Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Chao_DF

Significados das siglas

Recommended Posts

Postado em (editado)

Eu tbm gostaria de saber oq é SPL... na minha concepção é pra som interno... mas quero saber o seguinte... em palavras simples... o SPL é o tipo de som que toca forte dentro do carro e fraco fora ou é o tipo de som que necessita do porta malas pra bater bem pra fora e é aquela pancada que estremesse tudo, ou é o tipo de som que da a pancada longa do tipo tuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmm.... o trio eu ja vi que tem uma batida mais seca e não necessita do porta malas pra bater bem, sendo uma porrada seca ele vai mais longe não dispersando tão facilmente.... é isso??

Então quais das minhas definições sobre o SPL estão corretas?!?! ou nenhuma delas!??!

Abraço

Editado por jgcweb2007
Postado em

SPL é a quantidade de som que um certo falante pode reproduzir

por exemplo, se tal falante tá tocando mais que outro, significa que ele tá dando mais SPL que o outro

o mesmo vale para qualquer falante, mesmo as cornetas e tweeters

MAS esse termo "SPL" também é usado para referir-se aos sistemas que dão prioridade ao grave

que usam subwoofers e geralmente são voltados para som interno :legal:

MC - Amplificadores Megacharge

AB - Amplificadores/Falantes AudioBank

MC também pode ser Mega Capacitor (geralmente é)

AB também é uma classe de amplificador, só não sei se essa sigla tem significado

[]-[]

Postado em

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"SPL, ou Sound Pressure Level, é o nome dado à pressão sonóra de qualquer som. Ele é medido em decibéis (dB)."

Ou seja, quanto maior o nível sonoro em dB, maior a pressão sonora, mais SPL.

• Upvote 1
Postado em
SPL é a quantidade de som que um certo falante pode reproduzir

por exemplo, se tal falante tá tocando mais que outro, significa que ele tá dando mais SPL que o outro

o mesmo vale para qualquer falante, mesmo as cornetas e tweeters

MAS esse termo "SPL" também é usado para referir-se aos sistemas que dão prioridade ao grave

que usam subwoofers e geralmente são voltados para som interno :legal:

MC - Amplificadores Megacharge

AB - Amplificadores/Falantes AudioBank

MC também pode ser Mega Capacitor (geralmente é)

AB também é uma classe de amplificador, só não sei se essa sigla tem significado

[]-[]

Em caso de SPL.... ele é destinado a sair do carro com mala fechada ou não??? tem gnt que diz que os pionner 307 e os endurance são puro SPL e que o som da pra ser ouvido a algumas esquinas, é isso SPL?

Postado em (editado)

Em caso de SPL.... ele é destinado a sair do carro com mala fechada ou não??? tem gnt que diz que os pionner 307 e os endurance são puro SPL e que o som da pra ser ouvido a algumas esquinas, é isso SPL?

SPL é uma sigla de medida . SPL não tem nada a ver com distância !

Quanto mais SPL, mais pressão sonora e consequentemente maior volume .

FALANTES que tem alto SPL podem tanto tocar LONGE quanto PERTO . O que vai depender é a frequência que esse falante trabalha .

Frequências baixas e médio- graves tendem a ir ''menos longe'' do que frequências altas . E cada falante trabalha de forma diferente ...

Editado por Juninho-Skate
Postado em

SPL - nível de pressão sonora media em db/spl 

PA - P de potencia de onda e A área transversal a direção de propagação, que nada mais é sistema de som que consiste em ter um SPL ( x ) em uma distancia especifica ( publico alvo ) de graves, médios e agudos hoje em dia este sistema esta cada vez mais sendo substituídos pelos sistemas line array em locais de grandes distancias e abertos por serem mais eficientes.

trio  - sistema de som feito pra tocar em locais aberto e de grandes distancias ou " paredão " de auto falante, drivers e tweeters, também conhecido pelos racha de som onde se prioriza a maior spl possível em som médio grave e médios sem se preocupar com a qualidade de som. 

SPL - em som automotivo este se da ao oposto do trio, maior spl em som subgraves específicos, sem se preocupar com a qualidade de som, onde se prioriza o grave gordo e estendidos grandes deslocamento de ar, que em competições chega a quebrar vidros afrouxar parafusos e latarias dos carros.    

Postado em

No Brasil o termo trio é usado em som automotivo por que foi inspirado nos trio elétricos do carnaval que normalmente são instalados em um caminhão ou carreta, a ideia é usar um sistema de som para local aberto e para cobrir longas distancias. Mesmo com o veiculo em movimento.

6DUNMap.jpg

Ouvi relatos de pessoas que estavam a 3km do trio elétrico e mesmo assim conseguiam ouvir as musicas.  :o

caixas cornetadas  :legal:

Postado em

Desculpe, mas pra mim esse topico todo pode ser substituido por meia hora de buscas pela internet. Teorias que nao levam a qualquer tipo de pratica. Na boa, acabam incentivando o novato a ter "ataques de histeria" contra outros usuarios quando nao consegue uma resposta pronta, como aqui. Acostumando o novato a somente encontrar resposta pronta, por pura pratica.

E ajuda o novato a ser somente o rei das definiçoes, estilo Charles Wikipedia...

Sobre julgamentos de nomes, nem perdi tempo...

Postado em

Mais um fórum brasileiro cheio de psicopatas que se acham superiores a todo mundo.

bozonazi tem que ganhar mesmo pra afundar de vez esse mer**!

?

Me diga 5 carros montados no BR com equipamentos fabricados após 2010 que usem amplificadores puramente classe A

Se tu me trouxer essa informação, te dou crédito, senão, só mostra o quão desinformado tu estás

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...