Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wilkson

tweeter no pezinho ou painel

Recommended Posts

gostaria de tirar uma dúvida com os caros colegas, o que fica melhor: a tweeter junta com o midbass no pezinho, ou midbass no pezinho e tweeter no painel/coluna/"aquela parte de trás dos retrovisores"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Duvida clássica...

 

A mil anos meia duzia de gato pingado fala p/ colocar tudo no pezinho, e ng escuta.

Provavelmente não será hoje né, masss... não custa nada.

 

Se botar na coluna, vc tem um palco mais alto, porém instavel. Aquela sensação desagradavel da cantora começar a dar uma encorpada na voz e a mesma ir caminhando p/ baixo do painel.

Ou seja, fala grosso e desce, fala fino e sobe. E fica nisso...

Isso só na voz... Pq de resto vai ficar tudo misturado.

 

Agora se vc montar tudo junto, o palco fica baixo, porém estável. Dá uma imagem bem superior.

Fora que se o seu instalador tiver as manhas mesmo, com um direcionamento bem feito dá p/ dispensar o uso de Delay.

Isso mesmo, imagem satisfatória sem usar DSP.

 

Para dia-a-dia eu recomendo na coluna/painel, mas como o nome desse forum é ''Som de Qualidade & Hi-End'', acho que vale a pena comentar sobre as outras possibilidades né...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Duvida clássica...

 

A mil anos meia duzia de gato pingado fala p/ colocar tudo no pezinho, e ng escuta.

Provavelmente não será hoje né, masss... não custa nada.

 

Se botar na coluna, vc tem um palco mais alto, porém instavel. Aquela sensação desagradavel da cantora começar a dar uma encorpada na voz e a mesma ir caminhando p/ baixo do painel.

Ou seja, fala grosso e desce, fala fino e sobe. E fica nisso...

Isso só na voz... Pq de resto vai ficar tudo misturado.

 

Agora se vc montar tudo junto, o palco fica baixo, porém estável. Dá uma imagem bem superior.

Fora que se o seu instalador tiver as manhas mesmo, com um direcionamento bem feito dá p/ dispensar o uso de Delay.

Isso mesmo, imagem satisfatória sem usar DSP.

 

Para dia-a-dia eu recomendo na coluna/painel, mas como o nome desse forum é ''Som de Qualidade & Hi-End'', acho que vale a pena comentar sobre as outras possibilidades né...

Crasher, eu sou um que concordo com essa teoria.

O tweeter deve ficar a no máximo a 7cm do mid-bass, isso melhora muito a "definição do palco sonoro".

 

Mas já usei o tweeter no pezinho, e o grande problema é que na hora de dirigir, a perna esquerda sempre fica na frente do mid-bass e do tweeter, fazendo com que o tweeter fique completamente "abafado"... Isso dá um efeito muito ruim.

 

Usando o tweeter no painel/coluna, você perde um pouco do palco sonoro, porem você ganha outras coisas que valem a pena, como a melhora desse efeito da perna esquerda sobre o tweeter, você ganha mais altura no palco sonoro e etc.

 

O ideal mesmo era ter todo o som em cima do painel, mas como sabemos que nem sempre isso é possivel, a melhor opção é mesmo o mid-bass no pezinho e o tweeter na coluna/painel. É a opção com melhor beneficio.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora se vc montar tudo junto, o palco fica baixo, porém estável. Dá uma imagem bem superior.

Fora que se o seu instalador tiver as manhas mesmo, com um direcionamento bem feito dá p/ dispensar o uso de Delay.

Isso mesmo, imagem satisfatória sem usar DSP.

 

será que colocado TW + MB no pezinho, e suplementando com um midrange no centro do painel (canal central) elevaria o palco?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora se vc montar tudo junto, o palco fica baixo, porém estável. Dá uma imagem bem superior.

Fora que se o seu instalador tiver as manhas mesmo, com um direcionamento bem feito dá p/ dispensar o uso de Delay.

Isso mesmo, imagem satisfatória sem usar DSP.

 

será que colocado TW + MB no pezinho, e suplementando com um midrange no centro do painel (canal central) elevaria o palco?

Não vira...

 

Se for colocar midrange no painel, use em stereo e suba o TW tb. Ai fica legal.

É igual usar fullrange!

 

O midbass respondendo até 250hz não prejudica quase em nada, e nem precisa fazer um direcionamento primoroso tb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra complementar, se alguém ainda está na dúvida e quer mais opiniões, este assunto dos tweeters já foi abordado e está no Hot Topics:

aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem lembrado Cacius...

 

Aliás, por onde anda o Ri7???

 

MEX

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EXISTEM DUAS FORMAS de analisar. Ambas tem vanatagens e desvantagens e precisa colocar na balança e ver o que mais lhe agrada.,

 

 

TW NA COLUNA - palco alto, mas instavel

 

TW NO PEZINHO - palco baixo mas estavel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma foto de como usei por um tempo o tweeter:

 

pezinho1.jpg

 

Conclusão:

Palco muito baixo (na linha do peito mais ou menos), e o problema que relatei acima, da perna esqueda ficar na frete do tweeter esquerdo, dando um efeito muito ruim.

 

Hoje uso no painel, na base da coluna.

Palco na altura correta, e mais "amplo". Ainda não consegui notar o efeito do palco instável, hehehe, ainda preciso de algumas horas de som para apurar mais o ouvido.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O detalhe é que possuo 2xE2KMB e 2xTW Neotech, não sei se é realmente viável colocar o MB no pezinho, pelo que andei lendo no fórum eles precisam ter uma litragem um tanto alta (8l ou mais), aí fica aquele trambolho perto dos pés, e para porta, ela teria que ser tratada (manta asfáltica, etc), estou aceitando sugestões!!! pezinho, porta, TW no pezinho ou na coluna!!!

 

Agradeço a ajuda de todos!!!

 

[]'s

 

Wilkson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria muito que me enviassem fotos de modelos de instalação de MB e TW (pezinho, portas personalizadas, colunas trabalhadas, etc.)

 

Agradeço a atenção de todos!!!

 

[]'s

 

Wilkson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gostaria muito que me enviassem fotos de modelos de instalação de MB e TW (pezinho, portas personalizadas, colunas trabalhadas, etc.)

 

Agradeço a atenção de todos!!!

 

[]'s

 

Wilkson

Minha porta com door-pod:

 

http://img359.imageshack.us/my.php?image=pod7cp.jpg

 

http://img359.imageshack.us/my.php?image=close9ro.jpg

 

Falta uma capinha bem acabada pro tw, mas ainda estou vendo cabeamento e posicionamento...

 

[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
UP pro amigo...

vai ser coveiro assim lah longe :vts

 

 

bom, eu estava nessa duvida, e por conta do problema que eh enfiar o tweeter b&w no carro fora o fato de que no Corsa nao tem jeito de a perna esquerda nao tapar o tweeter quando esta dirigindo por conta do habitaculo pequeno, vou botar o tweeter na coluna...

 

 

ou melhor, no painel, pq esse raio de tweeter tem um ima de 3" e tem 8 cm de profundidade devido a camara de ressonancia... entao colocar na coluna eh meio complicado.

 

 

se eu tivesse um carro maior como o golf, dava pra botar o tweeter no pezinho sem o peh atrapalhar pq o painel eh mais alto e o habitaculo mais largo, mas tenho que aceitar as limitacoes que tenho agora.

 

eu soh me ferro, soh pego coisa complicada.. haeuhaeuha... mas espero que o esforco compense (pelos testes gambiarrentos jah feito, compensarah).

 

 

Falta uma capinha bem acabada pro tw, mas ainda estou vendo cabeamento e posicionamento...

 

 

quem te passou a dica de alinhar verticalmente as bobinas do tweeter e do mid ? o Silvio por acaso ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
quem te passou a dica de alinhar verticalmente as bobinas do tweeter e do mid ? o Silvio por acaso ?

À Cesar o que é de Cesar...

O Gio, uma vez que estava escutando o carro dele e não conhecia o SEAS com tw alinhado, e quando ele ouviu meu carro me deu uns toques legais...

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

CARMA... depende do kit... a pior coisa que pode fazer com um CSK é colocar mid e tweeter no pezinho e apontar pra sua zureia..

o troço foi projetado apra tocar totalmente off axis..

a Principio o ideal seria tudo alinhado em cima do painel, mas tem falantes e falantes , uns tocam mior de revesgueio que miradim...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mas tem falantes e falantes , uns tocam mior de revesgueio que miradim...

:lol: :lol:

 

No meu, miradim ficou sussa... rs... tw bem casado com o mid, e não agressivo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
a pior coisa que pode fazer com um CSK é colocar mid e tweeter no pezinho e apontar pra sua zureia..

o troço foi projetado apra tocar totalmente off axis..

Ele foi projetado p/ off-axis ou simplesmente foi mal projetado...?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e quando o local original na porta é bem alto, tipo o Zetec, logus e pointer, o q fazer ? dá pra tentar alguma coisa por ali, ou sem chance, parte pro pezinho mesmo ? dá pra direcionar com um mid de 5"

 

EDIT: Uma foto pra ilustrar

10404683ga.th.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
a pior coisa que pode fazer com um CSK é colocar mid e tweeter no pezinho e apontar pra sua zureia..

o troço foi projetado apra tocar totalmente off axis..

Ele foi projetado p/ off-axis ou simplesmente foi mal projetado...?

Foi projetado pra off axis e blafe infinito.. ai nego quer que toque um monte em pezinhos sub dimensionados e com o tweeter na zureia...

Vance Dickason tem um nome a zelar e assina o projeto do kit... claro que foi dentro das limitações impostas pela Bravox, mas ... mesmo assim ele fez o melhor possivel.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Foi projetado pra off axis e blafe infinito.. ai nego quer que toque um monte em pezinhos sub dimensionados e com o tweeter na zureia...

Vance Dickason tem um nome a zelar e assina o projeto do kit... claro que foi dentro das limitações impostas pela Bravox, mas ... mesmo assim ele fez o melhor possivel.

 

[]

 

Sandro

:+1

 

A maioria dos consumidores coloca o kit na porta, sem tratar mesmo. Logo, esses falantes sao mais estridentes para o som nao ficar preso no pe da porta, como os coaxiais originais

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...