Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

HoverCraft

Fazendo uma Air Coupler (TL p/ Graves!)

Recommended Posts

Postado em

Gostaria de compartilhar com vocês a grande alegria que tenho de experimentar, à luz dos conhecimentos de tantos teóricos e do grande mestre e entusiasta CCDB que através de seu artigo à respeito das caixas TL, foi capaz de trazer à tona todo o mistério do mundo dos subgraves, deixando no ar a misteriosa Air Coupler, esta que viria a ser apresentada como um conhecimento quase que secreto... Sem querer me alongar mais nas preliminares vamos aos fatos...

Não serei capaz de me estender a conhecimentos técnicos, mas torna-se imprescindível analisar cada ponto desta caixa...

Ao concluir sua feitura que perduraria por 1 dia e meio de duras horas de trabalho com carinho e cuidado peculiares à execução de projetos tão requintados fomos capazes de vislumbrar alguns conceitos que depois viriam à tona nas análise de sua resposta...

Esta caixa nada mais é do que uma Transmission Line aperfeiçoada para fazer com que a onda que segue pelo duto se encontre com a gerada pela parte frontal do cone que encontra-se disposto em "manifold", gerando assim o acoplamento acústico desejado. Como indicado em alguns artigos, não se pode analisar a sintonia da caixa, sendo esta dobrada por si algumas vezes, sem que se analise a resistência dos componentes do duto. Neste meu projeto veremos que a caixa visava 30hz, mas conseguiu-se a sintonia de 25hz.

A vítima é o meu querido “SUB”Woofer Hinor Road. subroad6in.jpg

O projeto iniciou-se com muito cálculo pra determinar uma caixa que se adequasse ao uso que se desejava, e que conseguisse circular nos mais diversos ambientes o que demonstrou ser uma tarefa difícil, visto que todas as medidas tiveram que respeitar os conceitos da caixa. Lembrando que saindo do papel o projeto ganha aumentos corretivos de valores para que não se alterem os valores internos. Neste o ganho máximo foi de 0,5cm.

cxvistasuperior1xt.jpg

cxvista8rj.jpg

cxmedidasporcorte5sx.jpg

Tivemos início com a compra do material necessário: 2 folhas de compensado laminado de 15mm, ½ Kg de pregos, 1 litro de cola branca, parafusos para travamento e fixação de peças, conectores de caixa para encaixe de fio, terminais de conecção,

dsc00014cz.jpg

Fizemos os cortes das chapas algumas manualmente e outras na máquina. Pôs-se as chapas no esquadro, efetuando os desempenos necessários, pra que não houvessem problemas com estas.

dsc00044kw.jpgdsc00134pt.jpg

dsc00128aq.jpg

Corte na tico-tico da boca do fone...

dsc00199dv.jpgdsc00228kk.jpg

Postado em

Fizemos os riscos de onde ficaria cada chapa de madeira e começamos a colagem, pondo guias e pregando com a distancia média de 10cm. Era tanto prego que... deu ate pra rola uma partida de spinball! :P

dsc00240bt.jpgdsc00290uq.jpg

Cientes do que viria pela frente, foi efetuado para a colagem das paredes da segunda câmara com a inserção dos pregos de forma cruzada, já que se perdia a diretividade.

dsc00303bs.jpg

Para auxiliar na vedação, utilizamos pó de madeira com cola...

dsc00320nw.jpg

Agora, eis aqui uma tarefa que nos tomou grande tempo, cortar as curvas de forma a seguir à risca o projeto. As curvas têm de apresentar a mesma distância lateral de todo o labirinto e apresentar um ângulo de 45 graus perfeitos. Haveria de se fazer isto em 14 chapas. Mesmo com o auxílio das máquinas o acerto foi muito manual, fizemos linhas de guia numa das curvas e saímos fazendo e testando as chapas uma a uma.

dsc00335qx.jpgdsc00358er.jpg

Depois disto, fixou-se pregando na diagonal por fora e vedando com a mistura já citada anteriormente. Começava a tomar forma a caixa...

dsc00379ud.jpgdsc00386vo.jpg

A seguir pregamos as faces externas e providenciamos os travamentos desejados, que ficam fixos por parafusos.

dsc00401yy.jpg

Dando uma espiada de como já estava...

dsc00429jf.jpg

Postado em

Nesta fase fizemos os furos de forma que ficassem elegantemente posicionados e colocamos os conectores externos. Utilizei este conector pois foi o único que aceitou, mesmo que precariamente, fios 4mm.

dsc00447so.jpgdsc00450kn.jpg

Colamos as ultimas faces externas restando apenas duas faces abertas que nos deixam ver com exatidão como ficou o labirinto internamente.

dsc00484oo.jpg

E a obra se conclui!

dsc00490zp.jpg

Ela saiu da marcenaria assim...

dsc0059ok5et.jpg

Mas quando colocamos pra tocar, descobrimos que ela DEVE tocar assim mesmo, como no projeto!

dsc0060ok7na.jpg

Ao que parece a diferença de pressão no percurso do duto gerado pela inclinação da caixa de forma a deixá-la com o duto pra cima faz com que o falante sinta maior resistência.

IMPRESSÕES:

Esta caixa é sem dúvida incrível em subgraves, permite a reprodução das mais baixas freqüências com peculiar naturalidade, não exigindo extremos do falante. Os Road surpreenderam se apresentando com excelente desempenho não negando fogo em nenhuma das requisições. Só pra sanar a habitual dúvida esta caixa não faz o buummmmmmm... Ela responde muito rápida, fazendo o BUM limpo e seco.

No quesito SPL com regulagens normais a caixa apresentou baixo rendimento com músicas normais, requisitando sempre reforços em equalização até inviáveis de se utilizar em caixas convencionais, porém, esta responde normalmente aos acréscimos. Com a utilização de Cds de teste com músicas com alta compressão (ex: Ultimate Subwofer Test) e utilizando freqüências puras, podemos verificar melhor resposta de SPL, sem a necessidade de correções na equalização, podendo até dizer que ela “está em casa”, não pecando em nada.

Utilizando ela no sistema de casa tornou-se possível mesmo com baixa potência (som convenvional) atingir um excelente resultado, neste caso tocando sem crossover. Conseguiu-se melhor reprodução de graves em filmes e as musicas ganharam um sons mais equilibrado, podendo-se escutar um algo mais no grave...

Utilizando num Celta, foi necessário rebater o banco traseiro. Posso dizer que nunca vi nada igual. Utilizando-se música o rendimento não foi bom, qualquer dutada reproduz melhor estas, sendo necessário regulagens de equalização no grave pra a Air Coupler tentar acompanhar.

Mas quando passamos o mesmo cd de teste antes citado, pôde-se ver um verdadeiro terremoto interno... Não tem como dizer, mexeu com subgrave, é ela a rainha! Quando eu utilizava o meu trio com 2x15”+2x12” era o vidro que eu tentava fazer vibrar... Aqui não, era a porta inteira que vibrava!!! O vidro dianteiro não parava quieto...

Na mercearia onde eu utilizei o estacionamento pra fazer os testes o dono veio correndo e disse que se caísse alguma coisa das prateleiras eu teria que pagar... a filha dele disse que até a janela do primeiro andar tava tremendo toda... O pai do meu amigo do Celta veio dizer que isso fazia mal ao carro, que ia soltar tudo e que ele tava agoniado em casa com o barulho (3 casas distância)... Saldo final, SUCESSO!!

Air Coupler é realmente sensacional em SUBGRAVES! Mas não tente fazer esta acompanhar uma dutada num trio... :legal:

Postado em
Air Coupler é realmente sensacional em SUBGRAVES! Mas não tente fazer esta acompanhar uma dutada num trio... :legal:

Bom, a causa do rendimento inferior em músicas, pode ser falta de casamento com o subwoofer... experimente outras opções com diferentes Fs, pra ver quem casa melhor. Só toma cuidado pra não ultrapassar o x-max nos testes.

Postado em

Por o que lí de caixas LT (air couple tem pouquíssima coisa), o grave ter saido seco provavelmente é por ter utilizado Sd 1 do começo ao fim da caixa. Se começasse com SD 2 e terminasse com Sd 1, provavelmente o resultado seria diferente.

Quais músicas testou?

Tentou um hip-hop?

Postado em

Sobre o rendimento inferior é complicado... estou estudando ainda a resposta dela em diversos ambientes. Nos ambientes fechados ja testei e o subgrave compensa seu uso. Como moro perto do estadio daqui vou pro estacionamento dele qualquer dia pra testar ao ar livre... sem os tuneis típicos das ruas!

Testei pagode, forró, funk, rock, dance. Nao tentei hiphop, vou reunir mais estilos pra o teste ao ar livre.

Como quero usar em trio mesmo, já pensei em transformála numa LT retirando a parede que faz o acoplamento frontal. Nada difícil de executar, mas quero conhecer muito bem esta caixa pra poder julgar esta possibilidade.

Postado em

Bom... acho que só experimentando mesmo... mas se ela toca bem apenas os subgraves, coloca ela + 8 vias de 8", cornetas e tweeters... já deve acompanhar legal.

Ainda assim, eu tentaria um falante que tivesse Fs mais baixa... quem sabe vc tá com uma máquina de subgrave na mão, pra usar no seu trio? Tenta experimentar um par de pioneers série F, pra não ter risco de mandar os subs pra casa do chapéu.

Postado em
poe a boca virada para o chao, voce consegue um pequeno ganho.

qual o tamanho do labirinto??

Isto eu tentei tb, no primeiro teste ao ar livre o que deve se estender a ambientes tb... Não da certo nem com a saida pra cima, nem pra baixo, só toca bem assim de lado msm...

Postado em
Bom... acho que só experimentando mesmo... mas se ela toca bem apenas os subgraves, coloca ela + 8 vias de 8", cornetas e tweeters... já deve acompanhar legal.

Ainda assim, eu tentaria um falante que tivesse Fs mais baixa... quem sabe vc tá com uma máquina de subgrave na mão, pra usar no seu trio? Tenta experimentar um par de pioneers série F, pra não ter risco de mandar os subs pra casa do chapéu.

Eu imaginei usar esta caixa com dois Extreme ou dois BP... Vixxx deve ser o máximo.... Só não sei como esta caixa responderia com um falante com alto qts.

HINOR ROAD 12”

Especificações técnicas:

Impedância: Bobina Simples 4 ohms

Potência RMS: 250 w

SPL (1w/1m): 94,2 dB

Resp. Freq: 30-4000 hz

Fs: 30 hz

Re: 3,7 ohms

Qms: 3,99

Qes: 0,45

Qts: 0,41 (:legal:)

Vas: 161,5 litros

Sd: 0,0547 m2

Vd: 0,273 litros

Xmax: 5 mm

Bl: 10,6 T,m

SELENIUM EXTREME 12"

Especificações técnicas:

Impedância: Bobina Dupla 2 ohms

Potência RMS: 650 w

SPL (1w/1m): 89 dB

Fs: 31 hz

Re: 3,5 ohms

Qms: 5,20

Qes: 0,47

Qts: 0,43 (:legal:)

Vas: 61 litros

Sd: 0,0520 m2

Vd: 0,374 litros

Xmax: 7,2 mm

Bl: 15,2 T,m

BOMBER BICHOPAPÃO 12"

Especificações técnicas:

Potência RMS: 800 w

SPL (1w/1m): 86 dB

Fs: 29 hz

Re: 3,2 ohms

Qms: 6,76

Qes: 0,95

Qts: 0,73

Vas: 93 litros

Sd: 0,0530 m2

Xmax: 11 mm

Bl: 8,9 T,m

Só imaginando mesmo... :rolleyes:

Postado em

Eu imaginei usar esta caixa com dois Extreme ou dois BP... Vixxx deve ser o máximo.... Só não sei como esta caixa responderia com um falante com alto qts.

HINOR ROAD 12”

Especificações técnicas:

Impedância: Bobina Simples 4 ohms

Potência RMS: 250 w

SPL (1w/1m): 94,2 dB

Resp. Freq: 30-4000 hz

Fs: 30 hz

Re: 3,7 ohms

Qms: 3,99

Qes: 0,45

Qts: 0,41 (:legal:)

Vas: 161,5 litros

Sd: 0,0547 m2

Vd: 0,273 litros

Xmax: 5 mm

Bl: 10,6 T,m

SELENIUM EXTREME 12"

Especificações técnicas:

Potência RMS: 650 w

SPL (1w/1m): 89 dB

Fs: 31 hz

Re: 3,5 ohms

Qms: 5,20

Qes: 0,47

Qts: 0,43 (:legal:)

Vas: 61 litros

Sd: 0,0520 m2

Xmax: 7,2 mm

Bl: 15,2 T,m

BOMBER BICHOPAPÃO 12"

Especificações técnicas:

Potência RMS: 800 w

SPL (1w/1m): 86 dB

Fs: 29 hz

Re: 3,2 ohms

Qms: 6,76

Qes: 0,95

Qts: 0,73

Vas: 93 litros

Sd: 0,0530 m2

Xmax: 11 mm

Bl: 8,9 T,m

Só imaginando mesmo... :rolleyes:

Olha... pra responder baixo, eu iria de sub free air... não sei se essas opções de subwoofers tocariam legal não... o risco é o cone descontrolar...

Pelo menos nos sites gringos, o povo usa muita TL "clássica" (só o corredor, sem nada dentro) com sub free air, pq não é todo sub que casa não.

Postado em
Baixa sens. é uma caracteristica de TL...

O que? :blink:

Trecho retirado do artigo do CCDB ftp://e-lectronic.net/audiolist/ccdb/ccdb_sub.pdf.

"O "Air Coupler" pode ser tão eficiente que, com um único falante de oito polegadas, nacional, de péssima qualidade, consegui níveis de pressão sonora em uma sala - colocando-o em "air coupler" estrategicamente posicionado - iguais aos máximos produzidos pelos meus dois monitores "4343", "JBL", juntos, munidos de um par dos melhores alto-falantes de graves existente de quinze polegadas, os "2231"! Isto, com apenas 10 WRMS, contra os 200 aplicados nestes últimos!

Imagine do que seriam capazes esses mesmos alto-falantes de 15 polegadas JBL, se fosse instalados no lugar do coitadinho de 8"!... Talvez eu não estivesse aqui escrevendo - nem as paredes da sala ao meu redor!"

:unsure:

Postado em

Trecho retirado do artigo do CCDB ftp://e-lectronic.net/audiolist/ccdb/ccdb_sub.pdf.

"O "Air Coupler" pode ser tão eficiente que, com um único falante de oito polegadas, nacional, de péssima qualidade, consegui níveis de pressão sonora em uma sala - colocando-o em "air coupler" estrategicamente posicionado - iguais aos máximos produzidos pelos meus dois monitores "4343", "JBL", juntos, munidos de um par dos melhores alto-falantes de graves existente de quinze polegadas, os "2231"! Isto, com apenas 10 WRMS, contra os 200 aplicados nestes últimos!

Imagine do que seriam capazes esses mesmos alto-falantes de 15 polegadas JBL, se fosse instalados no lugar do coitadinho de 8"!... Talvez eu não estivesse aqui escrevendo - nem as paredes da sala ao meu redor!"

Bom, pode ser então caracteristica do tal ''Air Coupler'', porque a linha Linha de Transmissão tradicional apresenta baixa sens.(em comparação a uma bass reflex por ex.) como uma de suas caracteristicas mais marcantes.

Postado em

Bom, pode ser então caracteristica do tal ''Air Coupler'', porque a linha Linha de Transmissão tradicional apresenta baixa sens.(em comparação a uma bass reflex por ex.) como uma de suas caracteristicas mais marcantes.

O Crasher está certo. Baixa sensibilidade é uma característica da TL convencional.

Postado em

O Crasher está certo. Baixa sensibilidade é uma característica da TL convencional.

por causa da grande quantidade de material fono-absorvente dentro da caixa. Air couple não tem material fono-absorvente.

Hover, acho que deveria ter feito uma caixa com labirinto em 35 para ter pico em 70 hz. Talvez assim tocaria melhor para fora.

Testa também se joga o grave para longe.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...