Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

Queria montar meu próprio Kit !

Recommended Posts

Postado em

Então gente , queria montar meu próprio Kit 3 Vias , mais com falantes caseiros saca ???

Tipo , tenho 2 super banquinhos e agora queria um par de full range e twiters ! Quais vc indicam ???

o Full eu já sei qual vai ser ... vou comprar o FDS qua vem o da samsung !

ajuda ai gente ...

obs: depois que obter os falantes vou pensar nos cortes !

Postado em

passeia na Santa e leva pra casa alguns de tipos diferentes e testa pra ver qual casa melhor, inclusive variando ponto de crossover... se couber no orçamento, procure tws de cone de papel e/ou tente achar ribbon tweeters do tipo do que era usado nas caixas vintage da Gradiente. é meio tiro no escuro recomendar alguma coisa assim, tem que ver inclusive casamento de sensibilidade (vai ter que usar resistor ou L-PAD no crossover... já venha com alguns pares comprados), é melhor vc ter o setup preparado pra receber os novos componentes E tentar mais de um complemento, também.

Postado em

Tem que tomar cuidado que os Ribbons são super delicados, e muito direcionais. Tem que estar bem angulados. O samsung precisa de caixa sim, mas ñ sei qual exatamente.

Postado em

o samsung tem suspensão pelo tamanho dele, a fase-pistão daquele cone pequeno sobe até uns 800 Hz, daí a necessidade. Xmax de 1mm ;)

quanto a caixa, qualquer meio litro funciona, mas não deixe de usar revestimento interno e/ou deformar de algum jeito as paredes da caixa (caixa-cidadezinha do Lázaro, como já postaram foto por aqui), pra não dar onda estacionária, já que vc vai estar trabalhando com comprimentos de onda bem baixos. fiz surrounds pro meu HT com os samsung em caixa de meio litro e deu diferença da caixa (cubo) vazia pra quando eu enchi de manta de algodão.

Postado em

tava pensando em colocar aqueles pedacinhos de toco dentro da caixa sabe ??? aqueles coladinhos , funciona ???

queria saber como é aquilo , sei que já vi fotos no forum de uma caixa assim , tem calulo pra aquilo ???

Postado em
passeia na Santa e leva pra casa alguns de tipos diferentes e testa pra ver qual casa melhor, inclusive variando ponto de crossover... se couber no orçamento, procure tws de cone de papel e/ou tente achar ribbon tweeters do tipo do que era usado nas caixas vintage da Gradiente. é meio tiro no escuro recomendar alguma coisa assim, tem que ver inclusive casamento de sensibilidade (vai ter que usar resistor ou L-PAD no crossover... já venha com alguns pares comprados), é melhor vc ter o setup preparado pra receber os novos componentes E tentar mais de um complemento, também.

Acho que justamente esse seria o mairo problema, os Crossovers certo?

Pq precisa manjar da arte de construção de xover pq um mal feito pode "estragar" o falante, digo em questão de áudio e pq não fisicamente tb...

Com falantes praticamente sem parametros um rta se faz necessário certo?

Postado em

Pq precisa manjar da arte de construção de xover pq um mal feito pode "estragar" o falante, digo em questão de áudio e pq não fisicamente tb...

Eu consigo arrumar o Cross da NS10 , arrumei uma cara que faz !

acho que deve ser bom , só TODOS os studio de gravação usam NS10 !

Postado em

Cada falante trabalha melhor com um corte de frequência específico. Um fullrange como o Samsung é cortado em 250hz. Já viu o tamanho de uma bobina, com núcleo de ar, para um corte de 250hz? É enorme! Não adianta sair colocando qualquer xover. Vc não sabe se vai precisar de Zobel, de L-pad para atenuar, etc...

Postado em
Cada falante trabalha melhor com um corte de frequência específico. Um fullrange como o Samsung é cortado em 250hz. Já viu o tamanho de uma bobina, com núcleo de ar, para um corte de 250hz? É enorme! Não adianta sair colocando qualquer xover. Vc não sabe se vai precisar de Zobel, de L-pad para atenuar, etc...

mais vou tentar , não custa nada , como ainda não me formei em eng eletrônica vou arriscar com coisas novas !

Postado em

o problema na verdade é o tempo que se gasta acertando a brincadeira... quatro bobinas, com alguma prática, vc enrola em uma hora, mais meia dúzia de solda pra engatar capacitor e vc tem um crossover pronto... aí descobre que tá errado, dessolda capacitor, tira X voltas da bobina, testa de novo, errou mais uma vez, dessolda, desenrola, agora sensibilidade, mete resistor, etc etc etc etc.

e ao contrário do que se pode pregar, crossover também se acerta de orelha. vc não vai prescindir da ajuda do RTA e do que mais vc conseguir botar a mão, mas também tem muito de orelha. e de orelhada, pq o que a ciência ainda não consegue explicar, o chute às vezes resolve ;)

um xover pra 250 Hz em 8 ohms vai quase oitenta reais só de fio de cobre, e desse meia-boca que tem aqui no Brasil. se quiser montar com bobina chique importada e capacitor Solen, e precisar meter uma zobelzinha qualquer com resitor não-indutivo, vai o preço de um 2 vias nacional fácil.

Postado em

Bem, eu não manjo montar divisores de frequência passivo. Mas antes de montar um por definitivo, não seria melhor utilizar um divisor ativo para verificar qual corte ficará melhor, do que ficar enrolando vários indutores para teste ?. O problema é arrumar o divisor ativo, mas seria menos trabalhoso e mais rápido para acertar o sistema.

Há um programinha também para calcular/simular divisores passivos de 1ª a 4ª ordem de vários tipos:

- Butterworth

- Solen -6dB

- Bessel

- Chebychev

- Linkwitz-Riley

- Gaussian

- Legendre

- Linear Phase

Este programa, chama-se X-Over Pro e é o mesmo que fez o Bass Box Pro. Todos já devem saber onde puxar né ? hehehe

Postado em
Bem, eu não manjo montar divisores de frequência passivo. Mas antes de montar um por definitivo, não seria melhor utilizar um divisor ativo para verificar qual corte ficará melhor, do que ficar enrolando vários indutores para teste ?. O problema é arrumar o divisor ativo, mas seria menos trabalhoso e mais rápido para acertar o sistema.

Há um programinha também para calcular/simular divisores passivos de 1ª a 4ª ordem de vários tipos:

- Butterworth

- Solen -6dB

- Bessel

- Chebychev

- Linkwitz-Riley

- Gaussian

- Legendre

- Linear Phase

Este programa, chama-se X-Over Pro e é o mesmo que fez o Bass Box Pro. Todos já devem saber onde puxar né ? hehehe

eu peguei o xover pro no e-mule mas o meu da pau na instalação, o

PC trava....

Postado em
Bem, eu não manjo montar divisores de frequência passivo. Mas antes de montar um por definitivo, não seria melhor utilizar um divisor ativo para verificar qual corte ficará melhor, do que ficar enrolando vários indutores para teste ?.

nao pq o crossover passivo muda a resposta do falante, jah o ativo nao sei o quanto muda.

por exemplo, os mids sony que nao sobem alem de 400Hz sem crossover passivo, com crossover passivo sobem a 3kHz praticamente plano, mas o timbre fica estranho (pq o timbre do falante fica estranho)

Postado em

nao pq o crossover passivo muda a resposta do falante, jah o ativo nao sei o quanto muda.

por exemplo, os mids sony que nao sobem alem de 400Hz sem crossover passivo, com crossover passivo sobem a 3kHz praticamente plano, mas o timbre fica estranho (pq o timbre do falante fica estranho)

Forçar a barra com um falante é que nem fazer mulher dar se ela não quiser , só sai mer** hahahaha

já tentei fazer isso e o Timbre caga mesmo !

Postado em

O cross da NS10 realmente é muito bom... uma vez alguém da audiolist passou a serra de fita em uma delas, dividindo-a um pouco fora do centro, pra ver a caixa literalmente em "corte". O cross além de ter boas bobinas, orientadas de forma a não ocorrer crosstalk ou qq alteração de indutância, ainda tinha proteção de sobrepotência (passivo), rede zobel com filtro notch, e mais umas perfumarias... gostei muito, mas por causa do zobel e do notch, o cross não ficaria bom num falante que não fosse o original.

Ainda neste assunto, achei um cara pra fazer as minhas bobinas... é um cara conceituado aqui em Brasília, cobra até barato... disse q dependendo do tamanho, faz a 20 por bobina. Mas o fo** é q eu vou ter que comprar a forma (o carretel) pra ele enrolar a bobina, já nas dimensões...

Postado em

O cross da NS10 realmente é muito bom... uma vez alguém da audiolist passou a serra de fita em uma delas, dividindo-a um pouco fora do centro, pra ver a caixa literalmente em "corte". O cross além de ter boas bobinas, orientadas de forma a não ocorrer crosstalk ou qq alteração de indutância, ainda tinha proteção de sobrepotência (passivo), rede zobel com filtro notch, e mais umas perfumarias... gostei muito, mas por causa do zobel e do notch, o cross não ficaria bom num falante que não fosse o original.

Ainda neste assunto, achei um cara pra fazer as minhas bobinas... é um cara conceituado aqui em Brasília, cobra até barato... disse q dependendo do tamanho, faz a 20 por bobina. Mas o fo** é q eu vou ter que comprar a forma (o carretel) pra ele enrolar a bobina, já nas dimensões...

Creio que vou desistir então do Cross da NS10 !

Vou ver se CONSIGO , fazer um cross pra esses meus falantes !

Postado em

Olha gente esqueci de falar , comprei meu parzinho de Full da Samsung , LEGAL PÁCAS ! adorei o som deles , não sei como um falante de tamanho tão pqno pode falar tanta coisa hahaha ! Mais persebi que a sensibilidade dele é fraca pra caramba , ele tem que ser um falante pra combinar com o Super branquinho mesmo !

Pois os dois tem sensibilidade quase igual !

Mais então , que caixinha que faço pra ele??? Meio Litro mesmo ??? e Selada ???

Valew !

Mais uma coisa , será que ele rolaria com o Falante da Bravox , do kit CS 60 K ??? Pois gosto do som do woofer dele !

Valew gente !

espéro a ajuda de vcs !

Postado em
Olha gente esqueci de falar , comprei meu parzinho de Full da Samsung , LEGAL PÁCAS ! adorei o som deles , não sei como um falante de tamanho tão pqno pode falar tanta coisa hahaha ! Mais persebi que a sensibilidade dele é fraca pra caramba , ele tem que ser um falante pra combinar com o Super branquinho mesmo !

Pois os dois tem sensibilidade quase igual !

Mais então , que caixinha que faço pra ele??? Meio Litro mesmo ??? e Selada ???

Valew !

Mais uma coisa , será que ele rolaria com o Falante da Bravox , do kit CS 60 K ??? Pois gosto do som do woofer dele !

Valew gente !

espéro a ajuda de vcs !

Fotos dos falantes !

Postado em

Não da pra fazer de cabeça a conta pra definir a melhor caixa, ainda mais sem parâmetro nenhum! Vai tentando com 1L, 0.5L, selado, dutado.... vai vendo o que vc acha melhor.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...