Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Viniply

Cortes para Kit 2 Vias

Recommended Posts

9 minutos atrás, Viniply disse:

Legal gostei, nao tinha pensado nisso pois achava que um processador fazia isso melhor que a HU... talvez até seja verdade mas pra processadores gringos rsrs

 

menos é mais! Seja tupiniquim ou de Asgard, um processador seria mais um equipamento para o sinal de áudio "passar" e sofrer alterações. Muitas vezes isso causa até um ruído hiss de fundo no resultado final. 

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, ja ate montei os anuncios no ml/olx, me animei de verdade com a ideia kkkkkk

Na faixa até uns 500 estourando 600 pila, tem coisa melhor que o x7000br ou não?

Edit: Surgiu uma duvida..

Nas especificaçoes do x7000 tá assim:

Potência de saída RMS 23 W x 4 (50Hz a 15kHz, 10 %THD, 4 Ω)

Isso quer dizer que a resposta dele abaixo de 50hz ou acima de 15khz aparece com essa distorçao de 10%? ou nada a ver

Editado por Viniply

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
42 minutos atrás, Viniply disse:

Entendi, ja ate montei os anuncios no ml/olx, me animei de verdade com a ideia kkkkkk

Na faixa até uns 500 estourando 600 pila, tem coisa melhor que o x7000br ou não?

Edit: Surgiu uma duvida..

Nas especificaçoes do x7000 tá assim:

Potência de saída RMS 23 W x 4 (50Hz a 15kHz, 10 %THD, 4 Ω)

Isso quer dizer que a resposta dele abaixo de 50hz ou acima de 15khz aparece com essa distorçao de 10%? ou nada a ver

Não há melhor custo benefício que eu saiba, além disso, você pode procurar seminovo e mandar o seu como parte de pagamento, oferecendo uma pequena volta.

Quanto à outra dúvida, essa distorção é do amplificador interno da HU (saídas altas), você não utilizará.. E não quer dizer que abaixo ou acima dessa resposta terá essa taxa, será em toda a resposta

Editado por fabricioSQ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Viniply disse:

talvez até seja verdade mas pra processadores gringos rsrs

 

E só para gringos muito caros em conjunto com players de excelente qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bora meu bom, vamo lá.

  • Sobre os cortes, para HPF eu te indicaria 80hz e deixaria cortado pelo proprio player ficando assim em full no amp.

 

  • Pra melhorar esse teu kit, que ja eh bem bacana, tu poderia investir num tratamento acústico com manta asfáltica adesiva  - é uma alternativa barata, visto que o rolo custa uns 100-200 reais, que diga-se de passagem cumpre muito bem isolar a porta, e você mesmo pode fazer isso.

 

 

  • O seu player tem o nível máximo de saída de 2V, eu nao consegui encontrar na net qual o nível de sensibilidade maxima e minima em volts do seu amp( EXP : min 0.2v max 5v), mas na pratica, para deixar ele "regulado corretamente" voce teria que deixar o ganho/sensibilidade do seu modulo com a mesma voltagem do player, sendo 2v de sensibilidade/ganho para o amp. Da uma pesquisada para tentar achar qual o nivel minimo e maximo do teu amp, pra regular sem passar distorcao. (https://www.youtube.com/watch?v=7JHHSW46Dxg)

 

  • Voce falou sobre trocar o player e adquirir um para fazer 3 way, levando em conta que o seu Cd player usado vale algo em torno de 380, voce poderia usar o dinheiro dele para colocar uma central multimidia. Todos os modelos recentes bons da pioneer possuem bons recursos, dentre eles o alinhamento de tempo, o modo rede(3way) e varias curvas de equalização. Ai vai de voce comprar um aparelho novo ou usado... Com sorte voce consegue algo bacana usado, ate por aqui mesmo ou outras plataformas.

          Esse aqui eh bacana, nao tem 3 way, mas pra ser sincero, nem acredito que voce va precisar de fato kkk (http://pioneer.com.br/multimidia_receiver/AVH-A318BT), to ate pensando em vender o meu avh2880bt pra pegar esse.

 


Se o player envia max 2V, nivel de sensibilidade "deve ser " 2v no amp.

Baffle de madeira sem duvida era a outra coisa que ja iria correndo fazer ou buscar quem vendesse ou fizesse -  quem sabe ate voce mesmo pode fazer ? kkk.

A segunda coisa que ja iria atras, era comprar a manta asfaltica adesiva. Dai, ou voce mesmo aplica que nem no baffle que eu sei que voce ja ficou entusiasmado em fazer, ou leva para alguem que seja bom em som na tua cidade. para ele aplicar. Aqui cada porta sai em torno de 50- 80 reais. O rolo dessa manta custa em torno de 150-200.

A terceira, é verificar essa tua fiação ai, qual cabo de forca? qts mm? qual cabo dos speaks? qts mm? e o seu rca? 

E outro, o sub ta parado? nao ta tocando?

Abraco!

 

Editado por Fernando Perilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então vamos la...

O modulo é fixo, e se nao me engano corta em 90, por enquanto estou testando o corte do player em 80 e está legalzinho, pretendo deixar em uns 125 quando chegar o sub pra não forçar muito as crianças.

Tratamento acustico já to correndo atraz, achei um cara que faz muito bem feitinho aqui na cidade, acho melhor pois nunca sequer mexi com isso e essas mantas se fizer cagada fica feio rsrsrs

Então, tinha visto sobre os baffles, o problema é que nao faço ideia de onde achar, como fazer pois nao tenho equipamento nem como instalar, e pelo que entendi o instalador aqui nao entende muito de tratamento/baffles essas coisas.

Cara nao sei se consigo 380 nele nao kkk, se aparecer com 350 leva.

Questao da alimentação no momento nao vou saber te falar, sei que recentemente foi refeita a parte eletrica do som, com uma bateriazinha auxiliar de 45.. se está tudo certo eu não sei porém o aspecto está legal sem gambiarras aparentes e um chiado que havia antes agora parou ( creio que os cabos de força e audio passavam do mesmo lado)

A respeito do sub sim amigo, peguei um NAR 1222 400rms mas veio com defeito de fábrica, enviei pro pessoal da fabrica e estou aguardando

Obrigado!

Editado por Viniply

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/01/2020 at 12:29, Frederico666 disse:

Mas player nao irá ter um lowpass mais alto, que no caso de um kit 2 vias deve estar mais ou menos entre 3k até uns 5k dependendo do kit. Ou seja, eu não teria dúvidas, passa alta no player para proteger o falante e conseguir aplicar uma boa potência nele sem que o cone desloque demais e o resto deixa tido com o Cross do kit. Não há mistério rsrs

Vários players fazem isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/01/2020 at 11:56, Viniply disse:

Não fui muito claro mesmo, pretendo usar o crossover do kit mesmo, daí a duvida se deixo tudo com ele ou se faço cortes no amp e player

 

-Fabricio 

Sub NAR 1222 SW3 ( parado no aguarde kkkk), esse audiophonic KC 6.3, nada nas portas traseiras e um taramps ds800x4 empurrando tudo, player é o Pioneer DEH-S4080BT

To ligado que pra qualidade o taramps tem que sair, mas no momento a grana ta curta :X

O ideal pro futuro é colocar um modulo pra tocar o kit ativo, usando processador pra fazer os cortes e tudo mais... mas temos que trabalhar com o que temos né 

 

Se a grana tá curta, vá aos poucos, sempre escolhendo bons equipamentos. 

Na minha humilde opinião, não deixe de pegar um bom kit pra pegar um nediano só pra poder pegar um processador mediano tb, ainda mais se vc não tem realmente conhecimento para tanto. Menos é mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/01/2020 at 12:54, Viniply disse:

Entendi, foi o que imaginei

Entao vou deixar o HPF do amp desligado, e fazer os cortes pelo player...

125hz/12 db fica legal ou será que força muito o falante? Nao teria problema em subir ainda mais o HPF pois logo logo o sub volta e acho que até uns 150 200hz deve acompanhar bem

Esses cortes estão bem altos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Viniply disse:

Então vamos la...

O modulo é fixo, e se nao me engano corta em 90, por enquanto estou testando o corte do player em 80 e está legalzinho, pretendo deixar em uns 125 quando chegar o sub pra não forçar muito as crianças.

Tratamento acustico já to correndo atraz, achei um cara que faz muito bem feitinho aqui na cidade, acho melhor pois nunca sequer mexi com isso e essas mantas se fizer cagada fica feio rsrsrs

Então, tinha visto sobre os baffles, o problema é que nao faço ideia de onde achar, como fazer pois nao tenho equipamento nem como instalar, e pelo que entendi o instalador aqui nao entende muito de tratamento/baffles essas coisas.

Cara nao sei se consigo 380 nele nao kkk, se aparecer com 350 leva.

Questao da alimentação no momento nao vou saber te falar, sei que recentemente foi refeita a parte eletrica do som, com uma bateriazinha auxiliar de 45.. se está tudo certo eu não sei porém o aspecto está legal sem gambiarras aparentes e um chiado que havia antes agora parou ( creio que os cabos de força e audio passavam do mesmo lado)

A respeito do sub sim amigo, peguei um NAR 1222 400rms mas veio com defeito de fábrica, enviei pro pessoal da fabrica e estou aguardando

Obrigado!

Cuide do seu mid!

Cara, qualquer marcenaria da tua regiao vai saber fazer isso. veja os links pra voce ter uma ideia.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Alves disse:

Esses cortes estão bem altos.

Quais valores vc acha interessante? Pq penso que com o sub não teria a necessidade do kit descer tanto né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas dependendo do sub ele também não sobe tanto até 200hz para encontrar com o falante das portas não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, Frederico666 disse:

Mas dependendo do sub ele também não sobe tanto até 200hz para encontrar com o falante das portas não.

Então, 200 é um corte meio altinho mesmo, estava pensando em deixar 125/150 nos kits e o sub cortado em 100.

ai ja entra até uma pergunta pro @fabricioSQ

esse corte em 80hz que vc sugeriu serve só para o kit 2 vias sem o sub ou com o sub pode deixar assim também? e a ideia que propus acima nao é valida?

Editado por Viniply

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, Viniply disse:

Então, 200 é um corte meio altinho mesmo, estava pensando em deixar 125/150 nos kits e o sub cortado em 100.

ai ja entra até uma pergunta pro @fabricioSQ

esse corte em 80hz que vc sugeriu serve só para o kit 2 vias sem o sub ou com o sub pode deixar assim também? e a ideia que propus acima nao é valida?

No SQ, existe uma coisa que buscamos chamada soundstage ou palco sonoro. Imagine-se num show ao vivo, o artista ou banda está à sua frente, correto? Em relação ao sub, para que você não tenha a percepção dos subgraves estarem vindo lá do porta malas, você deve descer esse corte. Falando da minha experiência, sempre tive resultados satisfatórios com sub cortado dos 63-60hz para baixo, trazendo os subgraves no painel  e assim complementando os mids.

Só recomendei corte de 80hz pq suas portas não estão tratadas, senão ia recomendar mais baixo.. capisce?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, fabricioSQ disse:

No SQ, existe uma coisa que buscamos chamada soundstage ou palco sonoro. Imagine-se num show ao vivo, o artista ou banda está à sua frente, correto? Em relação ao sub, para que você não tenha a percepção dos subgraves estarem vindo lá do porta malas, você deve descer esse corte. Falando da minha experiência, sempre tive resultados satisfatórios com sub cortado dos 63-60hz para baixo, trazendo os subgraves no painel  e assim complementando os mids.

Só recomendei corte de 80hz pq suas portas não estão tratadas, senão ia recomendar mais baixo.. capisce?

Entendi, realmente não é interessante essa localizaçao dos graves por porta malas.. obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Viniply disse:

Entendi, realmente não é interessante essa localizaçao dos graves por porta malas.. obrigado

Mesmo que o sub esteja lá, com os ajustes corretos vc não perceberá que ele está lá, sentira os subgraves como se viessem da frente. As ondas que o sub emana nas frequências subgraves são omnidirecionais, ou seja, vão espalhando em 360⁰, diferentemente dos outros falantes que precisam estar mais direcionados ao ouvinte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, fabricioSQ disse:

Mesmo que o sub esteja lá, com os ajustes corretos vc não perceberá que ele está lá, sentira os subgraves como se viessem da frente. As ondas que o sub emana nas frequências subgraves são omnidirecionais, ou seja, vão espalhando em 360⁰, diferentemente dos outros falantes que precisam estar mais direcionados ao ouvinte.

É possivel alcançar esse efeito sem alinhamento de tempo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Viniply disse:

É possivel alcançar esse efeito sem alinhamento de tempo?

Sim e aliás já tive essa experiência com uma HU Kenwood excelon dpx-592bt, que apesar de já ser um pouco diferenciada na questão qualidade, não tinha TA (a maioria dos Kenwood linha excelon que tive, tinham TA pelo menos). Subgraves lá na frente bonitinho...

 

Screenshot_20190806-141213_Gallery.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Sim e aliás já tive essa experiência com uma HU Kenwood excelon dpx-592bt, que apesar de já ser um pouco diferenciada na questão qualidade, não tinha TA (a maioria dos Kenwood linha excelon que tive, tinham TA pelo menos). Subgraves lá na frente bonitinho...

 

Screenshot_20190806-141213_Gallery.jpg

Bom saber, quem sabe com meu pioneerzinho se caprichar consigo algo próximo disso

alias, bonitao esse player ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Viniply disse:

alias, bonitao esse player ai

Também achava, aliás tá com o xará @fabricioM e snme ele pôs à venda há pouco tempo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 17/01/2020 at 00:36, Frederico666 disse:

Mas dependendo do sub ele também não sobe tanto até 200hz para encontrar com o falante das portas não.

Qualquer kit q não desça além de 200hz, pode jogar fora.

Lembrando que a prática não é fácil assim, de pensar que basta ter um falante complementando a gama do outro e pronto. O kit fica na frente e o sub no porta-malas. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos os falantes tem que atuar na sua funcao especifica.

sub : 70 a uns 120

mid: 70-120

tw: depende do kit, normalmente o cross passivo ja vai fazer esse corte pra voce.

A questao eh que voce nao pode deixar vacuos no som, todas as faixas sonas ditas em HZ tem que estar tocando.

Por isso, um corte PADRAO eh sempre LPF em 80HZ slop 18db/24db e HPF 80hz slop 18db/12db.


 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, Fernando Perilo disse:

Todos os falantes tem que atuar na sua funcao especifica.

sub : 70 a uns 120

mid: 70-120

Creio que o amigo tenha se enganado. Os valores são esses mesmos??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Qualquer kit q não desça além de 200hz, pode jogar fora.
Lembrando que a prática não é fácil assim, de pensar que basta ter um falante complementando a gama do outro e pronto. O kit fica na frente e o sub no porta-malas. 
Lógico rsrs, acho que qualquer kit desce além de 200hz, sonhos explicar que não era um corte usual, ou funcional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...