Ir para conteúdo

Foto

Tutorial simples WinISD

5 respostas neste tópico

Guiademusica

Guiademusica

novato

• Membro
  • 82 posts
  • Cadastrado: 02/04/2018
  • Cidade/UF:Toledo/PR

Espero que este tópico seja útil para muitas pessoas que precisam simular alto falantes no WinISD.

O programa é gratuito:

http://www.linearteam.org/

Eu uso e prefiro a versão 0.50, só encontrei em inglês, mas isso não vai impedir ninguém de usar o programa.

Para começar é necessário aprender a adicionar um alto falante na base de dados de acordo com as letras em ordem alfabética:

BU6gJ9H.jpg

O nome do arquivo vai ser o que você escrever aqui:

HrRCaam.jpg

Eu sempre coloco esse monte de aaa na frente para conseguir visualizar mais fácil.

GVYHwd1.jpg

Vou aproveitar para fazer um duelo entre subwoofer e woofer.

Quantos subs de 15 são necessários para chegar ao mesmo SPL que um woofer de 15?

MTX RT04 15 vs Tornado 2200 15

O resultado obviamente é que o woofer detona o subwoofer em grave e médio grave, mas o subwoofer ganha em subgrave, mesmo assim é necessário usar vários subs pelo fato de frequências mais baixas exigirem maior deslocamento ar.

Essa caixa de seleção mostra os parametros T&S

l9J5oqj.jpg

Escolher entre Closed = Selada.

Vented = Dutada.

4th order bandpass = bandpass 4ª ordem.

Passive radiator = radiador passivo.

uOSY3sL.jpg

Aqui o programa gera uma caixa com resposta perfeitamente plana, mas tenho que deixar bem claro que esse programa simula a resposta de frequência do sub em um local muito grande e abeto como em um campo de futebol sem as paredes dos lados. Pode deixar no primeiro que aparece pq é possível configurar de acordo com o sub ou woofer que você escolheu.

afe6N8M.jpg

Esquerda = SPL Nivel de pressão sonora em decibéis.

Direita = Numero de alto falantes a serem usados.

kkOVsfa.jpg

Esquerda = excursão do cone ou Xmax.

Direita = Tamanho caixa em litros e frequência de sintonia do duto.

q6xNItj.jpg

Esquerda = Velocidade do ar no duto. Tente deixar em 15 m/s.

Direita = Tamanho do duto.

Lembrando que o WinIsd mostra o tamanho interno do duto e não leva em consideração quantos litros ele esta ocupando na caixa o programa Bassbox 6 faz isso, mas é pago.

raU3sWO.jpg

End correction mostra se o duto é flangeado ou não:

NoTwUVN.jpg

São essas bordas curvadas.

Esquerda = Atraso de resposta de frequência, ou seja, o tempo que a onda sonora em determinada frequência demora para sair do duto em relação ao cone do alto falante.

Direita = Potencia aplicada ao alto falante.

Detalhe que o programa mostra o SPL em local aberto, como escrevi antes, mas a 1 metro de distancia da caixa.

s3DG2ee.jpg

Esquerda = Diferença de fase de acordo com a frequência. É por isso que não se deve usar woofer e subwoofer na mesma faixa de frequência, o correto é aplicar um corte de frequência "bem reto" digitalmente para ser possível usar os dois.

Direita = Corte de frequência ou cross over.

kf1kH1o.jpg

O gráfico mostra que nesse caso, o cancelamento ia ser tão grande que praticamente não ia dar para ouvir nenhum dos alto falantes tocando ao mesmo tempo.

É possível usar woofer para subgrave com o tornado de 18 com 700W, caixa 250L duto 30hz.

Wqtgj7P.jpg

qVlEvda.jpg

É isso!

Espero que tenham gostado do tutô.

Qualquer duvida que eu conseguir responder vou ficar feliz em responder aqui.

Editado por Guiademusica, 04 abril 2018 - 08:53 .

• 0

fst-lobo

fst-lobo

veterano

• Membro
  • 2.078 posts
  • Cadastrado: 14/07/2015
  • Cidade/UF:Gyn/GO

Legal compartilhar o tutorial

Acho que tinha algo parecido no autosom.net ou aqui no forum, mas já estava mais antigo

• 0

Guiademusica

Guiademusica

novato

• Membro
  • 82 posts

Legal compartilhar o tutorial

Acho que tinha algo parecido no autosom.net ou aqui no forum, mas já estava mais antigo

Valeu cara!

Eu fiz o tutorial por que li que alguns usuários estão tendo dificuldade em simular alto falantes com o WinISD.

Olha só o que eu achei velho!

Um video do gênio Renan Lopes mostrando como usar o programa e ainda no canal do AutoSom Marcelomoti do youtube que eu nunca tinha acessado antes.

Só que ele ensinou a  usar o 0.44.

• 0

Dudu Lima

Dudu Lima

Membro véi

• Membro
  • 10.280 posts
  • Cadastrado: 04/10/2005
  • Cidade/UF:DF

Quando estou usando o WinISD eu só fico perdido com Impedance Phase e Impedance. Não sei pra onde isso me leva!

• 0

Guiademusica

Guiademusica

novato

• Membro
  • 82 posts

Impedance Phase é a posição da fase em relação a diferentes frequências, isso serve mais para evitar cancelamento de onda usando subs diferentes, se você vai usar o mesmo sub não tem que se preocupar com isso.

cAindSo.jpg

No caso do Dayton RSS315HO 44 12 nessa caixa que eu simulei, em 32hz a fase vai estar em 40,8 graus positivos.

HGGVAwM.jpg

Já em 48hz esta 51 graus negativos.

Encontrei textos que explicam que isso faz com que o amplificador esquente mais em 45 graus positivos ou negativos, acima ou abaixo disso o aquecimento volta ao normal.

Já a impedância é simples. A impedância tende a subir na frequência de ressonância do sub e descer na sintonia do duto da caixa.

Porque é nessa frequência que o sub tem menos resistência mecânica para se mover, mas ironicamente o amplificador enxerga isso como uma resistência elétrica.

Outra função muito interessante é a temperatura do ambiente. Não é que isso influencia mesmo no som!

X5vhsPi.jpg

Estava curtindo um subgrave uns dias atrás a 15°C e ontem com 35°C o subgrave ficou mais fraco ainda do que o gráfico no WinISD mostra.

Deve ser por isso que os norte americanos gostam tanto de subgrave, la é fácil chegar a 0°C.

O frio faz o sub render mais subgrave, mas como não existe magia, para render mais SPL é necessário o cone excursionar mais chegando mais perto do Xmax:

tpBakOU.jpg

Aumentando a impedância:

WBmjt4k.jpg

Edit:

Corrigi algumas informações erradas no texto... Hehe!

Esqueci que a impedância desce na sintonia do duto mas sobe somente no FS do alto falante.

Edit 2:

O alto falante não vai mais para fora do que para dentro em frequenciais diferentes, eu confundi tudo. Na verdade é que eu confundi que quando o sub aprece estar indo mais para dentro na verdade é que ele esta excursionando menos porque o duto esta segurando o sub somente na frequência que esta sintonizado. Mas a fase é invertida quando a onda passa pelo duto.

A impedância de fase mostra a diferença de fase entre cada frequência e realmente, acertei no fato de isso somente servir para ligação de alto  falantes diferente e somente no ponto do corte de frequência.

Editado por Guiademusica, 26 maio 2018 - 13:26 .

• 0

P-mAV

P-mAV

Só sei que nada sei...

• Membro
  • 1.800 posts
  • Cadastrado: 16/03/2009
  • Cidade/UF:Rio de Janeiro

Show o tutorial, "aprendi" a mexer a muito tempo e o pouco que sabia superava em muito os construidores de caixa aqui do RJ.

Parabéns pela iniciativa!

• 1

Smartfix