Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Recommended Posts

Boa tarde pessoal! Me perdoem abrir um novo tópico, mas não consigo encontrar uma solução atual para resolver meu problema.

Tenho um Up! TSI com o composition phone, que por acaso não possui saída RCA.

Recentemente instalei um som no carro, é claro, dentro do meu orçamento. Tentei fazer o melhor para SQ dentro do que podia e das limitações de instalação na minha cidade. Coloquei um KIT 2 vias hertz DSK 165.3 na frente, substituindo os mid e tweeters originais, coloquei um Módulo Soundigital SD600.4 e um conversor RCA ST6100, que não funcionou bem e acabei trocando por um Corzus disponível no instalador. Os cabos RCA são stetsom, os "melhores" que tinha na loja. Funcionou. Entretanto me deparei com os seguintes problemas:

O som ficou com agudos estridentes, na equalização original do composition diminui os graves no mínimo e ficou "aceitável" mas não perfeito. Sinto falta dos agudos originais, apesar do Hertz tocar MUITO mais forte.

O som ficou com ruído, baixo, porém presente.

Sinto que o kit tem muito potencial não aproveitado e só depois de instalado fui perceber que poderia ter feito diferente. Pretendo adicionar um SUB de até 300 RMS em bridge no amp, uma vez que os falantes traseiros estão ligados direto no rádio (desligados quase sempre, pretendo usar os mid que estavam na frente atrás que são de 35W para complementar). 

As opções que encontrei até o momento:

Trocar o conversor RCA que pode estar causando o ruído e arruinando as altas frequências. Um STINGER SGN13 resolveria meus problemas ou seria mais dinheiro gasto atoa?

Trocar o amplificador por algum que tenha entrada alta (não sei se perderia qualidade ou de fato removeria o ruído) e seja tão potente e compacto quanto o SD600, considerando meu orçamento. (SD400.2 EVO5? precisaria de mais um amp para um futuro subwoofer...).

PS. não pretendo trocar o player original do carro, o carro tem uma boa revenda e o pacote connect agrega valor, além de todos os sensores conectados. Dicas de subwoofer para SQ até o limite de potência e que não ocupe muito espaço no upzinho são bem-vindas.

Desde já agradeço! Estou há semanas procurando a solução!

Editado por Jchexpert
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

outra opcao, compra um processador de audio, que dos males o menor. ao inves de usar um conversor, pega pego menos um processador, pode ser o px8 mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei a sua pretensão com o subgrave, se quer vibração ou somente os médios graves lhe atenderiam.

Eu usaria um sd400.2 evo5 com entrada alta, ligaria em full e trataria as portas assim o midbass teria um desempenho melhor.

O sd400.2 poderia usar em trimode...lembrando que iria voz para o sub na mala.

Poderia usar um conversor de 4 canais da falcon...tem filtro interno, saída para remote...

 

 

Editado por betodacaravan
editar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, trazendo a atualização do tópico.

O que resolveu meu problema foi trocar o amplificador. Coloquei um Falcon evolution HS1500DX por indicação do instalador. Tirei o cabo RCA e conversor e fiz a ligação pela entrada alta mesmo.

Ficou EXCELENTE! O problema das frequências altas estridentes e grave distorcendo morreu, agora está equilibrado e tocando MUITO. Praticamente zero de ruído, muito parecido com o original. Honestamente, não esperava muito do Falcon, mas a fidelidade de áudio se mostrou muito superior ao Soundigital, que era meio "artificial". Se alguém estiver pensando em comprar um módulo desses novos da Falcon eu recomendo bastante, excelente custo x benefício.

Comprei também um Subwoofer NAR 1004.SW.L1 mas ainda não tive oportunidade de instalar. Assim que possível trago o feedback. 

Sobre o tratamento das portas, o UP já vem com as portas praticamente "lacradas", bem simples mesmo. Não vejo necessidade de tratamento pra esse carro, o midbass está satisfatório.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 28/01/2023 at 13:01, Jchexpert disse:

Pessoal, trazendo a atualização do tópico.

O que resolveu meu problema foi trocar o amplificador. Coloquei um Falcon evolution HS1500DX por indicação do instalador. Tirei o cabo RCA e conversor e fiz a ligação pela entrada alta mesmo.

Ficou EXCELENTE! O problema das frequências altas estridentes e grave distorcendo morreu, agora está equilibrado e tocando MUITO. Praticamente zero de ruído, muito parecido com o original. Honestamente, não esperava muito do Falcon, mas a fidelidade de áudio se mostrou muito superior ao Soundigital, que era meio "artificial". Se alguém estiver pensando em comprar um módulo desses novos da Falcon eu recomendo bastante, excelente custo x benefício.

Comprei também um Subwoofer NAR 1004.SW.L1 mas ainda não tive oportunidade de instalar. Assim que possível trago o feedback. 

Sobre o tratamento das portas, o UP já vem com as portas praticamente "lacradas", bem simples mesmo. Não vejo necessidade de tratamento pra esse carro, o midbass está satisfatório.

Se quiser uma caixa bem feita manda MP que fabrico sob medida pra voce.

Sobre tratamento, eh comum as pessoas pensarem que nem voce, que so pela porta ser bem fechadinha nao existir necessidade de fazer o tratamento, porem a chapa do carro eh muito fina e vai vibrar, alem do forro do porta que tambem vai vibrar - tratamento nas portas, com pelo menos 3mm de camada de parta na parte interna, externa e no forro de porta ( este pode ser menos, 2mm ou 1mm + material fono absorvente, tipo espuma ou feltro) vai trazer uma melhoria muito grande quando comparado com uma porta sem tratamento.
 

Tratemento eh fundamental, nao tem pra onde correr... voce so vai dar valor no dia que fizer ou que ouvir um carro com um set exatamente igual o seu mas com tratamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso falcon 800.4 DHX (entrada alta) em kit 2 vias e coaxial ophera em portas tratadas e surpreende...sem ruídos e com potencia sem distorcer.

E o melhor, sem esquentar, fica de frio para morno...com subwoofer talvez esquente.

Editado por betodacaravan
editar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive bastante problemas com o composicion Phone quando resolvi integrar modulo sub e kit 2 vias q tinha guardado. Usei o conversor de rca eatech e surgiram alguns problemas teimosos de solucionar. Coloquei uma central multimidia e tudo estabilizou. 

Vc mudou o amplificador e usou as saídas (fios) e resolveu o problema isso q importa. Da um feedback de como ficou o som montado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando o tópico!

Instalei o Subwoofer da NAR em uma caixa comprada na internet mesmo, da PremierShop, dutada. Muito bem acabada pelo preço, que foi de 90 reais aproximadamente. Ficou no porta-malas com um conector para tirar quando preciso. No geral, o subwoofer surpreende! Custo benefício excelente, visto que paguei menos de 350 reais no sub+caixa.

O bass-boost perto da metade já fica sobrepondo a música em eletrônicas e hip-hop/rap, deixei ajustado perto do mínimo, é realmente muito forte, treme o banco da frente mesmo fechado no porta malas, principalmente para o tamanho do carro (up!), acredito que sirva muito bem para um sedan ou hatch médio também. 

No geral, o projeto me atendeu satisfatoriamente. Melhor do que qualquer som original que eu já tenha escutado por aí, acredito que no total, de itens + instalação não tenha passado de 2000 reais. Na minha opinião, o grande triunfo do setup ficou no rock/sertanejo, som limpo, perfeito e sem distorções do primeiro ao último volume (insuportável!). O único porém fica para os tweeters e agudos do kit Hertz, realmente são metálicos e estridentes demais para minha percepção, mas nada que um ajuste no próprio player não resolva.

Sobre o tratamento das portas, sei que faz diferença, mas infelizmente esse tipo de serviço é difícil na região, mas quem sabe não encontro uma oportunidade futuramente!

Enfim, o resumo do que está tocando no Upzinho para quem quiser uma dica de setup é este:

Kit Duas Vias Hertz DSK 165.3 (160 RMS) (DIANTEIRA)

Woofer original VWTECH (60 RMS) (TRASEIRA)

Subwoofer NAR Áudio 1004.SW.L1 (200 RMS)/caixa dutada premiershop

Módulo amplificador Falcon evolution HS1500DX (550 RMS)

Player original Composition Phone c/ entrada alta

 

--Agradeço pela ajuda de todos!--

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Jchexpert disse:

Instalei o Subwoofer da NAR em uma caixa comprada na internet mesmo, da PremierShop, dutada. Muito bem acabada pelo preço, que foi de 90 reais aproximadamente. Ficou no porta-malas com um conector para tirar quando preciso. No geral, o subwoofer surpreende! Custo benefício excelente, visto que paguei menos de 350 reais no sub+caixa.

parabens, famoso barato que sai caro. caixa universal, com litragem diferente da que o manual manda e com frequencia fb da caixa numa sintonia aleatoria.

 

5 horas atrás, Jchexpert disse:

Sobre o tratamento das portas, sei que faz diferença, mas infelizmente esse tipo de serviço é difícil na região, mas quem sabe não encontro uma oportunidade futuramente!

quem quer faz, todo mundo aqui do grupo ja meteu a mao na massa e fez.

mas q bom q lhe agradou

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...