Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

HoverCraft

Inversões de Fase pelos Amps. Caso Pone.

Recommended Posts

Fiquei agora com essa dúvida depois que pus o meu som junto com o de um amigo meu usando so um bridge do power one que tava com os dois Oversound... quando eu utilizava normal o grave ficava como se o meu tivesse invertido com o dele... mas quando eu colocava passa-baixa ou passa-alta ai o grave ficava normal.

Entao pensei que o som dele devia estar invertido na saída. Ele usa dois WPU 1505 com uma 980 expert tocando... mas a ligação tava toda normal na saida do amp... nao entendi o que estava havendo... com RCA nao tem como inverter nada na entrada... estranho...

A duvida é, quando se utiliza o crossover do power one se inverte em 180 graus o a fase?

Entao nao devo de forma alguma fazer corte em um Bridge apenas, ou faço nos dois ou nao faço eh isso... pq senão as frequências restantes após o corte estarão invertidas em relação ao outro...

Me tirem essa dúvida ai pessoal...

Achei interessante isso pra ser comentado... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, meu problema eh saber se usando o cross ativo do power-one a fase inverte ou nao...

Pq nao faria sentido cara fazer uma chave seletora de cross pra que proporcionasse uma inversão dessa... ou faria?

Tipo o cara quer fazer o corte pra Hi-pass pros woofers poderem tocar mais pra fora usando um bridge apenas, ai lasca tudo pq cria uma inversão de fase incorrigível sem que se corte o outro bridge ou inverta a polaridade dos falante (tarefa bem fácil! eheheh)

Iai? Inverte ou nao a polaridade?

Compartilhar este post

Link para o post

todo amplificador em bridge , um dos canais tem a fase invertida obrigatoriamente .... estando em full / HP ou LP ....

abçs

Elias

Compartilhar este post

Link para o post
todo amplificador em bridge , um dos canais tem a fase invertida obrigatoriamente .... estando em full / HP ou LP ....

abçs

Elias

Eita! Agora lascou foi tudo... to vendo que nao sei nada de som mesmo a cada dia que passa...

Entao quando utilizamos em bridge a fase inverte em 180º... :pirou:

Como eu utilizo os dois em bridge fica normal entao.

Mas sobre a parada do cross do amp? Inverte ou nao a fase?

Abração. Elias (Somos xarás...:P)

Compartilhar este post

Link para o post

Q dize entao q ligando as duas bridge nos subs, deve ser invertido? Ou eu que nao to entendendo nada?

Compartilhar este post

Link para o post
Q dize entao q ligando as duas bridge nos subs, deve ser invertido? Ou eu que nao to entendendo nada?

Eu entendi mais ou menos isso tb... que se uso dois Amps... um deles todos normal e o power one em bridge eu deveria ligar os polos invertidos em cada bridge afim de não inverter a fase com a do outro amp...

Mas ainda to esperando pra saber se a fase inverte quando se usa o Cross... Pq ai se fosse se utilizar o cross os polos seriam ligados de forma normal... :pirou:

Tem mais alguem ai que quer saber isso? :+1

Compartilhar este post

Link para o post

No bridge apenas a fase de um dos dois canais envolvidos é invertida. Tipo assim:

O bridge usará o canal 1 e 2 do amp. Cada canal tem dois terminais "+" e "-" Quando operando normalmente, um dois terminais terá uma tensão de 0v enquanto o outro terá uma tensão de "Xv" ("x" é um número). Quando operando em bridge, a fase de um canal é invertida, ficando a tensão com "-Xv". A DIFERENÇA DE POTENCIAL entre os dois canais envolvidos será o dobro da tensao de um canal só.

Exemplo:

Dois canais normais têm 20v na saída. Quando ligados em bridge um fica com 20v e outro com -20v, resultando numa diferença de 40v.

Não tenho certeza se a fase final fica invertida, mas acredito que não.....

ps. acho que compliquei mais do que expliquei :(

Compartilhar este post

Link para o post

"E o cross que tem a haver com isso?" :P

Ajudou um bocado, mas fica a dúvida do cross ativo do amp inverter ou nao a fase.

Essa dúvida fará parte da minha vida! Passarei para os meus filhos e netos e um dia este será o grande mistério de uma teoria revolucionária que um deles irá formar... Ou vão esquecer essa babozeira, tomar cerveja e ouvir som quenem o vovô!!!

:ol :lol: :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

kkkk :lol:

Rapaz...agora tb estou com dúvida.....putz...

Mas tem uma coisa...no crossovers da Pyramid..como o cr-72 e o cr-82 tem um botãozinho escrito phase select......só que nunca via diferença.....

E tenho mais uma pergunta...

O processo de Inverter fase é só nas saídas amplificadsa ou também nos rca?

Compartilhar este post

Link para o post

hahaha

o crossover atrasa a fase, e o atraso é proporcional à ordem dele, por exemplo 12dB/8ª = 180 graus

Compartilhar este post

Link para o post
hahaha

o crossover atrasa a fase, e o atraso é proporcional à ordem dele, por exemplo 12dB/8ª = 180 graus

Desenterrando o tópico e propiciando a repassagem pra quem não viu!!!!

Depois de alguns testes está confirmado:

A FASE INVERTE SIM QUANDO SE USA O CROSSVER PASSA-BAIXA DO POWERONE!!!!

DITO ISTO, QUANDO FOR USAR SEU POWERONE COM UM BRIDGE OU OS CANAIS DE UM DOS LADOS EM PASSA-BAIXA LEMBRE-SE DE INVERTER OS POLOS DOS SUBS!!!

:legal:

Isto deve se estender por diversos outros amps... façam os testes...

Compartilhar este post

Link para o post

poxa elias, eu tava procurando esse topico justamente pra afirmar isso, vc desenterrou no momento certo, no sao joao quando fui ligar as gambiarras aqui, liguei um sub invertido em um bridge, tava noite ja sem iluminacao e tome gambiarra, fui acionar o xover LP e percebi isso que vc citou, imediatamente lembrei de rotacao de fase por xover e fui lá invertir o sub, deixei o xover em full e curtir o som :)

Compartilhar este post

Link para o post

crossover meche na fase gente.

se vc aplica 6db 8.a 90º, 12db 180º, 18db 270º , 24db 360º (nesse caso nao muda)

se vc tem hp 12db8.a e lp12db8.a, a fase vae ta em 180º tanto pro sub qto pra frente.

a questao do tópico da fase no bridge pelo que entendi se vc tem 2 subs em 2 bridges 1 vae ficar pode ficar fora de fase se vc ligar com tudo identico nesse power one. daqui a poco o sepa explica dum jeito claro isso hahahaa

Compartilhar este post

Link para o post

é simples papito, no meu caso, eu liguei 2 subs em 1 bridge, e na outra bridge liguei 2 subs, 2 drivers e 2 sts, tava apenas futucando entao tive a ideia de colocar os subs que estavam no bridge sozinho em LP, dai vi que o som ficou mais forte, logo lembrei da inversao de fase, fui lá inverti nos terminais do amp, e deixei tudo em full mesmo pois era pra trio. Flw

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...