Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Sergio Andrey

Relato de experiencia com vários falantes e o resultado final

Recommended Posts

andre_ce

 

todos os 2 Tornados que usei... Tanto o 18 2200 (1100rms)... Quanto o 18 jbl 5600 (2800rms)

 

usei em caixa de 100 litros... sintonizadas em 50hz

 

era forte e com boa pegada no som de sub

 

ahh.. faz a caixa do manual jbl  se quiser posto p vc ver 

 

outra caixa que usei neles foi uma dutada projeto orig. do eros Panzer que eu tinha parada aqui (116litros total  e 93 litros livres )

 

e tocou muito bom !

 

valeuuu.

Minha ideia era usar Tornado 1100 em caixa com 100 L com a menor sintonia entre 40hz a 45hz, minha duvida é se é viável e se nessa configuração ela toca bem mesmo que seja só próximo ao carro, parecido com os "trios goianos" que utilizam subwoofer na via do grave. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

andre_ce

 

essa caixa tocou absurdamente bem nos Tornados 1100 18 com bom atack... e boa pegada no sub

 

na epoca era 1 stetsom Vulcan 9k  10100 rms a 13,8v em 2 ohms empurrando os Tornados ( não e locura minha...

 

tocava sem clip e com qualidade imcomparável )

 

na via de médios usava 2 eros mg1600 8 ohms ligados num soundigital 2500 2 ohms ( trabalhando em 4 ohms 2000rms nos mg )

 

2 driver d405 2 st400 selenium num stetsom vs400 x4 

 

na época usava um crossover stetsom stx 104 analógico

 

 

essa caixa tem um pico em torno de 55hz ( usando os Panzer)  segundo o grafico de resposta do projeto Eros mostra )

 

 

o som era muito agradavel e tocava dmais p fora !

 

 

se a intenção e tocar mais subgrave... pode fazer com 100 litros  e sintonize os dutos p 40 ou 45hz

 

acho que 40 vai ficar c sintonia baixa dmais... ao abrir a mala não vai render muito p lonje !

 

 na minha opnião ( a escolha e sua... o som e p te e satisfazer... faça o seu gosto )

 

 

eu faria em torno de 50hz pois tornado 1100 ja não soa muito bem p longe de mala aberta

 

 

vou tentar postar o projeto p vc ver !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se for usar os Tornados 1100 do modelo de carcaça antigo... aconselho fazer ela com altura maior...

 

ela tem 49cm de altura  e a carcaça d tornado antigo e maior em diametro que as carcaças da eros... então faça ela com altura maior 

 

em torno de 52cm pra não entrar no limite de altura da caixa 

 

nesssa caixa eu fiz um avanço na frente da caixa p usar tela de proteção pros falantes de mais o menos nos 5cm de avanço

 

e tive que cavar a madeira pros falantes entrar !

 

verifique nas fotos ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/02/2017 at 22:00, solanosom disse:

Minha experiência pra compartilhar. Atentando que é um relato de minha experiência e do meu gosto pessoal, portanto não se trata de regra!

 

Se tu gosta de escutar música, música, experimenta uma hora o Sub-grave do Vulcano 3.8 timbre perfeito toca limpo, lembra o tornado 1100 no sub grave e ainda tem ataque, me lembra em muito meu 18 sound de 21lw2400" grave gordo jogando longe, porém o queimei, pois a dissipação de calor da bobina dele não era tão eficiente como os últimos modelos da 18 sound a qual o Vulcano 3.8 também traz  muito semelhante toca forte e com imã frio. Foi no 3.8 onde fui parar depois de wpu,snake SLX818, tornado1100, 18 sound, eros panzer, over sub800, Vulcano 3.8. Essa minha experiência:

 

-WPU1805 - Som lindo gordo, timbre perfeito, jogando longe. Limitações pouca potência, Volume de caixa muito grande 180litros para um timbre pesado gostoso.Uma versão de mais potência dele no mesmo timbre 18SW1P os primeiros que sairam matéria prima importada, era caro de mais pra época R$900,00

 

-Snake SLX818- Muito semelhante ao WPU pra não dizer uma cópia, prém aumentaram a potência cone mais reforçado ai perdeu o timbre do WPU linha xx05

 

-Tornado 1100- Gravesão encorpado na volta do carro tremendo tudo a uns 20 metros tu acha que ta tocando 2 pioneer de 12 não joga longe, faltava jogar mais longe.

-18 sound 21lw2400, cavalo, grave encorpado jogando longe, timbre gostoso, caixa modesta de 100litros para um falante de 21" da pra dizer pequena, foi feito pra tocar 1400w de potencia profissional sinal lipo, não tinha um conjunto de resfriamento da bobina tão eficiente pra época e pra aguentar as barbaridades e sinal sujo de um amplificador automotivo nunca o engenheiro da 18 sound imaginou que teria um louco pra colocar num automóvel.

 

-Eros Panzer- Lixo, alto falante pesado qse não consegui segurar sozinho um, pesado de mais, cone suspenção dura tirava todo timbre do falante, pouquíssimo eficiente, milhões de watts pra mover o cone. Dinheiro posto fora não aguentei nem por 1 dia na caixa tirei e vendi.

 

-Oversound sub800 18" depois de anos ja desanimado com a desenvolução dos falantes cada vez com mais watts e conses, suspensões, aranhas duras pesadas praticamente incapazes de fazer som, ai vi que nem tudo estava perdido, havia uma luz no fim do túnel. Falante com timbre bom, grave encorpado, toca muito fácil com pouca potência uma sensibilidade alta associada a um CMS altíssimo 200 fazem tocar forte com os apenas 800w declarados, único porém pede uma caixa ainda grande bem pro lado do WPU, menor caixa que consegui um resultado satisfatório 120 Litros que ainda não me dava o grave gordo que queria do tornado ai precisaria de uma caixa de grande demais. Mas ja tava feliz pois voltei a acreditar que era possível.

 

-Eros SDS2,7k não tive, apenas vi em duas ocasiões em campeonatos que fui, pra minha decepção e de não comprá-los pra substituir os over, eles estavam tocando sofrendo demais com a potencia aplicada nas duas ocasiões que os vi vc sentia o grave mas percebia que pra ele dar aquele grave gostoso vinha junto uma fraca reverbação de cone vibrando sofrendo junto com o peso o que nesse caso o desqualificava, pois o timbre pra mim é muito importante e esse fraco som de cone poluia o timbre do sub grave que derrepente não sei poderia ser corrigido com uma leve diminuição do volume pois talvez tivesse num volume que o falante não tava na sua área de conforto de trabalho. Ainda escutando relatos de rasgos na suspensão me afastaram completamente da Eros pois ja tinha no Panzer o trauma.

 

-Pioneer cara preta no desespero do Subgrave encorpado cheguei apelar pra 16 pioneer de 12'' tive o grave encorpado estilo tornado 1100 até mais encorpado que o tornado porém voltei de novo a sair 20m da caminhonete cade o grave???? so na volta tremendo tudo

 

-Vulcano 3.8 Como não tava realizado com o over sub800 pois na caixa de 120l não me dava o grave encorpado que queria e os pioneer não jogavam longe, resolvi depois de analizar os parâmetros do Vulcano e na promesssa da Selenium que sou fã desde a época da linha xx05 resolvi acreditar na propaganda deless que se tratava de um falante no estilo profissional, havia um único vídeo dele no youtube e meu ouvido parecia que não iria me enganar e que naquele vídeo não aparecia nenhuma distorção do falante e lembrava um grave encorpado e segurava o grave mesmo ao afastar do carro, então por que não arriscar, fui um dos ou o primeiro do fórum a comprar os 3.8 assim como tinha sido com os panzer. 

 

Resultado: Hoje não troco o 3.8 por nenhum outro falante,nem mesmo pelo 18 sound, é perfeitamente o timbre que procurei Sub grave gordo tremendo tudo na volta como o tornado1100 corrigido para jogar longe tambm, aliado a resistência, beleza, eficiência boa claro não é um Sub800 mas bom por aquentar o triplo de potÊncia que aguenta e aguenta,tem um sistema de ventilação no imã que o faz funcionar frio no mesmo padrão dos novos 18 sound, vem com imã rebaixado para tolerar certo excesso no movimento da bobina,  toca subgrave numa caixa minúscula de 90 litros, se assemelha em qualidade e timbre em muito, muito mesmo  a linha wpu xx05. Aliado ao preço bem em conta na época paguei R$680,00 contra o preço de um 18 sound da vida de mais de R$2000,00 fora garantia da Selenium, o reparo de um Vulcano 3.8 R$ 380,00 contra reparo 18 sound R$ 1400,00. Ou seja um investimento de 5x mais, sem garantia, pra se ter talvez o mesmo resultado. 

 

Mãos pra baixo pra Selenium/JBL acertou a mão  :rever1:

 

Nessa corrida a Eros Lança o SDS3.0 achei muito parecido fisicamente com o Vulcano 3.8 acho que vem na mesma pegada, fico na dúvida se conseguirá o timbre do Vulcano 3.8.

 

 

Abraço amigos fica o relato.

 

desenterrando, é o Vulcano 18" ? vc que é grande conhecedor de parâmetros, seu palpite hoje ainda se aplica?
para utilização de uma unidade SQtrio, com media 120 a 130 Litros, e com uso responsável quanto a distorção, ouvindo "musica" ! fico pensativo quantos aos parâmetros, que ele foge da eficiência dos Bons af de PA não seria melhor como por ex. o Snake HPX2180!
18 vulcano-3.8 contra o snake HPX :
pot. 1900w    x 1000
FS 47,4          x 40 hz

QTS 0,5         x 0,3   para ter mais peso 4 seria legal mais ta melhor que os af europeus como B&C

BL   20          x 22

MMS 225     x 169

CMS 50        x              monor que 100 nao seria muito baixo necessitando ao minimo 3 mil w automotivo?

resposta a - 10 (60-1600) parece pouco subgrave iniciar a 60 ainda sendo a -10 como se comporta? já o snake 35 a 2,7 deve ser a -10 também, não especifica!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/01/2017 at 20:55, guilhermeleffler disse:

Target Bass 3k 18" é muito bom aos ouvidos desacostumados com qualidade. Responde bem em volume mais alto, tem muito ataque!

Mas pra ouvir música, deixa a desejar e muito abaixo dos 50hz de mala aberta!

Assim que conseguir, quero testar 2 SDS 18" na minha caixa, se me agradar eu troco os falantes.

Target Bass pra quem curte racha é top!

Tenho 2 18" com uma Banda Viking 5000 e já dei mala em muito som de 4x15"!

Mas subgrave, esquece com esse falante, ao menos com só 2.

o que vcs me recomendam? tenho uma caixa de 85 litros a 45hz

hoje tenho um vulcano 3.8 15', um amigo me ofereceu um target bass 15'.. qual vcs acham melhor? obs: estou usando apenas 1 falante de 15' modulo SD3500.1D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/02/2017 at 22:00, solanosom disse:

Minha experiência pra compartilhar. Atentando que é um relato de minha experiência e do meu gosto pessoal, portanto não se trata de regra!

 

Se tu gosta de escutar música, música, experimenta uma hora o Sub-grave do Vulcano 3.8 timbre perfeito toca limpo, lembra o tornado 1100 no sub grave e ainda tem ataque, me lembra em muito meu 18 sound de 21lw2400" grave gordo jogando longe, porém o queimei, pois a dissipação de calor da bobina dele não era tão eficiente como os últimos modelos da 18 sound a qual o Vulcano 3.8 também traz  muito semelhante toca forte e com imã frio. Foi no 3.8 onde fui parar depois de wpu,snake SLX818, tornado1100, 18 sound, eros panzer, over sub800, Vulcano 3.8. Essa minha experiência:

 

-WPU1805 - Som lindo gordo, timbre perfeito, jogando longe. Limitações pouca potência, Volume de caixa muito grande 180litros para um timbre pesado gostoso.Uma versão de mais potência dele no mesmo timbre 18SW1P os primeiros que sairam matéria prima importada, era caro de mais pra época R$900,00

 

-Snake SLX818- Muito semelhante ao WPU pra não dizer uma cópia, prém aumentaram a potência cone mais reforçado ai perdeu o timbre do WPU linha xx05

 

-Tornado 1100- Gravesão encorpado na volta do carro tremendo tudo a uns 20 metros tu acha que ta tocando 2 pioneer de 12 não joga longe, faltava jogar mais longe.

-18 sound 21lw2400, cavalo, grave encorpado jogando longe, timbre gostoso, caixa modesta de 100litros para um falante de 21" da pra dizer pequena, foi feito pra tocar 1400w de potencia profissional sinal lipo, não tinha um conjunto de resfriamento da bobina tão eficiente pra época e pra aguentar as barbaridades e sinal sujo de um amplificador automotivo nunca o engenheiro da 18 sound imaginou que teria um louco pra colocar num automóvel.

 

-Eros Panzer- Lixo, alto falante pesado qse não consegui segurar sozinho um, pesado de mais, cone suspenção dura tirava todo timbre do falante, pouquíssimo eficiente, milhões de watts pra mover o cone. Dinheiro posto fora não aguentei nem por 1 dia na caixa tirei e vendi.

 

-Oversound sub800 18" depois de anos ja desanimado com a desenvolução dos falantes cada vez com mais watts e conses, suspensões, aranhas duras pesadas praticamente incapazes de fazer som, ai vi que nem tudo estava perdido, havia uma luz no fim do túnel. Falante com timbre bom, grave encorpado, toca muito fácil com pouca potência uma sensibilidade alta associada a um CMS altíssimo 200 fazem tocar forte com os apenas 800w declarados, único porém pede uma caixa ainda grande bem pro lado do WPU, menor caixa que consegui um resultado satisfatório 120 Litros que ainda não me dava o grave gordo que queria do tornado ai precisaria de uma caixa de grande demais. Mas ja tava feliz pois voltei a acreditar que era possível.

 

-Eros SDS2,7k não tive, apenas vi em duas ocasiões em campeonatos que fui, pra minha decepção e de não comprá-los pra substituir os over, eles estavam tocando sofrendo demais com a potencia aplicada nas duas ocasiões que os vi vc sentia o grave mas percebia que pra ele dar aquele grave gostoso vinha junto uma fraca reverbação de cone vibrando sofrendo junto com o peso o que nesse caso o desqualificava, pois o timbre pra mim é muito importante e esse fraco som de cone poluia o timbre do sub grave que derrepente não sei poderia ser corrigido com uma leve diminuição do volume pois talvez tivesse num volume que o falante não tava na sua área de conforto de trabalho. Ainda escutando relatos de rasgos na suspensão me afastaram completamente da Eros pois ja tinha no Panzer o trauma.

 

-Pioneer cara preta no desespero do Subgrave encorpado cheguei apelar pra 16 pioneer de 12'' tive o grave encorpado estilo tornado 1100 até mais encorpado que o tornado porém voltei de novo a sair 20m da caminhonete cade o grave???? so na volta tremendo tudo

 

-Vulcano 3.8 Como não tava realizado com o over sub800 pois na caixa de 120l não me dava o grave encorpado que queria e os pioneer não jogavam longe, resolvi depois de analizar os parâmetros do Vulcano e na promesssa da Selenium que sou fã desde a época da linha xx05 resolvi acreditar na propaganda deless que se tratava de um falante no estilo profissional, havia um único vídeo dele no youtube e meu ouvido parecia que não iria me enganar e que naquele vídeo não aparecia nenhuma distorção do falante e lembrava um grave encorpado e segurava o grave mesmo ao afastar do carro, então por que não arriscar, fui um dos ou o primeiro do fórum a comprar os 3.8 assim como tinha sido com os panzer. 

 

Resultado: Hoje não troco o 3.8 por nenhum outro falante,nem mesmo pelo 18 sound, é perfeitamente o timbre que procurei Sub grave gordo tremendo tudo na volta como o tornado1100 corrigido para jogar longe tambm, aliado a resistência, beleza, eficiência boa claro não é um Sub800 mas bom por aquentar o triplo de potÊncia que aguenta e aguenta,tem um sistema de ventilação no imã que o faz funcionar frio no mesmo padrão dos novos 18 sound, vem com imã rebaixado para tolerar certo excesso no movimento da bobina,  toca subgrave numa caixa minúscula de 90 litros, se assemelha em qualidade e timbre em muito, muito mesmo  a linha wpu xx05. Aliado ao preço bem em conta na época paguei R$680,00 contra o preço de um 18 sound da vida de mais de R$2000,00 fora garantia da Selenium, o reparo de um Vulcano 3.8 R$ 380,00 contra reparo 18 sound R$ 1400,00. Ou seja um investimento de 5x mais, sem garantia, pra se ter talvez o mesmo resultado. 

 

Mãos pra baixo pra Selenium/JBL acertou a mão  :rever1:

 

Nessa corrida a Eros Lança o SDS3.0 achei muito parecido fisicamente com o Vulcano 3.8 acho que vem na mesma pegada, fico na dúvida se conseguirá o timbre do Vulcano 3.8.

 

 

Abraço amigos fica o relato.

Qual corte vc recomenda para os vulcano 15'? tenho uma caixa de 85 litros a 45hz 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o que vcs me recomendam? tenho uma caixa de 85 litros a 45hz
hoje tenho um vulcano 3.8 15', um amigo me ofereceu um target bass 15'.. qual vcs acham melhor? obs: estou usando apenas 1 falante de 15' modulo SD3500.1D
Rapazz... 85l a 45hz é muito fora. Kkkk

Eu mandaria fazer outra caixa com seus 82 litros e sintonia em 55hz!
Vai ser o melhor que vai tirar usando um só falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, guilhermeleffler disse:

Rapazz... 85l a 45hz é muito fora. Kkkk

Eu mandaria fazer outra caixa com seus 82 litros e sintonia em 55hz!
Vai ser o melhor que vai tirar usando um só falante.

eu fiz os calculos e a minha caixa tem 102,5 Litros sendo que hoje mexi na frequencia deixei ela com 60hz usei o software WinISD para ver qual frequencia se adequaria melhor porem nao achei o resultado final tão bom assim..tocou quase igual aberto e ainda perdeu sub fechado kk

alguma dica de corte para a caixa atual? 102,5L por 60HZ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vulcano não se dá bem em caixa tão grande.
Manda fazer uma igual te falei.
Qualquer coisa me manda MP que faço uma sob medida pra tu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...