Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mogar

Clarion db245

Recommended Posts

Oi pessoal,

Alguem tem ou sabe onde posso achar uma foto da placa do Clarion db245 ? Preciso saber se tem como puxar dele uma saida spdif (geralmente fica logo apos a controladora do leitor).

Se alguem tiver dados do chip que faz o controle de leitura, acho que jah serve...

Vlw.

ah, se alguem souber algum contato com um suporte da clarion por e-mail, agradeco..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

mogar, manda mp pro gabriel "zambrana" do cdr, ele é eng. da clarion do brasil.

e se der pra fazer mesmo, me avisa q compro um pxa e um db355 pra "ser feliz"

Compartilhar este post

Link para o post
Oi pessoal,

Alguem tem ou sabe onde posso achar uma foto da placa do Clarion db245 ? Preciso saber se tem como puxar dele uma saida spdif (geralmente fica logo apos a controladora do leitor).

Se alguem tiver dados do chip que faz o controle de leitura, acho que jah serve...

Vlw.

ah, se alguem souber algum contato com um suporte da clarion por e-mail, agradeco..

Mogar... normalmente vc puxa antes do receiver SPDIF (que é ligado ao CI "controlador da bagaça". Esse CI só entrega o sinal amplificado correspondente à leitura... o receiver tem que desempacotar o sinal S/PDIF pras DACs. Dele, vai direto pras DACs, portanto, deve estar do lado delas. Dá uma procurada pelos datasheets dos CIs maiores, acho que não tem erro.

Só algumas observações: Provavelmente o nível vai ser TTL. Pra coax, vc tem que usar dapatador (no sound.au tem esquema). Se for usar PXA, vai ter que usar link ótico... uma vez achei um esquema, não sei onde... o complicado é achar o emissor encapsulado pra fibra...

Compartilhar este post

Link para o post

o Sakata jah puxou de um clarion 6375 (se nao estou errado) essa saida digital, ligou no cabo coaxial e funcionou perfeito...

nao eh pra usar com um pxa nao.... eh outro esquema.... soh nao falo o que eh pq senao vai ter cara correndo atras pra comprar o que vou comprar antes de mim, que jah tah reservadinho enquanto a grana do player nao cai na minha conta.

eu tenho a opcao de pegar um player h-buster pra fazer a mesma coisa, soh que eu teria garantia no player mesmo modificado. a encrenca de pegar o clarion 245 eh que eu nao teria garantia depois de aberto (fora que nao sei se eu conseguiria um preco legal nele). o h-buster por dentro eh bem feito (fui na fabrica conferir), usa ateh um CI da sony pra controle de leitura que eh o top deles pra cd-player.... mas a qualidade da saida amplificada (que vou precisar) nao tenho ideia, e tb o clarion na minha opiniao eh muito mais bonito.

Compartilhar este post

Link para o post
o Sakata jah puxou de um clarion 6375 (se nao estou errado) essa saida digital, ligou no cabo coaxial e funcionou perfeito...

nao eh pra usar com um pxa nao.... eh outro esquema.... soh nao falo o que eh pq senao vai ter cara correndo atras pra comprar o que vou comprar antes de mim, que jah tah reservadinho enquanto a grana do player nao cai na minha conta.

eu tenho a opcao de pegar um player h-buster pra fazer a mesma coisa, soh que eu teria garantia no player mesmo modificado. a encrenca de pegar o clarion 245 eh que eu nao teria garantia depois de aberto (fora que nao sei se eu conseguiria um preco legal nele). o h-buster por dentro eh bem feito (fui na fabrica conferir), usa ateh um CI da sony pra controle de leitura que eh o top deles pra cd-player.... mas a qualidade da saida amplificada (que vou precisar) nao tenho ideia, e tb o clarion na minha opiniao eh muito mais bonito.

Poxa Mogar....para de segurar informação...fala aí..estou curioso.. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... aí vai depender... mesma marca, modelos diferentes, recheios diferentes...

Compartilhar este post

Link para o post

DAS TREVAS

Olhem só o que achei, será que dá para adaptar no carro?

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?sit...MLB&id=29453106

SIMPLES: Bastante utilizado nas placas-mãe ASUS mais simples, possui apenas SAÍDAS DIGITAIS, em dois padrões, RCA ou Fibra Óptica, conectado na placa-mãe atravéz de 3 fios (Conector de quatro pinos em série, sendo que o segundo fio é isolado, não tem função alguma). Com ele torna-se capaz a conexão de seu computador ao seu aparelho de som ou hometeater, utilizando-se do padrão via CABO RCA ou ainda Fibra Óptica, para usufruir de total capacidade de saída de áudio digital de seu sistema multimedia, especialmente para a reprodução de DVD's com sistema de áudio de alta fidelidade. ESTA É UMA PEÇA ORIGINAL ASUS, Mas mesmo assim é compátivel com várias placas de outros fabricantes. Consulte seu manual de instruções para saber se sua placa é compativel com este conector.

COMPOSTO: O conector S/PIDF COMPOSTO está presente em quase todas as placas topo de linha da ASUS e SOYO, e em algumas mais simples também, com esse conector vc poderá extrair todo o poder do áudio digital, pois ele incorpora o que há de maior tecnologia em áudio digital para desktops, ele adiciona à sua placa saídas independentes para canal central ou subwoofer, e para sistema de auto-falantes trazeiros (5.1 ou 6.1) criando um ambiente de envolvimento espetacular. Ainda, como o conector SIMPLES, saídas para áudio digital via cabo RCA ou Fibra Óptica, e o melhor, possui também ENTRADAS DE ÁUDIO DIGITAL VIA RCA E FIBRA ÓPTICA!!! Indispensável para quem gosta de capturar aúdio de DVD's ou CD's de áudio com alta qualidade!! ESTA É UMA PEÇA ORIGINAL SOYO, mas mesmo assim é compátivel com diversas placas de outros fabricates. Consulte os manuais de sua placa para verificar a compatibilidade da mesma!!

Compartilhar este post

Link para o post

problema eh a fonte, pq o computador precisa de +12, -12, +5, -5 e +3.3 volts.... complicadinho e fazer isso no carro, ainda mais pro consumo que uma placa mae tem....

Compartilhar este post

Link para o post
problema eh a fonte, pq o computador precisa de +12, -12, +5, -5 e +3.3 volts.... complicadinho e fazer isso no carro, ainda mais pro consumo que uma placa mae tem....

Simples, usa a fonte do próprio computador e um inversor, acaba saindo mais barato do que montar uma fonte estabilizada usando todas essas tensões.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade é ver se tem jeito de colocar no próprio cd player....na saída digital spdif..

ou seja, fazer uma saída digital num cd player que não tem utilizando/readaptando essa placa nele. Isso sem usar a placa mãe.

dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post
Simples, usa a fonte do próprio computador e um inversor, acaba saindo mais barato do que montar uma fonte estabilizada usando todas essas tensões.

o problema eh que um inversor por menos de 300 conto eh complicado, e por menos que isso pego um player usadinho e puxo uma saida spdif nele...

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, mas talvez essa placa tenha alimentação de 12 v mesmo.....e não de 5v!

Se sim é só puxar a saída spdif e colocar nessa placa, ligar a placa no 12v com algumas alterações que não sei quais...

Aí não precisaria de inversor ou fonte de pc se for de 12v!

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é, mas talvez essa placa tenha alimentação de 12 v mesmo.....e não de 5v!

Se sim é só puxar a saída spdif e colocar nessa placa, ligar a placa no 12v com algumas alterações que não sei quais...

Aí não precisaria de inversor ou fonte de pc se for de 12v!

Acho que vc entendeu errado o que essa placa faz...

O que ela faz simplesmente eh converter o pino que tem na placa mae para saida digital num conector padrao, para ser fixado na parte de tras do gabinete.

Isso pq naquele monte de pininho que vc ve na placa mae tem coisas que nem sempre vem os adaptadores pra colocar atras do gabinete.

O que eu preciso eh pegar um player e soldar apos o controlador do drive de cd um fio no pino que tem saida spdif e colocar num dac, que alias, comprei ontem :vts (um nakamichi dac-41 turbinado, com capacitores de tantalo e amp ops burr brown) ... e claro que entre o dac e o amp, precisa de um controle de volume, que no meu caso, vai ser um potenciometro Alps.

Pena que a fonte de alimentacao do meu micro queimou e eu tive que gastar 200 conto numa fonte que segure o tranco (micro forte eh legal, mas arranjar fonte que aguente eh complicado), e nisso foi parte da grana que eu ia gastar no projeto.

Logo logo as B&W estarao no pezinho (semana que vem), o dac e o potenciometro, bem como o amp jah estao em casa, ai fica depois soh faltando o player com a saida digital puxada pra eu finalmente ter um som que preste no meu carro, mas esse nao sei quando vou ter tempo ( $$$ ) pra colocar..

Compartilhar este post

Link para o post

Ah entendi, pensava que essa placa funcionava como um DAC...

Quais dacs são disponíveis no mercado e a facha de preço? Principalmente os mais baratos, pois p.ex o pxa é muito caro...

VAlew pela explicação..

ps: Seu sistema vai ficar VIOLENTO...

ps2: Creio que a tendência do áudio será usar somente saídas spdif e amplificadores que tenham entrada digital ou então usar dacs...

O eq 9200 da Pioneer tem entrada spdif não né?

abraços

dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post

isso nao sei. dac avulso eh algo dificil de achar, e por isso agarrei a oportunidade que tive. antes cheguei ateh a dar uma estudada num projeto de dac, mas os custos iam ser altos, pq tudo quanto eh dac (falando do dac propriamente dito, e nao no conjunto spdif receiver + dac + pre-amp) hoje eh SMD, bem como os spdif receivers, entao vc precisa de placa pra montar prototipos.

a encrenca do meu sistema vai ser que nao vai sair radio pelos pezinhos (afinal, o que tem saida spdif eh a leitura do cd, o radio eh analogico), entao vou ter que manter falantes na porta pra tocar radio quando eu quiser ouvir noticias de transito... mas ateh ai, vou colocar os falantes que eu tinha antigamente ligado nas saidas amplificadas e pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

mogar, e como vc vae fazer o TA? vae usar um pxa?

eu tinha pensado em fazer algo bem parecido no radio renault (já me arrependi de nao ter compraod o pxa-700 invez do 7897)

com o pxa, vc pode usar o spdif do cd, e tirar um par de RCA do pré do radio p/ a entrada analoga do Pxa, ae qdo vc quer radio é só alternar entre digital e analogica no proprio pxa

Compartilhar este post

Link para o post

nao, vai ficar sem TA mesmo.... nao vai ter TA nem eq, estou buscando timbre o mais puro possivel, e o palco que se dane.

e como os falantes vao estar no pezinho, o ta eh bem menos critico do que quando se usa tweeter na coluna ou mesmo full ranges, pois a diferenca de distancia para o ouvido no meu caso eh menor do que nestes citados...

Compartilhar este post

Link para o post
isso nao sei. dac avulso eh algo dificil de achar, e por isso agarrei a oportunidade que tive. antes cheguei ateh a dar uma estudada num projeto de dac, mas os custos iam ser altos, pq tudo quanto eh dac (falando do dac propriamente dito, e nao no conjunto spdif receiver + dac + pre-amp) hoje eh SMD, bem como os spdif receivers, entao vc precisa de placa pra montar prototipos.

a encrenca do meu sistema vai ser que nao vai sair radio pelos pezinhos (afinal, o que tem saida spdif eh a leitura do cd, o radio eh analogico), entao vou ter que manter falantes na porta pra tocar radio quando eu quiser ouvir noticias de transito... mas ateh ai, vou colocar os falantes que eu tinha antigamente ligado nas saidas amplificadas e pronto.

Eu aqui consegui alguns samples do AD1833ACST da Analog Devices que é um DAC 24-bit e 192kHz mas não vi nenhuma maneira de ligar S/PDIF nele. Sabe de alguma coisa? O componente é minusculo, quero ver o trabalho que é soldar ele.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu aqui consegui alguns samples do AD1833ACST da Analog Devices que é um DAC 24-bit e 192kHz mas não vi nenhuma maneira de ligar S/PDIF nele. Sabe de alguma coisa? O componente é minusculo, quero ver o trabalho que é soldar ele.

Vc precisa de um SPDIF receiver que seja compativel com a entrada desse DAC, pois a entrada desses dacs em geral eh serial (os com entrada paralela sao raros e muito mais caros), e vc precisa saber o protocolo utilizado na entrada serial pra esse dac e achar um spdif receiver que tenha saida com o mesmo protocolo.

A Crystal tinha um modelo muito bom, o CS8412, que vinha em encapsulamento DIP e eh compativel com uma porrada de dacs, mas ela tirou de linha e o modelo que substituiu eh soh SSOP (smd), ou seja, nao da pra prototipar, tem que fazer placa. Tentei achar por aqui sem sucesso, tentei ateh importar, achei 2 unidades na Inglaterra que foram vendidas logo antes de eu bater o martelo....

A solda de smd pra fazer na mao eh meio complicada, e nao eh feita com solda convencional. A placa tem que vir com o pad estanhado, ai vc usa soh fluxo e com o calor a solda da placa fixa o componente. O soldador tem que ter baixa potencia, alem de nao deixar vazar corrente pela ponta, e a ponta nao pode estar estanhada.

Soh que fazer placa eh complicado, pois tem um custo para a 1a unidade bem alto, mas as seguintes sai barato (pq seguem as mesmas mascaras, entao o custo das mascaras eh um soh), soh que como prototipacao envolve mudancas de layout, e vc gasta no minimo uns 200 conto pra cada vez que for mudar a placa, a brincadeira ia ficar cara.

Eu ia montar meu proprio dac, mas devido a esses problemas todos, acabei comprando esse Nakamichi, pq sei que toca bem, eh compativel com meu amp (jah havia testado ele), e o custo eh menor. Provavelmente um dac diy com tudo burr brown top ia tocar mais, soh que nada era garantido.

Ah, outra coisa, se vc for usar os 192kHz desse dac, vc tem que usar um filtro digital compativel com ele, que vai fazer o oversampling externamente, e possivelmente iria ter que usar algum circuito tipo PLL pra limpar o clock e sincroniza-lo na frequencia correta pra tirar jitter... Ai fica complicada a parada, e jah ouvi falar que tem muito dac sem oversampling que toca melhor que dac com oversampling, vide os dacs da Audionote.

Compartilhar este post

Link para o post

pow, bem legal, ta ae algo q acho muito bacana.

só q ao invez de pegar o pe de bode pq tu nao pega o 355?

tudo bem q o chassi é o mesmo e vc nao tem kra de q var ouvir muito mp3 no carro....

Compartilhar este post

Link para o post

Vc precisa de um SPDIF receiver que seja compativel com a entrada desse DAC, pois a entrada desses dacs em geral eh serial (os com entrada paralela sao raros e muito mais caros), e vc precisa saber o protocolo utilizado na entrada serial pra esse dac e achar um spdif receiver que tenha saida com o mesmo protocolo.

A Crystal tinha um modelo muito bom, o CS8412, que vinha em encapsulamento DIP e eh compativel com uma porrada de dacs, mas ela tirou de linha e o modelo que substituiu eh soh SSOP (smd), ou seja, nao da pra prototipar, tem que fazer placa. Tentei achar por aqui sem sucesso, tentei ateh importar, achei 2 unidades na Inglaterra que foram vendidas logo antes de eu bater o martelo....

A solda de smd pra fazer na mao eh meio complicada, e nao eh feita com solda convencional. A placa tem que vir com o pad estanhado, ai vc usa soh fluxo e com o calor a solda da placa fixa o componente. O soldador tem que ter baixa potencia, alem de nao deixar vazar corrente pela ponta, e a ponta nao pode estar estanhada.

Soh que fazer placa eh complicado, pois tem um custo para a 1a unidade bem alto, mas as seguintes sai barato (pq seguem as mesmas mascaras, entao o custo das mascaras eh um soh), soh que como prototipacao envolve mudancas de layout, e vc gasta no minimo uns 200 conto pra cada vez que for mudar a placa, a brincadeira ia ficar cara.

Eu ia montar meu proprio dac, mas devido a esses problemas todos, acabei comprando esse Nakamichi, pq sei que toca bem, eh compativel com meu amp (jah havia testado ele), e o custo eh menor. Provavelmente um dac diy com tudo burr brown top ia tocar mais, soh que nada era garantido.

Ah, outra coisa, se vc for usar os 192kHz desse dac, vc tem que usar um filtro digital compativel com ele, que vai fazer o oversampling externamente, e possivelmente iria ter que usar algum circuito tipo PLL pra limpar o clock e sincroniza-lo na frequencia correta pra tirar jitter... Ai fica complicada a parada, e jah ouvi falar que tem muito dac sem oversampling que toca melhor que dac com oversampling, vide os dacs da Audionote.

Mogar, meu conhecimento sobre ele não vai tão longe, esses são os dados que tem na capa do datasheet dele:

FEATURES

5 V Stereo Audio System with 3.3 V Tolerant Digital

Interface

Supports 96 kHz Sample Rates on Six Channels and

192 kHz on 2 Channels

Supports 16-/20-/24-Bit Word Lengths

Multibit Sigma-Delta Modulators with

“Perfect Differential Linearity Restoration” for

Reduced Idle Tones and Noise Floor

Data Directed Scrambling DACs—Least Sensitive to

Jitter

Differential Output for Optimum Performance

DACs Signal-to-Noise and Dynamic Range: 110 dB

–94 dB THD + N—6-Channel Mode

–95 dB THD + N—2-Channel Mode

On-Chip Volume Control Per Channel with 1024-Step

Linear Scale

Software Controllable Clickless Mute

Digital De-Emphasis Processing

Supports 256 x fS, 512x fS, and 768x fS Master

Clock Modes

Power-Down Mode Plus Soft Power-Down Mode

Flexible Serial Data Port with Right-Justified, Left-

Justified, I2S-Compatible and DSP Serial Port Modes

Supports Packed Data Mode (TDM) for DACs

48-Lead LQFP Plastic Package

Na verdade eu só peguei ele como sample por curiosidade, pois meu amigo queria um conversor de video e eu peguei 2 deste componentes apenas para não perder a viagem.

Compartilhar este post

Link para o post
Hellmind, tem fotos?s

Vini, acredito que vc quer fotos para saber o tamanho dele, certo? É que eu fiquei me perguntado "Mas pra que ele quer fotos de um componente?" :lol: .

Aqui tem uma que eu tirei pra mostrar a dificuldade que vai ser soldar ele, do lado o grafite de uma lapiseira 0,3mm. Desculpe a qualidade, mas minha câmera não é boa pra tirar fotos de perto mesmo com o macro ligado.

ad1833acst2tz.jpg

Essa imagem esta no datasheet dele, mais informações úteis tb.

ad1833acstd3fx.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, facinho de soldar! :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Ah, facinho de soldar! :vts

Tem uma técnica que eu nunca testei mas dizem dar um excelente resultado, foi falada por uma pessoa que faz manutenção de MBs e sempre esta trabalhando com SMD.

"1 - Solde apenas 1 teminal de cada lado apenas para fixar o componente na placa.

2 - Lambuze todos os terminais de fluido de solda.

3 - Incline a placa

4 - Com o soldador comece a derreter o estanho no pino que ficou na parte de cima e faça esse estanho percorrer todos os terminais.

O acabamento fica perfeito, é muito dificil que um pino fique soldado no outro a não ser que vc tenha passado pouco fluido. Para fazer a limpeza do fluido que ficou na placa utilize álcool isopropílico."

Simples, não? Só falta testar...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...