Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
FMatos

Alguem ja tentou???

Recommended Posts

nah, eu preciso de período de incubação pq sou burro mesmo ;) "li, reli, não entendi, logo desisti", tipo assim.

mas o midzinho de 4´ de uma satélite do HT de casa (kit TEAC LSR-150) nunca tocou tanto grave como num cano de PVC de 1m20 de comprimento, viu...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
nah, eu preciso de período de incubação pq sou burro mesmo ;) "li, reli, não entendi, logo desisti", tipo assim.

mas o midzinho de 4´ de uma satélite do HT de casa (kit TEAC LSR-150) nunca tocou tanto grave como num cano de PVC de 1m20 de comprimento, viu...

Hehehehehe... vai dando idéia, vai... daqui a pouco eu resolvo fazer um pezinho tipo LT ocupando até os bancos traseiros... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

óia, conquanto o falante desça bem, acho que rola sim... o que o Sandrão propôs páginas atrás (ou em outro tópico, não lembro) não funcionou direito com fullzinho Samsung pq ele não toca nada de grave, mas de médio foi da água pro vinho sair de suspensão acústica pra LT... abriu ainda mais.

a brincadeira ficou bem melhor numa linha mais curta, de 3´ de diâmetro, que atualmente deve estar com uns 40 cm de comprimento e carregada com manta de algodão cru até 70% de distância do falante. vou fazer um teste depois com uma redução de 3´ pra 2´ a 50% do comprimento, mantendo o enchimento, pra ver o que muda. de qualquer jeito, tou espantado com o resultado, conclamo a galera que tá acostumada com seladas e bass-reflex a escutar LTs pra ver como é... pena que o setup seja tão infactível no carro, pq putz, o bagulho é bão. ;)

Editado por supersonico

Compartilhar este post

Link para o post
óia, conquanto o falante desça bem, acho que rola sim... o que o Sandrão propôs páginas atrás (ou em outro tópico, não lembro) não funcionou direito com fullzinho Samsung pq ele não toca nada de grave, mas de médio foi da água pro vinho sair de suspensão acústica pra LT... abriu ainda mais.

a brincadeira ficou bem melhor numa linha mais curta, de 3´ de diâmetro, que atualmente deve estar com uns 40 cm de comprimento e carregada com manta de algodão cru até 70% de distância do falante. vou fazer um teste depois com uma redução de 3´ pra 2´ a 50% do comprimento, mantendo o enchimento, pra ver o que muda. de qualquer jeito, tou espantado com o resultado, conclamo a galera que tá acostumada com seladas e bass-reflex a escutar LTs pra ver como é... pena que o setup seja tão infactível no carro, pq putz, o bagulho é bão. ;)

hummmm... idéias! Quer dizer q vc colocou um full numa LT de 40cm???

Beeem... vamos às contas... assumindo os 80% da área do cone, eu tenho 6 cm de largura... a coluna lateral tem mais de 50 cm até o teto. Eu arriscaria algo como 80cm até o teto... Ou seja, neste caso, dá pra fazer uma LP peitinho! Hehehehe. Cara, idéias malcriadas vêm à mente... deixa eu comprar outro carro e botar a mão na fibra que o negócio vai começar a ficar legal...

Objetivamente, quais são os ganhos nos médios?

EDIT: Aproveitando... um pezinho LT não é nada impossível... um midbass do CS60B tem Fs de 70Hz, ou seja, eu precisaria de 1.22 metros com 12cm de largura... num carro "reto" daria pra seguir a soleira da porta, fazer uma curva, e seguir pela frente do banco... Ali onde fica o extintor de alguns carros... O extintor que se dane! hehehe.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

pegando algum carro com painel comprido e parabrisa longe do motorista/passageiro (minivans, por exemplo) dava pra fazer a estrutura inteira "na mesa", com a linha pegando de um lado a outro do carro... essa idéia de subir pela coluna também é excelente, considerando que o formato da secção da linha não é importante, apenas a sua área... se o camarada for corajoso e criativo, possibilidades não faltam.

o problema de LT de fundo aberto, se vc for usar o falante em irradiação direta (como tá esse midbass que eu exemplifiquei) é que o final dela tem que ficar no mesmo plano que o ponto central do alto-falante, senão dá um bagunção no alinhamento das fases que vc só acredita ouvindo. pra subwoofer, ou qq outro setup em radiação indireta, em que vc não precise da fase-membrana do cone do falante, creio que isso não seja importante, e já que o seu setup vai ter fullranges pra tocar já desde onde o mid sai da fase-membrana pra fase-pistão, é bem esse o caso. o galho é concatenar esse negócio de precisar colocar a saída da LT aberta no mesmo plano que o falante com a idéia de LT-pezinho, acho até viável (se a linha "for" e "voltar" em cima de si mesma), mas putz, que trabalheira... LT fechada, pior ainda, o dobro do comprimento...

não dá pra precisar objetivamente o ganho nos médios, achei o som do full na LT mais agradável, quem sabe a suspensão acústica esteja com alguma ressonância ou onda estacionária que o enchimento não esteja dando conta. a SA tem 1l de volume, cúbica, e a enchi com algodão cru. mesmo assim na LT o médio tá mais aberto, claro e "na cara". acredito que isso pode estar acontecendo pela combinação de dois fatores: 1) full com Fs na faixa dos médios, LT mais curta reforçando essa faixa; 2) suspensão acústica com volume muito grande, Qtc muito baixo, faixa dos médios sem reforço.

preciso fazer a ressalva de dizer que gosto de médio de fullrange, também.

Compartilhar este post

Link para o post

O retardado aqui vai brincar com cano de PVC...

Vou procurar os tópicos sobre como achar a fs de um falante desconhecido (ou os parâmetros T&S)... alguém sabe como, ou qual o link??

Vou desmontar o wooferzinho do PC (Aqueles Troni de 40 reais da Santa Ifigênia pooooooodres) e tentar ver alguma coisa com ele. Vai sair uma merrrrrrda, mas vai ser divertido.

Os finais de semana passam a ser mais ocupados lendo os tópicos do Autosom. Acho que vou desistir de Farmácia, e fazer Engenharia... :lol:

[]s

Doug

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, pra entender esta "coisa" só lendo os artigos do CCDB sobre ela.

Tem um pra download na www.audiolist.cjb.net na seção de caixas acústicas. Ele explica muito bem... tirando a parte lisérgica de tempos "mutantes" (pra quem não sabe, ele foi o background técnico dos mutantes, pois era irmão de 2 integrantes da banda...)

Qual site é esse da CCDB?

Dei uma rodada no audiolist e não consegui achar nada sobre LT,se puder,deixa o link aqui.

Já rodei a net muito atras de informaçoes sobre LT,mas é bem complicado.

Essa LT,o Renato ''Xmax'' fez esses calculos.

Calculos LT

Duvida: Ele acha o L,mas o que vem a ser esse L? Seria a largura né?

Ele fez a caixa pela SD do falante: Ele multiplica a SD por 1,5 e divide por L e acha L1,depois por 1,25 e divide por L e acha L2 e depois a SD por 1,0 e divide por L e acha L3. A regra é que sempre tem que dividir por 1,5 - 1,25 - 1,0? Nessa ordem?

Essa caixa tem que ter litragem certa ou o importante são as medidas exatas?

Se tiver litragem,como acho? Pelo QTC?

Já estou ralando na net a um bom tempo atras de informaçao dessa caixa,mas chega numa hora que não entendo mais nada.

Outra duvida: Sobre ressonancia.

Ex:Tenho um NAR 10'' tocando de 25Hz a 70Hz,ele tem a frequencia de ressonancia em 28,5Hz,o que a ressonancia vai fazer no som?

Ex 2: Dito acima,tenho um mid que responde até 500Hz e acima disso entra um fullrange,mas esse full tem a frenquencia de ressonancia de 350Hz ''onde o mid trabalha o full ressona''. O que acontece no som? Quais os problemas que isso tras no som?

Foi mal o tanto de perguntas...

Compartilhar este post

Link para o post

OBA ! OBA ! OBA!

As cabeças estão trabalhando em coisas produtivas novamente !!! :vts

Pessoal, quanto a questão de 2 x Fs é porque a LT é uma caixa de faixa estreita (+- 4 oitavas) o que pode ser atenuado com seção variavel do corredor para que juntemos dois conceitos o da LT com o da suspensão acustica ou da refletora de graves.

A Ideia do Peitinho é EXCELENTE colunas como caixas !!!

Como a maioria dos full não tem t&s fáceis de achar.. é ir cortando duto...

Quanto ao pezinho LT, em algus carros dá pra por por baixo do banco dianteiro.. como um L.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto ao pezinho LT, em algus carros dá pra por por baixo do banco dianteiro.. como um L.

Sandro, mas a saída do "duto" deve ter a saída no mesmo plano do falante nesse caso também?

E outra coisa, em um tópico que li alguns meses atrás, vc calculou os parâmetros de um falante pelo deslocamento e pela área do cone. Quais os cálculos necessários?

Tenho um falantezinho de 3" de um woofer pra calcular... Não lembro qual o tópico que vc postou, poderia colocar o link? Enquanto isso, estou usando a pesquisa pra ver se acho!

Obrigado!

[]s

Douglas

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, pra entender esta "coisa" só lendo os artigos do CCDB sobre ela.

Tem um pra download na www.audiolist.cjb.net na seção de caixas acústicas. Ele explica muito bem... tirando a parte lisérgica de tempos "mutantes" (pra quem não sabe, ele foi o background técnico dos mutantes, pois era irmão de 2 integrantes da banda...)

Qual site é esse da CCDB?

Dei uma rodada no audiolist e não consegui achar nada sobre LT,se puder,deixa o link aqui.

Já rodei a net muito atras de informaçoes sobre LT,mas é bem complicado.

Essa LT,o Renato ''Xmax'' fez esses calculos.

Calculos LT

Duvida: Ele acha o L,mas o que vem a ser esse L? Seria a largura né?

Ele fez a caixa pela SD do falante: Ele multiplica a SD por 1,5 e divide por L e acha L1,depois por 1,25 e divide por L e acha L2 e depois a SD por 1,0 e divide por L e acha L3. A regra é que sempre tem que dividir por 1,5 - 1,25 - 1,0? Nessa ordem?

Essa caixa tem que ter litragem certa ou o importante são as medidas exatas?

Se tiver litragem,como acho? Pelo QTC?

Já estou ralando na net a um bom tempo atras de informaçao dessa caixa,mas chega numa hora que não entendo mais nada.

Outra duvida: Sobre ressonancia.

Ex:Tenho um NAR 10'' tocando de 25Hz a 70Hz,ele tem a frequencia de ressonancia em 28,5Hz,o que a ressonancia vai fazer no som?

Ex 2: Dito acima,tenho um mid que responde até 500Hz e acima disso entra um fullrange,mas esse full tem a frenquencia de ressonancia de 350Hz ''onde o mid trabalha o full ressona''. O que acontece no som? Quais os problemas que isso tras no som?

Foi mal o tanto de perguntas...

O CCDB tem página... mas aí é outra história. Ele simplesmente não quer mais ouvir falar em áudio. Sua página é voltada apenas à sua nova atividade de escritor, e ele deixa bem claro que não responderá nada relacionado ao àudio... uma pena, pois ele é um dos "magos" do DIY, um cara com uma inteligência fora do comum... era o 4o Mutante, como todos dizem, pq os mutantes só tocavam com equipamentos CCDB, inclusive a famosa guitarra CCDB...

Bom, na página http://planeta.terra.com.br/educacao/audio...ist/caixas.html tem uma seção sobre o Air Coupler CCDB (a Linha de Transmissão, ou LT. Em inglês se conhece como TL - Transmissiona Line ou apenas Air Coupler). Pra facilitar... http://planeta.terra.com.br/educacao/audio...ccdb_parte1.zip

Compartilhar este post

Link para o post
OBA ! OBA ! OBA!

As cabeças estão trabalhando em coisas produtivas novamente !!! :vts

Pessoal, quanto a questão de 2 x Fs é porque a LT é uma caixa de faixa estreita (+- 4 oitavas) o que pode ser atenuado com seção variavel do corredor para que juntemos dois conceitos o da LT com o da suspensão acustica ou da refletora de graves.

[]

Sandro

Vou comprar PVC hoje! hehehehehe.

Só uma coisa... uma LT de fundo fechado não tem 1/4 do comprimento de onda e uma LT de fundo aberto não tem 1/2 comprimento de onda????? Pelo menos ''e isto que eu lembro... Deixa eu incubar o artigo novamente... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
OBA ! OBA ! OBA!

As cabeças estão trabalhando em coisas produtivas novamente !!!  :vts

[]

Sandro

Só uma coisa... uma LT de fundo fechado não tem 1/4 do comprimento de onda e uma LT de fundo aberto não tem 1/2 comprimento de onda????? Pelo menos ''e isto que eu lembro... Deixa eu incubar o artigo novamente... :lol:

è ao contrário kleberito....

1/4 de onda pra fundo aberto e 1/2 pra fechado (180 graus usando o cone como irradiante)

Lembre-se que acima dos 300 Hz não vai ter lá grandes reforços..

A Sintonia ideal é a 2.a oitava acima da FS... olha o que o Alvaro escreveu...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
OBA ! OBA ! OBA!

As cabeças estão trabalhando em coisas produtivas novamente !!!  :vts

[]

Sandro

è ao contrário kleberito....

1/4 de onda pra fundo aberto e 1/2 pra fechado (180 graus usando o cone como irradiante)

Lembre-se que acima dos 300 Hz não vai ter lá grandes reforços..

A Sintonia ideal é a 2.a oitava acima da FS... olha o que o Alvaro escreveu...

[]

Sandro

Sandro, teria um esquema de como fazer esse pezinho LT?

Não entendi direito a coisa do ponto prático da coisa...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Olha

A LT é um sonofletor de graves baseado no sistema de tubos ressonantes.

Costuma ter os maiores ganhos em 2 x a fs do falante logo pra começar a brincadeira usa -se as seguintes formulas para uma LT de fundo aberto que á o mais comum:

Cc=(344/(Fsx2))/4

Onde Cc é comprimento do corredor e Fs a frequência de ressonância do falante

Ac=(1,25 x Sd)

Onde Ac é a área do corredor e Sd a área efetiva do cone

entao digamos que temos um falante com Fs de 70 Hz e Sd de 133 cm2 (Mid Bass do CS60B)

Cc= (344/(2x70))/4 = 0,61m ou 61 cm

Ac = (1,25*133) = 166,25 cm2

Em miudos.. um tubo de 61 cm (que pode ser enrolado) de comprimento por 14,55 cm de diâmetro ( 5 1/4 polegadas) seria a caixa pra começar com ele.

Ai é testar o quanto de lã acrilica ou de rocha usar dentro e testear comprimento maiores e menores até chegar a reprodução desejada.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Olha

A LT é um sonofletor de graves baseado no sistema de tubos ressonantes.

Costuma ter os maiores ganhos em 2 x a fs do falante logo pra começar a brincadeira usa -se as seguintes formulas para uma LT de fundo aberto que á o mais comum:

Cc=(344/(Fsx2))/4

Ac=(1,25 x Sd)

Onde Ac é a área do corredor e Sd a área efetiva do cone

entao digamos que temos um falante com Fs de 70 Hz e Sd de 133 cm2 (Mid Bass do CS60B)

Cc= (344/(2x70))/4 = 0,61m ou 61 cm

Ac = (1,25*133) = 166,25 cm2

Em miudos.. um tubo de 61 cm (que pode ser enrolado) de comprimento por 14,55 cm de diâmetro ( 5 1/4 polegadas) seria a caixa pra começar com ele.

Ai é testar o quanto de lã acrilica ou de rocha usar dentro e testear comprimento maiores e menores até chegar a reprodução desejada.

[]

Sandro

Ué... tá na hora de eu ler o artigo de novo... tava calculando os comprimentos de onda baseados na Fs e não em 2x a Fs... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Sepa! Vc é meu ídolo aqui do forum. :rever1:

Vou tentar umas cositas hoje... so pra ter o que fazer a noite, alguém sabe em torno de quanto é a frequência de ressonância de um full-range de 3"? (só pra ter noção mesmo...)?

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

E se o cidadão tá a fim de montar uma "boate em casa" (hehehe), quais seriam os falantes mais recomendados e em que tipo de caixa?

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu Sepa! Vc é meu ídolo aqui do forum. :rever1:

Vou tentar umas cositas hoje... so pra ter o que fazer a noite, alguém sabe em torno de quanto é a frequência de ressonância de um full-range de 3"? (só pra ter noção mesmo...)?

[]s

Eu acho q por volta dos 250Hz... talvez se for muito bom deve ficar perto dos 200Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Já comprei o cano de PVC... comprei um com 110mm, pra acomodar melhor o fullrange.

Posso usar feltro como absorvente de testes? Uso no tubo todo ou seixo o final sem nada?

Compartilhar este post

Link para o post

Cc=(344/(Fsx2))/4

Sandro,a LT de fundo aberto não divide por 2 e de fundo fechado por 4?

A aberta do exemplo não seria:

Cc=(344/(Fsx2))/2

Cc=1,228m aberta .

E 61cm a fechada.

É isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Já comprei o cano de PVC... comprei um com 110mm, pra acomodar melhor o fullrange.

Posso usar feltro como absorvente de testes? Uso no tubo todo ou seixo o final sem nada?

Quanto ao material fono... a densidade dele deve ser maior perto do falante e ir escaceando pro final do tubo... a quantidade quem vai dizer é seu ouvido.. não tem como calcular isso de forma simples...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
(...)

Pessoal, quanto a questão de 2 x Fs é porque a LT é uma caixa de faixa estreita (+- 4 oitavas) (...)

Sandrão, que mal lhe pergunte, as 4 oitavas que vc cita vão da Fs do falante até 4xFs? não consegui interpretar direito o gráfico do artigo do CCDB, se assim for acho que fica até mais fácil, arrumando um falante de Fs por volta dos 20 Hz temos a via de subgrave numa linha de 2 ou 4 metros, o que não é impossível de conseguir.

capa, a linha aberta é a de 1/4 do comprimento de onda, a fechada é a de 1/2.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Supersonico,achei que era o contrario.

Coloquei um fullrange 3'' Aiwa em um cano de 3'' por + ou - 70cm,so para ver o que dava...

Resultado: Que doideira,muito bom o som do full,ele responde medios bastante encorpados... Nem se compara em ''freeair'' como ele tocava.

Quem tiver um full de 3'',vale apena testar...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...