Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

««¤Re¥¤»»

Qualidade no Vectra o que fazer???

Recommended Posts

Postado em

Eae Galera!!!

Pesquisei bastante e ouvi muitas coisas em sonorização, no final se conclui que qualidade=muito $$$ gasto. :(

Se eu fosse comprar tudo, me indicaram, Da marca Hurricane Os módulos HA4.120, o Punch 200 02 Canais e o SubWoofer 12 pol. 150W RMS e os kits da Bravox CS60D, CS50D ambos com 70rms

Gostaria de umas dicas ou opiniões sobre o que fazer com o que tenho e o que eu precisaria adquirir. Ou se o que me indicaram realmente seria o melhor.

Eu tenho um player Pioneer 9650, Módulo Falcon HS1100S, Sub 10' Fosgate mod.c/ emblema em relevo. No interior falantes originais 99. A ideia a principio é colocar o sub numa cxa selada de fibra moldada na lateral do porta malas com um módulo rca e o mod hs 1100 destinado aos 4 canais no interior do veiculo.

Vlw!!! :):legal:

Postado em

Olá,

Quanto vc pretende gastar?

Se você quer um som com qualidade, esqueça esse Falcon. Fique por enquanto só como Pioneer, o Módulo Fosgate e o Subwoofer. Vc poderia colocar mais um Wharf Clean 4 canais com um (ou dois) kit MB Quart Discus. Eu não sei se vai passar do seu orçamento, mas se passar, o kit 2 vias da Visteon tem sido bem comentado no fórum! Não esqueca de usar RCA e cabos de falantes de qualidade. Pq com um RCA xing ling, seu som vai sair xing ling hehe. Abraços

Guilherme

Postado em
ola amigo..como o seu carro é sedan vc vai ter que esquecer a caixa selada e partir para uma Band-pass....

Hein!?

nao dizem que em carro sedan deve-se utilizar uma caixa band-pass ...para que os dutos tenham comunicaçao com o interior do veiculo ??? :huh:

Postado em

nao ??? poxa....entao estava com um conceito completamente errado! (estou aprendendo)...entao como fica no caso de um sedan ?

Essa de ''é sedan? Vai ter que ser bandpass'' não cola mais faz tempo...

Se vc quer porrada no sedan, a bandpass funciona.

Vc tem uma resposta quadrada, então com meia duzia de continhas vc consegue um pico animal entre 40 e 70hz por ex...

Agora, se o negócio é subgrave, sistema voltado para qualidade, esquece bandpass. Não vai dar a resposta que vc procura.

Um dutada atende muito melhor as suas necessidades.

Como o subgrave passa p/ cabine? Não sei, mas ele passa.

Se vc quiser facilitar, faça a saida do duto prox a algum buraco no tampão(buraco do 6x9 original por ex, sem o falante, é claro...).

Os melhores subgraves que já vi em carros sedan, era com caixas dutadas.

O user mdiana aqui do forum tinha 2 JL 10W0 num Vectra, com dutada laterais. A comunicação da caixa com a cabine era zero, e o subgrave impressionava, era mto estupido.

Eu mesmo tinha 2 NAR 10" em dutada, na mala de um Omega. Os dutos desembocavam prox ao tampão, o qual teve os falantes 6x9 originais retirados, restando apenas os buracos.

Ainda não vi um sedan com subgrave superior.

Postado em

depende do sedan e do sub crasher..... vc nao esta completamente certo nem completamente errado. Tive no lancer (sedan) 1 dutada, 1 selada, 3 bandpass, sendo as 2 ultimas com o mesmo sub. e lhe digo q a penultima tinha sum spl inacreiditavel para o sub em questão.

Rey,

tudo depende de qto gastar, se vc já tem o sub e o head, pode tentar usa-los, verifique o modelo exato do sub (tem na traseira dele).

veja tb alguns equipamentos usados (eu prefiro comprar um bom amp usado do que um medio ruim novo), tem varios na sessao de classificados aqui do forum

Postado em
depende do sedan e do sub crasher..... vc nao esta completamente certo nem completamente errado. Tive no lancer (sedan) 1 dutada, 1 selada, 3 bandpass, sendo as 2 ultimas com o mesmo sub. e lhe digo q a penultima tinha sum spl inacreiditavel para o sub em questão.

Rey,

tudo depende de qto gastar, se vc já tem o sub e o head, pode tentar usa-los, verifique o modelo exato do sub (tem na traseira dele).

veja tb alguns equipamentos usados (eu prefiro comprar um bom amp usado do que um medio ruim novo), tem varios na sessao de classificados aqui do forum

DEPENDE REALMENTE <)

´

Uma coisa que muita gente esquece nos sedãs é qual a capacidade de escoamento do porta malas para a cabine. em alguns sedãs é maior que em outros, quanto menor essa capacidade menos pressão pode aplicar antes de começar a ouvir só lata batendo e nada de grave...

Já usei selada em sedã, tinha um RFP1412 empurrado pelo canal sub de um RF 5;3x no vectra e até funfava legal... a caixa band pass passa a ser impressendível quando se quer altos niveis de pressão dentro da cabine, mas realmente a resposta e menos extensa e tem o inconveniente de matar o timbre do falante.

A menos que o nivel de escoamento seja MUITO baixo, como do Corolla novo e denais carros completamente "lacrados" e que não se exija absurdos de pressão, tambem fico com a caixa bass reflex nos sedãns

[]

Sandro

Postado em

Rey,

Mas vc queria porrada.

Eu escutei seu carro, ñ sei com qual bandpass, mas tinha uma caixa lá.

Estamos falando de subwoofer em projetos de alta fidelidade.

Pelo menos eu acho que se trata disso né...

Postado em

Para carros sedans com o porta-malas BEM lacrado, totalmente isolado da cabine, tem gente que usa subwoofer em free-air. O falante fica no tampão, com o cone pra dentro da cabine. Só que pelo o que eu pesquisei, tem que ser um subwoofer com suspenção bem dura e alto Qts. Que aliás é o meu caso, o Diamond CM312D4 tem Qts 0.70 e suspenção bem dura. A caixa selada de 27L que eu uso pra ele hj em dia, não poderia estar mais errada......

Postado em

wohh!!! Não esperava tantas respostas tão rápido :rever1:

Bom, não estou podendo gastar, mas vou dando um jeito nem que demore um pouco mais, se carro mil sobe a serra lotado eu tb chego lá rs. :P

Pelo que entendi, melhor eu adquirir o módulo HA 4.120, o Punch 200 02 Canais da Hurricane (melhor $$xBenf. que encontrei) e não usar o Falcon. Pras portas uso ligado por RCA o módulo HA 4.120 um canal pra cada porta ligados em MidBass + tweeter neodimio com divisor. Pra caixa dutada o módulo ligado por RCA na saida Sub do player num Punch 200 em bridge com um falante... fico com o meu de 10' Fosgate ou compro um de 12'???? :blink:

Vlw pela força :legal::rever1:

Postado em
Mas vc queria porrada.

que vc escutou era pra alta fidelidade, respondia bem menos em spl que a anterior, mas em compensaçao tinha muito mais extensao... é um jogo de perde ganha.

só q tem subs q nao funcionam em bandpass (algumas fabricas até desaconselham no manual) o mesmo ocorre p/ subs indicados p/ selada e p/ dutada, ou seja depende do caso, não e uma regra como vc disse, por exemplo num hatch nao se usa uma bandpass de modo algum.

a caixa bandpass é uma selada/dutada dentro de outra caixa, afim de simular um ambiente mais coerente com o necessario p/ o sub, no carro hatch a propria cabine faz isso (por isso vc tem o ganho da cabine), no sedan depende...

tem sedan q o grave passa sussa (tipo o corolla antigo) tem sedan q parece ter blindagem... (corolla novo).

a soluçao do guilherme tb é usual, só q geralmente nao tem extensao pois oso subs tocam proximos da fs e isso só serve p/ certos subs free air mesmo.

Postado em
wohh!!! Não esperava tantas respostas tão rápido :rever1:

Bom, não estou podendo gastar, mas vou dando um jeito nem que demore um pouco mais, se carro mil sobe a serra lotado eu tb chego lá rs. :P

Pelo que entendi, melhor eu adquirir o módulo HA 4.120, o Punch 200 02 Canais da Hurricane (melhor $$xBenf. que encontrei) e não usar o Falcon. Pras portas uso ligado por RCA o módulo HA 4.120 um canal pra cada porta ligados em MidBass + tweeter neodimio com divisor. Pra caixa dutada o módulo ligado por RCA na saida Sub do player num Punch 200 em bridge com um falante... fico com o meu de 10' Fosgate ou compro um de 12'???? :blink:

Vlw pela força :legal::rever1:

Rey,

sugiro a vc nao adiquir os 2 amps, sugiro vc adiquirir 1 unico amp, q vae tocar o seu kit 2x e seu sub, os falantes traseiros vc deixa direto do radio ou provisoriamente no falcon.

use seu sub, fazendo a caixa adequada a ele vae ficar bom.

compre um amp audiobank 4100 ou um banda 4.8 (ou mesmo o hurricane 4 canais)

use 2 canais pra tocar o kit 2 vias e 2 canais p/ o sub (independentes se for bobina dupla de 4ohms e em bridge se for bobina simples de 4ohms).

como vc economizou em umas partes, recomendo vc pegar um kit melhor como o Visteon ou o Beyma (de 300-400).

acho mais negócio.

Postado em
Mas vc queria porrada.

que vc escutou era pra alta fidelidade, respondia bem menos em spl que a anterior, mas em compensaçao tinha muito mais extensao... é um jogo de perde ganha.

só q tem subs q nao funcionam em bandpass (algumas fabricas até desaconselham no manual) o mesmo ocorre p/ subs indicados p/ selada e p/ dutada, ou seja depende do caso, não e uma regra como vc disse, por exemplo num hatch nao se usa uma bandpass de modo algum.

a caixa bandpass é uma selada/dutada dentro de outra caixa, afim de simular um ambiente mais coerente com o necessario p/ o sub, no carro hatch a propria cabine faz isso (por isso vc tem o ganho da cabine), no sedan depende...

tem sedan q o grave passa sussa (tipo o corolla) tem sedan q parece ter blindagem...

Mas eu Ñ falei que é regra.

Só falei que para qualidade, o que pega é caixa dutada, e que devemos tentar utiliza-lá sempre que possivel, inclusive em sedans, onde é possivel sim obter bons resultados.

Se a caixa que eu escutei no lancer era p/ qualidade, caramba..., fico até com medo de pensar como era a ''pra porrada''. :P

ps. eu usaria bandpass em hatch, se fosse sistema SPL. Em Trio então, sem duvida eu usaria bandpass...

Postado em

hahahauuu, em spl nao rola tb no hatch a bandpass.. pra trio o esquema é espaço, as vezes vc tem q tirar o sub da frente pra poder por woofer/midbass/driver ae a bandpass se encaixa e como as sintonias sao mais altas em geral.

o edson sabe q até fiquei triste a principio como resultado da caixa de tanto q ela tocava a mais antes... (os q foram no churras no luizinho chegaram a ouvir). detalhe é q ela ficou com o mesmo volume da outra, só q comsintonias diferentes, mas descia muito pra um sub com fs 34hz

qdo vc diz :

"Só falei que para qualidade, o que pega é caixa dutada,"

a impressao q tenho é q parece uma regra (mas como vc ta dizendo q nao hahah), tem sub q fica uma caca em dutada (pergunta pro kamikaze e pro rodizzi)

o eclipse vo liga ele assim q o laguna sair da funeca (bateran no meu brinquedinho) e vo testa em selada com 30L e dutada com 50L, em teoria deveria descer absurdamente na dutada, mas testar é melhor q se arrepender depois.

to acordado desde as 4:40... to perdendo o rumo já...vo pra casa kkkk.

Postado em

Rey,

sugiro a vc nao adiquir os 2 amps, sugiro vc adiquirir 1 unico amp, q vae tocar o seu kit 2x e seu sub, os falantes traseiros vc deixa direto do radio ou provisoriamente no falcon.

use seu sub, fazendo a caixa adequada a ele vae ficar bom.

compre um amp audiobank 4100 ou um banda 4.8 (ou mesmo o hurricane 4 canais)

use 2 canais pra tocar o kit 2 vias e 2 canais p/ o sub (independentes se for bobina dupla de 4ohms e em bridge se for bobina simples de 4ohms).

como vc economizou em umas partes, recomendo vc pegar um kit melhor como o Visteon ou o Beyma (de 300-400).

acho mais negócio.

Eae Papillon!!! B)

Nesse caso eu ligaria as 4 saidas RCA do aparelho no módulo saindo uma pra porta dianteira e uma em bridge para a cxa e 2 saidas amplificadas para as portas traseiras. Seria isso?

No cd player eu tenho 6 saidas RCA sendo 2 destinadas a baixa frequencia e mais 4 saidas amplificadas comuns. Nesse aparelho eu tenho o controle de equalização (+- 12 db de faixa - 13 bandas) individual para cada saida. A frequencia de baixo vai de 31.5 até 200hz e posso inverter fase pelo aparelho.

O aproveitamento não ficariam melhor colocando o módulo de 4 canais utilizando as quatro saidas RCA do aparelho, destinando um canal para cada porta e usar as 2 saidas RCA de baixa frequencia em um módulo punch ligado em bridge mandando o sinal pra cxa?

As marcas que mencionou eu achei pouca coisa em 6 e 5 pol. Com excessão da cxa o restante estou vendo algo em média de 70 a 80 rms, a escolha do kit Bravox foi pela linha ter uma qualidade melhor dentre as que vi no mercado em termos de valor não seria lá uma economia. :P

Sobre o quanto quero gastar, direi que seria o necessário sem abusos, resolvi ir comprando o equip. aos poucos e montar quando tiver td. Acho que estou me inclinando mais aos amp. da linha Hurricane. O problema é decidir o que fazer em termos de produto x $$$. Amplificadores na faixa de 450,00; falantes de 6 e 5 pol. 250,00cd. kit; Mais ou menos o valor que estou pretendendo gastar. O susto foi ver o valor de cabos e conectores +- 500,00 de Fio. :o:pirou:

Vlw. Agradeço a tds pela força!!! :legal:

Postado em

DEPENDE REALMENTE <)

´

Uma coisa que muita gente esquece nos sedãs é qual a capacidade de escoamento do porta malas para a cabine. em alguns sedãs é maior que em outros, quanto menor essa capacidade menos pressão pode aplicar antes de começar a ouvir só lata batendo e nada de grave...

Blz Sepacheco!

Acho que é por aí mesmo. Tive um Verona 94 (mod. novo), o banco era escamoteável e o tampão tinha várias áreas abertas (ventilação, creio eu). Com um único endurance 12", uma bass-reflex de 30 litros e apenas 240w (tojo 2075) eu tinha muito, muito subgrave mesmo, delícia de ouvir. O Santana, com o banco fixo, tampão quase fechado (só os furos dos falantes de 6"), com a mesma Endurance, não passava subgraves praticamente. Tirando os falantes originais do tampão melhorou um pouco, com uma E2k 12" numa caixa de 55 litros e mais do que o dobro da potência ficou parecido (em pressão sonora, nunca em timbre!) ao Verona. Pra completar, o conjunto instalado no Verona tocava "junto" com o estéreo, no Santana tocavam duas músicas diferentes (delay, acho).

Ainda não sei "qual é" a do Civic, não tem sub nele ainda, mas espero (rezo, torço para) que esteja mais para o Verona do que para o Santana... :-)

[]s,

Postado em
hahahauuu, em spl nao rola tb no hatch a bandpass.. pra trio o esquema é espaço, as vezes vc tem q tirar o sub da frente pra poder por woofer/midbass/driver ae a bandpass se encaixa e como as sintonias sao mais altas em geral.

o edson sabe q até fiquei triste a principio como resultado da caixa de tanto q ela tocava a mais antes... (os q foram no churras no luizinho chegaram a ouvir). detalhe é q ela ficou com o mesmo volume da outra, só q comsintonias diferentes, mas descia muito pra um sub com fs 34hz

qdo vc diz :

"Só falei que para qualidade, o que pega é caixa dutada,"

a impressao q tenho é q parece uma regra (mas como vc ta dizendo q nao hahah), tem sub q fica uma caca em dutada (pergunta pro kamikaze e pro rodizzi)

o eclipse vo liga ele assim q o laguna sair da funeca (bateran no meu brinquedinho) e vo testa em selada com 30L e dutada com 50L, em teoria deveria descer absurdamente na dutada, mas testar é melhor q se arrepender depois.

to acordado desde as 4:40... to perdendo o rumo já...vo pra casa kkkk.

Se rola ou se Ñ rola eu não sei, só sei que EU faria a caixa bandpass no hatch.

E EU faria bandpass p/ Trio.

Até ae esses conceitos de ''rola/não rola'' são mto precariamente discutidos. Até eu e mais 1 ou 2 malucos enfiar um NAR na dutada, a lenda que rolava no forum era que esse sub só era bom de selada... Então já viu né...

Quanto a dutada p/ fidelidade, eu realmente acho que a dutada vai ter dar a melhor resposta. Superior a bandpass e a selada.

Tem outras configs tb...., mas a mais prática é a dutada simples mesmo.

Se tem sub que fica ruim em dutada? Até tem. Mas ai vc descarta eles na hora de montar o seu projeto.

Eu já escutei o carro do kamkaze. Bate bem, é macio até certo ponto, tá forte e até que desce legal. Mas ele não metade do SPL que o meu carro por ex, tinha de 30hz p/ baixo.

Logo, é tudo questão de planejar antes.

ps. já porrou a criança??!!?? :(

Postado em

RiQuati, se o Civic não tiver mudado a lataria entre os anos-modelo atual e o seu (tenho a séria impressão de que não... mudança só cosmética, mesmo), vc vai suar em bicas pra fazer passar pressão pra dentro do carro. o tampão é inteiriço, só com abertura pros falantes, o banco traseiro apesar de bipartido não tem o canalzinho do apoio de braço central, e é tanta lata que dá até medo. ranca os falantes do tampão e vira o duto por ali, senão é dose, malhar ponta de faca.

Postado em

Vc pode colocar o sub no tampão tb, só que em vez de ficar free-air no porta-malas vc faz uma caixa! Pra não furar a tampa original pode fazer tb um tampão custom de MDF.

Postado em

exato supersonico e guijs, no lancer foram as mesmas soluçoes encontradas...

ou colocava 2 x 8" numa caixa acima do tampao (obstruiria um pouco a visao traseira) ou se fazia a bandpass com o duto no encosto ou se fazia a bandpass com os dutos no lugar dos falantes originais.

fiz tanto a do duto no encosto (ficou boa, tanto q no lancer do marçal o edson repitiu a soluçao) e tb fiz com o duto da bandpass no tampao.

crasher, um visinho meu "nem mi viu" e destruiu a porta do motorista, agora sao mais 20 dias entre liberarem o concerto e ficar pronto (chutando uns 5 dias pra chegarem todas as peças).

a vantegem da dutada é a extensao do grave, a deficiencia é o delay (pode ser controlado pelo projeto) e o atack (volta a depender)

as vantagnes da bandpass em geral sao semelhantes as da dutada.

o q acho q num hacth deve apavorar é uma dutada push-pull com par d nar, um pouco menos de spl, mas com pouco volume tocando p/ elefantes hehehe

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...