Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Joc@

[Ajuda] Kit 2 vias + 6x9 + Subwoofer

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

 

Possuo os seguintes equipamentos:

 

- Pioneer MVH-588BT (4 x 25wrms)

- Kit 2 vias bravox diamond (2 x 70wrms)

- 6x9 bravox diamond (2 x 150wrms)

- bomber upgrade 10" (1 x 350wrms)

- sd400.4d evo + sd600.1 (4 x 400wrms 2ohms + 600wrms 2ohms)

 

Obviamente o upgrade de 10" será ligado no sd600.1, segundo o fabricante enviando 450wrms ao sub.

 

Estou em uma dúvida cruel nos kits 2 vias + 6x9 + sd400.4d, qual dessas ligações devo usar?

 

1- ligar um auto falante por canal, enviando 50wrms (dobro da impedancia) para cada kit 2 vias e 6x9.

2- ligar o kit 2 vias no módulo e os 6x9 direto no player, enviando 200wrms para cada kit 2 vias e 25wrms para cada 6x9.

3- ligar o kit 2 vias no player e os 6x9 no bridge, enviando 25wrms para cada kit e 200wrms para cada 6x9.

 

Minha preferência é SQ apesar dos bravox atrapalharem. Ajuda aí pessoal.

Editado por Joc@

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se preferência for algo voltado para o SQ, ligue cada um em 1 canal, para poder atenuar e regular diferente o ganho da frente e atrás

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se preferência for algo voltado para o SQ, ligue cada um em 1 canal, para poder atenuar e regular diferente o ganho da frente e atrás

 

Ligando o 6x9 no player tb dá pra regular. Vc acha muita potência 200rms em um falante (kit 2 vias) de 70rms, ou 50wrms já está bom?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ligando o 6x9 no player tb dá pra regular. Vc acha muita potência 200rms em um falante (kit 2 vias) de 70rms, ou 50wrms já está bom?

 

não te recomendaria assim, pode danificar fácil o kit por um descuido

E com os 50w vai tocar muito bem sim

 

Fez o teste mandando 200w e os 50w no meu kit, e não percebe grande diferença no dia a dia

Até pq não pode exagera na potência que poderia danificar o tw fácil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não te recomendaria assim, pode danificar fácil o kit por um descuido

E com os 50w vai tocar muito bem sim

 

Fez o teste mandando 200w e os 50w no meu kit, e não percebe grande diferença no dia a dia

Até pq não pode exagera na potência que poderia danificar o tw fácil

 

Ok! Estou pensando em comprar esses tweeter audiophonic: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-907568989-par-tweeter-audiophonic-com-crossover60wrmsseda-_JM

 

Colocaria eles no lugar do tweeter do Bravox cs60d, e manter os mid do bravox. O que vcs acham, vale a pena?

Editado por Joc@

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo preço eu procuraria mais opções

 

Nessa faixa tinha o 1tw1 que ficaria bom, vê se não acha dele no mercado ainda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo preço eu procuraria mais opções

 

Nessa faixa tinha o 1tw1 que ficaria bom, vê se não acha dele no mercado ainda

 

Esse aqui?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-805730227-par-de-tweeters-jbl-selenium-club750t-135wrms-lugar-do-1tw1-_JM

Vc acha a pena que vale a troca ou manter os Bravox mesmo?

 

Dá uma olhada, qual das 3 curvas de frequência fica melhor para bomber upgrade 10"? Vou ouvir pop internacional e hip hop internacional.

27332148_1790525434363137_35084281517334

Editado por Joc@

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O link foi para imagem e não para um tw

 

Em relação as curvas, todas tão respondendo pelo menos a partir dos 35hz, é bem verificar o delay também

Mas eu optaria pela curva com um pico menor e que ta com -3db em 30hz

 

Mas diferença delas, parece mais na sintonia do duto que em volume, então da para ir ajustando o duto, com o que mais te agradar, depois de pronto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O link foi para imagem e não para um tw

 

Em relação as curvas, todas tão respondendo pelo menos a partir dos 35hz, é bem verificar o delay também

Mas eu optaria pela curva com um pico menor e que ta com -3db em 30hz

 

Mas diferença delas, parece mais na sintonia do duto que em volume, então da para ir ajustando o duto, com o que mais te agradar, depois de pronto

 

Acertei o Link, o tweeter é esse? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-805730227-par-de-tweeters-jbl-selenium-club750t-135wrms-lugar-do-1tw1-_JM

 

Não corro o risco do tweeter engolir os médios dos mid bravox?

Editado por Joc@

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continuando kkkk

Tweeter esse da audiophonic é legal, mas ao inves de compra-los pq não espera um pouco mais e pega um kit 2 vias melhor, tem uns bem legais no mercado livre usados e baratinhos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Liga o kit e os 6x9 na SD400

Usando dois rca assim poderá selecionar no fader do MVH so os kit ou so os 6x9 ou os dois juntos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acertei o Link, o tweeter é esse? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-805730227-par-de-tweeters-jbl-selenium-club750t-135wrms-lugar-do-1tw1-_JM

 

Não corro o risco do tweeter engolir os médios dos mid bravox?

 

Esse ta como no lugar do 1tw1

e da linha nova da jbl, mas não sei se é bom do mesmo jeito

 

Tem um tópico aqui no geral, que comparamos alguns tw mais baratos, as vezes te ajuda ter alguma idéia

 

E vão engolir não, mid toca médio e tw o agudo, um bom tw vai da uma boa melhorada no seu som

e o mid diamond é até legal, já consegui um som bom com ele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, como eu tinha dito, iria casar o sd600.1d (2 ohms) com um Bomber Upgrade 10" (4 ohms), mandando 450wrms no dobro da impedância (segundo a soundigital) para 350wrms do subwoofer, porém o vendedor não enviou a mercadoria e a compra foi cancelada. Neste meio caminho, eu acabei olhando um Magnum Rex 10" de 800wrms a 2 ohms, casando com a ipedancia do módulo. Posteriormente (depois de comprado) descobri em testes na internet que o Magnum Rex tem aproximadamente 350wrs de potencia, mentindo a potencia para 800wrms, aí veio a dúvida:

 

Manter o magnum rex (350wrms 2ohms) alimentado por 600wrms

ou

Pegar um Bomber Upgrade (350wrms 4ohms) alimentado por 450wrms

 

Obs.: quando descobri que a potencia era mais baixa, minha primeira reação foi querer trocar, mas a simulação de ressonância na caixa do Magnum está muito boa, o que está me deixando com uma pulga atrás da orelha é: se eles mentiram na potência, será que também não mentem nos parâmetros acústicos (Thiele-Small)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc já então uma questão interessante

 

O bomber upgrade é um sub musical, recomendado até por quem curte um SQ

o Magnum num vejo povo recomendando nem para trio ou spl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal,

 

Possuo os seguintes equipamentos:

 

- Pioneer MVH-588BT (4 x 25wrms)

- Kit 2 vias bravox diamond (2 x 70wrms)

- 6x9 bravox diamond (2 x 150wrms)

- bomber upgrade 10" (1 x 350wrms)

- sd400.4d evo + sd600.1 (4 x 400wrms 2ohms + 600wrms 2ohms)

 

Obviamente o upgrade de 10" será ligado no sd600.1, segundo o fabricante enviando 450wrms ao sub.

 

Estou em uma dúvida cruel nos kits 2 vias + 6x9 + sd400.4d, qual dessas ligações devo usar?

 

1- ligar um auto falante por canal, enviando 50wrms (dobro da impedancia) para cada kit 2 vias e 6x9.

2- ligar o kit 2 vias no módulo e os 6x9 direto no player, enviando 200wrms para cada kit 2 vias e 25wrms para cada 6x9.

3- ligar o kit 2 vias no player e os 6x9 no bridge, enviando 25wrms para cada kit e 200wrms para cada 6x9.

 

Minha preferência é SQ apesar dos bravox atrapalharem. Ajuda aí pessoal.

 

Olá amigo, primeiro post meu aqui no forum, achei suas dúvidas pertinentes e parecidas com as minhas.

 

Meu upgrade no som segue a mesma idéia, da seguinte forma:

 

Pioneer MVH-X588bt 

 

kit duas vias Audiophonic Sensation KS 6.2

6x9 Pioneer TS6990br

 

2 x Audiophonic Club C1-12

 

SD1600.1D

Taramps TS1200x4

 

Já estão montados o player, o TS1200x4 com as 6x9 e um sub club c1-12.

 

O outro sub, kit duas vias e a SD1600 comprei essa semana.

 

Aí que fica a dúvida, deixar a TS1200x4 só para os 6x9 e kit duas vias é demais... uma SD800.4 seria uma melhor ideia talvez?

 

Ainda tenho que comprar essa semana a bateria, voltímetro e cabos rca. Estava pensando em uma de 120ah, alguma marca pra indicar? Cabos RCA estou optando pelos Technoise Series 400.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o custo de trocar a 1200.4 por uma 800.4 talvez vá gastar mais

 

Eu ficaria com a 1200.4, sabendo regular vai ter mais potência e som de qualidade sem distorçao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta.

Não seria tanto pelo custo da troca, pois tenho uso para a ts1200 no outro carro, mas sim pelo receio em aplicar potência demais e danificar os falantes. 

 

o custo de trocar a 1200.4 por uma 800.4 talvez vá gastar mais

 

Eu ficaria com a 1200.4, sabendo regular vai ter mais potência e som de qualidade sem distorçao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta.

Não seria tanto pelo custo da troca, pois tenho uso para a ts1200 no outro carro, mas sim pelo receio em aplicar potência demais e danificar os falantes.

Está muito bem servido de módulo parabéns!

 

Pessoal, uma dúvida: O sd600.1 que será ligado do subwoofer só tem 1 entrada RCA. O rapaz que está passando os fios pra mim, falou que fica melhor se eu usar as duas saídas RCA do player, e um cabo Y pra juntar os dois sinais na entrada do módulo. Ele falou que o sub bate mais pq o sinal fica mais forte, é verídico isso?

 

Outra duvida: pode passar cabo RCA no mesmo lado do 16mm positivo?

Editado por Joc@

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está muito bem servido de módulo parabéns!

 

Pessoal, uma dúvida: O sd600.1 que será ligado do subwoofer só tem 1 entrada RCA. O rapaz que está passando os fios pra mim, falou que fica melhor se eu usar as duas saídas RCA do player, e um cabo Y pra juntar os dois sinais na entrada do módulo. Ele falou que o sub bate mais pq o sinal fica mais forte, é verídico isso?

 

Não ligue assim

Vc vai estar fechando curto nas saidas do player e pode danificar ele com o tempo

Para toca mais forte basta regular certo o ganho e no player

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não ligue assim

Vc vai estar fechando curto nas saidas do player e pode danificar ele com o tempo

Para toca mais forte basta regular certo o ganho e no player

Ok. E tem algum problema em passar cabo RCA no mesmo lado do positivo de 16mm?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok. E tem algum problema em passar cabo RCA no mesmo lado do positivo de 16mm?

 

Não recomendado

Costuma ser uma das coisas que geram ruidos no som

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não ligue assim

Vc vai estar fechando curto nas saidas do player e pode danificar ele com o tempo

Para toca mais forte basta regular certo o ganho e no player

Posso deixar os ganhos no máximo e regular TD no player?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai depender do player cabo instalação para fazer esses ajustes

Não é só colocar em uma posição que vai estar pronto, é um ajuste mais fino que vai depender de quem estiver fazendo

 

Mas eu nem começo a regulagem com ganho no máximo, igual muito "estalador" faz pq toca "mais"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai depender do player cabo instalação para fazer esses ajustes

Não é só colocar em uma posição que vai estar pronto, é um ajuste mais fino que vai depender de quem estiver fazendo

 

Mas eu nem começo a regulagem com ganho no máximo, igual muito "estalador" faz pq toca "mais"

 

Instalação completa! Obrigado pela ajuda.

Resumo:

- Kit 2 vias (cs60d) + 6x9 (cs60d) + sd400.4d, um falante por canal (HPF 100hz 18db/8a);

- Subwoofer magnum 10" 800w + sd600.1d (Filtro subsônico 30hz, LPF 80hz 18db/8a)

 

Procedimentos para regulagem:

GANHO: coloquei o ganho do módulo no mínimo, aumentei o volume do player em 45 e fui aumentando o ganho do módulo até clipar, quando clipou eu voltei ao 42 onde quase não acende o clip, apenas  alguns flashs rapido de milésimos de segundo, e memorizei o 42 como volume máximo.

FILTRO SUBSÔNICO: coloquei uma senóide de 30hz para tocar e ajustei o filtro onde senti que o volume começou a cair, tipo uns 5% de volume.

 

Basicamente gostei da qualidade do kit 2 vias bravox, porém ele NECESSITA de qualização, pois se deixar FLAT e bem estridente. Basicamente atenuei BASTANTE em 5khz, e razoavelmente em 8kz e 12,5khz, não ficou o melhor do mundo mas ficou muito bom, parecido com o Audiophonic 6.2 que tinha no carro anterior.

 

Mais uma vez agradecido pela atenção de todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...