Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Korgan

Como saber a sintonia de uma caixa?

Recommended Posts

tipo, tem como saber em qtos Hz uma caixa ta sintonizada?

Por Ex.

 

Em qtos Hz uma caixa e 90L com 2 dutos de 10cm estaria ? Ou entao uma de 180 L com 3 dutos, etc...

 

Tem alguma formula pra saber, ou programa sei la... Naquele WinISD tem isso? Pq fucei ele aqui... achei tudo, menos isso.

 

Vlw,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem sim velho. É só achar essa tela la no WinIsd. Tipo na imagem usei como exemplo uma caixa de 56L sintonizada a 35Hz. Isso com duto de 4 polegadas (vent diameter). Dai o programa mostra a profundidade do duto pra atingir essa sintonia que é de aprox. 27 cm (vent length).

 

duto8zs.jpg

 

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem sim velho. É só achar essa tela la no WinIsd. Tipo na imagem usei como exemplo uma caixa de 56L sintonizada a 35Hz. Isso com duto de 4 polegadas (vent diameter). Dai o programa mostra a profundidade do duto pra atingir essa sintonia que é de aprox. 27 cm (vent length).

 

duto8zs.jpg

 

[]´s

Não se esqueça de uma coisa... vc precisa dos parâmetros do sub, afinal, caixa se sintoniza em função do falante... não é só a relação tamanho x duto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem sim velho. É só achar essa tela la no WinIsd. Tipo na imagem usei como exemplo uma caixa de 56L sintonizada a 35Hz. Isso com duto de 4 polegadas (vent diameter). Dai o programa mostra a profundidade do duto pra atingir essa sintonia que é de aprox. 27 cm (vent length).

 

duto8zs.jpg

 

[]´s

Não se esqueça de uma coisa... vc precisa dos parâmetros do sub, afinal, caixa se sintoniza em função do falante... não é só a relação tamanho x duto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, nesse caso eu usei o Bravox UXP como exemplo. Apenas esqueci de citar.

 

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
alguem sabe a formula matemática para calcular?

Tbem tenho essa dúvida...já que não existiam simuladores confiáveis até pouco tempo. Acredito que a fórmula para caixa selada sejá até simples, mas na dutada....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, qual a versao do teu winisd? Pq o meu eu altero tudo nisso, ponho 10 dutos, e nao altera a frequencia de sintonia nao...

 

E eu pus os parametros dos WPU e tal...

fica o grafico identico ao da selenium, so q a sintonia da caixa eu so consigo alterar na mao, tipo, escrevendo 40 hz, 60 hz... mas nao consigo alterando a quantidade de dutos, alterar a sintonia...

Será q eh minha versao?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, qual a versao do teu winisd? Pq o meu eu altero tudo nisso, ponho 10 dutos, e nao altera a frequencia de sintonia nao...

 

E eu pus os parametros dos WPU e tal...

fica o grafico identico ao da selenium, so q a sintonia da caixa eu so consigo alterar na mao, tipo, escrevendo 40 hz, 60 hz... mas nao consigo alterando a quantidade de dutos, alterar a sintonia...

Será q eh minha versao?

Então velho mais é assim mesmo, a sintonia quem tem que mudar é vc, o programa só mostra o comprimento do duto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poiseh, so q tipo, eu pus la 40 Hz.

 

Entao NA PRATICA, como vou saber qtos dutos vou ter q usar? Pq ele nao altera nada... tipo, ponho 40 hz, fica 1 duto, ponho 120 hz, continua 1 duto...

 

E nem vice versa funciona, eu ponho 2 dutos, continua 40 hz, ponho 10 dutos, continua 40 hz...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Poiseh, so q tipo, eu pus la 40 Hz.

 

Entao NA PRATICA, como vou saber qtos dutos vou ter q usar? Pq ele nao altera nada... tipo, ponho 40 hz, fica 1 duto, ponho 120 hz, continua 1 duto...

 

E nem vice versa funciona, eu ponho 2 dutos, continua 40 hz, ponho 10 dutos, continua 40 hz...

Mas não tem problema. O que muda a freqüência do duto é o tamanho. 120 Hz em 1 duto ou 120Hz em 5 dutos é a mesma coisa, são 120Hz, a única coisa que vai mudar é que o tamanho dos dutos será diferente.

Quanto mais grosso o duto menos irá soprar. Quanto mais dutos menos irá soprar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah cara, blz... eh q eu nao tava vendo o campo la da profundidade do duto... tipo.. 40 hz seria 1 duto de 8 cm com 10 cm de profundidade, e 80 hz seria o mesmo 1 duto, so q com 50 cm de profundidade +/-

Blz...

 

Programa bom esse rapá :D Por ele vi q minha caixa nao tava tao errada qto eu pensava q estava nao... 10L a menos na caixa eu pensei q ia ser total tragédia.. so q nao perde TANTA coisa nao...

 

Uma coisa q reparei: Eh normal nos 80 hz, a impedância do falante ir pra uns 40 ohms? tipo, da um pico violento...

eh normal isso?

 

Ps: Oq eh esse Efficiency Bandiwidth Product? Qto maior o numero melhor ou pior?

 

No WPU 1505 deu 95, no WPU 1809 deu 71

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah cara, blz... eh q eu nao tava vendo o campo la da profundidade do duto... tipo.. 40 hz seria 1 duto de 8 cm com 10 cm de profundidade, e 80 hz seria o mesmo 1 duto, so q com 50 cm de profundidade +/-

Blz...

 

Programa bom esse rapá :D Por ele vi q minha caixa nao tava tao errada qto eu pensava q estava nao... 10L a menos na caixa eu pensei q ia ser total tragédia.. so q nao perde TANTA coisa nao...

 

Uma coisa q reparei: Eh normal nos 80 hz, a impedância do falante ir pra uns 40 ohms? tipo, da um pico violento...

eh normal isso?

 

Ps: Oq eh esse Efficiency Bandiwidth Product? Qto maior o numero melhor ou pior?

 

No WPU 1505 deu 95, no WPU 1809 deu 71

esse negócio da eficiência do produto não sei o que é não, mas deve ser a eficiência com relação à caixa que vc está usando. Onde vc viu issto?

 

 

Sobre impedância também não entendo nada.

 

Sei não, mas quando se aumenta a frequencia do duto, ele deve ser menor e não maior.

 

Já viu um gráfico sobre air velocity? Acima de 40 m/s já começa a soprar um pouco, acima de 50 m/s sopra bastante. Tente usar um duto que fique abaixo destes valores. Quanto mais grosso o duto, menos sopra, porém para manter a mesma frequencia de ressonância ele tem que ficar maior.

 

Quando se coloca 2 dutos na mesma que 1 duto, perceba que os dutos aumentam de tamanho. O tamanho é de cada duto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que da pra achar por aqui:

 

comprimentododuto = [(23,562 * bitoladuto²*numdutos)/fsintonia²*Vcaixa] - 0,732*BitolaDuto

 

:P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:P sem querer entrar asiim no assunto mas ja entrando, como q eu sei quantos hz tem q ser a caixa? tem q usar a frequencia q o sub suporta, q ele toca melhor ou frequencia q o modulo manda pro sub?????? :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:P sem querer entrar asiim no assunto mas ja entrando, como q eu sei quantos hz tem q ser a caixa? tem q usar a frequencia q o sub suporta, q ele toca melhor ou frequencia q o modulo manda pro sub?????? :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem sim velho. É só achar essa tela la no WinIsd. Tipo na imagem usei como exemplo uma caixa de 56L sintonizada a 35Hz. Isso com duto de 4 polegadas (vent diameter). Dai o programa mostra a profundidade do duto pra atingir essa sintonia que é de aprox. 27 cm (vent length).

 

[]´s

Não se esqueça de uma coisa... vc precisa dos parâmetros do sub, afinal, caixa se sintoniza em função do falante... não é só a relação tamanho x duto.

Olá Kleber,

a caixa é sintonizada somente em função do seu volume interno e do duto (diâmetro e comprimento).

Se você utilizar um Bomber Upgrade em uma caixa sintonizada em 40Hz e depois colocar um Woofer Xing-Ling na mesma caixa, ela continuará sintonizada em 40Hz (mas é óbvio que o som será completamente diferente).

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É verdade.. sitoniza-se a caixa somente levando em consideração o tamanho da caixa e o duto.... parametros não alteram a sintonia da caixa..

 

o que ocorre é que a caixa deve ser sintonizada de acordo com o sub.. ou seja, se você tem um falante que responda a frequencias altas, não adianta coloca-lo numa caixa sintonizaada em 30hz por exemplo.. que seria uma caixa mais adequada pra um e2k.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E tem uma frequencia CORRETA para eu sintonizar a caixa com determinado falante, tipo, a frequencia de ressonância, eh mais o bom senso? Tipo, se vou fazer caixa pra Sub, ponho algo em torno de 30, 40hz, e pra woofer, ponho 60, 80 hz? Ou tem q ser o valor EXATO para o dado falante?

Se for o valor exato, esse valor seria a Freq de ressonancia?

 

Vlw

 

Edit:

 

Uma duvida: Qual seria desses 3 graficos, o mais indicado, aproximadamente, para um woofer?

 

Clique Aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E tem uma frequencia CORRETA para eu sintonizar a caixa com determinado falante, tipo, a frequencia de ressonância, eh mais o bom senso? Tipo, se vou fazer caixa pra Sub, ponho algo em torno de 30, 40hz, e pra woofer, ponho 60, 80 hz? Ou tem q ser o valor EXATO para o dado falante?

Se for o valor exato, esse valor seria a Freq de ressonancia?

 

Vlw

 

Edit:

 

Uma duvida: Qual seria desses 3 graficos, o mais indicado, aproximadamente, para um woofer?

 

Clique Aqui

Seria o mesmo que perguntar qual a marcha ideal para andar na Rodovia e nas Ruas.

Ou seja: "Depende"

 

Depende da aplicação e do alto falante. Cada caso é um caso :rolleyes:

 

Dentre os gráficos mostrados por você, provavelmente o segundo seja o mais interessante, porém você pode utilizar até o primeiro (para obter um forte reforço de graves), porém provavelmente você precisará um um filtro hi-pass. Veja o gráfico de deslocamento do cone.

 

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja o gráfico de deslocamento do cone.

 

E no deslocamento o q eh melhor? Muito, pouco, médio, ou depende tb?

Tipo, valor ideal para woofer eh algum valor pre determinado, ou aquele Deslocamento Maximo, q vem nas especificaçoes do falante?

 

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...