Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Lt No Carro

Recommended Posts

Postado em
O que eu li foi que o precisa ter QTS entre 0,2 e 0,4 e QES entre 0,3 e 0,4 pra ser propicio ao uso em LT... e também precisa ter Fs baixo (qq sub tem Fs baixo né... Isso nao é problema)

Sobre o OSB... hj fui dar uma sapeada na Leroy Merlin e resolvi ver preço de madeira... o m² do OSB 8mm tava 13 reais e o do MDF 9mm tava 30!! Mas o vendedor me disse que o OSB tende a ceder com o tempo, o que nao acontece com o MDF, alem de ser fabrica em medida até 13mm...

Ué, eu comprei o OSB de 15mm, e lá tinha de 20mm também.

Bom... quanto a ceder, não sei... mas até que no meu caso não há muito porquê, já que ela não está submetida a muita força.

É chato cortar a OSB com a tico-tico? Fica travando toda hora ou passa fácil?

Hellmid, voce já instalou os Panthers de 8??

Abraços..

Postado em
O que eu li foi que o precisa ter QTS entre 0,2 e 0,4 e QES entre 0,3 e 0,4 pra ser propicio ao uso em LT... e também precisa ter Fs baixo (qq sub tem Fs baixo né... Isso nao é problema)

Sobre o OSB... hj fui dar uma sapeada na Leroy Merlin e resolvi ver preço de madeira... o m² do OSB 8mm tava 13 reais e o do MDF 9mm tava 30!! Mas o vendedor me disse que o OSB tende a ceder com o tempo, o que nao acontece com o MDF, alem de ser fabrica em medida até 13mm...

Bom... quanto a ceder, não sei... mas até que no meu caso não há muito porquê, já que ela não está submetida a muita força.

Olha, ela só viu tico-tico na hora do buraco do falante, pois eu não tenho tico tico... levei pra fazerem, mais parece que foi tranquilo. Em casa, pequenos cortes eu fazia com aquela serrinha de fita (uma amarela).

Postado em

Abraços..

Rafinha, estou tendo um trabalho desgraçado para adaptar uma caixa para falantes de 12" para os panthers (esta com a litragem exata que eu quero, por isso a adaptação). Isso se deve pelo fato que a madeira tem 23mm e não tenho nenhuma ferramenta de corte a não ser um serrote e uma serra de fita (a de arco e aquela para ser usada que nem uma faca). Para fazer o buraco de 182mm para o falante tive que marcar com o compasso e fazer varios furos com uma broca de 26mm (aquela para imbutir dobradiça de armario). Após isso tive que usar uma lima e desgastar todas as pontas que ficaram até o falante entrar (devo ter gasto umas 6 horas só nisso). Hoje fui fixar a chapa na frente da caixa e quando tudo estava pronto a parafusadeira estava descarregada :banghead . Hoje de noite termino a caixa, amanhã fixo os dutos e testo ela.

Postado em

Abraços..

Rafinha, estou tendo um trabalho desgraçado para adaptar uma caixa para falantes de 12" para os panthers (esta com a litragem exata que eu quero, por isso a adaptação). Isso se deve pelo fato que a madeira tem 23mm e não tenho nenhuma ferramenta de corte a não ser um serrote e uma serra de fita (a de arco e aquela para ser usada que nem uma faca). Para fazer o buraco de 182mm para o falante tive que marcar com o compasso e fazer varios furos com uma broca de 26mm (aquela para imbutir dobradiça de armario). Após isso tive que usar uma lima e desgastar todas as pontas que ficaram até o falante entrar (devo ter gasto umas 6 horas só nisso). Hoje fui fixar a chapa na frente da caixa e quando tudo estava pronto a parafusadeira estava descarregada :banghead . Hoje de noite termino a caixa, amanhã fixo os dutos e testo ela.

Não é mais fácil passar numa marcenaria e dar 5 legais pro cara fazer o furo com tico tico não????

Postado em

Abraços..

Não é mais fácil passar numa marcenaria e dar 5 legais pro cara fazer o furo com tico tico não????

Mais facil era Kleber, só fiz isso pq fui desafiado. Meu irmão ficou zuando pq eu queria usar a caixa dele e pq não tinha como fazer o furo, fui lá e fiz!

Postado em

Ó eu aqui!!!

Auhauhauaha, gostei, gostei! O Kleber faz a caixa, maior trabalho, e o Abreu aqui é que leva o merito! Auhauahuahuahuhaa, eu sou O CARA mesmo!

Na verdade fui eu que cauculei tudo para o Kleber, ele apenas construiu... (auhauha, mentira claro, kkk, não sei nem para onde vai nesse tipo de caixa)...

:vts

Mas ficou leeeeeeegal!

Tipow assim, tá certo que com essa quantidade de madeira, eu fazia 3 caixas dutadas, 1 selada, 2 laterais, o piso da mala e ainda sobrava uma madeirinha para fazer os aneis do pezinho, hehehehe, mas isso é detalhe... [^]

Um xêro pra vc`s... <_<

Postado em
Ó eu aqui!!!

Auhauhauaha, gostei, gostei! O Kleber faz a caixa, maior trabalho, e o Abreu aqui é que leva o merito! Auhauahuahuahuhaa, eu sou O CARA mesmo!

Na verdade fui eu que cauculei tudo para o Kleber, ele apenas construiu... (auhauha, mentira claro, kkk, não sei nem para onde vai nesse tipo de caixa)...

:vts

Mas ficou leeeeeeegal!

Tipow assim, tá certo que com essa quantidade de madeira, eu fazia 3 caixas dutadas, 1 selada, 2 laterais, o piso da mala e ainda sobrava uma madeirinha para fazer os aneis do pezinho, hehehehe, mas isso é detalhe... [^]

Um xêro pra vc`s... <_<

Eu quero agradecer à minha mãe, ao meu pai, meu irmão, minha irmã, minha tia que me deu mamadeira quando eu era criança piquena lá em barbacena, o motorista do ônibus, e espacialmente pra vc, Abreu. :lol: (sem beijinhos, tá?)

Postado em

Abraços..

Mais facil era Kleber, só fiz isso pq fui desafiado. Meu irmão ficou zuando pq eu queria usar a caixa dele e pq não tinha como fazer o furo, fui lá e fiz!

Hehehehe... já me dei muito mal por causa desses desafios... :lol:

Postado em
Uai golo, mas vc não queria bandpass 4ª ou 6ª ordem? Num tô entendendo mais....

Entre selada e dutada prefira o dutada claro...

que?!

Postado em

Aí povo, cansei de falar e agora vou fazer. Neste fim de semana to fazendo uma lt selada pros meus full.

Agora vem a dúvida. A caixa deve ser assim:

ltselada1.gif

ou assim

ltselada2.gif

Postado em
Eita!

Nem tinha visto Kleberito!

Ficou show mesmo! Parabéns!

Qual a comparacao com uma dutada para ele?

Valeu deed!

Cara, a comparação entre a dutada e a LT é interessante. A LT desce tão bem quanto uma dutada, a grande diferença é a resposta aos transientes... ela pode estar respondendo lá embaixo, que o grave é extremamente definido, com ataque soberbo... fiz uma comparação entre diversas caixas, usando o CD unplugged do Eric Clapton. No começo de todas as faixas, enquantoele está falando ou se preparando pra começar a música, ele dá umas dedilhadas no violão enquanto o baterista dá batidas suaves no bumbo. Na maioria dos sistemas que eu ouvi, essas batidas OU não apareciam (originalmente são só um pufff pufff puffff bem baixo) ou apareciam sem extensão. Foi o caso do UXP, que mostou apenas a batida sem extensão. Já meu JL em selada, mostrava a batida com extensão, mas algo se perdia nela, o que apareceu agora... as baixas frequências. Tá tudo lá, dá pra sentir o sub se movendo vigorosamente... Outro ponto interessante são músicas com bumbo "seco" (tipo quando seu amigo batera enche o bumbo dele de almofadas). O Grave começa e acaba no tempo certo, não "sobra" nada, não embola... gostei, realmente. É uma experiência inédita.

O ponto onde a dutada ganha é o SPL... indiscutivelmente, a dutada rende muito mais. Em relação à selada eu ainda Não sei, tô acertando o sistema, não tenho como botar pra moer até achar a sintonia certa.

Postado em

Bom gente, últimas notícias.

Como eu parti este sistema do zero, não sei exatamente quem influi na resposta dos graves, então to testando múltiplas combinações. Estava achando interessante pois com o loud ligado, e o grave no 0, a maior parte das músicas rendia muito bem nos graves, mas algumas extrapolavam. Foi o caso de Late Night Tip do 36Mafia (sim, tô tocando TUDO pra testar a dita). Foi interessante, pois com volume baixíssimo o grave tava forte. Bem, desocobri que o LOUD do nakamichi é feito pra bassmaníacos. O sub excursiona demais com ele ligado! Vai saber o ganho q isto dá...

Hoje enfiei a mão pela saída da caixa e puxei uma parte do preenchimento do final do corredor, e estiquei um pouco do que estava lá dentro pra poder reduzir a concentração no final dele. Aparentemente ganhei mais controle no sub, e ainda não percebi perdas sonoras. Mas não ouvi a sequência de CDs que ouvi com a caixa antes.

Só sei que ainda tá complicado achar um acerto tonal que sirva pra todas as músicas... algumas tocam incrivelmente bem com o grave no zero mesmo (por exemplo, The closer I get to you da Beyoncé tocou muito bem. Já outras o grave fica flat demais... tá, tenho q sair dessa vida bassmaníaca.

Quando dizem que esta caixa exige extrema paciência pra acertar, ninguém exagerou não... ela é ingrata pra botar no ponto! Mas tudo bem, vamos seguir em frente, afinal, o som tá gostoso, apesar de ainda estar fraco.

Descobri tb o quanto sou burro. Meu banco traseiro é bipartido, logo, basta puxar uma trava pra dobrar o banco e ver o sub tocando... e puto pq não tinha como avaliar o comportamento do sub durante o uso...

Postado em

Fala Kleber!

Faz tempo que não posto nada por aqui! :D

Vim especialmente pra comentar sobre a LT!

Primeiramente, parabéns pela iniciativa! São poucos os loucos que como vc, realmente querem inovar e acertar cada milimetro do sistema!

Bom...eu tbm já tive uma LT que originalmente não foi feita para tocar no carro mas acabou indo pra lá para testar!

A vítima fora um JL 8w6!

A criança que empurrava era meu velho Voxer 1000 :P (ai ai ai)

Pois bem...disse vítima porque ele 'mórréu', mas eu conto mais adiante ;) ehheheehh

Minha caixa era bastante parecida com a sua, porém com o sub na face lateral e feita de mdf 15mm. O preenchimento era exatamente o mesmo que o seu, comprado ali no Brás (quem é de sampa conhece).

Usei exatamente 1,5kg. Arredondei TODOS os cantos da caixa que foram possíveis com massa plastica (deu diferença).

Eu usei mais ou menos essa teoria que vc usou, baseado no suposto ganho da cabine do carro, mas a minha ficou um pouco mais longa.

Comparativamente aos meus outros setups de subs ela sem dúvida foi uma das mais rápidas, diria q foi até mais ágil que o 10w0 na selada de 15L.

Só que com essa característica de descer muuuuuuuuuuuuuito

Os transientes eram de fato bons, mas queria chamar a sua atenção Kleber, para a real fidelidade deles, pois esse foi o ponto chave pra eu ter desistido da LT (além das dificuldades de ficar testando caixas né).

Em muitas músicas eu ouvia alguns transientes que à primeira vista soavam como algo absurdamente fiel...mas ouvindo atentamente, percebi que muitos deles NAO FAZIAM PARTE da música...mas sim eram criados por exemplo pela mão do baixista parando as cordas, flutuações de captadores, ruídos do palco, enfim, diversos sons captados nas gravações que pelo fato do sub estar 'solto' e com um razoavel ganho em baixas frequências apareciam de forma devéras intensa.

Faça um teste...toque a música Layla (Unplugged) do Eric Clapton...e escute ele batendo o pé no chão.

Ou então Beth do Kiss, tbm Unplugged, que na hora do solo tem umas pauladas totalmente absurdas e que NAO fazem parte da música.

Isso pra ficar nos exemplos de músicas bem comuns.

Tirando isso de lado, nem mesmo o monstrinho W6 foi capaz de suportar a extrema excursão que esta caixa impunha a ele... :(

Eu atribuo esse 'acidente' um pouco aos transientes, e um pouco ao tamanho da caixa...Mas fica aí meu alerta, pois o JL principalmente não demonstrou sinais de que iria pifar...simplesmente pifou de uma hora para a outra hehehhehe

E junto com ele levou meu Voxer...

Longe de mim melar os seus planos, mas me sinto na obrigação de compartilhar estas informações para preservar um W1!

Portanto fique de olho na excursão do sub, quem sabe até aplicando um subsonico simples nele nesta fase de testes e preste MUITA atenção nos transientes 'fantasmas' que como eu disse, à primeira vista parecem ser graves que o sistema não tocava, mas nem sempre é isso! ;)

Abraço!

Ri7

Postado em
Fala Kleber!

Faz tempo que não posto nada por aqui! :D

Vim especialmente pra comentar sobre a LT!

Primeiramente, parabéns pela iniciativa! São poucos os loucos que como vc, realmente querem inovar e acertar cada milimetro do sistema!

Bom...eu tbm já tive uma LT que originalmente não foi feita para tocar no carro mas acabou indo pra lá para testar!

A vítima fora um JL 8w6!

A criança que empurrava era meu velho Voxer 1000 :P (ai ai ai)

Pois bem...disse vítima porque ele 'mórréu', mas eu conto mais adiante ;) ehheheehh

Minha caixa era bastante parecida com a sua, porém com o sub na face lateral e feita de mdf 15mm. O preenchimento era exatamente o mesmo que o seu, comprado ali no Brás (quem é de sampa conhece).

Usei exatamente 1,5kg. Arredondei TODOS os cantos da caixa que foram possíveis com massa plastica (deu diferença).

Eu usei mais ou menos essa teoria que vc usou, baseado no suposto ganho da cabine do carro, mas a minha ficou um pouco mais longa.

Comparativamente aos meus outros setups de subs ela sem dúvida foi uma das mais rápidas, diria q foi até mais ágil que o 10w0 na selada de 15L.

Só que com essa característica de descer muuuuuuuuuuuuuito

Os transientes eram de fato bons, mas queria chamar a sua atenção Kleber, para a real fidelidade deles, pois esse foi o ponto chave pra eu ter desistido da LT (além das dificuldades de ficar testando caixas né).

Em muitas músicas eu ouvia alguns transientes que à primeira vista soavam como algo absurdamente fiel...mas ouvindo atentamente, percebi que muitos deles NAO FAZIAM PARTE da música...mas sim eram criados por exemplo pela mão do baixista parando as cordas, flutuações de captadores, ruídos do palco, enfim, diversos sons captados nas gravações que pelo fato do sub estar 'solto' e com um razoavel ganho em baixas frequências apareciam de forma devéras intensa.

Faça um teste...toque a música Layla (Unplugged) do Eric Clapton...e escute ele batendo o pé no chão.

Ou então Beth do Kiss, tbm Unplugged, que na hora do solo tem umas pauladas totalmente absurdas e que NAO fazem parte da música.

Isso pra ficar nos exemplos de músicas bem comuns.

Tirando isso de lado, nem mesmo o monstrinho W6 foi capaz de suportar a extrema excursão que esta caixa impunha a ele... :(

Eu atribuo esse 'acidente' um pouco aos transientes, e um pouco ao tamanho da caixa...Mas fica aí meu alerta, pois o JL principalmente não demonstrou sinais de que iria pifar...simplesmente pifou de uma hora para a outra hehehhehe

E junto com ele levou meu Voxer...

Longe de mim melar os seus planos, mas me sinto na obrigação de compartilhar estas informações para preservar um W1!

Portanto fique de olho na excursão do sub, quem sabe até aplicando um subsonico simples nele nesta fase de testes e preste MUITA atenção nos transientes 'fantasmas' que como eu disse, à primeira vista parecem ser graves que o sistema não tocava, mas nem sempre é isso! ;)

Abraço!

Ri7

Pois é RI7... eu to ouvindo baixinho exatamente por conta do medo do sub não aguentar... o que tenho em mente é improvisar uma forma de "ver" o xmax... pensei num canudo de plástico coma distância exata da calota do sub... se bater, é pq tá no limite.

Bom... quanto ao subsônico, realmente estou considerando-o... álgo logo abaixo da sintonia, já que parece q o roll off é alto mesmo.

Valeu mesmo pelo toque!

Postado em
Aí povo, cansei de falar e agora vou fazer. Neste fim de semana to fazendo uma lt selada pros meus full.

Agora vem a dúvida. A caixa deve ser assim...

LT selada? O que rola de diferente duma LT selada pruma selada normal? Ou vc se confundiu? Ou eu me confundi? Hehehe

Postado em

Agora vem a dúvida. A caixa deve ser assim...

LT selada? O que rola de diferente duma LT selada pruma selada normal? Ou vc se confundiu? Ou eu me confundi? Hehehe

Tem sim... A Nautilus caracol é assim, e é o top to top... :blink:

Postado em

Bom galera, pra quem vem acompanhando minha sina...

Hoje abri a caixa, tirei uma BOA quantidade do preenchimento e fui pros testes. FINALMENTE, O CONE TÁ CONTROLADO! 'Não sei exatamente se aplicando a potência nominal do sub ele se manterá assim (o xmax meter DIY tabajara só sera enjambrado amanhã), mas a diferença é brutal. Só que, de cara, já vi que o grave secou... a sintonia subiu. Mas pelo menos deu pra ver que o meio termo existe, e que o sonho não acabou... :lol:

Deixei o plumante que tirei dentro de uma sacola dentro do carro, amanhã eu coloco um pouco pela saída da caixa mesmo, pra ir observando o comportamento. O fo** é que de casa ao trabalho dá 5 minutos... :P

Postado em

Hoje abri a caixa, tirei uma BOA quantidade do preenchimento e fui pros testes. FINALMENTE, O CONE TÁ CONTROLADO! 'Não sei exatamente se aplicando a potência nominal do sub ele se manterá assim (o xmax meter DIY tabajara só sera enjambrado amanhã), mas a diferença é brutal. Só que, de cara, já vi que o grave secou... a sintonia subiu. Mas pelo menos deu pra ver que o meio termo existe, e que o sonho não acabou... :lol:

Deixei o plumante que tirei dentro de uma sacola dentro do carro, amanhã eu coloco um pouco pela saída da caixa mesmo, pra ir observando o comportamento. O fo** é que de casa ao trabalho dá 5 minutos... :P

Kleber, se for possível, quando tiver tudo regulado, pese o plumante que sobrou para saber quantas gramas ficou dentro da caixa.

Tem um texto que o cara fala para colocar de 500 a 700 gramas de material fonoabsorvente a cada pé cúbico (28 litros). Achei demais. Sua caixa tem 300 litros e tinha 1,2 kg e parece que fica bom com menos. Queria saber exatamente quanto material colocar dentro da caixa.

Se no final for possível pesar a quantidade de material ficaria muito agradecido.

Postado em

Hoje abri a caixa, tirei uma BOA quantidade do preenchimento e fui pros testes. FINALMENTE, O CONE TÁ CONTROLADO! 'Não sei exatamente se aplicando a potência nominal do sub ele se manterá assim (o xmax meter DIY tabajara só sera enjambrado amanhã), mas a diferença é brutal. Só que, de cara, já vi que o grave secou... a sintonia subiu. Mas pelo menos deu pra ver que o meio termo existe, e que o sonho não acabou...  :lol:

Deixei o plumante que tirei dentro de uma sacola dentro do carro, amanhã eu coloco um pouco pela saída da caixa mesmo, pra ir observando o comportamento. O fo** é que de casa ao trabalho dá 5 minutos...  :P

Kleber, se for possível, quando tiver tudo regulado, pese o plumante que sobrou para saber quantas gramas ficou dentro da caixa.

Tem um texto que o cara fala para colocar de 500 a 700 gramas de material fonoabsorvente a cada pé cúbico (28 litros). Achei demais. Sua caixa tem 300 litros e tinha 1,2 kg e parece que fica bom com menos. Queria saber exatamente quanto material colocar dentro da caixa.

Se no final for possível pesar a quantidade de material ficaria muito agradecido.

500 a 700 gramas só se for no sonho do cara... ou se for pra reduzir uma LT a 1/6 do tamanho... :P Minha caixa tem 110 litros, botei 1kg e pouco, e tirei a metade disto, mais ou menos, mas um pouco vai voltar...

Postado em
pergunta basicamente newbie: qual a característica de caixas LT? Digo, qual qualidade ela tem que os outros tipos de caixa não têm? Quais as vantagens em montarmos um sub em LT ou numa dutada normal?

Valeu!

Sem entrar em outros méritos, ela desce tanto quanto uma dutada com baixíssima sintonia, e mantém o ataque, como uma selada... é bem curiosa a combinação... um grave profundo e rápido.

Muito Legal Kleber

LTs ...... rapidas e extensas esta eh a Grande Sacada !!!

Unico inconveniente o tamanho, mas disso nao podemos reclamar ! Fidelidade acima de tudo !

Parabens pelo projeto !!!!

Abracos,

Giovanni

Postado em
pergunta basicamente newbie: qual a característica de caixas LT? Digo, qual qualidade ela tem que os outros tipos de caixa não têm? Quais as vantagens em montarmos um sub em LT ou numa dutada normal?

Valeu!

Sem entrar em outros méritos, ela desce tanto quanto uma dutada com baixíssima sintonia, e mantém o ataque, como uma selada... é bem curiosa a combinação... um grave profundo e rápido.

Muito Legal Kleber

LTs ...... rapidas e extensas esta eh a Grande Sacada !!!

Unico inconveniente o tamanho, mas disso nao podemos reclamar ! Fidelidade acima de tudo !

Parabens pelo projeto !!!!

Abracos,

Giovanni

Hehehehe. valeu Gio! Valeu pela ajuda na fase crucial do projeto!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...