de acordo com o gráfico, em 4kHz vc tem 3dB de atenuação em relação ao sinal original; em 2kHz vc tem 12dB de atenuação em relação ao sinal original e em 1kHz vc tem 24dB em relação ao sinal original.

Esse gráfico aí está bem exato? Boto fé de procurar algo no google mesmo pra esclarecer melhor! (hunf, já estudei isso tudo em detalhes e esqueci tudo aheuhaue)

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, então eu estava certo! Nem tinha olhado o gráfico direito, mas ele já estava em -3dB.... quem riu de mim e falou que eu tava errado???? Podem me pedir desculpas!!!! :angry::angry:

:lol: :lol: :vts

Compartilhar este post

Link para o post
  Guijs disse:
Opa, então eu estava certo! Nem tinha olhado o gráfico direito, mas ele já estava em -3dB.... quem riu de mim e falou que eu tava errado???? Podem me pedir desculpas!!!! :angry::angry:

:lol: :lol: :vts

Ainda acho que estão somando -3dB aonde não devem.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...