Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Joc@

Membro
  • Total de itens

    166
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias campeão

    2

Tudo que Joc@ postou

  1. SET: - Multimidia Pioneer z5380tv - Processador de áudio Expert PX2 - SD600.1 empurrando um Protech 12" 550rms (caixa com 60L sintonizada em 37hz) -SD400.1 empurrando mid da porta Bravox CS60D e um tweeter na coluna Audiophonic tks1 (mesmo do kit 6.2) - bi-amplificado (1 em cada canal do amplificador). Pessoal, preciso de ajuda. Só falta o processador de áudio chegar pra montar o set, vou arrancar o cross passivo do tweeter e fazer o corte no processador, mas não faço a mínima ideia no corte de frequencia entre o MID da porta e o TWEETER. Alguém pra me dar uma luz: em qual frequência coloco o LPF do mid e o HPF do tweeter?
  2. Complementando: Fiz tb uma camada de EVA como se fosse o forro original que joguei no lixo
  3. Só tapei os buracos que ficam na parte externa da porta com 3 camadas. Na hora de regular eu coloquei ALOK, aparentemente ficou bom, mas quando coloquei RED HOT vi que não estava ouvindo os instrumentos que tocam frequências mais altas, ou seja, o ganho do midbass ta muito alto e tw muito baixo (no modulo tá uns 5% de ganho pro tw e 80% pro mid). Como não tenho acesso aos modulos (atras do painel) ajustei no player colocando -8db nos mid e +2db no twiteer ficou perfeito. Porém eu configurei o midbass como falante traseiro, e percebi que só sai no tweeter as ligações telefonicas e instruçoes de GPS, não da pra entender direito oq fala. Depois que trocar posição dos módulos vou colocar tb cabo Y pra configurar tudo como dianteiro, e regular no ganho do canal do modulo o mid (canal 1 e 2) e tw (canal 3 e 4) separadamente. Percebi tb que o mid está invertido, onde é direita ta esquerda. Infelizmente as mudanças só serão feitas no fim de semana que vem, com outro instalador.
  4. Fiz um corte subsonico 30hz, o SPL ficou absurdo! Ele já estava instalado no meu carro antigo, ta assim faz uns 3 anos. Vou fazer um teste, colocar alguma coisa com 10L ocupando espaço la dentro pra ver como fica e respondo.
  5. Eu fiz o cálculo no WINISD. Ficou MUIIITOOO bom! Não tenho coragem de mexer na caixa pq tá muito forte. Isso mesmo, midbass cs60d e tw da audiophonic 6.2. O instalador me fez o favor de enfiar os módulos dentro do painel, a regulagem ficou péssima, não consigo mexer sem retirar a moldura do multimidia. Vou ter que tirar os módulos de lá, passando um fio mais grosso de alimentação. Estou pensando em coloca em baixo do porta luvas ou em baixo dos bancos. Vou comprar.um derivador.
  6. Instalação concluída, atualizando o tópico: Multimídia z5380tv Pioneer Subwoofer: protech 550wrms (alimentado com 650wrms) caixa de 60L sintonizada a 37hz - HPF 80hz 24db Mid kit 2 vias: Bravox cs60d 50wrms (alimentado com 55wrms) - LPF 100hz 24db Tweeter kit 2 vias: audiophonic 6.2 25wrms (alimentado com 55wrms). Fiz a instalação do kit ao sd400.4, 1 canal para cada auto falante dianteiro (55wrms). Tweeter ficou como frontal e midbass como traseiro. Porém não gostei do resultado, pois o tweeter está com o ganho do módulo muito baixo. Vou ligar direto na saída do player (23wrms) e deixar o canal livre. Uma dúvida: o instalador passou um cabo de 6mm, aproximadamente 2m de distância da bateria para alimentar os 2 módulos. Vocês acham que devo trocar por um maior? Módulos: sd.600.1 (subwoofer 550wrms) sd.400.4 (kit 2 vias 70wrms)
  7. Um gringo testou o som antes e depois de um tratamento acústico nas portas, segue gráfico e vídeo (em amarelo antes, vermelho depois):
  8. Obrigado pela resposta amigo, acabei me confundindo nas letras do HPF e LPF, mas que bom que entendeu. Bom, partiu melecar as mãos então com manta asfaltica. Aqui no ES ninguém faz este tipo de trampo. Aproveitando a boa vontade, acha melhor deixar o corte do sub e do kit 2 vias a 80hz ou 100hz?
  9. Boa tarde, amigos! O tratamento de porta serve para a porta virar uma "caixa" e ter resposta melhores em baixas frequencias para o Mid do kit 2 vias. Visto que o carro tem subwoofer para reproduzir as baixas frequências, não seria desperdício fazer tratamento de portas para um Mid que está com LPF de 100hz? Set: Multimídia NAVPRO octacore Subwoofer: protech 550wrms (alimentado com 650wrms) caixa de 60L sintonizada a 37hz - LPF 80hz 12db Mid kit 2 vias: Bravox cs60d 50wrms (alimentado com 55wrms) - HPF 100hz 12db Tweeter kit 2 vias: audiophonic 6.2 25wrms (alimentado com 55wrms) - Crossover do kit
  10. Projeto da Caixa quadrada 60 litros internos, duto de 4"x 25cm, ficou com um pico de +4,7db em 49,7hz. Tamanho em centímetros: 41 de altura x 43 de largura x 43 de profundidade: Fotos do sub na caixa: O vídeo do sub é este, achei um no youtube. Veio da mesma forma, tive as mesmas impressões:
  11. Oi pessoal, obrigado a todos pela ajuda. Fiquei com o Subwoofer Protech Excursion 12 550wrms. Fiz uma caixa com 60 litros internos, e durto de 4"x 25cm, ficou com um pico de +4,7db em 49,7hz. O sub mesmo com o sd600.1 e bateria de 48ah ficou muito forte, É um animalzinho, já percebi quando chegou, pelo peso e tamanho do imã. A borda do sub também é bem grande e robusta. Ele realmente excursiona bastante mesmo alimentado com potência baixa (650wrms e bateria 48ah). Fico imaginando este sub com pelo menos 1000wrms, deve ficar locura. Ele sozinho me lembra o SPL dos dois bomber upgrade de 12 que eu tinha, porém os protech batem mais "frouxo", é pra pancada mesmo, enquanto os upgrade batem mais "firme". Gostei muito do falante, está tremendo até o teto do carro. Com a vibração o cooler do sd600 parou. Quando fui ver, ele tinha agarrado, foi só desmontar a carcaça e forçar ele pra fora que ele desgarrou e voltou a funcionar. Abraço a todos.
  12. No máximo 600 reais. Estou começando a pensar na ideia de colocar 1 protech de 550w e quietar o fogo no bumbum, kkkkk
  13. Amo os upgrade, mas infelizmente a impedância não casa. Eles são B. Simples 4 ohms e o módulo é 2 ohms. Será que o protech de 800 wrms da o mesmo som que o 550 rms, ou de 800 fica mais fraco? Essa é minha dúvida cruel. Porque o de 800wrms poderia servir para um up ano que vem, quem sabe.
  14. AB precisa de uma boa bateria e/ou mega capacitor pra tocar. Não compensa na minha opinião.
  15. Então pessoal, agradeço muito a atencao, mas não tenho coragem de gastar 699 em um sub usado, ainda mais importado de difícil manutenção. O Rex Green não consigo nem simular a caixa, pq nem existe ele no site. Diante disto, Estou inclinado para o Protech 1x 12 550 RMS ou Protech 12 800 RMS. Dúvida: Um sub de 800 RMS toca bem em um módulo de 650rms, ou o de 550 RMS vai tocar melhor? Me ajudem, não tenho experiência com falante maior que módulo.
  16. Pelo que eu vi eles só tem aqueles borda seca. Vc consegue listar algumas opções pra mim?
  17. Então, não tenho problema com espaço. Porem temos pouquíssimas opções para 15", aí pensei no de 12". Será que 650 RMS para um sub de 700 RMS vai tocar legal?
  18. Olá pessoal. Gostaria de saber um bom sub para módulo sd600.1d, para SQPL mais pra spl, que custe no máximo 600 reais. Atualmente ele toca um Magnum Rex 10", que diz ter 800wrms mas deve ter 300. Visto que o módulo tem em torno de 650 RMS, Pensei no Protech 12" 550 RMS, ou Bicho Papão 15" 700 RMS, porém aberto a sugestões. -Player mvh-588bt -Sd400.4d (kit 2 vias Bravox diamond + 6x9 diamond) -Sd600.1d - 2 ohms (Magnum Rex 10" 800 RMS que na verdade é 300 RMS) -Bateria 48a do cofre, fio 16mm.
  19. Oi amigo, acho que vc não entendeu. O loudness foi criado para compensar o déficit natural do ouvido ouvido humano. Nós humanos não captamos o agudo e o grave em volume baixo, mas em alto captamos muito. O loudness faz com que vc escute (ou perceba) todas as frequencias em qualquer volume de forma correta. Sem o loudness tem que escolher um volume para equalizar, se for feito em volume baixo, depois de equalizado, se aumentar o volume mais do que aquilo, vai ficando estridente, não pelo som, mas pelo ouvido humano que capta o agudo em volume alto mas não capta ele em volume baixo. Da mesma forma que se a equalização,, sem o loudness, for feita com volume alto, com volume baixo fica médio puro, sem grave e sem agudo, só médio (não por causa do som, mas por causa do ouvido humano). Pega seu som e faz o teste, faz uma nova regulagem com o loudness, equalize as frequencias no volume maximo, feito isso vai sentir que a audição de frequencias é perfeita em todos os volumes, pode abaixar que se ouve tudo perfeitamente, sem faltas e sem sobras. Impossível não usar depois de regular corretamente, é uma função que compensa a automaticamente o déficit da natureza do ouvido humano em baixo som. SE O LOUDNESS É TAO BOM, PQ NAO SE USA EM SOM AO VIVO? Simples, pq em som ao vivo como shows, palestras e etc, o volume é sempre o mesmo, diferente do carro que um dia ouvimos no volume 10 e no outro no volume 50. Faz o teste que vc vai ver. Faz todo o sentido, ninguém odiava o loudness mais do que eu. É por essas e outras que eu não confio mais em "especialista" nenhum, principalmente os que dizem "eu já trabalho com isso a X anos pode ficar tranquilo". 99% nem são nem técnicos de sonorização.
  20. "distorção quando está audivel os falantes já estão recebendo onda quadrada há muito tempo..." Quis dizer distorção mecânica, me desculpe. Por isso disse somente se o módulo for muito mais potente. A continha de 2/3 para uma saida rca 2v vai queimar os falantes de qualquer jeito se o modulo for forte demais para os falantes, isso pra mim isso foi muito mal inventado, posso estar ficando louco mas isso não entra na minha cabeça. O meu módulo mesmo está clipando com menos da metade, jogando toda potencia para o subwoofer, mesmo o RCA sendo de 2v. Realmente eu retirei o Loudness no volume 45 (o máximo) e deu uma diferença bem sutil, mas sutil mesmo, que pode ser regulada facilmente, mas quando se retira o loudness em volume baixo, dá pra perceber claramente a grande diferença. VEJA O VÍDEO ABAIXO, vale a pena ver tudo, mas o principal está a partir de 7:45. Eu sempre tive muita raiva do loudness, sempre dizia "esse negocio acaba com a qualidade", até realmente entender como funciona, e entender como regular. Depois de muitos testes, é impossível ficar sem usar, é uma função espetacular que equaliza automaticamente o som para o ouvido humano de acordo com o volume, isso é demais. Sem ele o volume quando baixo fica morto, e estridente quando alto, com o loudness o ajuste fica muito mais fino para qualquer volume, sem ele vc vai ter que escolher um volume para ficar bom, e o restante "bais ou benoossss", ou seja, só faz sentino não usar o loudness pra quem reproduz o som sempre no mesmo volume, o que eu acho impossível para o ambiente automotivo. Equaliza com o som no máximo, loudness ligado no médio (ou se preferir, no baixo), não tem mais como voltar atrás depois de descobrir isso.
  21. Retirado do manual Soundigital sd800.1: • "Após a finalização das conexões elétricas, conecte o negativo da bateria, e antes de acionar o sistema de áudio, certifique-se que o ajuste de ganho esta no mínimo. • Para ajuste do ganho, posicione o volume da unidade principal em 70% (PLAYER) do volume total, reproduzindo um programa musical da sua preferência aumente gradativamente o ganho até que o led “CLIP“ pisque. Retorne até a posição onde este para de piscar Obviamente que, quando o módulo for muito mais potente que o falante, vc não vai dar ganho até o led clip, o ganho vai ser no ouvido, aumenta um pouco, vai dentro do carro e escuta, mais um pouco, volta dentro do carro e escuta, até sentir o auto falante distorcer, mas acho que não precisa chegar a este ponto, basta chegar onde ainda tem qualidade e não gritaria. Tem MUITO especialista regulando som de forma errada, somando voltagem para completar 6 volts, nada a ver. Por isso não confio em ninguém, abraço.
  22. Amigo, vc está enganado. Vamos começar do básico: todo sinal sonoro, que produz ou reproduz som som tem a voltagem CERTA para trabalhar, desde microfones, instrumentos musicais até player de carro. PORQUE NÃO TRABALHAR COM VOLTAGEM MENOR: Porque TODO SOM CAPTA INTERFERÊNCIA, por exemplo: se vc tem um sinal feito para trabalhar com 2 volts, porém vc usa 1 volt, e tiver uma interferência de 0,1 volt, e precisa de um sinal de saida com 10 volts, vc vai amplificar o sinal 10 vezes, amplificando a interferência junto, que terá ao final 1 volt de inteferência. Porém se vc joga o sinal certo (2 volts) vc vai precisar amplificar este sinal 5 vezes, com interferência total de 0,5 volts, metade da interferência do que no primeiro caso. Este é um dos motivos de se trabalhar com a voltagem certa, o melhor som do mundo é o que possui zero interferência, que reproduz tudo com a maior fidelidade possível, mas como é IMPOSSÍVEL um som perfeito a partir de equipamentos eletrônicos, porque TUDO tem interferência, trabalha-se na voltagem exata que cada aparelho foi feita para trabalhar. PORQUE NÃO TRABALHAR COM A VOLTAGEM MAIOR: Porque a voltagem maior vai mandar um sinal distorcido, pois o equipamento foi feito para trabalhar na voltagem X e não 2x. O ganho do módulo não vai interferir EM NADA a voltagem de entrada, como o nome diz, a entrada somente RECEBE o sinal do player, o ganho do módulo amplifica a SAÍDA DO MÓUDLO, sinal que vai para o auto falante. Qual a voltagem certa de entrada? Cada equipamento eletrônico tem suas especificações, a regulagem começa NA FONTE do sinal, no início de tudo, e não NO FINAL. O módulo ele vai amplificar QUALQUER COISA QUE CHEGAR NELE, porém o sinal CERTO (para o aparelho em questão, o MVH X588BT), que é o início de tudo, a fonte que gera o sinal, é o mais próximo ao volume 50, mais do que isso está forçando o player (vai enviar distorção), muito abaixo disso vai der que compensar no ganho do módulo, fazendo o som PERDER QUALIDADE, pois vai amplificar muita coisa indesejada junto. Por isso se começa com o ganho do módulo no mínimo, e volume do player na regulagem CERTA, pois ele é a FONTE de sinal. Um som com a FONTE de sinal ruim, pode colocar o melhor amplificador do mundo, os melhores cabos do mundo, ele vai amplificar distorção. Loudness: O loudness é um artifício para tornar o som audível em volumes baixos, ele não "bomba o sinal", ele amplifica as frequências baixas (grave) e as bem altas, SOMENTE EM VOLUME BAIXO, pois são ondas que tem dificuldade de se espalhar pelo ambiente e serem captadas pelo ouvido humano em volumes baixos. Portanto o loudness aumenta a QUALIDADE do som em volume baixo, e vai deixando a equalização FLAT a medida que vai chegando próximo do volume 50 (no caso do MVH X588BT). Portanto, no volume 40 o som já está praticamente FLAT, estando completamente FLAT no volume 50, portanto é mentira quando dizem que o loudness atrapalha o som, ou piora o som, muitos dizem isso porque regulam tudo errado, ajustam o máximo do som para tocar no volume 25, onde o loudness ainda está completamente em ação, amplificando os super agudos e os graves onde eles já tem volume suficiente para serem captados de forma normal, fazendo essas frequências sobrarem, e consequentemente as frequências média faltam, QUALIDADE ZERO, pois o reforço deveria se somente para VOLUME BAIXO, onde essas ondas tem dificuldades de se locomoverem e serem captadas pelo ouvido humano. A grande maioria dos módulos compatíveis com sinal de entrada de 0,5v até 8v, porém isso pouco importa, o que importa é o PLAYER (a fonte de tudo) mandar o sinal na voltagem CERTA (a máxima possível sem distorção, sem forçar o aparelho, no caso do MVH X588BT próximo ao 50), pois o ganho do módulo vai amplificar QUALQUER COISA que chegar até ele.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...