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Ajuda Midbass NAR CS3 Vibrando MUITO - Potência média

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Meu carro atual é um Nissan Kicks SL, Não quero me desfazer da HU original porque, embora a qualidade sonora seja pífia, as perfumarias de fábrica (câmera 360º) ficariam perdidas com a troca.

Vendi o outro carro, mas mantive os seguintes equipamentos:

Kit 2 Vias NAR CS3;
Subwoofer Questo Audio 10' 2 ohms 350 W (provavelmente irei me desfazer dele por causa da impedância);
Cabos RCA Knuconcept 4 vias.

Infelizmente a HU não possui entrada RCA, daí todo o dilema surgiu. Estou dividido nas seguintes opções:

1) Comprar um conversor RCA (vi que recomendam o Eatech), e adquirir um Audiophonic 800.4 V2;
2) Comprar algum processador de áudio (mas aqui eu conheço praticamente nada);
3) Comprar algum módulo com entrada alta...Mas aqui eu só vi poucas opções. Vi uns Hertz (que custam o dobro do Audiophonic), ou então aqueles mosfet Falcon, Boss, que não devem ter boa qualidade...


Enfim, o que vocês me recomendam? Seria melhor adquirir o conversor Eatech + módulo nacional...Partir pra um processador de áudio, ou pegar um módulo que já tenha entrada alta? Tipo, o Hertz...Ou teria algum outro módulo que eu não citei que me atendesse?

Quero, de preferência, um módulo digital (consumo baixo, compacto e com potência em torno de 80-120 WRMS no stereo e acima de 300 Wrms no mono).


Atualizado * 17/01/2019 *

Adquiri o módulo Audiophonic 5.1d e um conversor Eatech. Estou aguardando chegar....Próxima etapa é a configuração da caixa.

Editado por Smilodon

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2) o processador ela não vai melhor a qualidade do audio da HU. Ele so vai lhe dar + opções de regulagens.

Eu particularmente não iria p/ essa opção.

 

Ja que você ja tem modulo e rca, compra o conversor Eatech , o pessoal fala muito bem dele.

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Obrigado amigo. 

Então já descartei a opção do processador...

 

Quanto ao Amp, eu tinha uns SDs mas me desfiz dele (era aquele com ventoinha, e me irritava, apesar da ótima qualidade e potência).

 

Enfim, estou entre 2 agora:

 

- Módulo com entrada de alta impedância:

 

> Vi opções como o Falcon DF 900.3 que é classe D, tem uma potência bruta e ainda poderia me permitir continuar com meu subwoofer que é de 2 ohms. Mas nunca vi ninguém falando bem dele, além de ter visto muita gente descendo a lenha nas versões antigas....

 

> Partir pra um Hertz digital, mas os preços iriam pra 2 mil, já complicaria um pouco....Talvez se tivesse um intermediário com qualidade honesta e boa potência, eu escolhesse...Mas aí ficou no 8 ou 80 em relação ao preço e, possivelmente, na qualidade também...

 

 

 

- Conversor Eatech + módulo com RCA:

 

> Obviamente abre-se um leque com inúmeras opções de módulos, entre eles o Audiophonic 800.4D, o SD 800.4D ou algum outro...Mas tenho receio de ficar insatisfeito com o resultado final...

 

Estou pesquisando bastante aqui...Mas se tiverem mais sugestões, eu agradeço....
Quando eu decidir e iniciar a instalação, vou atualizando aqui!

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Conversor + módulo, funciona muito bem. Já usei, pode ir sem medo. Mas use este da Eatech.

 

Pode ir na Sd também, porém se der compre 2 módulos. 1 400.2 pro kit e um 800.2 ou 1200.2 pro sub

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Sou muito mais usar a entrada alta num amp com entrada, tem um tópico só com marcas de som SQ, pesquisa no mercado livre tem muita coisa boa usada e barato ainda.

Usando entrada alta no amp vc tá utilizando menos um equipamento que pode estar perdendo sinal do seu som, se você achar um processador com entrada alta é melhor ainda porque você vai fazer os cortes e alinhamento de tempo muito mais facilmente

 

E eu não vejo problema de você utilizar o sub, só pq é 2ohms n quer dizer muita coisa, vai ate tira mais potência dum amp menor

Editado por Luck1102
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Vi um relato no tópico sobre chiados e resolvi apostar no módulo Falcon 900.3D, por ele ter entrada alta, boa potência e tamanho reduzido, além de casar com a impedância do meu subwoofer Questo QS350A 4+4. Acho que pelo preço do módulo e simplicidade da instalação, vale a pena arriscar...Se ficar ruim, eu passo o módulo adiante e pego outro com RCA, e o conversor da Eatech.

 

 

Depois vou levar o carro pra confeccionar a caixa...Eu usava ele numa caixa selada de fibra, com uns 23 litros. Tinha um bom grave, ótimo spl, mas sempre achei que ela descia muito pouco (talvez por ser caixa de fibra, sei lá)...Tô pensando em fazer uma dutada. Pra o grave descer bastante e manter uma resposta plana (levando em consideração que o módulo tem corte fixo em 80 Hz), qual seria o ideal? Fazer uma dutada com seus 44 L, conforme manual? Ou fazer uma caixa um pouco menor? Vi alguns relatos de gente falando que com 35 L ele já funciona muito bem na dutada. Ou eu conseguiria o sub descendo de forma aceitável numa caixa selada, agora que vou fazer em MDF? Com isso eu minimizaria o espaço gigante da dutada.

 

Quero que o sub desça bastante e continue com o spl que já tinha na selada de fibra.
 

 

Outra dúvida...Quando vocês fazem a instalação, como vocês lançam os cabos dos speakers? Tipo, vi que na porta do carro tem uma tomada que interliga toda a fiação, inclusive dos midbass. E os tweeters originais ficam nas colunas...Vocês deixam os cabos originais do fabricante (achei muito fino, chuto que deve ter uns 0,75 mm de seção), ou substituem? Não tenho como colocar pezinho, então teria que manter o midbass na porta e o tweeter na coluna original...A dúvida é como lançar um cabo melhor pela porta, ou se o fio original vai me atender...

Editado por Smilodon

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Então, dando continuidade..
Pretendo fazer o projeto da caixa, aproveitando ao máximo o espaço disponível pra não sacrificar o porta malas.
Fiz um esboço no paint, mas tomei todo cuidado em relação às dimensões, deixando tudo proporcional...No final, a caixa que eu pretendo construir deve ficar praticamente igual ao esboço.

ApnqJzO.png

 

O porta malas do carro é como na foto abaixo, aí pensei em instalar a caixa na parte maior do banco bipartido (tem 57cm livre nele, aí tô colocando 56cm pra deixar uma sobra). E o duto ficaria apontando pra lateral livre
Nissan-Kicks-2017-porta-malas.jpg

Aí fiquei com algumas dúvidas...

1) O tamanho duto: Usar um duto de 3', com os 27 daria sopro?
Usar o duto de 4', qual seria o comprimento necessário pra deixar a caixa descendo bastante? Tipo, o máximo que ela iria descer era com duto de 4', ou com o de 3'.

2) A posição do duto: Desejo um som puramente interno. Acredito que nunca irei abrir mala pra ficar ouvindo som. Pelas dimensões da caixa, eu só conseguiria colocar o duto de 27 cm nesta posição. Seria vantagem diminuir o duto e colocar apontado pra fora (ou até mesmo fazer um L, com uma curva suave), como a grande maioria das pessoas fazem?
 

Editado por Smilodon

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Pessoal, fiz uma instalação provisória do Kit 2 vias, o módulo Audiophonic DHP 5.1, Conversor Eatech, cabos RCA Knuconcept Kristal...

 

Só que eu fiquei com alguns problemas.

Liguei apenas as saídas frontais do player no conversor Eatech (ele é de 4 canais, mas só liguei os canais frontais). Lancei o par de RCA no módulo. A porta ainda não está tratada (este, talvez, seja o motivo do meu problema). Os tweeters estão instalados na coluna do carro, no local original. O midbass foi colocado num baffle de madeira e eu forrei as superfícies frontal e traseira com espuma (pra não dar vibração)...

 

Os midbass estão distorcendo MUITO...Diria que ficou até pior que o original. Não posso aplicar muita potência que eles distorcem (os dois lados, igualmente). Só que os tweeters continuam rendendo muito bem.

Suspeitei de ser algum problema de sinal sujo da HU, variei o ganho do módulo, mas não resolveu...Até mesmo quando coloco o HPF em torno de 150 Hz, os midbass continuam distorcendo muito com potência média.

Tentei colocar a chave do módulo na posição 2ch e fiz a ligação dos kits em bridge, mas notei que a potência continua a mesma e a distorção também! Preciso usar cabo Y pra ligar os kits em bridge?

 

Ainda vou realizar o tratamento nas portas, mas estou desanimado porque no meu carro anterior os mids tocavam muito bem mesmo sem a porta estar tratada....Minha HU era uma JVC e eu fazia os cortes por ela e tinha uma qualidade excelente. O mais estranho de tudo é que os tweeters estão com muita potência e não distorcem nada, até atenuei eles pra -2db!

Enfim, o que pode ser, além do tratamento das portas?

 

E quanto ao bridge? Só funciona com o Y mesmo?

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Estranho...

Muito provavelmente o amp está amplificando algum sinal deficiente. Talvez esse conversor, sei lá. Ou então o sinal sempre foi defeituoso e o amp so está mostrando.

Já testou o kit com os dois pares de canais do amplificador pra descartar problema nele?

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Estranho...

Muito provavelmente o amp está amplificando algum sinal deficiente. Talvez esse conversor, sei lá. Ou então o sinal sempre foi defeituoso e o amp so está mostrando.

Já testou o kit com os dois pares de canais do amplificador pra descartar problema nele?

Os kits tocavam muito bem no carro anterior, então suponho que não sejam eles (até porque os dois estão com comportamento idêntico)

 

Testei só no módulo audiophonic e só recebendo o sinal dessa hu com o conversor eatech. Ruído zero, tweeters sem distorção, só os mids que estão assim....

Tô achando que fizeram alguma mer** na montagem das portas. Vou ter que desmontar de novo pra verificar.

 

Vou ver se consigo testar outro amp no meu carro e testar o audiophonic em outro lugar

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Testa ligando um celular ou algum player direto no amp

 

Que consegue identificar de onde vem o problema

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Duas coisas. Se o baflle não ficar bem apoiado e o mid for montado forçando a carcaça.. da esse sintoma. Começa a raspar e bater bobina.

 

Outra coisa... Como são os dois confere a fase, não custa nada. Já vi sistema fora de fase que o dono aumenta o volume e o som não vem... Como está fora de fase fica horrível.. invertendo a fase o som ganha vida.

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Obrigado pelas dicas, pessoal!

Vou ter que rever um monte de coisas na instalação, provavelmente no fim de semana...Aí eu informo...

 

 

Fiquei foi com uma dúvida. O módulo audiophonic 5.1 tem duas bridges de 300 wrms, cada, a 4 ohms...Imaginei que eu poderia ligar cada kit em uma bridge dessa, daí eu deixava o ganho muito baixo e teria uma folga enorme no módulo....

Liguei o kit da direita na bridge front ( + com +, e - com -), e o kit da esquerda na bridge rear (também respeitando a polaridade)...Mas verifiquei que a potência não mudou absolutamente nada! Claro que eu não posso elevar o ganho por causa da distorção, mas eu cortei os hpfs em 250 hz antes e depois de ligar em bridge e percebi que a potência enviada está sendo idêntica...Se fosse enviada uma potência 3x maior, seria algo muito fácil de perceber...Aí eu pergunto:

 

1) A bridge funciona para canais estéreo? Estranho porque o módulo tem a indicação de bridge, mas ele só tem filtro hpf nessas 4 saídas, já que tem uma saída independente pro sub e não tem a opção de deixar em full...

 

2) Se funcionar, tem algum detalhe que eu tenho que fazer? Testei com 2 cabos RCA em Y, mas o resultado foi o mesmo...A única coisa que eu não fiz foi unir os + e - que sobram dos canais da bridge (imagino que não seria necessário)...Devo interligar os canais 1 e 2  e interligar os canais 3 e 4 fisicamente pra bridge funcionar?

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Geralmente a informação da ligação da bridge vem nos canais do amplificador. Salvo engano é o positivo de um canal mais o negativo do outro canal. Foi assim que ligou?

Editado por jonesfers

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Geralmente a informação da ligação da bridge vem nos canais do amplificador. Salvo engano é o positivo de um canal mais o negativo do outro canal. Foi assim que ligou?

Sim. Exatamente como o módulo manda. Mas não percebi nenhuma diferença de potência. Até desconectei os mids e apliquei toda a potência e os tweeters tocaram. Se fosse realmente 300wrms,eles teriam torrado.

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Sim. Exatamente como o módulo manda. Mas não percebi nenhuma diferença de potência. Até desconectei os mids e apliquei toda a potência e os tweeters tocaram. Se fosse realmente 300wrms,eles teriam torrado.

 

Cara, voce não consegue outro amplificador pra testar?

 

Ou então liga um mid no canal do Sub e testa.. 

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Eu tentaria conforme Geovanesantos33 comentou, inverte a fase, troca os cabos speaker apenas no amplificador mesmo, o "+" vai para o "-" e o "-" vai para o "+" e testa. Pelo seu relato vc ainda não testou essa configuração de inverter as fase.

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Pois é. Acabei fazendo uma viagem à trabalho e só vou ter tempo pra testar em abril...mas vou fazer o tratamento das portas e travar tudo.

Complicado que uma das bridges do módulo simplesmente parou. Não queimou fusível nem nada, mas não sai mais nada...Alguma luz?

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