Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Allanpk

Caixa Bookshelf, qual configuração de falantes?

Recommended Posts

Postado em

Olá galera, estou vindo aqui denovo com a mesma dúvida. Qual configuração usar nas minhas caixas para HT!

Agora estou preso em duas idéias

Configuração 1

- Midbass Sony 6" ou Pro Carbon 6" em LowPass 300~500hz

- Full Range (qualidade relativa aos sansungs) HighPass 300~500hz

- Tweeter do kit da NAR (considerado por alguns, inclusive eu, melhor do que o 1tw1 da selenium) HighPass 10.000~15.000hz

Configuração 2

- Midbass da Nar de Kevlar 5" LowPass 800~1100hz

- Full Range (qualidade relativa aos sansungs) HighPass 800~1100hzhz

- Tweeter do kit da NAR (considerado por alguns, inclusive eu, melhor do que o 1tw1 da selenium) HighPass 10.000~15.000hz

O Midbass da NAR responde bem até os 4.000hz.

No sistema tambem existirá um um subwoofer para cobrir as atenuações das baixas frequencias.

A minha grande dúvida é com relação ao custo dos crossovers. Na conf 1 irei gastar uma boa grana com os cross já que os cortes são bem mais baixos.

A vantagem da conf1 é que ela será bem servida de graves, maasssss como irei ter um subwoofer, a conf2 pode se dar melhor já o mid da NAR apesar de não descer tanto tem um som melhor (acho).

e aí?? alguem arrisca um palpite??

Postado em

Allan... apenas complementando... vc vai mesmo usar subwoofer???? Se vai, teu sistema vai ser 5.1? Se for isto realmente, usa um sub mais leve, e usa só os fullranges + tweeters. Acredito que 3 fulls desses numa boa caixinha, já satisfaçam suas necessidades plenamente. Faz o corte em 100 ou pouco acima.

Postado em
Allan... apenas complementando... vc vai mesmo usar subwoofer???? Se vai, teu sistema vai ser 5.1? Se for isto realmente, usa um sub mais leve, e usa só os fullranges + tweeters. Acredito que 3 fulls desses numa boa caixinha, já satisfaçam suas necessidades plenamente. Faz o corte em 100 ou pouco acima.

vai ser um 2.1 só!

o sub vou ligar só de vez em quando!

Postado em

Só uma pergunta... se centímetros deixaram de ser problema, pq vc está preso a opções minimalistas?

Sério, ando com meus projetos pra breve, e uma das opções seria um falante de 10" + full range... há excelentes falantes de 8 a 12 polegadas, que não pertencem ao mundo carral, e que custariam menos até... por quê não pensar em, por exemplo, sub de 8" em LT + fullrange, numa coluna só? De quebra, vc não fica preso à necessidade do subwoofer.

Acho que, pelas expectativas que vc deve ter, gastar um pouco a mais com madeira não inviabilizaria seu projeto. E uma LT pra um sub de 8 fica pequena, pois o "corredor" pode ter apenas 6,4 polegadas de diâmetro... e pra um falante com Fs na casa dos 30Hz, o corredor seria mais curto também.

É uma opinião pessoal, mas acho que vc vai gastar dinheiro demais preso a uma idéia, sem talvez analizar outras soluções interessantes e de baixo custo. Essa idéia da LT aí é o que eu quero fazer em casa, só que com sub de 10" (duas colunas) + full.

Postado em
Concordo com o Kleber!

Você está com pretenções de caixas Hi-End?

abraços

hi end nao, mas com boa qualidade sim!!!

gostaria de um par de caixas que me dessem um boa sensação.

Que tenha algum grave também!

a utilizacao de um sub agora está me deixando em duvida!

Postado em
Só uma pergunta... se centímetros deixaram de ser problema, pq vc está preso a opções minimalistas?

Sério, ando com meus projetos pra breve, e uma das opções seria um falante de 10" + full range... há excelentes falantes de 8 a 12 polegadas, que não pertencem ao mundo carral, e que custariam menos até... por quê não pensar em, por exemplo, sub de 8" em LT + fullrange, numa coluna só? De quebra, vc não fica preso à necessidade do subwoofer.

Acho que, pelas expectativas que vc deve ter, gastar um pouco a mais com madeira não inviabilizaria seu projeto. E uma LT pra um sub de 8 fica pequena, pois o "corredor" pode ter apenas 6,4 polegadas de diâmetro... e pra um falante com Fs na casa dos 30Hz, o corredor seria mais curto também.

É uma opinião pessoal, mas acho que vc vai gastar dinheiro demais preso a uma idéia, sem talvez analizar outras soluções interessantes e de baixo custo. Essa idéia da LT aí é o que eu quero fazer em casa, só que com sub de 10" (duas colunas) + full.

Kleber, quais vão ser os cortes desse seus sistema?

já tem alguma ideia de sub??

Postado em

Bom... minha idéia é ter um sistema misto, 5.2 ou 2.0. Basicamente, teria cada sub amplificação independente. Pensei nos keybass que o yamane já montou e gostou. Dois panther de 10" em LTs talvez (isto é mais pra poder descontrolar em casa... :P ), mas tendo mais pro panther de 8". Como dá pra montar a LT alta, no topo já teria 3 fullranges (já prevendo o uso em 2.0, onde a exigência por SPL é maior). Só que o que me deixou meio puto foi tentar achar 10 full ranges iguais e não conseguir (3 por coluna, 2 p/ central, 1 por satélite)... quem sabe agora com a opção do sony wega...

Pra tocar as colunas, um amp AB pros subs, um amp caseiro classe A pros fulls, já que fonte e consumo não são problemas. Pro resto, amps AB mesmo.

Esse projeto deve ser tocado depois do meio do ano... deixa eu me desafogar, pintar meu carro, terminar o som dele (falta pouco, ao menos), comprar a minha máquina digital semi pró, trocar meu palm... :P

Ah, sim... os cortes... em 5.1, os cortes do receiver. Em 2.0, subs em estéreo até uns 150Hz, e a partir daí, os fulls que se virem.

Postado em

Bom... minha idéia é ter um sistema misto, 5.2 ou 2.0. Basicamente, teria cada sub amplificação independente. Pensei nos keybass que o yamane já montou e gostou. Dois panther de 10" em LTs talvez (isto é mais pra poder descontrolar em casa... :P ), mas tendo mais pro panther de 8". Como dá pra montar a LT alta, no topo já teria 3 fullranges (já prevendo o uso em 2.0, onde a exigência por SPL é maior). Só que o que me deixou meio puto foi tentar achar 10 full ranges iguais e não conseguir (3 por coluna, 2 p/ central, 1 por satélite)... quem sabe agora com a opção do sony wega...

Pra tocar as colunas, um amp AB pros subs, um amp caseiro classe A pros fulls, já que fonte e consumo não são problemas. Pro resto, amps AB mesmo.

Esse projeto deve ser tocado depois do meio do ano... deixa eu me desafogar, pintar meu carro, terminar o som dele (falta pouco, ao menos), comprar a minha máquina digital semi pró, trocar meu palm... :P

Ah, sim... os cortes... em 5.1, os cortes do receiver. Em 2.0, subs em estéreo até uns 150Hz, e a partir daí, os fulls que se virem.

muito bom

o problema eh que essas LTs sao enormes!!

eu tava querendo algo do tipo bookshelf mesmo!!!

Postado em

ai ai kleber!

agora você deu um nó no meu celebro hahahahahhah!

já estava indeciso com as bookshelfs... agora num sei nem mais se é bookshelf que eu quero ahahha

Postado em

muito bom

o problema eh que essas LTs sao enormes!!

eu tava querendo algo do tipo bookshelf mesmo!!!

pra sub de 8", acho q não... vc deve ter algo com cerca de 2 metros (preguiça de calcular... tava trabalhando até agora... sim, domingo). Se vc dobrar, vai ter algo com 1 metro e pouco, e umas 15 polegadas de largura. Nada tão grande.

Postado em
pra sub de 8", acho q não... vc deve ter algo com cerca de 2 metros (preguiça de calcular... tava trabalhando até agora... sim, domingo). Se vc dobrar, vai ter algo com 1 metro e pouco, e umas 15 polegadas de largura. Nada tão grande.

Tem algum site ai que ensine a projetar essas caixas?

Postado em
Tem algum site ai que ensine a projetar essas caixas?

Quer começar a pensar em querer pensar em começar? Então... ftp://e-lectronic.net/audiolist/ccdb/ccdb_sub.pdf

Divirta-se.

Ah, sim... antes de mais nada... uma caixa dessas, somente sintonizada, é realmente o canhão descrito pelo "cêcêdêbê". Pra uso "normal" se usa absorventes dentro da caixa, pra tirar os picos, e deixá-la mais amistosa.

Postado em
Quer começar a pensar em querer pensar em começar? Então... ftp://e-lectronic.net/audiolist/ccdb/ccdb_sub.pdf

Divirta-se.

Ah, sim... antes de mais nada... uma caixa dessas, somente sintonizada, é realmente o canhão descrito pelo "cêcêdêbê". Pra uso "normal" se usa absorventes dentro da caixa, pra tirar os picos, e deixá-la mais amistosa.

O que me estigou a montar essa foi o relato do Renato no HT Forum "mesmo

tendo sido montado para matar a curiosidade apenas, posso afirmar

categoricamente que EU nunca tinha tido uma experiencia tao fascinante

com graves... o danado toca como um bom selado e desce como um

dutado". Quem sabe um dia eu não encaro uma dessa?

Postado em

Concordo com o Kleber. Sub de 8 em LT e full. Não precisa mais do que isto.

Se seu full for o sony, você vai precisar de um tweeter. Se for o Sansung, o pessoal diz que não precisa de tweeter. Qualquer um destes full desce bem a 300 hz ou menos.

Se fosse entre a primeira ou segunda opção, iria pela primeira, só que sem tweeter.

Postado em

ai ai!!

ô duvida!!!!

o nicolas da nar tb falou pra usar soh 2vias... tá certo que o produto eh dele e ele vai defender hehehehe

que sub vc vai usar kleber?

Postado em

Essa é pra quem esta pensando em usar mais de uma caixa LT em uma sala. Palavras do CCDB:

"Convém misturar os canais de sistemas estereofônicos, nas frequências abaixo de 50 Hz e enviá-los a um único sistema amplificador e a uma única caixa, colocada em um único canto do recinto.

O príncipal motivo, é que, colocados em cantos opostos, em uma mesma parede, haverá cancelamento severo de frequências baixas relacionadas com a distância entre os dois cantos. Gastei muito tempo e dinheiro para aprender isto... Uma caixa sozinha em um canto fala mais alto que duas, em dois cantos, e custa a metade..."

Postado em
Essa é pra quem esta pensando em usar mais de uma caixa LT em uma sala. Palavras do CCDB:

"Convém misturar os canais de sistemas estereofônicos, nas frequências abaixo de 50 Hz e enviá-los a um único sistema amplificador e a uma única caixa, colocada em um único canto do recinto.

O príncipal motivo, é que, colocados em cantos opostos, em uma mesma parede, haverá cancelamento severo de frequências baixas relacionadas com a distância entre os dois cantos. Gastei muito tempo e dinheiro para aprender isto... Uma caixa sozinha em um canto fala mais alto que duas, em dois cantos, e custa a metade..."

Sim... repensando o projeto... esse foi um ponto esquecido... :unsure:

Postado em

:o:o

Postado em
:o:o

Pq vc não monta as caixas estereofônicos (essa eu aprendi com o CCDB :lol: ) com os mids de 6" da sony e com os fulls da samsung apenas? Qualquer coisa vc adiciona o tweeter da NAR se não achar o resultado satisfatório! E o sub, LT com 2 Keybass panther de 8" igual a que o Renato do HT Fórum montou com os de 12".

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...