Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
removido

Rele.... o Por quê de usar!!!

Recommended Posts

Bom pessoal,

Já foi muito dito aqui no fórum da utilidade ou não do uso de relés no remoto.... pois bem aqui vou dar uma explicaçãozinha bem básica.....

Muitos (Gusk 4x4 :vts ) dizem p/ não usar relés (só para acionar módulo - s/ coolers externos).... pois a corrente consumida é menor que a corrente disponível no remoto dos player.....

Agora..... quem usar os Corzus PWR1002 / PWR802 / PWR1004.... acho melhor providênciar um RELÉ.... pois a corrente de acionamento do bicho (medido por mim c/ auxílio de um multímetro) marcou exatos 150mA...., ou seja, a maioria dos players conseguem mandar 500mA de corrente máx. no REMOTE.... e se vc usar 2 amps da linha PWR, é melhor providenciar um RELE (R$7,00) ou então a troca da saída do remote (custa uns R$50,00) ....

Ps.: Não tenho intuito de criar confusão alguma.... só estou dizendo p/ quem usar 2 PWR comprar um RELE.....

Abçs,

Rapha

Editado por Rapha_4_bass

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom pessoal,

Já foi muito dito aqui no fórum da utilidade ou não do uso de relés no remoto.... pois bem aqui vou dar uma explicaçãozinha bem básica.....

Muitos (Gusk 4x4 :vts ) dizem p/ não usar relés (só para acionar módulo - s/ coolers externos).... pois a corrente consumida é menor que a corrente disponível no remoto dos player.....

Agora..... quem usar os Corzus PWR1002 / PWR802 / PWR1004.... acho melhor providênciar um RELÉ.... pois a corrente de acionamento do bicho (medido por mim c/ auxílio de um multímetro) marcou exatos 600mA...., ou seja, a maioria dos players conseguem mandar 500mA de corrente máx. no REMOTE.... e se vc usar 2 amps da linha PWR, é melhor providenciar um RELE (R$7,00) ou então a troca da saída do remote (custa uns R$50,00) ....

Ps.: Não tenho intuito de criar confusão alguma.... só estou dizendo p/ quem usar 2 PWR comprar um RELE.....

Abçs,

Rapha

É melhor prevenir do que remediar, uma vez fui instalar um Pyramid 1010Gx e 2 ventoinhas, daí resolvi ligar tudo no remote só pra ver em quanto caia a tensao no remote, daí liguei e com o multimetro tinha apenas 6.4V dai apos 2 minutos tocando o player não liberava som no RCA continuava ligado mas nao saia som, desliguei e religuei o player e aconteceu o mesmo, então por aí vocês imaginam o que pode acontecer né depois de ligar amps e coolers sem usar relé no remote.

Blz

Compartilhar este post

Link para o post

tb achei AGM.... mas ele bebe muito !!!! é melhor prevenir q remediar, né??? depois (final de semana eu meço di novo).........

Abçs,

Rapha

Compartilhar este post

Link para o post

Rapha, tu usou corrente AC ou DC pra medir ?!

queria fazer o teste tambem

Compartilhar este post

Link para o post

é só usar o multimetro em A (amperes) e ligar o multímetro na entrada remoto do amp e na saída remoto do player (uma ponta no amp e outra ponta na saída do remoto)....

Abçs,

Rapha

Editado por Rapha_4_bass

Compartilhar este post

Link para o post

É que tem multimetros que medem.. AC e DC .. e cada uma delas é diferente..

Compartilhar este post

Link para o post

putz.. não foi o blau, que posto que não era preciso, com os testes provando ???????

Compartilhar este post

Link para o post

cabei de "remedir" e bateu.... 150mA cada PWR.... ué?!?!?! já sei.... foi tudo junto.... PWR1002 + PWR802 + antena + um ledzinho q testei agora......

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho isso meio quetão de sorte tb, já vi um caso do cara ligar 3 Banda Expert e um Aquarius 4.1N no REMOTE direto, e não acontecer nada, inclusive vi esse som esses dias e tá perfeito já com quase um ano e meio de instalado, por outro lado um outro colega meu ligou um Pyramid 800 e um Pyramid 400 os dois Gold Series e o REMOTE do player dele não aguentou, queimou em dois dias. É meio complicado mesmo, acho que o consumo é bem variável, de acordo com os módulos que se usa. Mas como já foi dito, é melhor prevenir do que remediar.

Quando meu som tava montado na Saveiro eu liguei os remotes do Expert e do Vento sem relê aí quando desligava o som o Vento desligava na hora e o Expert demorava mais uns 10segundos alguém sabe pq isso acontece?????

Compartilhar este post

Link para o post
Eu acho isso meio quetão de sorte tb, já vi um caso do cara ligar 3 Banda Expert e um Aquarius 4.1N no REMOTE direto, e não acontecer nada, inclusive vi esse som esses dias e tá perfeito já com quase um ano e meio de instalado, por outro lado um outro colega meu ligou um Pyramid 800 e um Pyramid 400 os dois Gold Series e o REMOTE do player dele não aguentou, queimou em dois dias. É meio complicado mesmo, acho que o consumo é bem variável, de acordo com os módulos que se usa. Mas como já foi dito, é melhor prevenir do que remediar.

Quando meu som tava montado na Saveiro eu liguei os remotes do Expert e do Vento sem relê aí quando desligava o som o Vento desligava na hora e o Expert demorava mais uns 10segundos alguém sabe pq isso acontece?????

o vento ainda tinha energia retida.

Compartilhar este post

Link para o post

fui eu quem fez o teste da primeira vez, só com amps Fosgate e um boosterzinho, realmente todos os Fosgate puxaram entre 11 e 15 mA, o booster puxou 6 mA. concordo e assino embaixo do que disse o Rapha, se os Corzus puxam tudo isso da saída remote, sem dúvida que tem que usar relê se for usar mais do que um. aliás, pelo que me consta as saídas remote das HUs comerciais podem dar no máximo 300 mA, ou seja, botar dois Corzus já seria arriscado e perigoso, vai que no acionamento eles dão um spike, adeus saída remote :(

mais do que colocar o relé, acho providencial e necessário meter um porta-fusível com um fusivelzinho de vidro no chicote do player pra evitar problemas. melhor estourar um fuse de 0.3A que custa centavos do que gastar 100 pila refazendo uma saída remote queimada.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu rafa, eu realmente só conhecia consumos como os que o super falou: "entre 11 e 15 mA, o booster puxou 6 mA"

Se os corzus puxam 10 vezes mais que isso, e o cara for usar mais de um, é indispensável pensar nos relés!! realmente players como os sony tem 300mA somente

Cara, ql multimetro vc usou pra medir? qual escala? DC? fusível bom, bateria boa? O valor é muito discrepante...

mas valeu pelo aviso, eu ligaria 10 corzus sem ter a sacada de medi-los, imagina a cagada q seria

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Turma... e quando devo usar DIODO DE SUPRESSÃO conectado em paralelo com o relay? Tipo, isso é usado contra o KICKBACK (que pode facilmente chegar a 200v).... mas como saber que determinado caso é passível de kickback?

Compartilhar este post

Link para o post

relay, kickback, caramba, voltando à terra....

A bobina que é energizada para fechar o contato do relé mantém uma quantidade de energia acumulada. Ao ser aberto o circuito, ela tem uma tendência natural que acaba resultando numa chamada corrente indutiva (reversa) que é muito prejudicial pro resto do circuito (entenda-se semicondutores, geralmente CI´s, etc)

Todo projetinho com relé deve ter um diodinho em paralelo com o mesmo, eu uso sempre nas minhas fuçações.

Pode ser um diodo normal pequeno desses, 4148, sei lá o que. No caso dos relés de bobinas gigantes, desconheço a especificação pro diodo. Caso o sistema ligado na bobina não seja crítico, daí não tem rolo; no nosso caso, temos a saída do player que pode muito bem ter uma proteção interna contra esta corrente reversa, é questão de perguntar pra quem sabe (alou kleber, andreson, hehehe

Abraços

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

o Gusk....

então o Bilau ta dizendo q ao desligar o relay (correto) o FDP dá um "coice" no player??? Isso pode velar a algum problema sério? tipo um cancer ou aids no player (que vá matá-lo)???? uhauhauhauh :lol: :lol:

Abçs,

Rapha

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa.... agora eu me compliquei, não sabia dessa do diodo ser necessário. Li sobre e me assustei!...

Como peço, então? "Cidadão, preciso de um relay 12v 5Ampéres e um diodo pra ele"? hehehe =}

Compartilhar este post

Link para o post
Poxa.... agora eu me compliquei, não sabia dessa do diodo ser necessário. Li sobre e me assustei!...

Como peço, então? "Cidadão, preciso de um relay 12v 5Ampéres e um diodo pra ele"? hehehe =}

não bilau....

pq o RELE (o mais fácil de falar... uhauhauh :P ) vc comprará em lojas de Auto-Peças.....

Já o Diodo compra em lojas de eletrônica.....

Pelo menos eu faço assim.... :legal:

Abçs,

Rapha

Compartilhar este post

Link para o post

bom, primeiro vc pede um "Relê" e não um relay hehehehe

eu acho que nem deve precisar no player, pois é o tipo de proteção que deve ser intrínseco ao aparelho!!! é uma coisa simples e acredito que não tenha problemas

rapha,"coice", é isso mesmo heheheh mas não é assim tbm, eu nunca tive problemas desse naipe mas a literatura indica essa proteção e sempre a usei

blau, vc pode pedir um diodo e explica qual será o uso, o cara deve saber, se não use algum comum desses IN4007 (+corrente), IN4148, não manjo mto os modelos

Compartilhar este post

Link para o post
bom, primeiro vc pede um "Relê" e não um relay hehehehe

Mas Gusk vc sabe que o termo correto é Relay, né??? :vts:P

é igual a MORTANDELA..... uhauhauhahuauh num tem nada haver!!!! uhahuahuauh :vts :lol: :lol:

Abçs,

Rapha

Compartilhar este post

Link para o post

Todo projetinho com relé deve ter um diodinho em paralelo com o mesmo, eu uso sempre nas minhas fuçações.

o gusk!! o diodo não é em série?? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...