Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alves

[Garagem Do Alves] Caixa "Ley Line"

Recommended Posts

Olá, entusiastas do som automotivo!

Recentemente recebi um pedido de um parceiro da Garagem do Alves, o Bernardo Chianca, dos cabos Ley Line, para montar uma caixa caixa para o set dele, junto com um novo subwoofer.

O subwoofer escolhido foi um DLS RW10i, de 250w e 2ohms de impedância.

O pedido foi de uma caixa simples, sem firulas, mas bem construída, claro, e resolvi fazer algo um pouco convencional. Neste tópico mostrarei a construção dessa caixa.

Primeiramente, mesmo sabendo o volume exigido pelo falante, introduzi os parâmetros do subwoofer num software de simulação de caixas para me auxiliar com as medidas e, em seguida, passei o projeto para o SketchUp.

RvVaaVx.jpg

Feito isso, parti para a fabricação da caixa de fato. Como o pedido foi de uma caixa bem construída (gostei muito dessa exigência), as paredes são de 21mm (MDF de 15mm + um de 6mm), com frente de 30mm (duas chapas de 15mm).

0sbnyfz.jpg

Fiz uma das laterais e "copiei" a outra na tupia invertida. Assim, obtive duas peças exatamente iguais. E com as peças unidas, aproveitei para fazer os furos dos parafusos para que ficassem em posições iguais. Diferente do "Zé da esquina", que usa compensado fino e pregos, prefiram paredes mais espessas (rígidas) e parafusos.

Com as laterais feitas, parti para a base e o topo da caixa, que devem ter os mesmos ângulos.

u2aeJhN.jpg

yZuc6K5.jpg

Outra dica, não economizem na cola!

uj0738e.jpg

Iniciando a montagem das partes.

6jpYVRF.jpg

FgM7Zpo.jpg

5xYrzMu.jpg

E mais cola.

hniJ2ZJ.jpg

Com a caixa montada, precisei apenas acertar os ângulos da tampa traseira.

d0wIWi6.jpg

E com a caixa já montada, passei para a pintura dos cantos. Faço isso para que as partes do carpete que precisarem de recorte fiquem ocultas, formando uma emenda perfeita e evitando possíveis "flagrantes" revelando o MDF.

7wTd7Ly.jpg

Nesta caixa decidi usar duas barras de proteção para o subwoofer. Para isso, usei porcas americanas e parafusos Allen.

OhRAkPR.jpg

vs7yEMp.jpg

mAxMvjR.jpg

Em seguida, fiz a instalação do cabo e a devida vedação na caixa.

Qtw8ue3.jpg

Com o cabo já instalado, passei para a forração da caixa e cobertura com carpete.

SzgVrrk.jpg

eIYNUFy.jpg

Nas pontas do cabo usei terminais tubulares.

s25wDsX.jpg

Para disfarçar as porcas, pintei de preto.

UTf57se.jpg

Az8B97S.jpg

ypfg4so.jpg

f1OLhYU.jpg

Agora sim, a instalação do subwoofer na caixa.

bVO7NSF.jpg

Antes de parafusar, recomendo furar, e no momento de parafusar, proteger a borda do falante.

xZrP9KS.jpg

Caixa quase pronta, mas já testando num porta-malas.

S75UYm7.jpg

Como comentei, o falante seria protegido por duas barras. Nesse caso, as fiz de acrílico.

NUY3jQm.jpg

E já que a caixa foi uma encomenda para o Bernardo Chianca, resolvi "lembrar" a marca dele com um pequeno detalhe.

vBqEwYb.jpg

Ao mostrar essa caixa nos grupos de WhatsApp, me perguntaram se essas barras não encostariam na borda do subwoofer, mas a própria guarnição dele é mais alta e evita esse contato.

3LItnWe.jpg

Uma última dica que posso dar é o uso de medidores de ângulo (suta e transferidor).

m7Qosmf.jpg

wEH4jJl.jpg

É isso aí, pessoal. Espero que o tópico ajude. :legal:

• Upvote 3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma dica: o subwoofer tem que "se tornar" parte da caixa, ou seja, quanto mais travado, menos chances de vibração do conjunto é melhor será o resultado. Portanto, usem parafusos de rosca soberba.3013df06705b397aa75b21e10d49ade6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Belo tutorial

Eu só teria usado algo mais forte que acrílicos nas proteções

Obrigado, Cristiano. : legal:

Essa caixa foi para SP e lá terá essas barras trocadas. Eu queria entregar com "a ideia" já pronta, tanto para entregar algo realmente "acabado", como bonito.

Mas isso depende muito do uso e do gosto, mas também pode usar barras mais espessas ou Inox. Ainda tenho que achar quem possa fazer de Inox bem feito e por um bom valor.

Compartilhar este post

Link para o post

Show de trampo.

Parabéns Alves.

Curti bastante, vou copiar hehehe

boa frôxo, capricho é essencial.. :-)

Serviço primoroso. Parabéns!!

Obrigado, pessoal! Que bom que gostaram.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa a caixa.

Quantos graus deu a inclinação do banco? Medi do meu esses dias, mas utilizei barbante e uma trena, formando um triangulo retângulo, depois usando a fórmula para saber os angulos, não tinha em mãos outro recurso para fazer essa medida.

Compartilhar este post

Link para o post

Como sempre, um belo trabalho e passando conhecimento para todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente caixa, Alves. Fiquei muito satisfeito com a qualidade da montagem e também com a estética. Encaixou milimetricamente no espaço do porta-malas que eu tinha imaginado pra ele e está tocando magnificamente bem.

Agora é encomendar a nova frente e pau no gato! haha

Compartilhar este post

Link para o post

Belo trampo

A ideia de pinta a madeira, já tinha usado em algumas aqui, por conta de ficar aparecendo mesmo

Aquelas laterais em madeira ficaram com a ideia de proteger o sub também ?

Compartilhar este post

Link para o post

Belo trampo

A ideia de pinta a madeira, já tinha usado em algumas aqui, por conta de ficar aparecendo mesmo

Aquelas laterais em madeira ficaram com a ideia de proteger o sub também ?

Digamos que elas são "a proteção da proteção". É para objetos maiores, como carrinhos de bebê. O objeto encostará nela e ainda deixará um espacinho livre.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Negrinho !!!! Pequenos detalhes que fazem uma GRANDE diferença .

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Negrinho !!!! Pequenos detalhes que fazem uma GRANDE diferença .

Vlw, Negrinho!!! Brigadão!

Compartilhar este post

Link para o post

excelente o trampo, parabens!!! qual amp toca o sub?

Compartilhar este post

Link para o post

Um mosconi One 240.2, mrc. Como o sub é 2ohms, estou usando somente um canal dele que dá 340w e está sendo muito mais do que suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Trampo fo**!! Que software usou para auxiliar com as medidas do sub?

Obrigado. :legal:

Uso o SketchUp.

Compartilhar este post

Link para o post

excelente o trampo, parabens!!! qual amp toca o sub?

Obrigado, Marcelo. :legal:

Sobre o amp, o Bernardo respondeu aí (Mosconi One).

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom... no capricho...

já me deu uma clareada nas ideias aqui de fazer minha caixa DIY para um Questo 250a 10”.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...