Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Tatohk

Som de qualidade - Nissan Versa

Recommended Posts

Galera, boa noite. Como estão?

Preciso de um auxílio. 

Finalmente depois de 13 anos judiando dele, vou trocar meu Fiesta e estou a 99% de chance de pegar um Nissan Versa, na versão SL de 2020.

Eu estou canibalizando o som que tenho atualmente no Fiesta, então vou migrar para o Versa e gostaria de fazer upgrades que sejam necessários nesse momento, para não mexer depois.  

Então vamos às questões que surgiram:

 

1 - o carro nessa versão vem equipado com multimidia de fábrica. Alguém conhece ou sabe dizer se seria suficiente para produzir um bom som ou eu teria que trocar a HU, ou talvez instalar algo que complemente? 

 

2 - estou tirando do Fiesta o seguinte:

- kit 2 vias Bravox CS60K (Kevlar com 160W = 80w cada lado)

- par de coaxiais traseiros Bravox CX60-BK (120W = 60w cada lado) 

- Subwoofer NAR 10" bobina simples 300W

- Amplificador 4 canais Blaupunkt MK4.80

- Amplificador mono Alpine MRD-M605

 

3 - O sub hoje está em uma caixa selada, mas quero minimizar a ocupação de espaço, então estou pensando em caixa lateral. Por ser um sedan, esse sub daria conta ou seria bom conseguir outro igual e deixar um de cada lado em caixas laterais. Se der conta e ser um trave bom sozinho, mantenho apenas ele. 

 

4 - eu havia pensado em um kit 2 vias Hertz DSK 165.3 ou um Pioneer TS-C170BR. Eles dariam muita diferença do Bravox ou não teria tanta diferença? 

 

5 - resumindo,

- há algo que possa ser acrescentado para melhorar? 

- a HU precisa ser trocada ou ela daria conta com uma boa instalação? 

- o SUB dá conta dos graves sozinho na caixa lateral ou preciso acrescentar outro? (não sou de pancadão) 

- a troca dos falantes vale a pena? 

 

Obrigado desde já pela ajuda. 

 

Abraços. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu trocaria esse kit e colocaria ophera pois é menos gritão que o hertz mas se possível, ouça o kit antes de comprar.

Vai manter o coaxial? Anda pessoas atrás do carro ou na maior parte do tempo é você mesmo? O kit dianteiro se bem amplificado, dispensa o coaxial traseiro.

Sub em caixa trapézio ou quadrada dá mais grave que lateral, mas se a caixa lateral for dimensionada \exatamente\ para a litragem do sub, vai bem.

Mantenha os amps...dependendo da dinâmica, somente o de 4 canais dará conta...eles tem entrada alta também?

A central do versa não conheço, mas se for a original, talvez não tenha saídas rca...no caso ou usa conversor (dá ruído), ou usa processador (mais um equipamento para dar ruído), ou troca a central. Por isso perguntei se seus amps tem entrada alta tbm, aí já dispensa esses acessórios ruidores.

Editado por betodacaravan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa. 

Valeu pelas respostas Beto. 

Então, meus módulos não possuem entrada alta. 

Sobre o sub e a caixa, eu estava pensando em eliminar o sub e tentar fazer um som interno com uma qualidade legal. 

Eu ouço principalmente rock (98% do tempo), então até curto um grave, mas uma batida com uma definição legal, sem muita vibração. 

Será que fazendo uma boa preparação nas portas, com o kit 2 vias e os coaxiais traseiros que já tenho amplificados não ficaria um som legal? 

Os coaxiais eu gostaria de manter, pois sempre tenho pessoas andando comigo na parte de trás do carro. 

Se eu mantiver o que já tenho, tanto falantes quanto módulo stereo, já elimina o gasto com esses itens e posso começar a pensar em um multimidia novo, com entrada RCA. 

Estive pensando em um Pioneer Z5380TV. Creio que será melhor para qualidade de som do que a original. 

Meu kit 2 vias inicia em 50Hz, então acho que via ter um grave até que legal se tratar bem a porta né? O kit original não me desagradaria tanto se eu já não estivesse acostumado com o som que eu já tinha. Achei até que forte por ser original. 

Quero um som com potência, que dê PR a ouvir uns graves definidos, mas não ligo pra muita batida. Quero uma boa qualidade de som. 

Se possível, gostaria de pedir indicação de:

- manta acústica a ser usada para esse projeto (se souberem dizer a quantidade de folhas também ajudaria, a intenção é fazer nas 4 portas) 

- cabos RCA com excelente qualidade que não me deem dor de cabeça

- eu não tenho a manor ideia de onde foram parar os suportes do Tweeter do meu kit Bravox CS60K para colocar no painel (aqueles tipo copinho). Se alguém puder me indicar onde eu consigo esses suportes para os tweeters do Bravox eu agradeço. Estou procurando mas está difícil achar. 

 

Desculpa o texto grande. Quando me empolgo escrevo pra caramba, hahah. 

 

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa.

Agora que re-li e vi que usa o kit kevlar da bravox...é um bom kit, aguenta muita pancada e tem uma voz interessante, só o tw que acho metalizado e gritão.

Pode tratar as portas sim, tbm colocando espuma no forro da porta para evitar vibrações.

Com a nova central, verás que o som sem processador fica mais natural, é menos eletrônica para atrapalhar o sinal.

Rca pode ser ophera, manta tem uns modelos ophera, technoise etc.

Portas tratadas, com bons midbass e bem amplificados e com a frequência certa, em certos casos dispensam um sub pequeno.

Mantenha os coaxias ligados na hu, e os kits dianteiros nos bridges do blaupunkt em 4ohms cross full...(isso mesmo, cada falante recebendo uns 120, 150 rms)

Cabos de alimentação do amp de mesma bitola sempre.

Já que pensa em não usar o sub no momento, por enquanto é isso que eu faria.

Editado por betodacaravan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 18/04/2024 at 21:29, Tatohk disse:

Galera, boa noite. Como estão?

Preciso de um auxílio. 

Finalmente depois de 13 anos judiando dele, vou trocar meu Fiesta e estou a 99% de chance de pegar um Nissan Versa, na versão SL de 2020.

Eu estou canibalizando o som que tenho atualmente no Fiesta, então vou migrar para o Versa e gostaria de fazer upgrades que sejam necessários nesse momento, para não mexer depois.  

Então vamos às questões que surgiram:

 

1 - o carro nessa versão vem equipado com multimidia de fábrica. Alguém conhece ou sabe dizer se seria suficiente para produzir um bom som ou eu teria que trocar a HU, ou talvez instalar algo que complemente? 

 

2 - estou tirando do Fiesta o seguinte:

- kit 2 vias Bravox CS60K (Kevlar com 160W = 80w cada lado)

- par de coaxiais traseiros Bravox CX60-BK (120W = 60w cada lado) 

- Subwoofer NAR 10" bobina simples 300W

- Amplificador 4 canais Blaupunkt MK4.80

- Amplificador mono Alpine MRD-M605

 

3 - O sub hoje está em uma caixa selada, mas quero minimizar a ocupação de espaço, então estou pensando em caixa lateral. Por ser um sedan, esse sub daria conta ou seria bom conseguir outro igual e deixar um de cada lado em caixas laterais. Se der conta e ser um trave bom sozinho, mantenho apenas ele. 

 

4 - eu havia pensado em um kit 2 vias Hertz DSK 165.3 ou um Pioneer TS-C170BR. Eles dariam muita diferença do Bravox ou não teria tanta diferença? 

 

5 - resumindo,

- há algo que possa ser acrescentado para melhorar? 

- a HU precisa ser trocada ou ela daria conta com uma boa instalação? 

- o SUB dá conta dos graves sozinho na caixa lateral ou preciso acrescentar outro? (não sou de pancadão) 

- a troca dos falantes vale a pena? 

 

Obrigado desde já pela ajuda. 

 

Abraços. 

 

Boa tarde, 
Tb tenho um Versa 2019/2020 passei precisamente pela mesma situação. Respondendo as suas dúvidas, Multimídia vale a pena trocar ou não? Bom depende do quanto você pretenda investir. Se for para ouvir qualidade, sim troque pela 5380, não se vai arrepender. Depois comece por colocar fiação nova desde os falantes até ao amplificador, ( fiação 100% cobre, 2x2,5mm) desta forma evita emendas e cortes nos chicotes do carro.  Quanto a cabos RCA dê preferência a cabos de qualidade, por exemplo tem os Connection ( Audison) bem melhor que as marcas nacionais custando o mesmo preço. Amplificador Blaupunkt Classe AB, alimente o kit com ele no modo estéreo, se achar pouco coloque em Bridge e observe os resultados. Para alimentar o Sub, coloque o módulo que você já tem ( Alpine).  Teste e caso não satisfaça, evolua para um kit 2 vias melhor ( Morel por exemplo)
 não esqueça você tem a maioria do material, só está faltando a multimídia e talvez o kit 2 vias.
Boas audições....

Editado por quiquas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu mesmo pelas respostas. 

Me deram uma baita direção já. 

Vou fazer da seguinte forma então:

 

- trocar a HU e colocar a Pioneer Z5380TV

- tratar as 4 portas com manta acústica 

- na frente colocar o kit 2 vias 

- na traseira colocar os coaxiais 

- não vou colocar sub nesse momento. Vou instalar tudo e rodar pra ver como fica o som sem sub e se me agrada

 

Tenho só umas perguntas, bem de leigo hahah.

 

- se eu colocar nos bridges e o falante receber 120, 150w  do módulo, não corro risco de danificar já que eles são de 80w cada um? 

 

- se eu colocar nas portas traseiras 2 mid-bass parecidos com os que estão indo na frente, vale a pena amplificar? No caso me ofereceram um bravox CS60D usado, que seria parecido com o que vai na frente só não é Kevlar e tem 10w a menos. Eu só não vou colocar o tweeter desse kit. Vou deixar o tweeter só do kit frontal. 

Isso seria melhor que os coaxiais? 

Ou seria melhor manter nas traseiras os coaxiais que eu já tenho ao invés dos mid-bass desse kit? 

Pensei nos mid-bass para ter um pouco mais de peso no som e sem o tweeter não comprometeria o palco do kit frontal né? 

Eu só ficaria com os 2 tweeters desse kit sobrando 

 

Valeu novamente pelas respostas. Me ajudaram pra caramba. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando colocar no bridge em princípio ele vai tocar mais encorpado em relação ao stereo, não irá queimar, deixe o ganho do amplificador a +- 1/4 para que o sinal não vá com distorção para os falantes.

Sobre o que colocar a tras, como o carro é grande vai ficar um vazio se deixar só o kit tocando. se você colocar os mids nas portas traseiras liga eles no canal do sub e faz um corte 60hz. Não vai fazer o trabalho do sub mas vai ajudar a preencher o vazio que fica atrás. Nao irá ter grave forte mas vai tocar bem, não esqueça que esses falantes não são muito fortes,  vá testando e observe os resultados.

Sobre esse seu amplificador tenho alguma curiosidade, ele é um blaupunkt 4.80 ? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo.

É um Blaupunkt Mk 4.80.

Vou te dizer que o som original, depois de equalizar, mesmo com os falantes originais, tem um potência razoável. Essas portas parecem que tem uma acústica legal. 

Acho que se tratar as portas vai ficar um som bom e vou acabar eliminando o sub mesmo. 

Posso pegar o 2 vias da bravox qu e me ofereceram e usar só os mid-bass atrás como você indicou, com o corte pra grave, mas pensei também em pegar um 2 vias Ophera OP90 usado pra colocar na frente e usar os mid-bass do meu 2 vias atras com esse corte. 

O fato do meu kit ser Kevlar traz algum benefício pra ser usado atrás com o corte ao invés do outro? Saberia me dizer? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Os falantes que vêm no carro são Clarion,  Full Range que toca no Max. 20w como se costuma dizer toca. Quanto ao módulo Blaupunkt tenho visto eles por aqui num preço bem acessível. Sei que a uns 20 anos eles eram fabricados na Alemanha e tinham qualidade muito boa, daí a minha curiosidade nestes modelos mais recentes.

 Relação ao kit Ophera, sei que ele toca agradávelmente bem com tendência a mandar o som para o grave, dependendo do custo dele pode ser sim uma boa opção. Quanto ao mid da Bravox ser kevlar ou não, não vai fazer diferença no resultado. Você falou que tinha outro falante para colocar atrás que não era o Bravox kevlar, qual é? Pelo que li no início das postagens você tirou os coaxiais do carro anterior, é esse?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa. Boa tarde. 

Gostei bastante da qualidade do Blaupunkt. Pro que eu tenho achei que ficou bem tranquilo. Ainda mais que estava usando 1 canal pra cada falante, já que meu sub eu usava ao módulo mono. 

 

Então, eu tenho um par de coaxiais Bravox da linha diamond, 60w rms cada. 

O kit que surgiu é um diamond tmb, CS60D, com 70wrms cada. 

A ideia seria colocar, então, os mid-bass dele nas portas traseiras, e fazer um corte pra eles funcionarem nas frequências mais graves. 

Não sei se os coaxiais que tenho já ficariam bons o suficiente nesse papel nas portas traseiras ou se os mid-bass ficariam melhores. 

E posso ver um outro 2 vias pra colocar na frente e atrás eu deixaria os mid-bass Kevlar do meu kit atual. Cheguei a ver usados Ophera OP90 e um Audiophonic Club KC 6.3. Vejo opiniões pra ambos os lados. Não sei dizer qual seria mais legal de colocar caso opte por essa configuração. 

 

Quero realmente ficar sem caixa. Além de ficar com o porta-malas livre, é um módulo a menos, e creio que a colocação de tudo demandaria mexer na bateria também. 

 

Uma pergunta.

Existe a possibilidade de colocar nas portas traseiras subwoofer de 6"?

Sei que não é o mesmo que uma caixa, mas também não sei se ficaria muito forte o grave interno a ponto de incomodar quem estivesse dentro do carro. 

 

Já pensei em tanta coisa que nem tenho ideia hahah. 

 

Em um primeiro momento vou deixar a multimidia original, pois tive que gastar um pouco e tô pensando em segurar um tempo. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá,

Para as portas da frente: Audiophonic ( vai tocar com mais detalhe) se optar pelo Ophera, o som será mais encorpado, uma vez que não vai existir sub, talvez seja uma boa opção. 

Portas traseiras : o mid da Bravox tocando no canal do sub, me parece uma opção interessante para preencher o vazio que fica atrás. Sobre os coaxiais eu não colocaria a uso.

Nesta configuração terá um set que vai tocar de tudo um pouco mas, se lembre de uma coisa, você é quem vai ouvir, vai ter que ir testando e ver como fica no seu ouvido. Tentando aproveitar o que você tem acho que vai ficar bom. Sobre a multimídia, uma vez que vai aproveitar a que veio no carro, aí acho que um processador nacional irá te ajudar muito nos acertos dos falantes. Sobre a bateria que vem no carro, são 50A só vai dar mesmo para o Blaupunkt. No meu caso tenho um Hertz 5 canais classe D a uso precisamente por causa da bateria ser só de 50A. Tenho outros amplificadores classe AB ( Rockford Fosgate e Alpine V12) aí sim toca com muito mais qualidade que o Hertz que é muito mais caro. No meu caso alimento um sub Morel primo de 10" com um módulo classe D ( Kenwood 8105D).

Você vá testando, ouça volte a ouvir, veja o que está faltando, assim você vai perceber se existe algum gargalo no sistema. A missa ainda nem começou, kkkkk.

Comece os trabalhos e Venha aquidizendo como está a ficar o set, estou curioso também, kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia de sábado...

Eu recomendo que se for usar coaxial, que seja da mesma linha do kit 2 vias para não ter diferença de timbre ou frequência o que estragaria o palco.

Se for amplificar o coaxial vai atrapalhar o palco mas teste com as músicas que mais gosta de ouvir e atenue no ganho do amp ou use o fader para correta distribuição de som.

Sub na porta, os mids bravox, audiophonic, herts, ophera, a carcaça tem boa profundidade o que já acopla a frequência se a porta for bem tratada.

Mas é você que anda no carro a maior parte do tempo, então sente no banco de trás e vá fazendo as regulagens.

EU, digo eu, não usaria processador se a central tiver ta, 3way, 6rca etc.

É menos eletrônica para atrapalhar e sujar o som.

Editado por betodacaravan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite. 

Valeu pelas respostas pessoal. 

Me deram um bom direcionamento. 

Eu fiz um pedido de manta acústica pelo Aliexpress. Vamos ver se presta quando chegar. Chega só no final do mês então tenho um tempo pra mudar de ideia com relação a muita coisa hahah. 

 

Eu estou meio quebrado esses tempos, então devo manter a central multimidia original agora no início, até entrar uma grana depois. 

 

Como ela não tem RCA, terei que usar adaptador né? Isso vai me trazer muito problema? Ou uma instalação bem feita não vai me causar dor de cabeça? 

 

Pensei até em manter um sub, mas não queria ocupar muito espaço. Talvez uma caixa slim, ou minha caixa mesmo. Não quero nada embaixo dos bancos, pq ando sempre com gente da família atrás e vai dar ruim. 

 

Estive pensando em pegar o 2 vias da Ophera, o OP90 para a frente, botar os Bravox Kevlar nas traseiras com o corte sugerido. Ele pega frequência a partir de 50hz se não me falha a memória. 

 

Se usar meu sub, ia acabar usando o modulo mono também, aí acho que a bateria de 50A não vai dar conta. 

 

Nesse caso precisaria colocar uma fonte? O ideal seria uma de 40A, um pouco abaixo da bateria, ou teria que ter outra amperagem? 

 

Até lá eu fico doido hahah. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ophera tem boa sonoridade e aguenta potência e pancada.

Pode instalar assim mesmo, kit ophera na frente e bravox atrás lembrando que são kits de construção diferente e frequências diferentes.

Sub fica a seu critério.

Use conversor rca, tem bons modelos no mercado, eatech, falcon etc...pode dar ruído? Sim pode como não pode dar tbm. Só instalando.

Fonte somente com o carro desligado.

A bateria dá conta do recado com o carro ligado pois alguns alternadores geram até 120 ah, pode ficar tranquilo que alimenta a bateria sem problemas...desligado, tem um tempo de carga que só usando o som saberá...sei lá, 1 hora, 2 horas.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O porta-malas do Nissan Versa é gigante e está com dó disso? Eu manteria o NAR de 10" na caixa atual. Quanto aos kits 2 vias, fuja de Pioneer TS-C170BR.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...