Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Sound Quality em São Paulo/SP domingo (27/10/2019) *****

Joc@

Membro
  • Content Count

    155
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

Everything posted by Joc@

  1. Projeto da Caixa quadrada 60 litros internos, duto de 4"x 25cm, ficou com um pico de +4,7db em 49,7hz. Tamanho em centímetros: 41 de altura x 43 de largura x 43 de profundidade: Fotos do sub na caixa: O vídeo do sub é este, achei um no youtube. Veio da mesma forma, tive as mesmas impressões:
  2. Oi pessoal, obrigado a todos pela ajuda. Fiquei com o Subwoofer Protech Excursion 12 550wrms. Fiz uma caixa com 60 litros internos, e durto de 4"x 25cm, ficou com um pico de +4,7db em 49,7hz. O sub mesmo com o sd600.1 e bateria de 48ah ficou muito forte, É um animalzinho, já percebi quando chegou, pelo peso e tamanho do imã. A borda do sub também é bem grande e robusta. Ele realmente excursiona bastante mesmo alimentado com potência baixa (650wrms e bateria 48ah). Fico imaginando este sub com pelo menos 1000wrms, deve ficar locura. Ele sozinho me lembra o SPL dos dois bomber upgrade de 12 que eu tinha, porém os protech batem mais "frouxo", é pra pancada mesmo, enquanto os upgrade batem mais "firme". Gostei muito do falante, está tremendo até o teto do carro. Com a vibração o cooler do sd600 parou. Quando fui ver, ele tinha agarrado, foi só desmontar a carcaça e forçar ele pra fora que ele desgarrou e voltou a funcionar. Abraço a todos.
  3. No máximo 600 reais. Estou começando a pensar na ideia de colocar 1 protech de 550w e quietar o fogo no bumbum, kkkkk
  4. Amo os upgrade, mas infelizmente a impedância não casa. Eles são B. Simples 4 ohms e o módulo é 2 ohms. Será que o protech de 800 wrms da o mesmo som que o 550 rms, ou de 800 fica mais fraco? Essa é minha dúvida cruel. Porque o de 800wrms poderia servir para um up ano que vem, quem sabe.
  5. AB precisa de uma boa bateria e/ou mega capacitor pra tocar. Não compensa na minha opinião.
  6. Então pessoal, agradeço muito a atencao, mas não tenho coragem de gastar 699 em um sub usado, ainda mais importado de difícil manutenção. O Rex Green não consigo nem simular a caixa, pq nem existe ele no site. Diante disto, Estou inclinado para o Protech 1x 12 550 RMS ou Protech 12 800 RMS. Dúvida: Um sub de 800 RMS toca bem em um módulo de 650rms, ou o de 550 RMS vai tocar melhor? Me ajudem, não tenho experiência com falante maior que módulo.
  7. Pelo que eu vi eles só tem aqueles borda seca. Vc consegue listar algumas opções pra mim?
  8. Então, não tenho problema com espaço. Porem temos pouquíssimas opções para 15", aí pensei no de 12". Será que 650 RMS para um sub de 700 RMS vai tocar legal?
  9. Olá pessoal. Gostaria de saber um bom sub para módulo sd600.1d, para SQPL mais pra spl, que custe no máximo 600 reais. Atualmente ele toca um Magnum Rex 10", que diz ter 800wrms mas deve ter 300. Visto que o módulo tem em torno de 650 RMS, Pensei no Protech 12" 550 RMS, ou Bicho Papão 15" 700 RMS, porém aberto a sugestões. -Player mvh-588bt -Sd400.4d (kit 2 vias Bravox diamond + 6x9 diamond) -Sd600.1d - 2 ohms (Magnum Rex 10" 800 RMS que na verdade é 300 RMS) -Bateria 48a do cofre, fio 16mm.
  10. Oi amigo, acho que vc não entendeu. O loudness foi criado para compensar o déficit natural do ouvido ouvido humano. Nós humanos não captamos o agudo e o grave em volume baixo, mas em alto captamos muito. O loudness faz com que vc escute (ou perceba) todas as frequencias em qualquer volume de forma correta. Sem o loudness tem que escolher um volume para equalizar, se for feito em volume baixo, depois de equalizado, se aumentar o volume mais do que aquilo, vai ficando estridente, não pelo som, mas pelo ouvido humano que capta o agudo em volume alto mas não capta ele em volume baixo. Da mesma forma que se a equalização,, sem o loudness, for feita com volume alto, com volume baixo fica médio puro, sem grave e sem agudo, só médio (não por causa do som, mas por causa do ouvido humano). Pega seu som e faz o teste, faz uma nova regulagem com o loudness, equalize as frequencias no volume maximo, feito isso vai sentir que a audição de frequencias é perfeita em todos os volumes, pode abaixar que se ouve tudo perfeitamente, sem faltas e sem sobras. Impossível não usar depois de regular corretamente, é uma função que compensa a automaticamente o déficit da natureza do ouvido humano em baixo som. SE O LOUDNESS É TAO BOM, PQ NAO SE USA EM SOM AO VIVO? Simples, pq em som ao vivo como shows, palestras e etc, o volume é sempre o mesmo, diferente do carro que um dia ouvimos no volume 10 e no outro no volume 50. Faz o teste que vc vai ver. Faz todo o sentido, ninguém odiava o loudness mais do que eu. É por essas e outras que eu não confio mais em "especialista" nenhum, principalmente os que dizem "eu já trabalho com isso a X anos pode ficar tranquilo". 99% nem são nem técnicos de sonorização.
  11. "distorção quando está audivel os falantes já estão recebendo onda quadrada há muito tempo..." Quis dizer distorção mecânica, me desculpe. Por isso disse somente se o módulo for muito mais potente. A continha de 2/3 para uma saida rca 2v vai queimar os falantes de qualquer jeito se o modulo for forte demais para os falantes, isso pra mim isso foi muito mal inventado, posso estar ficando louco mas isso não entra na minha cabeça. O meu módulo mesmo está clipando com menos da metade, jogando toda potencia para o subwoofer, mesmo o RCA sendo de 2v. Realmente eu retirei o Loudness no volume 45 (o máximo) e deu uma diferença bem sutil, mas sutil mesmo, que pode ser regulada facilmente, mas quando se retira o loudness em volume baixo, dá pra perceber claramente a grande diferença. VEJA O VÍDEO ABAIXO, vale a pena ver tudo, mas o principal está a partir de 7:45. Eu sempre tive muita raiva do loudness, sempre dizia "esse negocio acaba com a qualidade", até realmente entender como funciona, e entender como regular. Depois de muitos testes, é impossível ficar sem usar, é uma função espetacular que equaliza automaticamente o som para o ouvido humano de acordo com o volume, isso é demais. Sem ele o volume quando baixo fica morto, e estridente quando alto, com o loudness o ajuste fica muito mais fino para qualquer volume, sem ele vc vai ter que escolher um volume para ficar bom, e o restante "bais ou benoossss", ou seja, só faz sentino não usar o loudness pra quem reproduz o som sempre no mesmo volume, o que eu acho impossível para o ambiente automotivo. Equaliza com o som no máximo, loudness ligado no médio (ou se preferir, no baixo), não tem mais como voltar atrás depois de descobrir isso.
  12. Retirado do manual Soundigital sd800.1: • "Após a finalização das conexões elétricas, conecte o negativo da bateria, e antes de acionar o sistema de áudio, certifique-se que o ajuste de ganho esta no mínimo. • Para ajuste do ganho, posicione o volume da unidade principal em 70% (PLAYER) do volume total, reproduzindo um programa musical da sua preferência aumente gradativamente o ganho até que o led “CLIP“ pisque. Retorne até a posição onde este para de piscar Obviamente que, quando o módulo for muito mais potente que o falante, vc não vai dar ganho até o led clip, o ganho vai ser no ouvido, aumenta um pouco, vai dentro do carro e escuta, mais um pouco, volta dentro do carro e escuta, até sentir o auto falante distorcer, mas acho que não precisa chegar a este ponto, basta chegar onde ainda tem qualidade e não gritaria. Tem MUITO especialista regulando som de forma errada, somando voltagem para completar 6 volts, nada a ver. Por isso não confio em ninguém, abraço.
  13. Amigo, vc está enganado. Vamos começar do básico: todo sinal sonoro, que produz ou reproduz som som tem a voltagem CERTA para trabalhar, desde microfones, instrumentos musicais até player de carro. PORQUE NÃO TRABALHAR COM VOLTAGEM MENOR: Porque TODO SOM CAPTA INTERFERÊNCIA, por exemplo: se vc tem um sinal feito para trabalhar com 2 volts, porém vc usa 1 volt, e tiver uma interferência de 0,1 volt, e precisa de um sinal de saida com 10 volts, vc vai amplificar o sinal 10 vezes, amplificando a interferência junto, que terá ao final 1 volt de inteferência. Porém se vc joga o sinal certo (2 volts) vc vai precisar amplificar este sinal 5 vezes, com interferência total de 0,5 volts, metade da interferência do que no primeiro caso. Este é um dos motivos de se trabalhar com a voltagem certa, o melhor som do mundo é o que possui zero interferência, que reproduz tudo com a maior fidelidade possível, mas como é IMPOSSÍVEL um som perfeito a partir de equipamentos eletrônicos, porque TUDO tem interferência, trabalha-se na voltagem exata que cada aparelho foi feita para trabalhar. PORQUE NÃO TRABALHAR COM A VOLTAGEM MAIOR: Porque a voltagem maior vai mandar um sinal distorcido, pois o equipamento foi feito para trabalhar na voltagem X e não 2x. O ganho do módulo não vai interferir EM NADA a voltagem de entrada, como o nome diz, a entrada somente RECEBE o sinal do player, o ganho do módulo amplifica a SAÍDA DO MÓUDLO, sinal que vai para o auto falante. Qual a voltagem certa de entrada? Cada equipamento eletrônico tem suas especificações, a regulagem começa NA FONTE do sinal, no início de tudo, e não NO FINAL. O módulo ele vai amplificar QUALQUER COISA QUE CHEGAR NELE, porém o sinal CERTO (para o aparelho em questão, o MVH X588BT), que é o início de tudo, a fonte que gera o sinal, é o mais próximo ao volume 50, mais do que isso está forçando o player (vai enviar distorção), muito abaixo disso vai der que compensar no ganho do módulo, fazendo o som PERDER QUALIDADE, pois vai amplificar muita coisa indesejada junto. Por isso se começa com o ganho do módulo no mínimo, e volume do player na regulagem CERTA, pois ele é a FONTE de sinal. Um som com a FONTE de sinal ruim, pode colocar o melhor amplificador do mundo, os melhores cabos do mundo, ele vai amplificar distorção. Loudness: O loudness é um artifício para tornar o som audível em volumes baixos, ele não "bomba o sinal", ele amplifica as frequências baixas (grave) e as bem altas, SOMENTE EM VOLUME BAIXO, pois são ondas que tem dificuldade de se espalhar pelo ambiente e serem captadas pelo ouvido humano em volumes baixos. Portanto o loudness aumenta a QUALIDADE do som em volume baixo, e vai deixando a equalização FLAT a medida que vai chegando próximo do volume 50 (no caso do MVH X588BT). Portanto, no volume 40 o som já está praticamente FLAT, estando completamente FLAT no volume 50, portanto é mentira quando dizem que o loudness atrapalha o som, ou piora o som, muitos dizem isso porque regulam tudo errado, ajustam o máximo do som para tocar no volume 25, onde o loudness ainda está completamente em ação, amplificando os super agudos e os graves onde eles já tem volume suficiente para serem captados de forma normal, fazendo essas frequências sobrarem, e consequentemente as frequências média faltam, QUALIDADE ZERO, pois o reforço deveria se somente para VOLUME BAIXO, onde essas ondas tem dificuldades de se locomoverem e serem captadas pelo ouvido humano. A grande maioria dos módulos compatíveis com sinal de entrada de 0,5v até 8v, porém isso pouco importa, o que importa é o PLAYER (a fonte de tudo) mandar o sinal na voltagem CERTA (a máxima possível sem distorção, sem forçar o aparelho, no caso do MVH X588BT próximo ao 50), pois o ganho do módulo vai amplificar QUALQUER COISA que chegar até ele.
  14. Acho que não heim. Vc ajusta o player pra mandar volume X, o ganho do módulo nao vai alterar a voltagem que chega do player, vai alterar a voltagem que sai do amplificador pro auto falante. Potência é voltagem, ou seja, quanto mais potente o módulo mais voltagem ele manda prós falantes, não tem nada a ver com player. Aí entra o led clip, para vc saber até onde vai a potência do módulo (não enviar distorção aos falantes).
  15. Quando vc regula o módulo lá atrás, tem q ficar de olho no led clip, que avisa quando o módulo está mandando distorção. No caso do kit 2 vias, a potência deles é bem.inferior, então se vc for dando ganho no módulo , quando o led clip acender eles já terão pulado fora da porta, kkkk, então vc vai da um pouco de ganho e ouve lá na frente se está tudo ok, vai fazendo até ficar do seu gosto (inicia com player próximo do volume 50 e ganho do módulo em zero)
  16. E aí beleza? Então, os falantes traseiros, para SQ eles ficam desligados, ou então, no máximo, cm a metade do volume, não sei nem se vale a pena ligar eles no módulo. O ideal é vc passar 3 pares de cabo RCA se for ligar todos no modulo, um deles vai ficar uma ponta sobrando pq o módulo do sub é mono, mas.nao tem.problema, melhor passar a mais do que a menos. Dessa maneira vc vai ter um controle total do som pelo player, ou seja, se sentar alguém no banco de trás vc regula o ganho na hora. Não vai muito na onda desses instaladores, me falaram a mesma coisa sobre o RCA, não sabem oq é palco sonoro, sem contar as funcionalidades que perde, veja o último parágrafo. Então, sobre a regulagem é o seguinte, esse player ele já vem programado para dar a voltagem certa por volta do volume 50, inclusive, o ludness dele vai até este volume, ou seja, para a voltagem certa e funcionamento correto da função loudness vc tem que regular o volume máximo do equipamento, ou volume máximo que vc vai ouvir próximo do 50, nunca.mais do que isso. O loudness é uma função para tornar os detalhes da música audíveis mesmo em volume baixo. Para isso o player faz o seguinte: quando em baixo volume as frequências.baixas e altas são amplificadas, ficando a equalização como se fosse uma parábola bem leve para cima. A medida que vai aumentando o som, a equalização vai ficando FLAT, ficando totalmente flat no volume 50 (no caso deste aparelho). Por questões próprias eu prefiro regular o máximo no volume 45, onde não force tanto o player e a equalização está praticamente FLAT, sem diferença nenhuma. Por isso se regula o ganho do módulo por último. Depois se ficar alguma coisa pendente, pode fazer o ajuste no player pelo nível de auto falante, mas o principal já foi feito, um ajuste pequeno pra mais ou pra menos não tem tanta influência. E outra, os 3 cabos RCA são extremamente importantes para Alinhamento de tempo e de Intensidade, se não tiver o ajuste individual por falante vc perde todas essas funções do seu player.
  17. Aí na minha opinião já fica pouca potência pro grave, por isso o sd800, ele vai mandar 500wrms pro upgrade de 350rms, que é uma potência muito bem casada pro Sub. O kit duas vias estará ligado na metade da impedância, vai receber 100wrms cada um, não é difícil de regular.
  18. A potência que toca um sub ao máximo é um módulo com o dobro de RMS. Eu gosto de SQPL então sou suspeito de falar,as o grave de subwoofer não vai te atrapalhar a ouvir os agudos. Tem bastante gente aqui com 2 subs de 10 aqui no fórum e kit.duas vias na frente. Eu mesmo tinha um upgrade de 12 350 RMS alimentado com 450 RMS,, caixa 60L sintonizada baixa, frequências planas, e kit 2 vias na frente, pra mim era perfeito o som.
  19. Que massa, não sabia dessa 400.2. Boa jogada da SD. Aqueles plugues de cabo de força dos SD antigos.sao RIDICULOS, falha grave da SD, mas o módulo em.si não é ruim pra grave, são bem fortes. Em testes de potência o sd400.1 deu praticamente 500wrms com o carro ligado. Caraca se eu soubesse dessa SD400.2 eu tinha pego uma + um upgrade de 10", mas agora já foi, falha minha q não pesquisei.
  20. Não caia na armadilha de fazer caixa menor que a recomendada. A recomendada é o mínimo, pode fazer até um pouco maior para som interno que fica melhor ainda.
  21. Jamais caia no erro de fazer caixa abaixo da recomendada pelo fabricante, independente do tamanho ou marca do autofalante. O MÍNIMO para som INTERNO é a recomendada, sendo ideal um pouco maior. Prefiro usar um subwoofer caseiro reformado de 8" na caixa certa do que um pica das galáxias de 10" ou 12" em caixa pequena. Vou te dar uma dica, vc é como eu, gosta de uma pressão sonora e também não tem o ouvido tão treinado para perceber pouca diferença de qualidade que a resposta da selada vai te dar em troca de menos SPL. Pelo que percebi vc vai gostar mais de uma caixa dutada, um pouco maior do que a recomendada pelo fabricante, nem que tenha que diminuir o tamanho do subwoofer, o MÍNIMO é a recomendada, jamais abaixo.
  22. Sem sombra de dúvidas um questo 350rms ligado no sd400.1 vai dar muito mais grave. O sd400.1 manda quase 500wrms com o carro ligado pro sub de 350rms, o que é uma potencia ideal para o subwoofer de 350wrms. O sd400.4 em bridge vai mandar 240wrms pro sub com o carro ligado, para um sub de 200wrms, é uma potencia razoavelmente boa, mas é menos potência aplicada. A vantagem do sd400.4 é que vc ligaria o kit neles também, sendo um sd400.4 + sd400.1 uma ótima combinação, ou mesmo um sd250.2 + sd400.1 já estaria muito bem servido. Caso tenha R$150,00 a mais para gastar da pra pegar um 7driver de 10" e 600wrms + sd1200.1 (no dobro da impedancia o módulo vai jogar 660wrms pro sub de 600), vai ficar sinistro o grave. Mas não caia na armadilha de fazer caixa pequena, faz no mínimo a recomendada pelo fabricante, um pouco maior fica melhor ainda, de preferencia dutada.
  23. Na minha opinião esse negócio de mono marca é muita vaidagem. Com o 4100 + sd1200 vai ficar top.
  24. Com pouca coisa a mais vc pega um sd800.4d, em 2 canais vc liga o kit 2 vias (1 em cada canal), jogando 140wrms no dobro da impedância para cada falante + 400wrms no bridge para o Bomber Upgrade. Vc vai gastar R$150,00 a mais e vai ter um grave muito melhor. SE vc estiver sem grana, pega um sd600.1 que manda 440wrms no dobro da impedancia para o Bomber upgrade de 350wrms. Depois mais para frente se vc decidir mexer nos falantes, só colocar um sd250.2 nos kits e deixar atras no player, pq atrás não se coloca volume, senão o palco vai pro brejo. A caixa para ficar top no Sedan é uma de 60 litros sintonizada em 34hz, duto de 4" x 28cm ou dois dutos 3" x 33,5cm. Segue desenho da caixa para Sedan para a grande maioria dos carros (confirme se com essas medidas ela entra na mala) com ótimo SPL, mas com pico não muito exagerado: Não precisa necessariamente ser estas medidas, eu gosto dela pq ela encaixa no fundo da mala certinho. Se quiser mais fidelidade é recomendável alongar mais os dutos (sintonizar mais baixo) para diminuir o pico, mas ai reduz bastante a pressão sonora. Sobre o grave no Sedan, vc faz o seguinte: vc abre a parte de cima do banco traseiro e deixa uma greta de dois dedos e faz um calço para o banco ficar assim, fica TOP.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...