Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Subwoofer DAD para Hi-Fi (atualizando: parâmetros TS do sub!)

Recommended Posts

Acho que não me fiz enteder bem

No primeiro post tu cita alguns pontos relacionados a cada parte do que escolheu, mas são pontos que eu considero comuns a praticamente todo produto de qualidade

 

Por exemplo, o cone

O cone de um sub pode ser qualquer material, papel, alumínio, PP... Oq vai diferenciar a qualidade sonora não é o material em si, mas sim a rigidez que se consegue com esse material, a capacidade de alta aceleração, a não geração de harmônicos relacionados aos modos vibraciobais, a geometria para jogar o cone break up pra longe da faixa de uso, etc

Sob esse aspecto, que tipo de teste do material ou especificação dada ao fabricante do cone foi feito?

Dizer pro fabricante "quero um cone fundo de papel prensado a vácuo" não quer dizer muita coisa

 

Bom... Talvez querer saber tudo isso seja demais, mas estamos falando de produto hi-fi, que em tese passa por esse tipo de P&D

Ah! Agora entendi suas citações!

bem, no quesito de cone, vou ter que fazer testes, pois só ouvindo mesmo, de antemão gosto do que possui geometria exponencial até o fundo, pois dá uma reigidez melhor, agora se vc for ficar questionando os fabrocantes, simplesmente eles tb não vão saber falar, pois vão te perguntar: quantos milhares de cone vc. vai consumir por mês?...rsrsr..então é melhor testar, sai mais barato! Como já fiz alguns no passado, saberei distinguir tranquilamente um do outro, meu ouvido tb já esuctou muito som decente...

Vamos aguardar, os parâmetros e testes auditivos...

Sei que já passei muitos AF em minha bancada (tom sem caixa) quase todos gerando sobre-tons, pois claro uma centragem haje como um segundo cone; sem falar das estacionárias dentro do AF...som fica rouco...rsrsr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que o cristiano quis dizer e q pra fabricar um sub hifi tem q usar materias de alta qualidade testados para tal finalidade , produtos mais refinados e não materias q são utilizados no dia a dia na fabricação de subs normais q foi o q o claudio descreveu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião ai o Claudio vai tentar construir um sub muito bom(sqpl), mas não hi-fi, daqui a pouco começa a discursao igual o sd hifi.kkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião ai o Claudio vai tentar construir um sub muito bom(sqpl), mas não hi-fi, daqui a pouco começa a discursao igual o sd hifi.kkkkkkkk

 

Na MP que ele me mandou, o sub vai ser Hi-Fi, mas com bom SPL sem perder a fidelidade. O que eu entendi foi que esse sub poderá ser usado tanto para Hi-Fi ou SQPL.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A utopia fica por parte de querer um sub de cone leve bem controlado, alta compliancia, Fs baixíssima, Vas pequeno e ainda alto rendimento

Alguma coisa não fecha na equação, tem que ver o que vai ser sacrificado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que não me fiz enteder bem

No primeiro post tu cita alguns pontos relacionados a cada parte do que escolheu, mas são pontos que eu considero comuns a praticamente todo produto de qualidade

 

Por exemplo, o cone

O cone de um sub pode ser qualquer material, papel, alumínio, PP... Oq vai diferenciar a qualidade sonora não é o material em si, mas sim a rigidez que se consegue com esse material, a capacidade de alta aceleração, a não geração de harmônicos relacionados aos modos vibraciobais, a geometria para jogar o cone break up pra longe da faixa de uso, etc

Sob esse aspecto, que tipo de teste do material ou especificação dada ao fabricante do cone foi feito?

Dizer pro fabricante "quero um cone fundo de papel prensado a vácuo" não quer dizer muita coisa

 

Bom... Talvez querer saber tudo isso seja demais, mas estamos falando de produto hi-fi, que em tese passa por esse tipo de P&D

Verdade!

Não é fácil vc conciliar todos os parâmetros, temos que analisar qual será o maior objetivo, e ajustar o projeto para que se cumpra com louvor as principais características. Vou tentar fazer o melhor que conseguir com o material existente em nosso mercado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Tive um ideia interessante, mas gostaria que alguém me desse um retorno se já fizeram algo deste tipo!

Sistema de ventilação da bobina tipo: Pusch-Pull (sempre ar frio entrando na bobina como uma ventilação pressurizada)

Será????

[¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dissipação Térmica sempre é bem vinda, mas pra lidar com baixa potência, pode ser que tenha peso menor frente a outras prioridades do projeto

Quem usa caixa selada (SQ, Hi-Fi, maiores apoiadoresndesse tipo de caixa) e mora em regiões quentes (todo Brasil, no verão rsrsrs) que sofre mais com perdas relacionadas a falta de boa ventilação

Convem julgar o impacto no custo frente outras possíveis melhorias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra um sub de baixa potencia não vejo necessidade, é perda de tempo claudio, é melhor focar nos materiais q vão ser utilizados e como vc disse q não vai passa de 400wrms o sistema lateral e central ja da conta com sobra, e pra melhorar pode fazer os sistema triplo de ventilação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BDcwTIb.jpg

 

Se nesses pontos onde eu circule em vermelho são pontos de ventilação, já está bom. E para acrescentar outro ponto de ventilação aí é só adicionar um furo central no conjunto magnético para ajudar mais na ventilação da bobina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BDcwTIb.jpg

 

Se nesses pontos onde eu circule em vermelho são pontos de ventilação, já está bom. E para acrescentar outro ponto de ventilação aí é só adicionar um furo central no conjunto magnético para ajudar mais na ventilação da bobina.

Que nada, estes furos serão tampados...heheheh....senão vai ficar um ventilador para muitas pessoas na sala, nada eficiente!

Normalmente eles fazem isso para refrigerar o ímã e conjunto magnético, mas a bonina var ser resfriada com o sistema ventilação forçada pelo GAP do ímã!

Logo posto um desenho de como será! Só vai ter um problema, não servirá para suspensão acústica devido aos furos na calota central!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dissipação Térmica sempre é bem vinda, mas pra lidar com baixa potência, pode ser que tenha peso menor frente a outras prioridades do projeto

Quem usa caixa selada (SQ, Hi-Fi, maiores apoiadoresndesse tipo de caixa) e mora em regiões quentes (todo Brasil, no verão rsrsrs) que sofre mais com perdas relacionadas a falta de boa ventilação

Convem julgar o impacto no custo frente outras possíveis melhorias

Este sub será exclusivamente para Vented...devido aos furos que terá na calota central, bem diferente dos sistemas convencionais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exclusivo pra caixa dutada?

Se tiver F3 em 20~25Hz, baixo atraso de grupo, baixa velocidade de ar no duto, pouca variação do ângulo de fase na faixa de uso, tá de boa

Vejo um monte de sistemas onde fica quase impossível ajustar o TA por conta da fase que vem rotacionando do subgrave mais profundo até a transição com o mid, aí ajusta na batida do mid, mas não no subgrave, ou ajusta no subgrave e se passa no mid

Tenho a impressão que é "culpa" desses subs com EBP considerados mistos (na casa do 60~100) que o pessoal usa em caixa dutada e com sintonia muito baixa

 

Cuidado com o sopro do próprio sub, pela ventilação na calota

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exclusivo pra caixa dutada?

Se tiver F3 em 20~25Hz, baixo atraso de grupo, baixa velocidade de ar no duto, pouca variação do ângulo de fase na faixa de uso, tá de boa

Vejo um monte de sistemas onde fica quase impossível ajustar o TA por conta da fase que vem rotacionando do subgrave mais profundo até a transição com o mid, aí ajusta na batida do mid, mas não no subgrave, ou ajusta no subgrave e se passa no mid

Tenho a impressão que é "culpa" desses subs com EBP considerados mistos (na casa do 60~100) que o pessoal usa em caixa dutada e com sintonia muito baixa

 

Cuidado com o sopro do próprio sub, pela ventilação na calota

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exclusivo pra caixa dutada?

Se tiver F3 em 20~25Hz, baixo atraso de grupo, baixa velocidade de ar no duto, pouca variação do ângulo de fase na faixa de uso, tá de boa

Vejo um monte de sistemas onde fica quase impossível ajustar o TA por conta da fase que vem rotacionando do subgrave mais profundo até a transição com o mid, aí ajusta na batida do mid, mas não no subgrave, ou ajusta no subgrave e se passa no mid

Tenho a impressão que é "culpa" desses subs com EBP considerados mistos (na casa do 60~100) que o pessoal usa em caixa dutada e com sintonia muito baixa

 

Cuidado com o sopro do próprio sub, pela ventilação na calota

 

 

:legal:

 

Talvez ficaria interessante se projetasse dois modelos de subs. Um voltado exclusivamente para uso em caixas dutadas e outro somente para caixas seladas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez ficaria interessante se projetasse dois modelos de subs. Um voltado exclusivamente para uso em caixas dutadas e outro somente para caixas seladas.

Sim! Estou pensando nisso, pois qd se faz um só para os 2 tipos de caixa, fica cobertor curto....cada um no seu quadrado...rsrsrsr!

Um sub para caixa selada, deve ter um FS baixíssimo, normalmente um VAS grande, caso queira um VAS menor vai ter que adicionar peso ao cone...nada fácil!

Já fiz um pequeno sub de 8pol que parecia uma gelatina, a centragem dele era só para centralizar a bobina, quem realmente controlava a excursão era a carga acústica do caixa, nem podia se encostar os dedos na borda do cone...grave lindo, com precisão e prolongado...respondia muito bem 45Hz com 5L em suspensão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim! Estou pensando nisso, pois qd se faz um só para os 2 tipos de caixa, fica cobertor curto....cada um no seu quadrado...rsrsrsr!

Um sub para caixa selada, deve ter um FS baixíssimo, normalmente um VAS grande, caso queira um VAS menor vai ter que adicionar peso ao cone...nada fácil!

Já fiz um pequeno sub de 8pol que parecia uma gelatina, a centragem dele era só para centralizar a bobina, quem realmente controlava a excursão era a carga acústica do caixa, nem podia se encostar os dedos na borda do cone...grave lindo, com precisão e prolongado...respondia muito bem 45Hz com 5L em suspensão!

 

Puxa interessante esse sub. Porque não tenta trazer ele de volta só que numa forma maior? Rsrsrs.

 

A partir disso já poderia tirar a base para os futuros subwoofers.

 

Outra coisa é que subs nessas características para caixas seladas precisa ter o Xmax maior né?

 

Um exemplo claro disso é o Bomber Upgrade de 12", que tem Fs baixíssima (25Hz) e VAS enorme (156L). O EBP dele é de 46, só que o Xmax dele é pequeno: 9,5mm.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um exemplo claro disso é o Bomber Upgrade de 12", que tem Fs baixíssima (25Hz) e VAS enorme (156L). O EBP dele é de 46, só que o Xmax dele é pequeno: 9,5mm.

E esses dados são reais, ou é o que a empresa informa?

 

9,5mm de Xmax não é pouco, o pessoal do automotivo que é mal acostumado

Se a proposta do DAD vingar, não precisa mais que esses 9mm pra fazer MUITO barulho, já que ele quer sensibilidade 93dB/W/m ou mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puxa interessante esse sub. Porque não tenta trazer ele de volta só que numa forma maior? Rsrsrs.

 

A partir disso já poderia tirar a base para os futuros subwoofers.

 

Outra coisa é que subs nessas características para caixas seladas precisa ter o Xmax maior né?

 

Um exemplo claro disso é o Bomber Upgrade de 12", que tem Fs baixíssima (25Hz) e VAS enorme (156L). O EBP dele é de 46, só que o Xmax dele é pequeno: 9,5mm.

 

 

E esses dados são reais, ou é o que a empresa informa?

 

9,5mm de Xmax não é pouco, o pessoal do automotivo que é mal acostumado

Se a proposta do DAD vingar, não precisa mais que esses 9mm pra fazer MUITO barulho, já que ele quer sensibilidade 93dB/W/m ou mais

Vou analisar os parâmetros deste subwoofer primeiro, depois vou ver qual seria um modelo mais adequado de 10pol(para não dar VAS enorme), mas com alta excursão, mesmo sistema do de 12pol, só que exclusivo para suspensão acústica!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vejam o sistema que postei (desenho) no início do tópico para o resfriamento da bobina...

Gostaria da opinião do usuários a respeito do possível visual do sub!

Pretendo fazer cone preto, calota em grafite, para ornar com a borda de espuma (normalmente mais cinza)!

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DAD a calota vai ser saltada pra fora tipo NAR SERIE 1 pra dentro tipo SERIE 2?

Muito bonito o design.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E esses dados são reais, ou é o que a empresa informa?

 

9,5mm de Xmax não é pouco, o pessoal do automotivo que é mal acostumado

Se a proposta do DAD vingar, não precisa mais que esses 9mm pra fazer MUITO barulho, já que ele quer sensibilidade 93dB/W/m ou mais

É o que a empresa informa no site e no manual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vejam o sistema que postei (desenho) no início do tópico para o resfriamento da bobina...

Gostaria da opinião do usuários a respeito do possível visual do sub!

Pretendo fazer cone preto, calota em grafite, para ornar com a borda de espuma (normalmente mais cinza)!

 

:legal:

 

A respeito do visual, eu acho que quanto mais clean, melhor! A exemplo disso como nos primeiros modelos dos Bomber Upgrades que vinham só escrito Bomber Upgrade em branco no centro da calota ou como nos subs N.A.R Série 1 ou no estilo dos Pioneer IMPP 302F, mas o cone sendo liso sem aquelas ranhuras como nos Upgrades.

 

8kK6Hnj.jpg

 

"Exemplo paint" [^]

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A respeito do visual, eu acho que quanto mais clean, melhor! A exemplo disso como nos primeiros modelos dos Bomber Upgrades que vinham só escrito Bomber Upgrade em branco no centro da calota ou como nos subs N.A.R Série 1 ou no estilo dos Pioneer IMPP 302F, mas o cone sendo liso sem aquelas ranhuras como nos Upgrades.

 

8kK6Hnj.jpg

 

"Exemplo paint" [^]

Opa!

Ficou bacana a montagem...mas a calota central vai ser um pouco mais clara, porém só com DAD da logo na frente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...