Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
gfjardim

Alpine mrv-f300 pra tocar kit 2 vias Hertz?

Recommended Posts

Em 22/06/2019 at 10:33, gfjardim disse:

Pois assim me disseram mesmo. Estou de olho num Helix DSP.3, está no limite do que eu quero gastar e sai pouca coisa mais caro do que um Hertz H8 com DRC.

Acompanhando, pois estou querendo instalar um processador no carro também, mas para utilizar o processador como HU. Digo envio o sinal digital pelo celular e o processador que será o responsável por toda a qualidade de sinal. Estou cogitando entre o Pioneer DEQ s1000a (que transmite via cabo) e o Zapco DSP Z8 IV II ( que transmite por bluetooth, e já vem com DRC), estou tendendo para o segundo, mas minha preocupação é quanto à qualidade do bluetooth que, não consegui encontrar em lugar nenhum, se o mesmo trabalha com codecs melhores (aptx, aptxhd ou Ldac). Sobre o Helix que vc mencionou, acho que tem que comprar a parte uma placa para o bluetooth. 

Editado por sidnei_jf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, sidnei_jf disse:

mas minha preocupação é quanto à qualidade do bluetooth que, não consegui encontrar em lugar nenhum, se o mesmo trabalha com codecs melhores (aptx, aptxhd ou Ldac)

Vamos distribuir conhecimento?

Como é esse lance da qualidade eme relação aos codecs? Para mim isso é novidade, pensei que a influência fosse somente da taxa de transferência. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Emanuel tudo bem? Pelo que li, o Bluetooth apresenta uma largura de banda estreita, ou seja, ele tende a limitar e diminuir a qualidade de áudio transmitida. Neste caso, para uma musica ser transmitida, o codec faz uma compressão, de forma que ela caiba nessa "banda estreita" e depois o codec que está no receptor faz a descompressão. O que diferencia esses codecs, é a eficiência com que cada um consegue fazer a compressão do arquivo para caber na banda de transmissão sem perder informações.  Por exemplo o codec SBC, que é o padrão mais básico, consegue comprimir o arquivo para ser transmitido ate no máximo 320kbps, já o LDAC o mais avançado, consegue comprimir o arquivo para que consiga ser transmitido ate 990 kbps. Lembrando que não adianta ter um celular que tem suporte ao LDAC se o receptor só tiver suporte ao SBC, pois em um pareamento, vai prevalecer o SBC.    

Adicionando um link legal sobre o assunto:

https://www.guidingtech.com/sbc-vs-ldac-vs-aptx-bluetooth-codec-comparison/

Editado por sidnei_jf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, sidnei_jf disse:

Emanuel tudo bem? Pelo que li, o Bluetooth apresenta uma largura de banda estreita, ou seja, ele tende a limitar e diminuir a qualidade de áudio transmitida. Neste caso, para uma musica ser transmitida, o codec faz uma compressão, de forma que ela caiba nessa "banda estreita" e depois o codec que está no receptor faz a descompressão. O que diferencia esses codecs, é a eficiência com que cada um consegue fazer a compressão do arquivo para caber na banda de transmissão sem perder informações.  Por exemplo o codec SBC, que é o padrão mais básico, consegue comprimir o arquivo para ser transmitido ate no máximo 320kbps, já o LDAC o mais avançado, consegue comprimir o arquivo para que consiga ser transmitido ate 990 kbps. Lembrando que não adianta ter um celular que tem suporte ao LDAC se o receptor só tiver suporte ao SBC, pois em um pareamento, vai prevalecer o SBC.    

Adicionando um link legal sobre o assunto:

https://www.guidingtech.com/sbc-vs-ldac-vs-aptx-bluetooth-codec-comparison/

Bem, não é minha área mas vamos lá...

Pelo que sei os codecs fazem a compactação de arquivos, compressão de áudio talvez até seja outra coisa. Pelos exemplos mais citados no link que são filmes e chamadas de voz, creio que isso seja valido para arquivos de áudio que ainda não sejam compactados. Confesso que não compreendi bem a parte de divisão em "pacotes de dados". Acho que é interessante verificar se isso é válido para todos os dispositivos Bluetooth ou apenas para alguns como os fones de ouvido, possivelmente seja algo em função da duração das baterias. Também vale salientar que o padrão BT é utilizado para transmissão de arquivos que requerem uma taxa beeeem maior como no caso de filmes.

Se alguém puder ajudar serei grato.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

emanuel o mais fácil seria vc tentar ouvir e tirar as dúvidas, se não vamo ficar tentando decifrar codec que também não entendo tão afundo assim

 

Em alguns grupos que participo, muita gente usando o tidal (pela qualidade) via bt em players diferentes e conseguindo ter qualidade

melhor que os 320k do mp3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...