Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Mascis

Dicas para upgrade SQ

Recommended Posts

Pessoal eu estou fazendo um upgrade no meu som e gostaria de algumas dicas.

O som que possuo hoje é o seguinte:

- HU Alpine iDA-305s c/ Ipod classic 160GB

- Amplificador Helix B4 (4x60wrms@4ohms)

- Kit Beyma rfk 52 (mid 55wrms, tweeter 22wrms)
- Caixa de sub Helix P8V Precision (250wrms)

Estou pensando em 3 upgrades:

 

1 - Colocar um processador e usar crossover ativo. Aposentando os cross da Helix fraquinhos (6db)
2 - Colocar um amplificador SD600.1D só pro sub. Deixando os 4 canais do ampli Helix pra tocar o kit Beyma.

3 - Colocar um capacitor.

Pergunta 1:
Tenho a oportunidade de colocar um processador Alpine PXA-H100 usado ou um Expert PX2bt. O preço sai elas por elas. 

Alpine:

- Integra melhor com o HU

- Tem autocorreção

- É bem menor

Expert:
- Funciona com qualquer HU
- Tem roteamento de canais

- Pode ser regulado pelo celular através de bluetooth.

 

Qual dos dois vale mais a pena?


Pegunta 2:
Em um som SQ de potencia não muito alta (+- 450w), usando apenas a bateria do carro (heliar racing), vale a pena colocar um capacitor pequeno? Tipo um taramps de 0.3F? Eu ja estou colocando um ampli digital pra tocar o sub o que deve melhorar bastante devido ao aumento na eficiência. Mas fico na dúvida se mesmo assim pode haver alguma melhora significativa com o capacitor.





Obrigado!



 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resposta 2.

Acho desnecessário o capacitor desde que sua bateria esteja em bom estado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho o SD 600.1 num nível abaixo do resultado pretendido.

 

Iria de algum da linha EVO.

 

Iria no Alpine pela integração e pureza de sinal. Tem gente que tirou muito resultado com este processador.

 

Você provavelmente não vai usar auto-correção alguma.

 

Você não precisa de capacitor algum.

Perfeito. Um SD1200.1evo no dobro da impedância e o H100 integrado ao player Alpine seria muito melhor.

Só acrescentaria a dica para montar na Garagem Do Alves.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal obrigado pelas dicas!

O capacitor está fora do projeto então!

O SD600.1D é muito pior que os EVO? Inicialmente a intenção era pegar um SD1200.1EVO mesmo, mas como ele é muito mais caro e o 600.1D já vai trabalhar com uma certa folga, eu achei melhor nesse momento pegar um mais baratinho e deixar  pra colocar algo melhor em um upgrade futuro. Será que ele quebra o galho por algum tempo, ou é tão ruim assim?

O upgrade futuro (daqui a um ano talvez)  seria trocar o kit por outro melhor e um pouco mais potente, deixar o ampli helix com dois canais em bridge só pra tocar os mids e colocar um outro ampli AB de alta qualidade e baixa potência só pros tweeters. Nesse upgrade eu posso trocar oSD600.1D por outro ampli classse D melhor pra tocar o sub. O que voces acham? é um bom caminho?

No mais alguem sabe de algum instalador de som competente em Natal-RN? To sofrendo pra achar alguem que faça uma instalação bem feita.


 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só acrescentaria a dica para montar na Garagem Do Alves.

 

Rapaz, agora que eu vi que você fica em Natal e ainda é perto da minha casa! Precisamos conversar! hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal obrigado pelas dicas!

 

O capacitor está fora do projeto então!

 

O SD600.1D é muito pior que os EVO? Inicialmente a intenção era pegar um SD1200.1EVO mesmo, mas como ele é muito mais caro e o 600.1D já vai trabalhar com uma certa folga, eu achei melhor nesse momento pegar um mais baratinho e deixar pra colocar algo melhor em um upgrade futuro. Será que ele quebra o galho por algum tempo, ou é tão ruim assim?

 

O upgrade futuro (daqui a um ano talvez) seria trocar o kit por outro melhor e um pouco mais potente, deixar o ampli helix com dois canais em bridge só pra tocar os mids e colocar um outro ampli AB de alta qualidade e baixa potência só pros tweeters. Nesse upgrade eu posso trocar oSD600.1D por outro ampli classse D melhor pra tocar o sub. O que voces acham? é um bom caminho?

 

No mais alguem sabe de algum instalador de som competente em Natal-RN? To sofrendo pra achar alguem que faça uma instalação bem feita.

 

 

Os módulos da linha Nano não chegam nem perto dos da linha EVO. Pega o 1200.1 EVO e trabalha com o dobro da impedância. E quanto ao instalador, pode deixar na Garagem do Alves que é garantia de sucesso!

 

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mandei uma MP pra você, se puder dá uma olhada pra não desvirtuar o seu tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Novidades.

Comprei o PXA-H100.

Um dica importante pra quem tem esse processador e gostaria de usar a função de auto-correção. O software atualizado da Alpine (v2.3) pode ser encontrado pra baixar na net e o microfone do kit aparentemente é o mesmo microfone da Audissey usado nos receivers da Denon. Tem vários sendo vendidos no ML por valores abaixo de 100 reais. comprei um pra testar, vamos ver se dá certo.

O amplificador infelizmente vai ser o SD600.1D mesmo. Me comprometi a comprar de um cara e quando mudei de idéia não deu mais pra voltar atrás, senão o cara ia ficar prejudicado. Palavra é palavra.

Mais pra frente faço outro upgrade.Troco esse SD600 por outro digital melhor e mais potente.  Depois troco o kit beyma por outro melhor e mais potente. Coloco um outro Ampli AB de alta qualidade e baixa potência só pros tweeters e deixo a Hlix em bridge só pros mids. A brincadeira segue! hehehe


Alias, em som residencial eu sempre gostei de ter no mínimo 2 vezes mais potencia de amplificador do que de caixa. Por uma série de fatores técnicos. Em som automotivo se costuma aplicar esse tipo de regra?



 

Editado por Mascis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alias, em som residencial eu sempre gostei de ter no mínimo 2 vezes mais potencia de amplificador do que de caixa. Por uma série de fatores técnicos.

 

Quais seriam esses "fatores técnicos"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, agora que eu vi que você fica em Natal e ainda é perto da minha casa! Precisamos conversar! hahaha

Apesar de frouxo, o garotinho aí até que manja dos paranuê...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apesar de frouxo, o garotinho aí até que manja dos paranuê...

lkGlFrY.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais seriam esses "fatores técnicos"?

Os dois principais seriam headroom e clipping.

 

Um amplificador com o dobro da potência trabalhando em 50% vai reproduzir picos com muito mais facilidade e sem distorções. Já um amplificador com a mesma potência trabalhando em 100% não vai conseguir lidar com picos e vai começar a clipar, gerando muita distorção. 

 

Fabricantes renomados como a Crown por exemplo recomendam de 1.6 até 4 vezes mais potencia de amplificador em relação as caixas. Variando de acordo com a aplicação.

 

Lembrando que se voce usa um sub de 500w mas que normalmente não usa mais que 50W pra chegar no volume que voce deseja, pouco importa se voce tá usando um amplificador de 2000w, de 500w ou de 250w. Todos vão trabalhar com folga. 

 

Mas realmente não sei se isso se aplica a som automotivo, não tneho muito conhecimento nessa área.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

Li muitas mensagens (não todas, é quase impossível) e, a pretexto do que o colega postou, me surgiu a dúvida, já que estou uma situação assemelhada a dele: ele pretende utilizar um amplificador específico só para o subwoofer.

Eu estou, porém, apenas com um amplificador Hertz HCP 4 (760w) + um kit 2 vias (Ground Zero) + um Sub 12 JL Audio (200w), a serem instalados numa nova Tracker (pelo que aqui li, como eu desejo palco sonoro, não é interessante pôr coaxiais), carro esse já que vem com a HU (central multimídia My link de segunda geração).

 

A dúvida, então, é a seguinte: utilizando o meu único amplificador (que, inclusive, usará as saídas em alta, já que a central não tem saída rca) é possível manter o estéreo no kit 2 vias + o mono para o subwoofer ? É complexa essa ligação da saída em alta da central para o amplificador ? (é possível evitar o corte de cabos e, assim, a perda da garantia ?)

 

Agradeço, desde já, aos amigos pelo conhecimento que aqui estou obtendo.

 

etros

Editado por etros

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os dois principais seriam headroom e clipping.

 

Um amplificador com o dobro da potência trabalhando em 50% vai reproduzir picos com muito mais facilidade e sem distorções. Já um amplificador com a mesma potência trabalhando em 100% não vai conseguir lidar com picos e vai começar a clipar, gerando muita distorção. 

 

Fabricantes renomados como a Crown por exemplo recomendam de 1.6 até 4 vezes mais potencia de amplificador em relação as caixas. Variando de acordo com a aplicação.

 

Lembrando que se voce usa um sub de 500w mas que normalmente não usa mais que 50W pra chegar no volume que voce deseja, pouco importa se voce tá usando um amplificador de 2000w, de 500w ou de 250w. Todos vão trabalhar com folga. 

 

Mas realmente não sei se isso se aplica a som automotivo, não tneho muito conhecimento nessa área.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se aplica sim.

Estou aplicando 300 rms em cada um dos meus mids que tem 80 rms declarados cada. E aplicando 600 rms no sub que tem apenas 300 rms declarados. Geralmente o falante suporta o dobro da sua capacidade declarada, mas cada caso é um caso.

 

Baixou o carro na Garagem do Alves?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

Li muitas mensagens (não todas, é quase impossível) e, a pretexto do que o colega postou, me surgiu a dúvida, já que estou uma situação assemelhada a dele: ele pretende utilizar um amplificador específico só para o subwoofer.

Eu estou, porém, apenas com um amplificador Hertz HCP 4 (760w) + um kit 2 vias (Ground Zero) + um Sub 12 JL Audio (200w), a serem instalados numa nova Tracker (pelo que aqui li, como eu desejo palco sonoro, não é interessante pôr coaxiais), carro esse já que vem com a HU (central multimídia My link de segunda geração).

 

A dúvida, então, é a seguinte: utilizando o meu único amplificador (que, inclusive, usará as saídas em alta, já que a central não tem saída rca) é possível manter o estéreo no kit 2 vias + o mono para o subwoofer ? É complexa essa ligação da saída em alta da central para o amplificador ? (é possível evitar o corte de cabos e, assim, a perda da garantia ?)

 

Agradeço, desde já, aos amigos pelo conhecimento que aqui estou obtendo.

 

etros

 

Acredito que a única forma de você ligar sua central no amplificador é com um conversor de RCAs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se aplica sim.

Estou aplicando 300 rms em cada um dos meus mids que tem 80 rms declarados cada. E aplicando 600 rms no sub que tem apenas 300 rms declarados. Geralmente o falante suporta o dobro da sua capacidade declarada, mas cada caso é um caso.

 

Baixou o carro na Garagem do Alves?

Ainda não, to esperando chegar umas peças, vou lá no final do mês. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aew, frouxo!

Ontem fui fazer uma visita ao Alves. Conhecê-lo pessoalmente, tirar algumas dúvidas para o meu projeto.

 

O cara além de manjar pra kct é muito gente boa! Fui lá ter uma conversa de 15 minutos e a gente acabou batendo papo por umas 3 horas!

 

Me passou muitas informações importantes que vão ajudar muito pra deixar meu som do jeito que quero. Quem tiver por Natal ou redondezas, recomendadíssima a Garagem do Frouxo, ops, do Alves! ahhahahaa!

 

E bora botar o projeto pra frente!

 

 

 

 

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem fui fazer uma visita ao Alves. Conhecê-lo pessoalmente, tirar algumas dúvidas para o meu projeto.

 

O cara além de manjar pra kct é muito gente boa! Fui lá ter uma conversa de 15 minutos e a gente acabou batendo papo por umas 3 horas!

 

Me passou muitas informações importantes que vão ajudar muito pra deixar meu som do jeito que quero. Quem tiver por Natal ou redondezas, recomendadíssima a Garagem do Frouxo, ops, do Alves! ahhahahaa!

 

E bora botar o projeto pra frente!

 

 

3 horas foi o tempo que algumas equipadoras me deram para fazer a instalação do meu projeto... Kkk

 

Ai vai ser sucesso garantido. Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem fui fazer uma visita ao Alves. Conhecê-lo pessoalmente, tirar algumas dúvidas para o meu projeto.

 

O cara além de manjar pra kct é muito gente boa! Fui lá ter uma conversa de 15 minutos e a gente acabou batendo papo por umas 3 horas!

 

Me passou muitas informações importantes que vão ajudar muito pra deixar meu som do jeito que quero. Quem tiver por Natal ou redondezas, recomendadíssima a Garagem do Frouxo, ops, do Alves! ahhahahaa!

 

E bora botar o projeto pra frente!

 

 

 

 

Quote para a frouxência! :vts 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

3 horas foi o tempo que algumas equipadoras me deram para fazer a instalação do meu projeto... Kkk

 

Ai vai ser sucesso garantido. Boa sorte!

Será que já aprenderam a ligar o cross do kit?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...