Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
dmac

[MEGANE] SQ "achados" de OLX

Recommended Posts

Pessoal, tudo bem?

Estou com um novo projeto. Vendi tudo o que eu tinha e agora estou em portugal. Estou montando um Set basico, com achados baratos no OLX.

Minha ideia é a seguinte: HU + amp 4 ou 5 canais (que caiba embaixo do banco) + SUB 8 ou 10 (uma caixa bem pequena).

HU: Comprei um Alpine CDE-193BT 70€. Estava com 1 ano de uso, em perfeito estado.

Falantes: por enquanto pretendo manter os originais e para quem não sabe o espaço para MID é bem complicado. (vou amplificar eles com pouca potencia para ver como se viram)

Amp: Achei algumas opções entre 60 e 80€.

Alpines MRP F242 , F250, F320, PMX F640.

Clarion APX 4241e

Helix db4 

( Procurei muitos relatos, mas não achei muitas informações. Os Alpines são os menores e gostei do F320, por ser 5 canais, mas não sei se tem mais qualidade que o Clarion ou Helix)

SUB Achei entre 50 e 80€, todos com caixa de fabrica.

Hertz EBX 200 e DBX 25.3

Alpine SBG 844BR e SBE 1044

Focal SB 25 A1 (li que desce pouco)

( Desses eu gostei mais do Hertz EBX por ter maior sensibilidade e do Alpine SBG 844 por ser a menor caixa.)

Como esses amplificadores tem potencia "baixa", os subs precisam ter um sensibilidade alta pra tocar razoável.

 

Gosto de musicas principalmente com VOZ, escuto de tudo um pouco. Mas escuto mais Sertenejo e POP Rock , confesso que tenho dificuldade de classificar as musicas hoje em dia.

Depois disso tudo montado, vejo se sinto falta de outro kit 2 vias. Pelos relatos que li, os originais com um pouco mais de potencia que os originais são bem razoáveis,

Gostaria de opiniões, quais desses amplificadores tem mais qualidade e qual desses Subs devem tocar melhor com pouca potencia.

Editado por dmac
Atualização

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há uns anos ajudei um amigo com um projeto para uma Megane Grand Tour

 

Não sei se é o teu caso. Talvez dê pra aproveitar algumas ideias 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 22/04/2020 at 04:38, Alex_84 disse:

Há uns anos ajudei um amigo com um projeto para uma Megane Grand Tour

 

Não sei se é o teu caso. Talvez dê pra aproveitar algumas ideias 

 

 

Muito obrigado. Vou ler tudo.

Eu estive uns poucos anos afastado do forum, estava sem equipamento nenhum, toda hora trocando de carro por causa do trabalho e sem tempo.

Agora estou voltando devagar, mas pelo que vi a maior parte do pessoal da antiga esta bem ausente.

Desses equipamentos que eu citei, amplificadores e subs. O que voce ja ouviu ? o que acha de cada um deles?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se nesse momento o que você quer fazer é comprar o amp, pegue o mais forte que você puder comprar (claro, nada de porcaria). Se não der pra ser de 5 canais, sem problemas. Use o kit passivo por um tempo e mais pra frente vc compra um amp só pro sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Alves disse:

Se nesse momento o que você quer fazer é comprar o amp, pegue o mais forte que você puder comprar (claro, nada de porcaria). Se não der pra ser de 5 canais, sem problemas. Use o kit passivo por um tempo e mais pra frente vc compra um amp só pro sub.

Obrigado Alves. Em questão de potencia são todos muito parecidos, acho que o clarion é um pouco mais forte que os outros.

Surgiu aqui um audison lr604xr, é bem antigo. Conversei com 2 pessoas que ja tiveram um desses alpine e o audison. Ambos falaram que o audison tem um som mais limpo e quente. O alpine tem um som mais frio, analítico e estridente. 

Como as potencias estão todas próximas, acho que vou pegar esse audison,

Ai vou ter que achar qual desses subs toca melhor com baixa potencia, ja que esses amps tocam de 120 a 150 rms em bridge. 

Pelo que vi todos tem sensibilidade entre 91 e 92, os alpine pedem 120 rms (8") a 150 rms (10"), focal 200 rms (10") e hertz 250rms (8").

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei o amplificador audison mesmo. Agora faltam os cabos e o sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mantendo o tópico atualizado e continuo aberto a fazer mudanças no projeto.

Instalei apenas a HU alpine, me surpreendi porque foi plug n play, achei que teria que mudar algo nos conectores. Logo que mudei e liguei, percebi uma mudança geral, os agudos ficaram muito mais arejados, o som mais limpo e detalhado. Porém eu esperava mais dos médios e médio graves.

Já usei em carros anteriores a HU kenwood excelon com falantes originais, usei em um uno e em um palio, em comparação tinham médios e médio-graves muito melhores, os agudos gostei mais dos atuais. Pensei que pudesse ser característica da HU, porém aumentei o volume e os falantes dianteiros começaram a bater. Tirei a forração dos falantes e vi que as bordas deles estavam desfeitas.

Não sei se todos sabem, mas os falantes do Megane são fixados no forro. Tem atras um cúpula de plastico para proteger da água. A profundidade aproximada é de 40 a 45mm, o diametro é 5" não 5,25" e tem apenas 2 parafusos de fixação. 

Logo todos pensam, passa faca. Mas mesmo assim, a profundidade até o vidro é aproximadamente 55mm e terá o problema da água. Para instalar baffle, precisar ter um lugar para fixar, porém atras não tem lata, é um grande vão. Em resumo, da para colocar um falante de 5,25" que seja compacto, porém terá que fazer doorpod ou colocar uma placa de MDF para cobrir o vão e instalar baffle nele. Porém, eu mesmo que estou a fazer tudo, não tenho muitas ferramentas, estou fazendo algo com baixo custo e não quero fazer muitas mudanças porque normalmente não fico muito tempo com o mesmo carro.

Solução, encontrei uns falantes da cabasse , que eram opcionais do renault laguna. A cabasse é uma marca de falantes residenciais de qualidade e nessa época fez em parceria com a Renault um sistema de som para os carros mais top da marca. Segundo relatos, não é como os bose da audi ou HK das BMWs de época, mas são melhores que os originais e achei com preço bem convidativo ( 35 euros 2 Mids + 2 tweeters já com frete). O link com um pequeno video comparando os originais x cabasse:

 

Estou pensando em cobrir o vão da porta com manta asfáltica e cortar a cúpula que protege o falante de pegar água. Porque acho que assim, não vai bater água no falante e vai deixar o falante com a parte de trás mais arejada. O que acham da idéia? Pode ser benéfico para o som?

Sobre o amplificador, meu carro é 2 portas, tem uma barra de torção embaixo do banco que faz parte do rebatimento do banco. Coloquei o banco na posição que eu dirijo, sentei no banco de tras e medi o espaço que sobrou. Ficou um espaço de 20x30, se houvesse um jeito de fixar o amplificar na "espuma" do banco,  acho caberia um amplificador 30x30 cm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...