Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
HighBass

COMO LIGAR SEU ALARME NO SEU SOM

Recommended Posts

COMO LIGAR SEU ALARME NO SEU SOM (CORNETAS,SUPER-TWEETER,ETC) EM 15 PASSOS

Fiz esse teste ontem em um alarme Olimpus que estava jogado aqui em casa e funcionou perfeitamente, caso nao tenha muita intimidade com equipamentos eletronicos nao se arrisque.

Nao sei os riscos e danos a longo prazo.

ATENÇAO: Nao me responsabilizo por qualquer danos que possa acontecer com o seu carro e acessorios, pois so estou colocando essas informaçoes baseado na experiencia que eu fiz e consegui o resultado esperado.

OBJETIVO: fazer com que, ao tocar o alarme do seu carro, o seu som tb tocara o som emitido pela sirene (som interno, cornetas, supertweeters)

MATERIAIS NECESSARIOS:

- 1 par de fios 1.5mm (acho que da essa dimensao), o tamanho vai depender de onde vc vai querer que sai o som do alarme (tampao, cornetas do porta malas, etc).

- 1 alicate de corte para cortar o fio externo da sirene

- 1 uma chave de fenda pequena para desparafusar a sirene

- 1 pilha qualquer para testes

- 1 fita isolante para ligar os fios

- muita paciencia e cuidado, nada de pressa

VAMOS AO QUE INTERESSA:

1) Retire a sirene do alarme do seu carro, geralmente a sirene fica dentro do capo do carro.

2) Corte os fios externos da sirene (2 fios), de modo que sobre um pouco de fio para emenda-los posteriormente. Memorize a polaridade dos fios (qual é o positivo e qual é o negativo, em alguns casos o negativo fica parafusado no chassis é so desparafusar)

3) Hora de abrir a sirene. Retire os parafusos que tem na frente da sirene e abra a tampa

4) Perceba que possui um pequeno circuito com uma uma especie de driver. Note que tem 2 fios saindo do circuito e que é soldado no driver. Um mais pro meio do driver é o fio negativo, e o que esta mais perto da borda do driver é o fio positivo.

5) Com cuidado, NAO CORTE, apenas descasque um pedaço dos 2 fios que saem do circuito e emende os novos fios, um no fio descascado positivo, outro no fio descascado negativo, passe fita isolante. Sera interessante se puder usar o fio positivo de cor diferenciada do fio negativo.

6) Passe a sobra do fio que vc acabou de soldar para fora da sirene, assim como os fios originais (aquele que vc cortou do capo do carro), geralmente tem um buraco na sirene que passa os fios. Caso seja pequeno o buraco, faça um pequeno rombo para alargar, o necessario pra passar os fios que vc soldou.

7) Caso queira testar para ver se ficou bem emendado, pegue um alto-falante qualquer e liguei nele a ponta dos fios que vc acabou de emendar. Pegue uma pilha qualquer e ligue na ponta dos fios da sirene (observar polaridade) (aquele que vc cortou do capo). A sirene devera emitir o som do alarme em volume bem baixo, sinal de que esta soldado certo, pois caso contrario, nao emitiria nenhum som, ai é bom rever a emenda.

8) Fecha a sirene, passe o resto dos fios emendados pra fora e recoloque os parafusos.

9) Religue novamente os fios que vc cortou da sirene (aqueles do capo do carro), do mesmo jeito que estavam antes.

10) Note que sobrou um par de fios pra fora da sirene (positivo e negativo).

11) Esses fios é o que vc ligara nos alto-falantes que vc deseja tocar junto com o alarme (de preferencia 6x9, cornetas).

12) Nao recomendo ligar no subwoofer, NAO fiz esse teste e nao sei se prejudica ele a longo prazo, pois esse sinal nao vai tem corte low-pass.

13) Puxe esse fio ate onde se encontra os falantes que vc deseje tocar com o alarme.

14) Emende esses fios que vc puxou, nos fios que sao ligados no alto-falante, mas NAO corte o fio do falante, NAO altere a ligaçao dos falantes, apenas descasque ele para emendar o fio da sirene, pois se vc cortar, seu som nao vai mandar sinal mais pros falantes. Nao precisa ser direto no conector dos alto-falantes, se vc possui ligaçao em serie ou paralelo basta emendar nesse fio que faz o paralelo ou a serie, respeitando o modo de ligaçao, é claro. Nao esqueça da fita isolante.

15) Depois de ligado e isolado o fio com fita, é so curtir o alarme turbinado !!! hehehe

PS.: O volume de som do alarme sera de acordo com o seu sistema de som.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E quando ligar o som, não vai sair som pela sirene???

Compartilhar este post

Link para o post

so nao sai.. se botar uns diodos, nao?

e eu tenho duvidas quanto as ligacoes e impedancia minima que o circuito de alimentacao da sirene aguenta.. pois acho que foi projetado so para uma sirene!

sera que quanto mais reprodutores de som ligados menor seria a intensidade do alarme... ou seria maior somando as sensibilidades mesmo com uma potencia pequena aplicada neles...? ahhhhhhhh socorro!!!! :pirou:

eu acho que da pra fazer um esquema assim.. pra empurrar os falantes agora so usando modulos booster com hi-input

eu nao sei que tipo de corrente eh a que toca a sirene do alarme... continua ou alternada...

mas poderia pegar de algum ponto corrente continua pra ligar no remote e na parte da alternada entraria no hi-input dos boosters e assim alimentava seu som...

claro que tudo com seus respectivos circuitos gerenciadores de corrente, ddp etc usando resistores, diodos enfim...

ou sera que nao rola mesmo?

:pirou:

Editado por deed

Compartilhar este post

Link para o post
so nao sai.. se botar uns diodos, nao?

eu acho que da pra fazer um esquema assim.. pra empurrar os falantes agora so usando modulos booster com hi-input

eu nao sei que tipo de corrente eh a que toca a sirene do alarme... continua ou alternada...

mas poderia pegar de algum ponto corrente continua pra ligar no remote e na parte da alternada entraria no hi-input dos boosters e assim alimentava seu som...

claro que tudo com seus respectivos circuitos gerenciadores de corrente, ddp etc usando resistores, diodos enfim...

ou sera que nao rola mesmo?

Seria melhor usar um relé, pra chavear o fio de alimentação do player daí quando ligasse o alarme ele desligaria o player e só ativaria quando disparasse, daí quando vc desativar o alarme o rele chaveava pra alimentação normal, vou ver se bolo um esquema aqui, depois aviso proces.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu SEMPRE quis fazer isso! A mer** é se tu tiver um PUTA TRIO, e alguem passa com o som do lado do teu carro e ele dispara por esse motivo... pensem na barulheira!

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe como montar um circuito flip-flop (ou algo do tipo) para gerar frequencias de 60Hz, 300Hz, 5kHz e 10KHz com saidas de no minimo 1 volt e maximo 4 volts? Poderia montar esse circuito e colocar na entrada do módulo junto com os RCA, ligar o polo positivo da sirene no remote do amplificador. Quando o alarme tocar ele vai acionar a sirene junto com o remote do amplificador, fazendo com que as frequencias do flip-flop varem com toda a potencia do sistema!

Compartilhar este post

Link para o post

O sitema que o HighBass nos mostrou a mesma coisa que eu queria montar a um tempo, a unica coisa que muda é que ele não montou um gerador de frequencia, apenas aproveitou o que esta embutido na sirene. O problema desse sistema é que ele por ser limitado, não vai usar todo o potencial do falante para afastar o gatuno!

Compartilhar este post

Link para o post
Alguém sabe como montar um circuito flip-flop (ou algo do tipo) para gerar frequencias de 60Hz, 300Hz, 5kHz e 10KHz com saidas de no minimo 1 volt e maximo 4 volts? Poderia montar esse circuito e colocar na entrada do módulo junto com os RCA, ligar o polo positivo da sirene no remote do amplificador. Quando o alarme tocar ele vai acionar a sirene junto com o remote do amplificador, fazendo com que as frequencias do flip-flop varem com toda a potencia do sistema!

Pois é. O que eu gostaria de fazer é um negocio que só toque aqueles agudos infernais que não dá pra aguenta. Talvez os 10k ai.

Ai eu ligaria em um booster barato alguns tweeters baratos e os colocaria no painel virado pro motorista. Quando o alarme dispara, toca aquele agudão insuportavelmente alto e o ladrão não aguenta e sai fora. hehehehehe

O fo** é c o alarme dispara com vc la dentro!

Compartilhar este post

Link para o post

Achei um esquema para gerar frequencias de ondas quadradas. Li não lembro aonde que ondas quadradas são fatais para falantes, pois provocam aquecimento da bobina. Alguém sabe dizer se isso tb vale para super tweeter? Vou ver se monto um oscilador de 10KHz!

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente? Loucura fazer isto: Vai mandar sua sirene pro espço em poucos minutos. ponto pro ladrão!

Quer fazer algo bom realmente? Faça uma sirene baseada num 4093 (4 portas NAND) e mais alguns capacitores, sem contar um transístor pra amplificar isto. Isto vc liga no positivo da sirene. Assim, quando ela disparar, vc vai ter mais uma sirene dentro do carro.

Compartilhar este post

Link para o post
Sinceramente? Loucura fazer isto: Vai mandar sua sirene pro espço em poucos minutos. ponto pro ladrão!

Quer fazer algo bom realmente? Faça uma sirene baseada num 4093 (4 portas NAND) e mais alguns capacitores, sem contar um transístor pra amplificar isto. Isto vc liga no positivo da sirene. Assim, quando ela disparar, vc vai ter mais uma sirene dentro do carro.

Tava olhando alguns esquemas para montar um gerador de frequencia usando um 555! Seria bom, pois como ele opera no minimo com 5 volts até 18 volts poderia ligar ele direto na entrada RCA do módulo (claro que na saida só vai tweeter). Saberia me dizer se as onda que ele gera iriam danificar os tweeters? Ele forma um tipo de onda triangular... ... Outro esquema detona ladrão legal seria utilizar aquele espaço que tem embaixo do painel para camuflar varias sirenes, ao invés de ligar uma sirene direto no alarme, ligar um rele para comandar umas 8 sirenes. Supondo que cada uma tenha 130dB ---> 130 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 = 172dB :blink: A cabeça do ladão vai fazer "KABUUUUUMMMM" :lol:

Editado por Hellmind

Compartilhar este post

Link para o post

Tava olhando alguns esquemas para montar um gerador de frequencia usando um 555! Seria bom, pois como ele opera no minimo com 5 volts até 18 volts poderia ligar ele direto na entrada RCA do módulo (claro que na saida só vai tweeter). Saberia me dizer se as onda que ele gera iriam danificar os tweeters? Ele forma um tipo de onda triangular... ... Outro esquema detona ladrão legal seria utilizar aquele espaço que tem embaixo do painel para camuflar varias sirenes, ao invés de ligar uma sirene direto no alarme, ligar um rele para comandar umas 8 sirenes. Supondo que cada uma tenha 130dB ---> 130 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 = 172dB :blink: A cabeça do ladão vai fazer "KABUUUUUMMMM" :lol:

Trabalhando em baixa potência não há risco. O risco é trabalhar com isto ligado na entrada do módulo... vai saturar o bicho, e mandar muito falante pros quintos...

Tem um esquema que saiu numa eletrônica total (tenho em casa) que é um aparelho que usa 2 tweeters... estes ficam separados por 2m de distância (pode ser um na frente e outro no fundo do carro) e, quando ligado, diz o artigo, é impossível ficar no ambiente... ele gera uma perturbação brutal em quem está ouvindo... parece interessante pra retardar a ação do bandido, enquanto a sirene, a buzina e mais um cornetão de ar avisam pro mundo todo que o alarme tá tocando... hehehehehe;

Compartilhar este post

Link para o post

tem como postar aqui? não sabe como posso montar um gerador de frequencia com ondas senoidais?

Compartilhar este post

Link para o post
tem como postar aqui? não sabe como posso montar um gerador de frequencia com ondas senoidais?

Até tem... eu tenho q escanear aqui no escritório... meu scanner de casa já elvis...

Pra montar um gerador senoidal, vc pode partir pra algum projetinho com rede RC... existem alguns por aí.

Ou então, pode partir pra um oscilador com 10X a freq. de operação, e usar um 4017 + 4066 (chaves lógicas) + resistores pra conseguir simular uma onda senoidal... tipo, cada porta do 4017 aciona uma chave do 4016, que seleciona um resistor responsável por liberar determinada tensão na saída... aí vc teria q fazer 4 ubindo, um com o valor de pico da senóide, e mais 4 descendo... entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Usar CMOS? Deixa pra la esse esquema mesmo! Por favor, quando possivel poderia escanear a revista?

Compartilhar este post

Link para o post
Achei um esquema para gerar frequencias de ondas quadradas. Li não lembro aonde que ondas quadradas são fatais para falantes, pois provocam aquecimento da bobina. Alguém sabe dizer se isso tb vale para super tweeter? Vou ver se monto um oscilador de 10KHz!

Pra que vc quer ondas quadradas? VOce vai fritar seus tweters com elas! Use ondas senoidais. Ondas triangulares penso q nao tem problema nenhum tb.

Acho q a melhor frequencia para alarme deve ser 2k a 3khz, q é a frequencia q o ouvido humano é mais sensivel.

ACho q seria massa tocar uns 140dB de agudos dentro da cabine pro ladranzinho, pra fazer sangrar os ouvidos, ele iria se apavorar tanto q nao roubaria nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...