Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Somautomotivo

Materia sobre Amplificadores

Recommended Posts

Postado em

Para quem tiver com o ingles em dia e tempo sobrando... é uma leitura interessante... (nao estou defendendo a materia, apenas expondo-a)

http://www.randomcrappiness.net/temp/Amp_Sound.pdf

ps: postei esse topico na parte de "som residencial"... mas como aqui é mais acessado e fala sobre amplificadores de qualidade (residenciais) mas acredito que a filosofia para som automotivo seja a mesma na visao do autor.

ps2: se o moderador achar que o local inserido foi indevido, favor remove-lo

Postado em

Bom, dei uma lida mais ou menos na nata da parada.

Entendi isso ó (acrescentem ou corrijam por favor):

A matéria fala de um teste que foi feito com varios amantes do som de qualidade (alguns céticos, outros não) ouvindo um mesmo sistema (residencial bom) fazendo troca de amplificador. Havia amplificadores "low end" de 200 - 300 dólares, um de uns 2000 dólares e 1 de uns 2x6000 dólares (US$6000 cada canal, valvulado puro da New York audio Labs).

No final das contas rolou um teste cego onde ouvia-se amplificadores e tinha q dizer qual era (sempre entre 2). Daí deu ali próximo de 50% o resultado estatístico (mesmo resultado se todo mundo chutasse tudo sem mesmo ouvir).

Mas quando botava os kras pra ouvir apenas um amp dizendo qual era eles enchiam de qualidades os caros e davam umas esculachadas nos baratos.

Postado em

No site ñ sei se da pra confiar mas na Stereo Review da sim...

Bom mais uma leitura sobre amps

http://www.soundandvisionmag.com/assets/do...erInterface.pdf

Em uma entrevista com o presidente da Boston Audio Society.

Ele comenta de alguns casos em que ouve diferença...mas no caso os amp ñ tinham resposta plana e estavam empurrando caixas com uma config estranha...

As pessoas tendem a ñ acreditar, quando na verdade o beneficio maior vai ser para elas mesmo. Assim você pode comprar um amp bom(claro que um marca diabo mal projetado ñ, mas um amp que faça o que promete as specs) economizando e investindo nos falantes que são quem fazem a diferença mesmo. E ñ são só os amps que soam iguais...

Acho que essa reportagem explica alguns fenomenos do forum como o Blau...wharf contra Mc...

Curiosidade Somautomotivo tinha outros artigos nesse site onde você achou?

Postado em

Olha Crasher me desculpa mas como você chegou a essa conclusão?

Você acha que em algum dos pontos da reportagem ouve algum erro para isso ñ ter acontecido(a diferença sonora)?

Gostaria de saber seu ponto de vista pois falar que é tá tudo errado sem dizer o por que...mesma coisa que fez no topico sobre analogico (até hj gostaria de saber o que você achou?)...

ñ quero briga só acho bom ter os dois pontos de vista

Pessoalmente eu acredito pois foi escrito por pessoas serias e capacitadas...até se quizerem ver o executor do teste é membro presidente do comite tecnico de Headphones e Speakers da AES (Audio Engineering Society).

http://www.aes.org/technical/lh/

Postado em

hm pois é foi a mesma coisa que eles usaram(e somente eles sem influência de nada mais) e ñ notaram diferença alguma...

Acho que todos os ouvintes e executores com um conhecimento real de audio(de equip e tecnico) muito maior que todos nós juntos...e é claro ouvidos muito trenados e acostumados com o que há de melhor....uma realidade longe da nossa

Postado em

Fale por você.

Eu confio mais no meu, sempre.

Você já vez teste cego?

Eu já fiz, e em teste cego se notam diferenças. Diferenças absurdas.

Mesmo em teste aberto, temos diferenças.

Um artigo como esse vai contra tudo.

Eu não vo simplesmente falar ''ah, eles são fodões, o organizador é até membro do sei lá o que, eles devem estar certos mesmo. Tudo que eu escutei de diferença até hoje, nas mais variadas ocasiões e das mais diferentes formas, era tudo ilusão da minha cabeça...''

Sem chance NENHUMA.

Pode ser até o Papa o autor. Se comigo, na prática, não é assim que funciona, esquece.

E sim, o teste tem falhas.

Para começar, se o objetivo é provar que amps soam todos iguais(e nada mais), para que perguntar qual é qual?

É sábido que a memória auditiva é extremamente precária, e prega peças.

Se considerarmos ainda que as cobaias estavam tendo contato com um sistema desconhecido, e provavelmente com amps/receivers desconhecidos também, a coisa beira o catastrófico.

E não adianta o cara falar que deixou todo mundo escutar tudo bastante tempo.

Bastante tempo seria uma ou duas semanas, o que certamente não ocorreu.

O cara pecou no teste pq quis humilhar, simplesmente.

Postado em
Tudo que eu escutei de diferença até hoje, nas mais variadas ocasiões e das mais diferentes formas, era tudo ilusão da minha cabeça...

Talvez sim....você nunca pensou que talvez possa se enganar?

Eu sei que posso, por isso estou sempre estudando e ouvindo coisas novas..

Se comigo, na prática, não é assim que funciona, esquece.

Eu ñ prefiro estudar e aprender com quem sabe mais que eu sobre o assunto. E principalmente com pessoas respeitadas do meio academico. Que sabem muito mais que qualquer audiofilo. Até pq foram essas pessoas responsaveis pelo desenvolvimento do mundo do audio.

Você acha que quem conhece melhor o carro, o motorista ou o projetista dele?

O engenheiro da adorada por muitos B&W ou o ouvinte dela?

Sem chance NENHUMA.

Pode ser até o Papa o autor. Se comigo, na prática, não é assim que funciona, esquece.

Dessa maneira ñ ia dar nem pra acreditar que o homem andou na lua...pq nenhum de nós foi lá.

Para começar, se o objetivo é provar que amps soam todos iguais(e nada mais), para que perguntar qual é qual?

De que maneira então se deve provar? ñ tem como...

E o que deveria se perguntar?

Perguntar se é a A ou B, é a mesma coisa que perguntar se o som de A e diferente de B....ou seja existe diferença ou ñ?

me desculpe mas ñ entendi

Eu já fiz, e em teste cego se notam diferenças. Diferenças absurdas.

Até gostaria até de saber como foram feito esses seus testes cegos? Teve o mesmo cuidado que este?

O cara pecou no teste pq quis humilhar, simplesmente.

Ñ acho que eles foram feitos para humilhar e sim para resolver uma dúvida cientificamente. Infelizmente um grupo ia ter que

estar errado...

e em momento algum vi algum tipo de insunuação....até ele fala que muitos dos que ñ acreditavam, ao ouvir vendo quem era quem, também começou a achar diferenças...

Até se alguem mais aqui compartilha desta opnião me diga aonde que quero reler..

Se considerarmos ainda que as cobaias estavam tendo contato com um sistema desconhecido, e provavelmente com amps/receivers desconhecidos também, a coisa beira o catastrófico.

Bom pelo que se viu a sala utilizada era especialmente projetada, pessoas com ouvidos bons e treinados conseguem distinguir diferenças em qualquer lugar. Ou sinal que essas mesmas só sabem ouvir o seu sistema...

Seria um grande problemas se a sala por exemplo tivesse um pico de 35db em alguma faixa de frequencia...

E nenhum dos participantes se negou a participar por ñ concordar com o metodo utilizado, até quem emprestou o equip HI-END foram os que acreditavam...

É sábido que a memória auditiva é extremamente precária, e prega peças.

Então de que ia adiantar ouvir por uma semana se a memoria auditiva é extremamente curta!

Até hj ninguem consegui em um testes ABX com amps de resposta plana notar diferenças!!

Se conhece algum por favor me indique que gostaria de ler....

Postado em

fazambuja: Eu tambem achei a matéria muito interessante e vc resumiu bem o que esta no texto....

aonde eu consegui?? sinceramente, nao me lembro, eu tenho tanta coisa guardada em arquivo, que fica complicado lembrar, outro dia eu dei uma geral no computador e achei.... resolvi posta-lo. Como estou sempre procurando coisas novas sobre som na internet, é bem capaz de eu ter achado acidentalmente essa materia.

Ps: imaginei que a materia causaria controversias, mas somos pessoas racionais e estamos aqui para discutirmos diferentes opinioes sobre som, entao achei valido.

Postado em

Eu ia responder uma puta biblia, mas felizmente apaguei.

Isso aqui não vai levar a nada. Até pq a coisa não está em pé de igualdade.

Vamos fazer o seguinte.

Você tem um sistema no seu carro não tem?

Você está acostumado com ele, certo?

Chama um amigo seu e descola um amplificador, qualquer um.

Faz umas 8 audições.

Para o primeiro amp que vc escutar vc dá o nome de X.

Nas outras 7 passagens, você escreve se o que escutou era X ou Y.

O seu amigo vai ser instruido a trocar os amps de forma aleatória, claro, com direito a fake troca e tudo mais.

Você vai pegar cds renomados(algumas dessas leituras certamente fazem referencia a grandes titulos. Se não fizerem, simplesmente vá atrás de alguma coisa da Opus3, TBM, Proprius ou FIM), e escutar sempre as mesmas faixas, pelo mesmo periodo de tempo.

Antes de começar a audição, o seu amigo vai passar os dois amps e se certificar de que os ganhos estão ajustados e nenhum tipo de ruido bizarro/problema está ocorrendo.

Ai você vem aqui e conta para nós o que aconteceu.

Não sei os outros, mas eu pessoalmente irei achar bem mais interessante do que esse artigo.

Postado em

bom, sou muito Tim Maia nessa, tudo é tudo nada é nada.

1. testes com leigos:

nao vejo la grande vantagem, tenho amigos que não sabem diferenciar o som de um triaxial de U$ 5,00 de uma caixa i-fi de U$ 10.000

outra coisa é um teste com entusiastas nao treinados...

2. teste cego:

eu uso o mesmo ampl no carro a 5 anos, sei exatamente como regula-lo, ae vc pega joga ele num setup diferente e ele vai tocar igual?

Ou seja, nesses testes, conseguesse extrair propriamente o melhor dele?

3. conflito/casamento:

traçando uma analogia com informatica, sabemos que determinada placa de video ou de som nao casa com determinado processador/placa mae, no som é dificil ocorrer isso? No meu entender é bem facil ocorrerem problemas nesse ponto.

4. o que o autor esta querendo passar? Interpretaçao do texto, o que existe por de tráz das informaçoes.

Entendo que alguns se apegam demais a textos e outros simplesmente os ignoram, discordo de ambos, pois entendo que ao interpretar o texto, primeiro devemos compreender a situaçao e funçao do texto, nem tomar por biblia nem tomar por inerte (se assim fosse nao causaria discussao).

O mesmo vale p/ palavras de enendidos, profetas, editores, redatores, e até p/ foristas

Postado em

Pois é até me arrependi de ter escrito uma mini biblia...

Me desculpa mas fazer um testes destes sem utilizar equipamentos corretos...a grande change de ocorrer diferenças sim..até por isso que acontece com vocês

E como é que vai ser ambos equalizados no mesmo nível? através do ouvido ñ adianta nada...

Diferenças de 0.5db podem dar a falsa impressão de qualidade...

ñ sei certinho como fazer um teste desses, mas para ter validade ele tem que ser muito bem feito em um ambiente controlado. (até vou procurar na net mais tarde, dai posto aqui).

O que mais me pergunto é pq uma publicação seria, com autores com respaldo no meio academico iria mentir em uma reportagem que poderia muito bem ter mostrado que existia diferenças sim? Assim ficava muito mais fácil de vender amps caros e falar bem....

Postado em

Timbre, dinâmica e coisas do gênero não mudam com a variação de volume, e quem é audiófilo não se engana com variação de 0,5dB ou 5dB.

Postado em
O que mais me pergunto é pq uma publicação seria, com autores com respaldo no meio academico iria mentir em uma reportagem que poderia muito bem ter mostrado que existia diferenças sim? Assim ficava muito mais fácil de vender amps caros e falar bem....

A questão não é essa!

É que o Crasher pensa que o Mundo só vale com as regras dele... e tudo o que está fora delas não vale!

Só isso...

Pode notar o tipo de comentários que ele faz, e o tipo de comentários que os outros usuários fazem...

É fácil notar a semelhança do Crasher com o Michael Jackson!

Os dois são frescos e precisam de uma bolha os envolvendo para não se misturarem ao "ar do mundo"...

Postado em
Pois é até me arrependi de ter escrito uma mini biblia...

Me desculpa mas fazer um testes destes sem utilizar equipamentos corretos...a grande change de ocorrer diferenças sim..até por isso que acontece com vocês

E como é que vai ser ambos equalizados no mesmo nível? através do ouvido ñ adianta nada...

Diferenças de 0.5db podem dar a falsa impressão de qualidade...

ñ sei certinho como fazer um teste desses, mas para ter validade ele tem que ser muito bem feito em um ambiente controlado. (até vou procurar na net mais tarde, dai posto aqui).

mais ou menos né,

uma publicaçao seria deveria dizer somente a verdade, mas qual verdade?

obviamente a do editorial dela...

nem to chegando no ponto de patrocinadores, matérias pagas e talz...

mesmo um reviewer tem seus interesses. o interessante é entender os porques, e pra isso, temos q estudar, escutar e ler bastante mesmo.

o dia que o forum todo tiver uma unica opiniao, pode trancar pq nos tornamos acefalos subjulgados por uma vertente.

Postado em
o dia que o forum todo tiver uma unica opiniao, pode trancar pq nos tornamos acefalos subjulgados por uma vertente.

Viixxx, paguei pra essa frase! hauehaue

Dereg, que foto voz fina!!! haUERhauEhuaEHu

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...