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Pajero TR4 - DIY Manta asfáltica e eliminação de ruídos

tr4 pajero tratamento de portas asfáltica viapol feltro espuma no chicote
5 respostas neste tópico

#1
top_dog

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Boa noite,

 

Depois de aprender muito aqui resolvi colaborar um tiquinho (acho que a ultima vez faz uns 8 anos).

 

Peguei uma Pajero Tr4 e o som original é uma mer**. Como sou um duro ferrado e não tenho um puto pra comprar nada a vista, peguei um Kit Audiophonic Club Kc 6.3 em 12x no ML mas se fosse mexer teria que mexer uma vez só.

 

Comprei manta asfáltica Viapol, a única que constava como utilização para isolamento térmico e acústico de carros, e mais barata que outras marcas. Saiu R$60 o rolo de 30cmx10m com 1mm de espessura.

 

Comprei nessa medida pois nela o m2 saia mais barato, mas acabei gostando muito da praticidade muito boa de aplicar essa medida.

 

Primeiro passo foi desmontar a porta que na Tr4 é absurdamente fácil e rápido, o que é bom e ruim (explico no final).

 

Soltar o parafuso do puxador, enfiar o dedo e empurrar a trava do comando do vidro eletrico, e puxar pra cima. A moldura da maçaneta sai puxando a parte de cima pra cima, e depois a de baixo empurra pra baixo. Feito isso são só grampos, só puxar com jeito que a porta sai.

 

https://flic.kr/p/KW2oT2

 

Porta original 

https://flic.kr/p/28ABwEC

 

Limpei com um pano úmido, depois pano seco e por ultimo pano com álcool de posto e outro pano seco.

 

Cortei três faixas de aprox 87cm de comprimento e fiz os recortes da maçaneta e dos reforços internos.

Dobrei elas para passar pelo vão da porta já com a ponta do plástico solta

https://flic.kr/p/28AByo7

https://flic.kr/p/29FUzsg

 

Feito isso fui para a parte externa, cortando a manta em pedaços menores e colando aos poucos, tomando o cuidado de não travar o movimento da maçaneta.

https://flic.kr/p/28iZQqg

 

Também deixei os parafusos à mostra para alguma eventual manutenção não ser (tão) problemática.

https://flic.kr/p/29FUoLB

 

https://flic.kr/p/29FUkat

 

Nos buracos, coloquei pedaços de manta ao contrário e sobrepus a manta por fora, em 3 camadas.

https://flic.kr/p/28iZzXi

 

Aproveitei e passei uma nova fiação para os auto-falantes (cabo comum 2x2,5mm), e passei espuma nos chicotes, além de fixar os crossovers nas portas.

 

Porta passageiro (assusta com as arruelas não, fiz os baffles no outro dia e instalei, a porta do motorista já está com ele na foto)

https://flic.kr/p/29FUkat

 

Porta Motorista

https://flic.kr/p/26W5BH7

 

Aproveitei para colar feltro por dentro dos forros de porta e também dentro dos acabamentos plásticos que ficam perto do pé.

https://flic.kr/p/KW2uu2

 

Mas esqueci de tirar foto com o feltro colado. dá mais trabalho que a manta, é uma mer** de cortar o feltro.

https://flic.kr/p/26W5M8u

 

Ah sim, os tweeters foram nos locais originais, travados por trás com bastante feltro.

 

O resultado, pra mim, foi simplesmente sensacional.

Na acústica, agora vem muito médio grave das portas, dependendo da música o baixo fica com muita força.

Subgrave tem um tiquinho, não muito, mas dá pra escutar se usar as funções tipo loudness. Não uso.

O carro ficou MUITO mais silencioso. A diferença é gritante. Problema que outros barulhos que não apareciam agora aparecem e vou ter que continuar o trabalho kkkk

Mas estou muito satisfeito.

 

Se a galera aqui não me mandar usar a busca de novo, to com uma dúvida ainda:

É visível que o player original clarion não tem força pra tocar esse kit. Por causa do minime, não posso perder nada de porta malas. Eu queria um subgrave mais aparente, e um som um pouco mais encorpado.

A princípio pensei em colocar um sub de 8" (provavelmente NAR) em uma caixa de fibra na tampa do PM (substituindo o forro plástico) mas penso se, dado o tratamento na porta, só um amplificador pro kit já não me satisfaria.

 

Ouvi muito bem da SD400 mas não usaria todo o potencial dela. O que me dizem?


Editado por top_dog, 31 julho 2018 - 18:39 .

  • 1



#2
frbsc

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Parabéns pelo tutorial! As fotos ficaram excelentes e bastante explicativas!

 

A manta que você utilizou é de apenas 1mm correto? Com exceção das áreas com buracos, você aplicou só uma camada mesmo?

Na área do maior buraco, você fez a manta "entrando" pra dentro da porta, para permitir a acomodação do porta objetos da porta, correto? Poderia dar mais detalhes de como você fez esse rebaixo?

 

Outra dúvida: O arame da maçaneta interna: Ele começa pela parte externa da porta e vai pra parte interna, passando pelo buraco do canto superior da porta. Como você fez para que a manta não colasse nesse arame, o que causaria o travamento da abertura da porta?

 

To criando coragem pra fazer a mesma coisa na porta do Clio! Vou usar o mesmo kit que você, mas vou ter que fazer algumas adaptações pq a porta do clio é para kits de 5".

Muito obrigado pela contribuição.


Editado por frbsc, 02 agosto 2018 - 11:49 .

  • 0

#3
top_dog

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Parabéns pelo tutorial! As fotos ficaram excelentes e bastante explicativas!

 

A manta que você utilizou é de apenas 1mm correto? Com exceção das áreas com buracos, você aplicou só uma camada mesmo?

Na área do maior buraco, você fez a manta "entrando" pra dentro da porta, para permitir a acomodação do porta objetos da porta, correto? Poderia dar mais detalhes de como você fez esse rebaixo?

 

Outra dúvida: O arame da maçaneta interna: Ele começa pela parte externa da porta e vai pra parte interna, passando pelo buraco do canto superior da porta. Como você fez para que a manta não colasse nesse arame, o que causaria o travamento da abertura da porta?

 

To criando coragem pra fazer a mesma coisa na porta do Clio! Vou usar o mesmo kit que você, mas vou ter que fazer algumas adaptações pq a porta do clio é para kits de 5".

Muito obrigado pela contribuição.

 

Fala FRBSC,

 

Sim, manta de 1mm, apliquei duas camadas na folha externa e uma na interna, com vários retalhos por dentro dos buracos pra deixar bem travado. Não precisa fazer rebaixo, o forro não passa da linha da chapa.

 

 

Eu acho que postei uma foto detalhando, pra passar o arame da maçaneta, coloquei uma fita de manta invertida pra não grudar a manta no ferro.

 

Eu curti demais o kit. E a porta tratada. Tem uma vibração ainda quando o volume ta alto, que parece ainda vir da lata externa. Então sugiro colocar pelo menos mais uma camada de manta na parte externa.

 

Agora vou fazer esse tratamento no restante do carro, portas traseiras e tampa do porta malas, e assoalho provavelmente.


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#4
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Nessa foto aqui

 

https://flic.kr/p/KW2vig

 

foi o que colei pra deixar livre a maçaneta


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#5
frbsc

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Obrigado pela resposta!  Meu kit chegou hoje, quero ver se consigo instalar ele no final de semana e começar o tratamento das portas!  :legal:


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#6
Serginho Arnoud

Serginho Arnoud

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Trampo muito bem feito hein, parabéns!!!!
Me diz uma coisa: onde tu comprou essa manta?

Sobre o duas vias, como meu rádio original não tem RCA, comprei dois Stetsom IR160.2 e to gostando do resultado com os Nar (estou com um CS1 e um mid de kevlar do CS3). Ainda não tratei minhas portas, mas pretendo fazer isso esse final de semana.

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