Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
guilhermeleffler

Montando kit 3 vias?

Recommended Posts

Não tenho os ouvidos tão refinados assim ainda, então essa diferença entre coaxial e kit 2 vias vai ser quase imperceptível pra mim, pois imagino que o coaxial trabalhe gerando um som satisfatório em seu range de abrangência, até por se tratar de uma série mais alta da marca.

Sei que não descem tanto por ser 4", então entram os mids de 6" pra atuar entre eles e o sub!

Esperar pra ver como se comporta, imagino eu que vai atender com sobra as minhas expectativas quanto a qualidade de áudio.

É pra ficar bom sim.

É que EU já Tentaria explorar o painel do carro até onde der, mas essa configuração que vc escolheu tem tudo pra ficar bom, vai faltar apenas T.A pra alinhar, coisa essa que daria pra contornar com o Tweeter Separado.

Mas como vc por enquanto não é muito exigente é provável que fique satisfeito.

Vai mantendo a gente informado conforme for construindo o set.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É pra ficar bom sim.

É que EU já Tentaria explorar o painel do carro até onde der, mas essa configuração que vc escolheu tem tudo pra ficar bom, vai faltar apenas T.A pra alinhar, coisa essa que daria pra contornar com o Tweeter Separado.

Mas como vc por enquanto não é muito exigente é provável que fique satisfeito.

Vai mantendo a gente informado conforme for construindo o set.

Abraço

Sim sim, vou postando aqui o progresso.

Realmente fechei hoje o negócio e peguei os QSP de 15". Quero só brincar em alguns eventos de SPL aqui na região. Não tem muita gente com um set desse porte pra competir, então de certa forma vai ser um investimento. Kkkk

Vou manter os QSP na caixa onde estão, tocou muito bem e forte. Só vai ser difícil fazer a caixa de 250l e as duas baterias de 180 mais o amp caber na mala da Parati. Kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai montando o som ai
e depois falando como ta ficando

 

Agora que percebi uma coisa, vc vai colocar é um coaxial de 4", tava pensando ser só um full de 4"

 

Deve ficar bom, tem que vê se a posição fica boa para o tw do coaxial então, o nar é direcionavel o tw?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai montando o som ai

e depois falando como ta ficando

 

Agora que percebi uma coisa, vc vai colocar é um coaxial de 4", tava pensando ser só um full de 4"

 

Deve ficar bom, tem que vê se a posição fica boa para o tw do coaxial então, o nar é direcionavel o tw?

Não tenho essa informação, se é direcionável, comprei sem nunca ver ou ouvir o produto. Kkkk

O falante fica virado pra cima, bem próximo ao para brisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os falantes chegaram, coloquei os 6" nas portas, tocam bem! Tocando em Free Air com sinal full range direto do player, subiram até mais de 10k! Fiquei admirado!

Os 4" não couberam no local original no painel, então estou fazendo uma gambiarra das brabas...

 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1303190656394786&id=100001115919140

 

Aproveitei a situação e fiz um direcionamento.

 

Gostaria de tirar algumas dúvidas aqui com os mais entendidos do assunto:

É preferível eu manter o "copinho" dos 4" selados ou abrir por baixo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os falantes chegaram, coloquei os 6" nas portas, tocam bem! Tocando em Free Air com sinal full range direto do player, subiram até mais de 10k! Fiquei admirado!

Os 4" não couberam no local original no painel, então estou fazendo uma gambiarra das brabas...

 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1303190656394786&id=100001115919140

 

Aproveitei a situação e fiz um direcionamento.

 

Gostaria de tirar algumas dúvidas aqui com os mais entendidos do assunto:

É preferível eu manter o "copinho" dos 4" selados ou abrir por baixo?

E aí Guilherme, até onde eu sei o correto é selado, pelo baixo volume disponível.

Também ouvi dizer que esse mid de 4 polegadas toca bem com um litro.

E também vou me aventurar nessa empreitada, comprei Coaxiais de 4 e vou colocar no painel.

Boa sorte e vai mostrando as fotos aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí Guilherme, até onde eu sei o correto é selado, pelo baixo volume disponível.

Também ouvi dizer que esse mid de 4 polegadas toca bem com um litro.

E também vou me aventurar nessa empreitada, comprei Coaxiais de 4 e vou colocar no painel.

Boa sorte e vai mostrando as fotos aí.

Então, como esses falantes vão trabalhar com um corte hpf em 400hz acho que a "caixa" nem vai fazer muita diferença...

De início vou deixar selado mesmo!

Imagino que cada copinho desse não deve ter mais de meio litro de volume interno total! Talvez fique bom com o uso de material fonoabsoevente dentro.

Consegui um bom direcionamento nos falantes, estou trabalhando in-axis!

Confesso que esteticamente isso não me agrada, mas se o som compensar talvez eu mude de ideia! Kkk

Dando andamento ao projeto vou postando aqui as novidades.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem tempo pra finalizar os suportes dos 4" nesses dias, fico só no carro curtindo os 6" nas portas quando chego do trabalho, subs bem baixinhos só tocando basicamente em flat.

Curti muito esses fullrange NAR 6".

Mesmo sem TW sobem bem, respondem até 10k ou mais!

Muito melhor que os 4" da Bomber que estavam no painel.

Ainda tem muito acerto pra fazer, tratamento de portas, cabeamento RCA decente.

Mas é um prazer que não tem preço, ouvir um som desse nível no carro que tanto gosto!

Ando um tanto chateado com esse trambolho de caixa com os QSP.

Vou fazer outra caixa pra só um, com a sintonia um pouco mais alta. No tipo de música que ouço não preciso que desça tanto quanto a caixa atual que está com sintonia em 32 Hz.

Tenho vontade de testar a BP6 que fiz pro UXP 10" mas essa caixa ficou na roça quando voltei de férias, não coube no carro na viagem de volta.

Só achei os 6" muito planos. Pra minha aplicação seria melhor uns mids com um punch lá nos 70~250hz.

Talvez o tratamento de portas ajude.

Mas estou gostando bastante até agora!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desisti do suporte dos 4"

 

Coloca o tw no lugar e vai curti o som então kkkkkk

 

Com o tw o brilho no som vai melhora mais ainda, e tratando a porta deve melhora a pegada sim
da uma encorpada no som sim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desisti do suporte dos 4"

 

Coloca o tw no lugar e vai curti o som então kkkkkk

 

Com o tw o brilho no som vai melhora mais ainda, e tratando a porta deve melhora a pegada sim

da uma encorpada no som sim

Os 4" são coaxiais, e não kit duas vias. Kkk

Hoje passei a fibra de vidro no segundo suporte.

Segunda faço um pré tratamento neles e passo mais uma mão de fibra.

Comecei a curtir a ideia dos suportes, kkk

A expectativa está boa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Minha opinião.

Use um Bom AMP A/B ou G com um par crosoover passivo 3 vias .

 

KASUN AS-33C 3 Way 3 Unit Hi-Fi Speaker Frequency Divider Crossover Filters 160 Wrms.

Frequência de Corte 12/24/12 dB/Oct. 800 Hz e 4.500 Hz 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não fiz ainda o acabamento definitivo ou tratamento das portas, mas montei tudo pra ter uma noção de como ficaria...

segue um videozinho:

 

 

PS: acho que o mic da camera matou um pouco os agudos. ao vivo são mais presentes, mas é uma parte que sinto que ainda pode melhorar. talvez com RCA melhores ou mesmo amplificador.

PS2: ainda sinto falta de um pouco de potencia, consigo perceber que os falantes suportam mais.

penso em por mais um amp e usar uma bridge pra cada falante. mas isso vai ser mais pra frente!

PS3: vou trocar esse parte de grave, é demais pro que busco agora e ocupa muito espaço!

me ocorreu a ideia de fazer uma isobárica pra esses dois subs, ainda não descartei essa possibilidade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma vista melhor e geral da situação:

 7c5SCT5.jpg

olhando pra trás, o PM está assim: 

  xfoYE5N.jpg

 

uma visão geral da caranga velha:

 

 0P0GaHo.jpg

 

e pra finalizar, um antes e depois de 4 anos com o carro na minha mão:

 

 DvIC1kE.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os coaxiais não estão em nenhum tipo de caixa? Cara, isso deve estar gerando muito cancelamento.

Os coaxiais estão num compartimento selado, imagino que pouco mais de meio litro de volume pra cada.

Usando HPF em 400hz.

Os 6" estão tocando de 80~600hz.

Achei melhor deixar o ponto de Crossover mais alto, ficou melhor aos ouvidos dessa forma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou com uma dúvida aqui...

Estou com um amplificador PHD4060 em casa, e atualmente estou usando uma Banda 2.4D no carro.

No sistema residencial não pude notar diferença significativa entre os dois amps, será que compensa fazer o teste e colocar esse no carro pra ver se melhora algo?

Sei que a prática seria o caminho mais correto a se tomar, pois estou com os dois amps aqui.

Porém o triste é o trabalho de trocar os amps. O espaço que tenho é justo o bastante pra caber o pequeno 2.4D e o tal chicote de ligação dele que me desanima de trocar ele pra testar (desfazer as soldas e emendas nos fios e depois ter de refazer tudo se o resultado não for igual o esperado.

 

Aproveitando também o post, deixo aqui um relato interessante pra quem acompanha o tópico:

Dentro de algumas semanas devo iniciar o projeto de caixa BP6 mais ousado que esse fórum vai ver por esses dias. Kkkk

Já fiz uma versão da caixa e a sonoridade ficou digna de elogios, porém não usei critério algum na elaboração de um design bonito.

Essa agora irá seguir o mesmo projeto acústico da anterior, porém com um apelo visual diferente de tudo que já vi aqui no fórum!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou com uma dúvida aqui...

Estou com um amplificador PHD4060 em casa, e atualmente estou usando uma Banda 2.4D no carro.

No sistema residencial não pude notar diferença significativa entre os dois amps, será que compensa fazer o teste e colocar esse no carro pra ver se melhora algo?

Sei que a prática seria o caminho mais correto a se tomar, pois estou com os dois amps aqui.

Porém o triste é o trabalho de trocar os amps. O espaço que tenho é justo o bastante pra caber o pequeno 2.4D e o tal chicote de ligação dele que me desanima de trocar ele pra testar (desfazer as soldas e emendas nos fios e depois ter de refazer tudo se o resultado não for igual o esperado.

 

Aproveitando também o post, deixo aqui um relato interessante pra quem acompanha o tópico:

Dentro de algumas semanas devo iniciar o projeto de caixa BP6 mais ousado que esse fórum vai ver por esses dias. Kkkk

Já fiz uma versão da caixa e a sonoridade ficou digna de elogios, porém não usei critério algum na elaboração de um design bonito.

Essa agora irá seguir o mesmo projeto acústico da anterior, porém com um apelo visual diferente de tudo que já vi aqui no fórum!

 

Esse banda me desanima com essa ligação deles mesmo

 

Mas assim, o phd deve ter um som mais flat, mas voltado para SQ, talvez dê para notar uma diferença sim no seu set, melhor jeito é testando mesmo

Mas as vezes o som mais flat, não vá necessariamente te agradar mais, igual vc sentiu um pouco com alto falante nar no som

Duro que esse banda testei pouco para te falar se pode ter uma boa diferença

 

Consegue fazer umas ligações meio quebra galho, sem colocar no lugar só para testar não

 

Seria até uma comparação interessante de saber

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse banda me desanima com essa ligação deles mesmo

 

Mas assim, o phd deve ter um som mais flat, mas voltado para SQ, talvez dê para notar uma diferença sim no seu set, melhor jeito é testando mesmo

Mas as vezes o som mais flat, não vá necessariamente te agradar mais, igual vc sentiu um pouco com alto falante nar no som

Duro que esse banda testei pouco para te falar se pode ter uma boa diferença

 

Consegue fazer umas ligações meio quebra galho, sem colocar no lugar só para testar não

 

Seria até uma comparação interessante de saber

Vou aguardar ainda algumas semanas, preciso tirar os QSP é fazer a nova BP6 pro UXP 10" que vai ser a caixa definitiva do carro.

Nessa ocasião, faço um teste detalhado entre os amplificadores.

Prefiro até usar o banda no set residencial por causa do tamanho compacto, o PhD não cabe no espaço que deixei reservado aos equipamentos eletrônicos do Sistema. Kkk

No carro, se o PhD me agradar, consigo encaixar ele sem problemas.

Mas ainda defendendo o pequeno 2.4D

É um amplificador que me agradou muito! Só tem essa chatice do chicote, mas o áudio dele eu curti!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Odeio, de verdade cortar o barato de alguém... até porque eu aprendi muitas coisas pelo caminho mais difícil.

 

Mas... Para a qualidade esse coaxial, realmente preferia ter um sistema com um tweeter bem melhor, discreto e bem acertado do que algo assim.

Entendi

Pra ser sincero, também sinto falta de alguma coisa. Achei esse tw do mid muito suave. Tipo, bem pouco presente. Tem horas que até penso que estão queimados, mas faço um teste e vejo que estão funcionando.

Vou tentar primeiro trocar os RCA e os amplificador. Farei um teste com esse PhD que tenho, se não me agradar passo os coaxiais e parto pra um fullrange e um TW separado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra quem gosta da parte de construção de caixas acústicas, segue uma prévia do trabalho em andamento.

Band pass 6ª ordem Bravox UXP 10"!43c0abc6200ba9a73d01097d63445f20.jpg309f84dfbd863422fa83b7c4e6a8dcdb.jpgb60a018e6db9bf9b109cf9aadcef99a0.jpg858d21ddeaebacb6caea1719d4e48f65.jpg27228405490ea07eb53155447ad872bf.jpgcb3f35b88384d58bc193748fafedc960.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo projeto da caixa.

Parece bem feita.

Sobre o coaxial vou dar minha opinião.

TB coloquei um no meu painel, um helix, e TB não curti muito os agudos, a solução no meu caso foi desligar o tweeter e colocar outro bem próximo com um top end bem melhor e crossover passivo de segunda ordem tive uma melhora bem significativa.

A proposta de coaxial no painel é legal, o que mata é que o fabricante não usa os mesmos componentes do kit 2 vias na construção deles,alem de estarem fora de fase com o próprio mid.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...