Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BLauPunKT

Cabos Pirelli: Pirastic / Sintenax / Eprotenax etc

Recommended Posts

Isso é 25, Spetz?!

"O bilau quero ver vc passar esse cabo por dentro do carro. É impossivel sem fazer furo na lata" -> Rapaz, eu tenho tudo menos frescura hehehe. Sabe como eu passei os dois cabos de forca (21 e 16mm) da bateria pra dentro do carro? Voce acha que foi apertadinho ali junto com a mangueira do ar condicionado?

NEGATIVO!

Eu peguei a furadeira, broca grande, e fiz dois furos na firewall.. um ao lado do outro. Simples, rápido e fácil. Tá lá!... =]

Esse que ta na foto é 25mm. Precisei ate furar o terminal de fusivel pra caber o cabo ali ehehehehe. Na foto não parece ser muito grosso mas o cabo é uma mangueira. O de 75mm é um monstro se eu for instalar som com um desse eu ja passaria o fio debaixo do carro dentro de cano de PVC preto de instação eletrica.

Eu ia passar um cabo de 35mm pro meu som mas desisti, o carpete fico alto e não tinha como abaixar, o golzinho quadrado é fogo ehehehe, teria de passar por dentro da lata mesmo e ia dar muito trabalho. Alias to fazendo esse trampo todo ontem e hj continuarei ehehehe, depois posto fotinhas pro pessoal ver minha instalação provisoria eheehehe.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Spetz,vc estanha as pontas dele como?  

Vc estanha a parte que entra dentro do terminal ou a parte que ficou com os fios cortados?   se vc tiver uma foto detalhada...

No meu,deixo para fora somente o que entra no terminal,a parte do fio que eu corto fica rente o plastico do fio,ai nem parece que foi cortado.

CApa simplesmente descasco o fio e mergulho no cadinho ehehehe. Ele entra com a ponta 100% estanhada no terminal. Se apertar bem não solta nem ferrando e a vantagem é que não oxida. Se for soldar sem cadinho ai vc vai precisar de um ferro de solda de 200 ou 300Watts. Eu tentei fazer isso com ferro de 100Watts mas da muito trabalho. Nesse fio do fusivel ainda deu para estanhar a ponta com o cadinho, mas o que liguei no amplificador tive que usar o ferro de 100watts que eu tenho. Perdi 10min estanhando a ponta e mandando brasa no fluxo de solda ehehehe. Deu muito trabalho mas tbm ficou joia. Depois crimpei o terminal = esse do cabo do fusivel e liguei no Amp direto;

* Ah e alias, estanhando as pontas não precisei cortar um cabelinho de cobre se quer ehehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post
oq eh cadinho?

Cadinho é uma caldeirazinha com uns 5kg de estanho derretido. Da ate medo de olhar para aquilo quando todo o 5Kg de estanho esta derretido ehehehehe, fica um espelho perfeito e super homogeneo.

Compartilhar este post

Link para o post
isso eh só em indpústria neh?

Sim na maioria das vezes. Mas nada impede de termos um desses em casa eehhehehe, so é fo** abastecer ele com uns 3kilos de estanho ou mais, as barras de estanho são caras pra dedéu :P

Compartilhar este post

Link para o post
Cadinho é uma caldeirazinha com uns 5kg de estanho derretido. Da ate medo de olhar para aquilo quando todo o 5Kg de estanho esta derretido ehehehehe, fica um espelho perfeito e super homogeneo.

:blink::pirou::huh:

kra soh uma pergunta... onde vc arrumou terminal pra isso????

Compartilhar este post

Link para o post
:blink::pirou::huh:

kra soh uma pergunta... onde vc arrumou terminal pra isso????

Em casa de materiais eletricos voltados para industria vc encontra.

Compartilhar este post

Link para o post
Spetz,vc estanha as pontas dele como?  

Vc estanha a parte que entra dentro do terminal ou a parte que ficou com os fios cortados?   se vc tiver uma foto detalhada...

No meu,deixo para fora somente o que entra no terminal,a parte do fio que eu corto fica rente o plastico do fio,ai nem parece que foi cortado.

CApa simplesmente descasco o fio e mergulho no cadinho ehehehe. Ele entra com a ponta 100% estanhada no terminal. Se apertar bem não solta nem ferrando e a vantagem é que não oxida. Se for soldar sem cadinho ai vc vai precisar de um ferro de solda de 200 ou 300Watts. Eu tentei fazer isso com ferro de 100Watts mas da muito trabalho. Nesse fio do fusivel ainda deu para estanhar a ponta com o cadinho, mas o que liguei no amplificador tive que usar o ferro de 100watts que eu tenho. Perdi 10min estanhando a ponta e mandando brasa no fluxo de solda ehehehe. Deu muito trabalho mas tbm ficou joia. Depois crimpei o terminal = esse do cabo do fusivel e liguei no Amp direto;

* Ah e alias, estanhando as pontas não precisei cortar um cabelinho de cobre se quer ehehehehe.

posso substituir esse cadinho por solda normal? vou lá pego o estanho e o meu ferro de solda de miseros 30W e estanho a ponta.....pode?

mas eu não entendi como vc fez pra não arrancar cabelinhos..... o cabo já não cabe no terminal nem no porta fuse sem estanhar, imagina estanhando....num entendi......

valew, t+

Compartilhar este post

Link para o post
mas eu não entendi como vc fez pra não arrancar cabelinhos..... o cabo já não cabe no terminal nem no porta fuse sem estanhar, imagina estanhando....num entendi......

valew, t+

simples ele mergulhou a ponta do cabo no "cadinho" que como ele disse é um recipiente com estanho, acho dificil estanhar com ferro de 30w, eu já tentei e desisti, o cabo cabe sim no terminal mesmo sem estanhar, basta jeito e ele entra direitinho. Então como ele mergulha o cabo no cadinho então sai do mesmo jeito só que estanhado, já se vc for fazer isso com ferro vai ficar um bolo só e não vai entrar, tentei fazer isso sabado pra colocar num VOXEXPERT e ficou uma bosta tive que cortar e colocar sem estanhar mesmo. Acho que vou ter que recorrer ao cadinho ehehe

Compartilhar este post

Link para o post

:lol: eu fiz com o ferro de solda de 30 w , deu um trabalho :lol: e as irregularidades que ficam vc pode lixar ou limar , da muito mais trabalho , mas tb da certo ;)

**Quem não tem cadinho caça com ferro de solda 30w :lol: :lol:

Evertom

Compartilhar este post

Link para o post
:lol: eu fiz com o ferro de solda de 30 w , deu um trabalho :lol: e as irregularidades que ficam vc pode lixar ou limar , da muito mais trabalho , mas tb da certo ;)

**Quem não tem cadinho caça com ferro de solda 30w :lol: :lol:

Evertom

Corajoso hein, não sei como ficou, mas lixando e tal deve ter ficado um pouco tosco né?? ? Posta fotinha dele ae pra gente ver.

Quanto tempo e quanta solda vc gastou?? Detalhes?

Compartilhar este post

Link para o post

NOsssa soldar cabo de 25mm com ferro de 30W é crueldade. EU com ferro de 100W ja encheu o saco, mas ficou = o serviço feito no cadinho.

E alias as vezes é melhor sem solda do que com solda, pois com o ferrinho de 30watts num fio de 25mm a unica coisa que vc´s vão conseguir é umas bolotas de estanho na parte superficial dos "cabelinhos" de cobre. Pra ficar bom o estanho tem que penetrar la no meio dos cabelinhos de cobre.

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou bom sim , é só fazer com calma , pra tirar a prova eu cortei uma ponta soldada e estava toda preechida , até la no centro

mas da um puta tranpo , desperdiça muito estanho e tempo ,acho que foram uns 15 minutos para cada ponta ,

Evertom

Compartilhar este post

Link para o post
Sintenax AF de 150mm² (que tesão de bitola, viu?! dá pra bastante coisa aí!)

Tesão de bitola, é????? :lol: Muito fina, voz muito fina!

Aê... esses cabos "profissionais" tendem a ser menos maleáveis que os utilizados em som automotivo. Eu sempre usei cabos de 16mm Pirastic e eles sempre são mais durões que os 16mm tiaflex, por exemplo, que chegam a ser molengões até.

150mm já deve ser uma barra de ferro de tão duro. Sem contar que já saiu da categoria "mangueira" e passou pra categoria "cano".

Compartilhar este post

Link para o post
Tesão de bitola, é????? :lol: Muito fina, voz muito fina!

Aê... esses cabos "profissionais" tendem a ser menos maleáveis que os utilizados em som automotivo. Eu sempre usei cabos de 16mm Pirastic e eles sempre são mais durões que os 16mm tiaflex, por exemplo, que chegam a ser molengões até.

150mm já deve ser uma barra de ferro de tão duro. Sem contar que já saiu da categoria "mangueira" e passou pra categoria "cano".

Vixi... que topico voz fina.

O Blau: Tesão de bitola, é????

Ai já chega o Kleberlpa dizendo que são mais durões,molengões,barra de ferro de tão duro... Depois ainda diz que já saiu da categoria mangueira e passou para a categoria cano... :lol: :lol: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Tesão de bitola, é?????  :lol: Muito fina, voz muito fina!

Ai já chega o Kleberlpa dizendo que são mais durões,molengões,barra de ferro de tão duro... Depois ainda diz que já saiu da categoria mangueira e passou para a categoria cano... :lol: :lol: :lol:

Opinião de quem já usou... ou vai dizer que vc nunca sentiu a diferença de um mais duro pra um mais mole? Ou pra vc não importa, o que importa é a bitola e nada mais? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Tirando os bancos do Gol III, levantando o carpete do assoalho e o tecido quebra-fogo sob ele (ou seja, chegando na lata propriamente dita, exposta), dá muito bem pra jogar um 150mm² passando pelo carro. Não há condições de passá-lo pela canaleta... obviamente não vai fechar, vai ficar esturricada.

Fica uma elevação no assoalho, mas é totalmente irrelevante pra quem não tá nem aí pra estética, mas sim pra funcionalidade...

Eu pretendo fazer o seguinte: separar o alternador em dois caminhos utilizando diodos: um destinado à batt. original do veículo, e o outro caminho(diodo) vai para as DEMAIS BATERIAS AUXILIARES destinadas ao equipamento sonoro. Tô na minha primeira 100A/h auxiliar, mas devo vendê-la e pegar umas 3 ou 4 baterias 150A/h. Isso só quando meu carro chegar...

Compartilhar este post

Link para o post
Tirando os bancos do Gol III, levantando o carpete do assoalho e o tecido quebra-fogo sob ele (ou seja, chegando na lata propriamente dita, exposta), dá muito bem pra jogar um 150mm² passando pelo carro. Não há condições de passá-lo pela canaleta... obviamente não vai fechar, vai ficar esturricada.

Fica uma elevação no assoalho, mas é totalmente irrelevante pra quem não tá nem aí pra estética, mas sim pra funcionalidade...

Eu pretendo fazer o seguinte: separar o alternador em dois caminhos utilizando diodos: um destinado à batt. original do veículo, e o outro caminho(diodo) vai para as DEMAIS BATERIAS AUXILIARES destinadas ao equipamento sonoro. Tô na minha primeira 100A/h auxiliar, mas devo vendê-la e pegar umas 3 ou 4 baterias 150A/h. Isso só quando meu carro chegar...

Cara, isto é muita coisa... passa 10 cabos de 25mm, que pelo meenos vão ficar um conjunto baixo! Já pensou como passar este cano pro cobre do motor? Que tipo de terminais usar? Como passá-lo por dentro do carro, já que temos uma parede que corta o carro transversalmente, ali onde fica o trilho dos bancos???

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, isto é muita coisa... passa 10 cabos de 25mm, que pelo meenos vão ficar um conjunto baixo! Já pensou como passar este cano pro cobre do motor? Que tipo de terminais usar? Como passá-lo por dentro do carro, já que temos uma parede que corta o carro transversalmente, ali onde fica o trilho dos bancos???

O único cabo grosso que precisarei é para ligar o alternador (através do segundo diodo) à mala (ou compartimento traseiro que seja). As baterias auxiliares devem estar conectadas ao alternador através do cabo dele (que será o único grosso que eu disse que precisaria puxar para a mala) para que possam ser recarregadas. Como meu alternador é 90A (e mesmo que fosse um 150A), eu nem preciso dessa bitola toda de cabo.

O próprio cabo original do alternador se tiver 9mm² tem muito! É fino à beça!

Segundo tabela Autosom em http://www.autosom.net/artigos/tab2.htm, utilizar um cabo de 35mm² dá para transferir até 175A numa boa num espaço de até 5 metros. Se usar 21mm², dá pra transferir 150A. Então... não precisarei de 50mm², correto? Mesmo que eu usasse um Wharf Ignorantia, visto que a bateria para alimentá-lo estaria num local de, no máximo, 2 metros de distância.

Compartilhar este post

Link para o post

meus pile tão a 1 metro da bateria... poderia usar 9mm.... to usando 25mm... mas eh inversamente proporcional a distancia,,,

Compartilhar este post

Link para o post
Tesão de bitola, é?????  :lol: Muito fina, voz muito fina!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :lol: :lol: :lol: :lol: :vts

os cara só fala mer** aqui viw.....

vo te conta....

tá todo mundo aqui em casa perguntando se eu to louco por causa das gargalhadas......

mas voltando ao topico..... se não estanhar, deve demorar a vida pra oxidar a ponto de atrapalhar o contato neh?!

valew.....t+

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...