Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ptmr

Dúvidas sobre Xover passivo

Recommended Posts

Postado em

gente...

estou querendo colocar uns xover passivos nos meu falantes traseiros.

para efetuar corte de alta e médio.grave...

a minha dúvida em com em relação as especificações do xover na hora de comprar e maior ainda...

como fica a impendância?!

tipo com 2 falatens de 4 ohms ... no fica quanto???

2? 4? 4?

:legal:

Postado em

Que usar como passa-alta? basta um capacitor.

Dá uma olhada na seção de artigos da autosom.net que tem tudo explicado lá no detalhe.

Postado em
Que usar como passa-alta? basta um capacitor.

Dá uma olhada na seção de artigos da autosom.net que tem tudo explicado lá no detalhe.

o esquema de passa.alta eu já tenho!

estou procurando são os médios.graves... sacou?!

e com em relação a impendancia? como fica???

:legal:

Postado em

Eu não sei exatamente as especificações técnicas mas sei que:

1) ele vai ter que estar preparado para suportar a potência que você for aplicar no alto-falante;

2) Acho que tem que ser da mesma impedância ou pelo menos a associação das impedâncias vai ter que ser a mesma. Repito: acho.

Jajá aparece alguém com conhecimentos técnicos suficientes pra te ajudar.

Abraço

Postado em

se vc tem um tweeter de 4 ohms, e um midbass de 4 ohms, e fizer os cortes corretos (vamos supor passa altas em 5kHz para o tweeter e passa baixas em 5kHz para o midbass), e ligar os falantes em paralelo, a associacao resultante eh de 4 ohms.

Isso pq o crossover eh um dispositivo em serie com o falante. Citando o passa altas, quando ele estah na frequencia de corte, geralmente tem a mesma impedancia que o tweeter, nas frequencias abaixo da de corte a impedancia vai subindo, de forma que a impedancia resultante do tweeter + passa altas seja alta, o que na pratica, funciona como se nao tivesse falante algum em paralelo com o midbass quando aplicada uma frequencia baixa.

A mesma coisa vale para o mid, soh que na frequencia de corte o passa baixas tem a impedancia do mid, e frequencias acima disso a impedancia aumenta.

Isso supondo um alinhamento butterworth, pois em outros, nao sei exatamente a impedancia do filtro na frequencia de corte, mas o conceito eh o mesmo, ou seja, com o passa baixas, conforme aumenta frequencia, a impedancia do filtro aumenta, e no passa altas, conforme a frequencia diminui, a impedancia do filtro aumenta.

Se restar alguma duvida, eh soh falar.

Postado em

fiz uma simulacao computacional, considerando os falantes como um resistor de 4 ohms, e um cortes em 5kHz com alinhamento butterworth.

no grafico a seguir, vcs podem ver em baixo a impedancia resultante em cada ramo (considerando falante + crossover, sendo que o vermelho eh o tweeter e o verde o midbass), e em cima a impedancia da associacao. O eixo Y indica a impedancia em ohms em escala linear, e o eixo X indica frequencia em Hz em escala logaritmica.

mas a simulacao que fiz (pra economizar tempo, pois eu teria que pesquisar valores consistentes de Re e Le de mids e tweeters) nao levou em conta a indutancia do falante. Lembrem-se que a impedancia divulgada eh a minima ! entao seguramente no ponto de corte a impedancia da associacao fica 4 ohms ou mais.

depois alguem me manda por mp dados de Re e Le de um kit componente (tanto do mid quanto do tweeter do kit), com a frequencia de corte do crossover, que eu atualizo esse grafico com uma escala melhor de trabalho.. eh que estou ocupado com outras coisas e nao posso ficar pesquisando agora.

da-crossover.jpg

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...