Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Robert Rodrigues

Dúvida de impedância

Recommended Posts

Postado em

Tô montando uma caixa para 4 sub, só que tenho 2 bobina dupla 2+2 e 2 com bobina dupla 4+4 e meu módulo é de 2ohms qual ligação posso fazer para que os subs fiquem o mais próximo de 2ohms? Alguém aí sabe me dizer?

Postado em

Seus subs nunca vão tocar de maneira igual sendo diferentes.
Vc tem três opções:
1) trocar 2 dos subs por outros iguais
2) usar só dois subs que sejam iguais
3) usar os 4 em conjunto até danificar 2 deles.

Normalmente os subs de valor de impedância mais alta vão ser danificados primeiro.

E não adianta fazer ligações série-paralelo que não vai resolver.

• Like 1
Postado em (editado)
11 horas atrás, Robert Rodrigues disse:

Tô montando uma caixa para 4 sub, só que tenho 2 bobina dupla 2+2 e 2 com bobina dupla 4+4 e meu módulo é de 2ohms qual ligação posso fazer para que os subs fiquem o mais próximo de 2ohms? Alguém aí sabe me dizer?

Oi Robert, o Guilherme está certo em relação as opções 1) e 2), contudo na minha opinião você pode utilizar sem se preocupar com danos, evidentemente não é o ideal...

Pode confirmar se os subs estarão em caixas diferentes?

Para facilitar peço que você especifique a versão de cada par de falantes bem como o amplificador que pretende utilizar.

Isso é necessário para verificarmos se a potência dos subwoofers é compatível com a do módulo utilizado. Já te adianto que o par 4+4 receberá o dobro da potência do outro.

Exemplo: Módulo de 1.200 W, o par 4+4 recebe 2/3 e o outro metade disso, ou seja 800 W e 400 W.

@guilhermeleffler, o que você quis alertar sobre a aos danos se referia ao fato do par de subs de maior impedância receber mais potência??

Para facilitar meu raciocínio montei uma tabelinha no Excel, a única opção viável é a seguinte:

20200331014531Sem título.jpg

Nos três modos de ligação o resultado será o mesmo, contudo o modo mais simples é o da tabela do meio.

Abraço!

Editado por emanuelnobrega
Correção
  • Like 1
Postado em (editado)
22 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Oi Robert, o Guilherme está certo em relação as opções 1) e 2), contudo na minha opinião você pode utilizar sem se preocupar com danos, evidentemente não é o ideal...

Para facilitar peço que você especifique a versão de cada par de falantes bem como o amplificador que pretende utilizar.

Isso é necessário para verificarmos se a potência dos subwoofers é compatível com a do módulo utilizado. Já te adianto que o par 4+4 receberá o dobro da potência do outro.

Exemplo: Módulo de 1.200 W, o par 4+4 recebe 2/3 e o outro metade disso, ou seja 800 W e 400 W.

@guilhermeleffler, o que você quis alertar sobre a aos danos se referia ao fato do par de subs de maior impedância receber mais potência??

Para facilitar meu raciocínio montei uma tabelinha no Excel, a única opção viável é a seguinte:

20200331014531Sem título.jpg

Nos três modos de ligação o resultado será o mesmo, contudo o modo mais simples é o da tabela do meio.

Abraço!

@emanuelnobrega Obrigado, muito boa a resposta!! estava com dificuldade de achar um jeito de casar a impedância deles.

São 2 Pioneer TS-W307d2 e 2 Pioneer TS-W307d4 estão em 2 caixas separadas 52l livres para cada sub sintonizada a 31hz e o módulo é 1 SD3000Evo black

Editado por Robert Rodrigues
Postado em
1 hora atrás, Robert Rodrigues disse:

@emanuelnobrega Obrigado, muito boa a resposta!! estava com dificuldade de achar um jeito de casar a impedância deles.

São 2 Pioneer TS-W307d2 e 2 Pioneer TS-W307d4 estão em 2 caixas separadas 52l livres para cada sub sintonizada a 31hz e o módulo é 1 SD3000Evo black

@Robert Rodrigues, você deve ter muito cuidado para não queimar os subs 4+4 pois teu módulo é beeem potente para esses 4 falantes...

Assumindo que os teus equipamentos são esses:

https://www.pioneerelectronics.com/PUSA/Car/Subwoofers/Champion+Series/TS-W307D2|D4

https://soundigital.com.br/produtos/3000-1d-evo/

Para a potência fornecida aos conjuntos fiz uma interpolação simples:

20200331073130Sem título.jpg

23 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Arredondando para 2.550 W e utilizando o raciocínio acima teremos 850 W para cada 4+4 e  425 W para cada 2+2.

Para os 2+2 tranquilo, mas para os 4+4 isso é mais que o dobro da potência recomendada, considero que você deve ser muito cuidadoso caso escolha essa opção.

Continua...

Postado em

Existe outra opção de ligação, nesse caso ocorre o oposto, o par 4+4 receberá menos potência. Olha aí:

202003310755522.jpg

Fazendo a interpolação:

202003310756183.jpg

Arredondando para 1.410 W e utilizando o mesmo raciocínio anterior, teremos 235 W para cada 4+4 e  470 W para cada 2+2.

A potência especificada pelo fabricante é de 400 W.

Postado em
[mention=81387]guilhermeleffler[/mention], o que você quis alertar sobre a aos danos se referia ao fato do par de subs de maior impedância receber mais potência??
20200331014531Sem%20t%C3%ADtulo.jpg
Abraço!

Até quase concordo com a opção 3.
Mas é uma situação fora do ideal.
Tenho certeza que o amigo pra estar montando 4 falantes quer um som pra aloprar e isso vai fazer danificar falante mais cedo que ele imagina. Posso prever dano ainda na fase de testes! No máximo sobrevive até o primeiro episodio de bebedeira de quem tiver com o controle na mão.
Funcionar, vai funcionar. Bem? Não!
Postado em
1 hora atrás, guilhermeleffler disse:

Tenho certeza que o amigo pra estar montando 4 falantes quer um som pra aloprar e isso vai fazer danificar falante mais cedo que ele imagina. Posso prever dano ainda na fase de testes! No máximo sobrevive até o primeiro episodio de bebedeira de quem tiver com o controle na mão.

Sua ponderação está corretíssima e tu tem experiência sobre isso.

Bom que ele leia isso e faça a ligação em 5,3 ohms.

Postado em
14 horas atrás, Robert Rodrigues disse:

São 2 Pioneer TS-W307d2 e 2 Pioneer TS-W307d4 estão em 2 caixas separadas 52l livres para cada sub sintonizada a 31hz

Obrigado pessoal @emanuelnobrega @guilhermeleffler ajudou muito, acho que vou mudar o projeto e usar apenas 1 par dos 307d2 fechando em 2ohms e limitar a potência com o processador e por eles em uma caixa um pouco maior para ter mais rendimento nas frequências baixas!!

Postado em

Testei as ligações pra tentar casar a impedância dos 4 hoje e qualquer ligação fica horrível!! Perde totalmente a qualidade e a força dos Subwoofers, realmente não vale a pena!! 2 Subwoofers com uma litragem boa tocam muito melhor que os 4 juntos desse jeito!!

Postado em
2 horas atrás, Robert Rodrigues disse:

Perde totalmente a qualidade e a força dos Subwoofers, realmente não vale a pena!!

Estranho isso, após terminar você mediu a Re com um multímetro para conferir a ligação??

Postado em
Testei as ligações pra tentar casar a impedância dos 4 hoje e qualquer ligação fica horrível!! Perde totalmente a qualidade e a força dos Subwoofers, realmente não vale a pena!! 2 Subwoofers com uma litragem boa tocam muito melhor que os 4 juntos desse jeito!!
Falta de aviso não foi kkkkk
Já vi um amigo queimar um sub dupla 4 ligando ele em série com outros 2 Simples 4ohms. Foi coisa de 1 minuto e meio sabugando até o falante morrer. Era visível que ia dar mer**. Kkkk
Postado em

Nem vou entrar no mérito de danificar ou não os falantes.
Está querendo colocar os 4 falantes para ter o máximo de SPL possível, certo?
Falantes diferentes terão respostas diferentes e pode ter até cancelamentos. Se a intenção é só fazer barulho, tudo bem.
Mas sou da turma que trocaria 2 deles para conseguir o melhor resultado possível.

Na verdade estou mentindo. Eu venderia 2 subwoofers e investiria a grana para melhorar o restante do set. Não conseguiria escutar apenas grave sem que a frente acompanhe.
Coisa de velho...

Postado em
Em 03/04/2020 at 22:11, ANDRE JUNQUEIRA disse:

Nem vou entrar no mérito de danificar ou não os falantes.
Está querendo colocar os 4 falantes para ter o máximo de SPL possível, certo?
Falantes diferentes terão respostas diferentes e pode ter até cancelamentos. Se a intenção é só fazer barulho, tudo bem.
Mas sou da turma que trocaria 2 deles para conseguir o melhor resultado possível.

Na verdade estou mentindo. Eu venderia 2 subwoofers e investiria a grana para melhorar o restante do set. Não conseguiria escutar apenas grave sem que a frente acompanhe.
Coisa de velho...

Sim montei apenas 2 subs para ter o melhor aproveitamento em qualidade e spl possível, na dianteira acredito estar usando um kit muito bom em qualidade já tenho 2 kits 2 vias da NAR  5" 525-CS1 tocando em um sd800.4Evo e 1 par de Mid range Audison 3" av3.0 tocando em um sd400.4 e nas portas traseiras 2 Full range NAR 525-fr3 5" tocando em um Sd400.2 @ANDRE JUNQUEIRA

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...