Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Gleisão

Dúvida saída Sub e Front RCA a cerca da qualidade

Recommended Posts

Postado em

Pintou uma dúvida!

Na saída RCA da HU, front e SUB vou ligar um kit 2 vias e um par de subs, tenho 3 pernas de RCA e 1 RCA Y, a dúvida é a seguinte: Se eu ligar 1 RCA em uma das saídas sub da HU e colocar o Y ligando essa saída nas duas entradas do amplificador, não altera o rendimento ou qualidade do dos subs ou fica a mesma coisa se eu ligar as duas saídas nas duas entradas?

O uso de cabo RCA Y interfere no rendimento do som numa forma geral?

Obrigado a quem puder contribuir.

Postado em

Pode ligar sem problemas, o uso do Y não altera a tensão no RCA,(use como exemplo uma extensão elétrica que mantem a voltagem independente de quantas tomadas iremos ligar), o que pode acontecer dependendo da qualidade do cabo é o aparecimento de ruído.

Postado em

Tem um tópico aqui se eu não me engano que fala que não se pode fazer esse tipo de ligação. Usar um cabo Y com as duas entradas macho e uma saída fêmea para ser ligada na entrada do cd-player.

Se fosse ao contrário pode ligar sem problemas.

Postado em

gleisao ficou meio confuso, mas pq vc só quer plugar uma perna atras da HU ? entendi q seu rca é apenas de 1 perna ao inves de 2 certo? ai vc iria colocar atras da HU na saida preta (L) e dps um Y pra entrar no R e L do ampli ?? é isso?

Postado em

eu mesmo usava Y para juntar 2ch Bernardo! nessa situaçao: amplificador tocava cada bridge um dos lados do kit 2 vias. entao eu possuia apenas um rca de 4ch, chegava na traseira do player e juntava as 4 pontas virando 2 para ligar na saida front da HU

Postado em

Você tá invertendo o caminho, Victor. O sinal SAI do player e ENTRA no amplificador, portanto você tinha 2 canais sendo transformados em 4 e não 4 sendo transformados em 2.

Repito: Usar para juntar dois canais em um é perigoso pros equipamentos.

Postado em

Você tá invertendo o caminho, Victor. O sinal SAI do player e ENTRA no amplificador, portanto você tinha 2 canais sendo transformados em 4 e não 4 sendo transformados em 2.

deixa ver se entendi: caso eu queira amplificar um 2 vias com as duas bridges do amp, eu tenho que utilizar 2 cabos Y e u1 rca vindo da saída "front" do player, correto?

Postado em

deixa ver se entendi: caso eu queira amplificar um 2 vias com as duas bridges do amp, eu tenho que utilizar 2 cabos Y e u1 rca vindo da saída "front" do player, correto?

Pode ser feito dessa forma sim. Vai vir 1 par de RCA da HU, nesse par de rca seria plugado um Y em cada, que seria plugado nos 4 canais, cada 2 canais formaria uma bridge, pode ser feito sem problemas, mas cuidado para não inverter as ligações e juntar sinais L e R em uma Bridge...

Postado em (editado)

Pelo o que eu entendi, Ele tem um amplificador com 2 entrada e um player com 2 saídas sub, porém ele tem um cabo mono, ou ele compra mais um cabo mono ou usa um Y na entrada do amplificador.

Sobre estereofônia, nesse caso não se aplica devido ser saída subwoofer, se fosse estéreo aí o que o Bernardo disse se aplicaria.

Editado por rafavieira
Postado em

Ou isso, ou dois Y compridos. Sai mais barato, tem menos conexões e usa menos cabos.

Sobre estereofônia, nesse caso não se aplica devido ser saída subwoofer, se fosse estéreo aí o que o Bernardo disse se aplicaria.

Tem player que as saídas do subwoofer são stereo, tem player que a saída é A+B. Eu mesmo já usei subwoofers em configuração stereo.

Postado em

Ou isso, ou dois Y compridos. Sai mais barato, tem menos conexões e usa menos cabos.

Tem player que as saídas do subwoofer são stereo, tem player que a saída é A+B. Eu mesmo já usei subwoofers em configuração stereo.

Sim.

Porém pelo menos os que eu conheço que tem saída sub em estéreo, o player permite escolher entre mono ou estéreo(exemplo alpine 9815, 9887).

Postado em

Quanto mais baixa a frequência, menos direcional ela é, ou seja, é mais difícil de se perceber de onde o som vem. Mas uma vez que você tem SPL e ataque suficientes, porquê não usar a stereofonia?

Em uma música de bumbo duplo, por exemplo, se os subs forem stereo e alternados, existe a probabilidade do sub embolar. Se você ligá-los em stereo você vai perceber um som mais definido, pois eles estarão se alternando. Claro que isso é somente um exemplo, mas existem outras ocasiões onde coisas parecidas acontecem e que, se você tem SPL e ataque suficientes, você pode se dar ao luxo de usar os subs em stereo.

Postado em

Quanto mais baixa a frequência, menos direcional ela é, ou seja, é mais difícil de se perceber de onde o som vem. Mas uma vez que você tem SPL e ataque suficientes, porquê não usar a stereofonia?

Em uma música de bumbo duplo, por exemplo, se os subs forem stereo e alternados, existe a probabilidade do sub embolar. Se você ligá-los em stereo você vai perceber um som mais definido, pois eles estarão se alternando. Claro que isso é somente um exemplo, mas existem outras ocasiões onde coisas parecidas acontecem e que, se você tem SPL e ataque suficientes, você pode se dar ao luxo de usar os subs em stereo.

Valeu pela dica, no meu caso não custará nada testar, apenas alterar a ligação dos subs.

Faz sentido o que vc disse, nem tanto pela estereofônia, mas sim pela precisão.

Postado em

ai gleisão, sou daqui do lado. Bora marca de encontrar para ver o set.  Quero conhecer os ley line. abraços

posso participar tambem? tb vou colocar cabos ley line, no caso sera a sua "ex" sd evo com um stone para mids nar e giza para tweeters german maestro concept, vou instalar em paulinia-sp dia 13 fevereiro.

Postado em

posso participar tambem? tb vou colocar cabos ley line, no caso sera a sua "ex" sd evo com um stone para mids nar e giza para tweeters german maestro concept, vou instalar em paulinia-sp dia 13 fevereiro.

Opa demoro marcelo. Bora combinar. Haha

Tem o Rafael de PA também. Quem sabe nisito não anima e vem também. Haha

Postado em (editado)

Sim o caminho é o mais ''sem noçao' (pois todos geralmente tem o cabo de 2ch e dpois duplicam). Mas eu '' já possuia o cabo bom de 4ch, pra que eu iria vender ele pra comprar um 2ch Bernardo ?? se fosse ruim por que existiria Y com 1macho 2femeas ?

Dessa forma eu juntei o ch1+2 (uma bridge) e foi pro LEFT do HU pioneer, e o mesmo pro outro lado, tocou mais de 5anos sem nenhum problema ! perfeitamente em sterio nos kits.

Editado por victor henrique
Postado em

Sim o caminho é o mais ''sem noçao' (pois todos geralmente tem o cabo de 2ch e dpois duplicam). Mas eu '' já possuia o cabo bom de 4ch, pra que eu iria vender ele pra comprar um 2ch Bernardo ?? se fosse ruim por que existiria Y com 1macho 2femeas ?

Dessa forma eu juntei o ch1+2 (uma bridge) e foi pro LEFT do HU pioneer, e o mesmo pro outro lado, tocou mais de 5anos sem nenhum problema ! perfeitamente em sterio nos kits.

Mas vc fez exatamente o que ele disse.

Apenas colocou o Y na saída do player duplicando ela.

Vc não juntou canais na saída do Player, apenas fez o que teoricamente sairia mais caro.

Postado em

Sim o caminho é o mais ''sem noçao' (pois todos geralmente tem o cabo de 2ch e dpois duplicam). Mas eu '' já possuia o cabo bom de 4ch, pra que eu iria vender ele pra comprar um 2ch Bernardo ?? se fosse ruim por que existiria Y com 1macho 2femeas ?

Dessa forma eu juntei o ch1+2 (uma bridge) e foi pro LEFT do HU pioneer, e o mesmo pro outro lado, tocou mais de 5anos sem nenhum problema ! perfeitamente em sterio nos kits.

Victor, você não está entendendo. Você fez exatamente o que eu falei que deveria ser feito, mas está "pensando invertido". Sugiro reler, pensando no caminho que o sinal faz (de onde sai e para onde vai) que você vai entender.

Postado em (editado)

agr entendi Bernardo !! é q eu estava entendendo o seu juntar 2canais sendo a junção de uso de Y logo ali na saida do HU !! rsrs

o teu juntar dois CH seria por ex usar L e R do HU e jogar em apenas um dos quatro rca no ampli ne !?

Editado por victor henrique
Postado em

Pode ligar sem problemas, o uso do Y não altera a tensão no RCA,(use como exemplo uma extensão elétrica que mantem a voltagem independente de quantas tomadas iremos ligar), o que pode acontecer dependendo da qualidade do cabo é o aparecimento de ruído.

Opa, valew o comentário e o exemplo, ajudou muito a clarear as idéas...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...