Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Tsuneo

XRCD e CDs ouro24K?algem manja?

Recommended Posts

Postado em

Tsuneo, na realidade nunca vi e nem ouvi nehum dos dois, vai portanto somente as especificações do mesmo.O XRCD e marca registrada da JVC e envolve desde a qualidade da fabricação da midia até o processo de masterização das musicas envolvidas no cd.A JVC alega que a qualidade musical neste tipo de midia é em muito superior a qualquer outra midia originalmente gravada pelas gravadoras.O principal fator de qualidade esta na masterização do processo de gravação e de acordo com os mesmos o grande segredo esta neste processo de masterização, o que faz com que o que os musicos gravaram seja exatamente aquilo que você vai escutar.Já o CD de ouro 24K, esta relacionado apenas a qualidade da midia, o que garante uma gravação, longevidade e estabilidade da midia em muito superior as midias convencionais.O produto usado nesta midia, isto é, o produto reflexivo, é composto de 99,99% de ouro 24K.Os fabricantes garantem que este tipo de midia é muito preciso, estavel e nunca oxida, além de atraves de testes efetuados pelo mesmos a expectativa de vida de uma midia destas é de 300 anos.Infelizmente nada mais posso te falar porque nunca escutei nenhuma das duas midias.

Voce podera ver um exemplo deste processo de masterização do XRCD aqui nesta PAGINA.

Postado em

gostei desse cd com camada de ouro.

sera q tem pra usar pra gravar em casa, estudio?

tipo um cd-r?

ah e esse xrcd eh compativel com sistema comum?

Postado em

algorges, o XRCD é totalmente compativel com equipamentos comuns, não sendo necessario absolutamente mais nada alem do que vc ja possui para escutar cds comuns.Obviamente acredito que usando equipamentos de baixa qualidade vc não vera diferença alguma.Mas é somente minha opiniao.Quanto aos cds de ouro, sim eles estao disponivel para uso em garvação como um cd-r.tem dels a venda nos states por $15.oo o pack de 5.Dá uma olhada AQUI.No Brasil nunca vi, mas de repente quem sabe tu pode achar.Seria interessante não confundir esses cds com aqueles de midia dourada como os antigos gold da Kodak se não me engano.

Postado em

po legal. um amigo meu ta indo novamente pros eua. acho q vou pedir pra ele me trazer um desses e fazer uns testes no meu alpine :P

nao tem um formato concorrente desse SACD tambem?

Postado em

pessoalmente não acredito que voce vera diferenças musicais entre os cds de ouro 24K e boas midias aqui no Brasil:a meu ver os 24K tao mais ligado a confiabilidade e longevidade da midia.Mas tai, nao custa nada nao é?, pede pro teu amigo trazer:na vida tudo é valido.Mas se possivel eu acho que vale a pena tu pedir pra ele trazer uns XRCD pra tu escutar.Vale até vc nos dizer depois qual foi tua impressão.Agora os SACD são outra tecnologia, da sony e philips se não me engano.Ja tem no Brasil.Os SACD são como a grosso modo dizendo, algo parecido com 5.1 canais.Voce pode gravar até 6 canais neles com data incluso.Provavelmente a turma da audiofilia chiaria, porque com certeza tem compressão.Agora os XRCD me chamou bastante atenção.Ve la se teu amigo não traz alguns titulos de XRCD dos States, mas nao esqueçe não, deixa a gente saber a tua opinião certo?O ideal era se pelo menos ele pudesse trazer um titulo que tivesse a versão comum aqui no Brasil pra vc testar.

Postado em

O SACD como o DVD-Audio (na faixa MLP) sao formatos sem compressão ou seja sem perda...eles soam bem melhor q cd...e vc precissa de um player compativel para tocar eles...na minha opniao vale a pena comprar a copia em SACD Hybrid (tem q ser essa pq dai tem duas camadas...uma com SACD e outra com o CD)pois mesmo q vc ouça soh a camada do CD, normalmente foi feito um processo de remasterizaçao caprixado...

Os XRCD necessitam de um player compativel (salvo o engano) como o HDCD para se ouvir as diferenças.

Postado em

blz. tava vendo no site q vc passou q tem umas bandas conhecidas. tem ateh rolling stones !!!!!!!

vou ver se consigo um cd q eu tenha original comum para ver as diferencas.

Postado em

Os dos Stones nao possuem mixagem em cinco canais na camada SACD somente estereo...possuo um e posso dizer q soam bem melhor q os discos deles da deca do começo dos 90 (muito ruins por sinal, como todos discos daquela epoca)...Por nao se tratarem de gravações audiofilas talvez vc nao veja tanta diferença...principalmente na camada do CD...Vi que saiu um do Dire Straits em SACD parece ser uma boa pedida...detalhe eles sao um pouco dificeis de achar por lah...

de uma olhada nesse site

http://www.sa-cd.net/

Postado em

Fazambuja, de acordo com a JVC, os XRCDs não precisam de nenhum equipamento compativel, qualquer player tocam eles.Obrigado pelas informações do SACD, achei que os 6 canais eram comprimidos como nos DVDs 5.1

Postado em

Os XRCD (e os posteriores XRCD2 e XRCD24) nao precisam de player especial nao. A tecnologia fica no processo de producao do master. O cd em si eh um cd comum..

HDCD realmente tem essa historia, mas tambem nao achei literatura mais especifica sobre ele. (Alguem sabe onde tem ?)

Ja SACD e DVD-Audio.... parece q ja foi falado bastante.

[]s

Postado em

Tem um pessoal nesse site http://www.ipodlinux.org/4g que fez um programa onde vc pode gravar arquivos de até 96khz/24bit ou seja, resolução de DVD-A e SACD, no Ipod. Vc grava simplesmente plugando um microfone na entrada do fone de ouvido (que vira line-in) ou então ligando direto na saida de um player ou do computador. Só que a 4th geração do Ipod (click wheel, meu caso) ainda não suporta...

Mas no meu PC tem uma placa de som Audigy 2 que é uma das poucas que grava e toca em 96khz/24bit. Peguei meu violão, pluguei no PC e gravei uma musica primeiro em 44.1khz/16bit (que é a qualidade de um CD normal) e depois em 96khz/24bit. Em 96/24 ficou assustadoramente melhor! Com os full range da Altec lansing que eu tenho aqui, eu me vi tocando na minha frente! Absurdo!

O Giovanni ta terminando o SACD dele no carro, se é que já não ta pronto, vai ficar animal hehe.

Ah, eu tenho um CD HDCD do Dire Straits, mas precisa de um player dedicado para fazer alguma diferença... e parece que foram muito poucos HDCDs que saíram.

Postado em
Só que nessa resolução, come um espaço em disco no hd que é de lascar.

É, ocupa MUITO. O Ipod tem 40gb, caberia só algumas músicas. Atém tem como colocar um HD externo, mas desmontar o Ipod pra fazer isso é fo** hehehe. Nem a pau...

Postado em

Um cd q se nao me falha a memoria eh HDCD eh o Reptile do Clapton.

Um player q eh compativel com HDCD eh o Media Player pois a Microsoft eh dona da teclonogia HDCD...o problema eh ouvir diferença nas caixas do pc neh...

http://www.microsoft.com/presspass/press/2...ept00/PMIPR.asp

http://www.microsoft.com/windows/windowsme...er/quality.aspx

Tentei ouvir agora o Dire Straits e nada de aparecer o logo HDCD...nao sei como funciona mas na versão 9 mostrava...

Postado em

Cara, eu só digo uma coisa, para vc perceber diferenças nas mídias, tem que ter uma aparelhagem muito top!!! Conheço um cara que tinha uns CD's XRCD da JVC, e achava uma bosta, quando ele trocou de CD Player ele achou uma maravilha!! Portanto, tem que ter equipamento a altura.

HDCD, alguns Clarion e McIntosh saíram com esse formato!! Alpine F1 tbm!!! Quando vc coloca um discos desses ele acende uma luzinha!!! HDCD!!

Postado em

HDCD, alguns Clarion e McIntosh saíram com esse formato!! Alpine F1 tbm!!! Quando vc coloca um discos desses ele acende uma luzinha!!! HDCD!!

soh uma luzinha ? :(

(brincadeirinha...)

Cara, eu só digo uma coisa, para vc perceber diferenças nas mídias, tem que ter uma aparelhagem muito top!!! Conheço um cara que tinha uns CD's XRCD da JVC, e achava uma bosta, quando ele trocou de CD Player ele achou uma maravilha!! Portanto, tem que ter equipamento a altura.

me senti um privilegiado.... normalmente acho os XRCD muito bons e q realmente tem algo de diferente... (fora q normalmente a apresentacao do CD da vontade de guardade dentro de um plastico e deixar em separado dos outros cds) hehehe... ou serah apenas ilusao ?

soh nao gostei de um ou outro q eram XRCD2 ou XRCD24 q peguei para tentar ver se tinha alguma diferença audivel e acabei percebendo ruido de fundo alto...

Postado em

os xrcd sao bons mesmo, mas que eu saiba eles estao mais relacionados a todo o processo de gravacao do que um formato diferente do cd-audio. e jah li que em alguns players onde aparece essa luzinha a diferenca fica soh pela luzinha mesmo pq tem outros players que nao ascendem luzinha e que tocam tao bem quanto os xrcd.

agora quanto a velha discussao cd original x cd copiado, jah ouvi cd-player onde da diferenca..... mas era um cd-player que apesar de ser um sony daquela serie ES, era antigo, entao os mecanismos de recuperacao de jitter nao devem ser tao bons quanto os de hoje.... soh supondo pq nao ha razao de haver diferenca, senao seria impossivel copiar um cd de programa de computador e o mesmo rodar sem falhas.

Postado em

Só pra quem ainda tem dúvidas ou não quer procurar saber na net ok? hehe

HDCD

(High Definition Compatible Digital)

conteúdo:

som digitalizado sem compressão

tipo:

somente leitura, apenas de um lado

capacidade:

74 minutos

característica: o HDCD é um CD-Áudio onde a taxa de amostragem (sampling) utilizada possui 4 bits a mais (20 ao invés de 16). Este tipo de disco pode ser reproduzido normalmente em CD players comuns; quando reproduzidos em players equipados com decodificadores HDCD os 4 bits adicionais são utilizados, acarretando bastante melhora na qualidade final do som. HDCD players incorporam um filtro digital de alta precisão que melhora inclusive o som reproduzido de CDs e DVDs comuns. Do mesmo modo, por causa das características utilizadas no processo de gravação, o som de um disco HDCD é melhor do que o de um CD-Áudio comum em players que não possuem o decodificador.

obs.:

criado em 1995 pela Pacific Microsonics, adquirida em 2000 pela Microsoft.

XRCD

(eXtended Resolution CD)

conteúdo:

tipo:

capacidade:

74 minutos

característica:

possui maior fidelidade e melhor qualidade de som do que o CD-Áudio, embora utilize a mesma taxa de amostragem (sampling) e o mesmo formato de gravação. A melhoria no som é conseguida através de diversos cuidados nos processos de masterização e manufatura do disco, processos estes que não são padronizados e estão sujeitos a vários problemas que, somados, distanciam o resultado final obtido do master original. Estes cuidados, levados ao extremo com o uso de técnicas e equipamentos sofisticados garantem grande precisão e fidelidade no resultado final. O processo de leitura (CD players) e o formato dos dados no disco no entanto são os mesmos do CD-Áudio, o que significa que podem ser reproduzidos por CD-players comuns.

obs.:

desenvolvido pela JVC em 1998

XRCD2

(eXtended Resolution CD versão 2)

conteúdo:

tipo:

capacidade:

74 minutos

característica:

semelhante ao XRCD, porém com maiores refinamentos nos processos de masterização e manufatura, melhorando ainda mais a qualidade final do som; a diferença de qualidade no entanto é bem mais perceptível do CD-Áudio para o XRCD do que do XRCD para o XRCD2.

obs.:

desenvolvido pela JVC em 1999

Abraços

Mário A Hamdan

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...