Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Subwoofer DAD para Hi-Fi (atualizando: parâmetros TS do sub!)

Recommended Posts

DAD a calota vai ser saltada pra fora tipo NAR SERIE 1 pra dentro tipo SERIE 2?

Muito bonito o design.

Calota invertida, mais rigidez ao cone e não amassa no "dedômetro"...rsrsr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa!

Ficou bacana a montagem...mas a calota central vai ser um pouco mais clara, porém só com DAD da logo na frente!

 

Eu gostei da nomenclatura Old School Subwoofer! Deu um tchan heheheheh.

 

E a calota invertida ou "plana" via ficar legal também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostei da nomenclatura Old School Subwoofer! Deu um tchan heheheheh.

 

E a calota invertida ou "plana" via ficar legal também.

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parâmetro num é tudo, importante é tocando hehe
Então nem sei opinar tanto, sei que não precisa de exagero de potência, pq já tem vários subs nesse estilo

 

Um sub que lembro que falaram muito bem, foram os primeiros da Questo de 300/350 rms que tinham bom spl e desciam bem
Não cheguei testar, mas foi muito bem falado por todos, até pensei compra pra testa

 

Já serve como referência de um estilo de sub, que povo gostou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não consumo comentar, mas darei minha opinião pois tenho interesse num produto assim: eu prefiro visual o mais sóbrio / simples possivel, como os antigos JL W0, os NAR atuais, JL W3V3, cone e calota (se tiver) da mesma cor, sem logotipo mesmo, principalmente se for pra uso residencial - onde, creio, a sensibilidade alta será mais vantajosa do que no automotivo.

 

E se a sensibilidade for alta, não vejo necessidade do sub suportar 400W RMS... Reduzindo a potencia, os requisitos dos componentes do sub (massa, rigidez do cone, etc) não seriam mais fáceis de serem atingidos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parâmetro num é tudo, importante é tocando hehe

Então nem sei opinar tanto, sei que não precisa de exagero de potência, pq já tem vários subs nesse estilo

 

Um sub que lembro que falaram muito bem, foram os primeiros da Questo de 300/350 rms que tinham bom spl e desciam bem

Não cheguei testar, mas foi muito bem falado por todos, até pensei compra pra testa

 

Já serve como referência de um estilo de sub, que povo gostou

 

Pois é, e o KLB me disse que esse Questo de 350Wrms tem muita força nos subgraves, responde bem até nos 20Hz. Subgraves pesados, com muito controle e fidelidade.

 

Não consumo comentar, mas darei minha opinião pois tenho interesse num produto assim: eu prefiro visual o mais sóbrio / simples possivel, como os antigos JL W0, os NAR atuais, JL W3V3, cone e calota (se tiver) da mesma cor, sem logotipo mesmo, principalmente se for pra uso residencial - onde, creio, a sensibilidade alta será mais vantajosa do que no automotivo.

 

E se a sensibilidade for alta, não vejo necessidade do sub suportar 400W RMS... Reduzindo a potencia, os requisitos dos componentes do sub (massa, rigidez do cone, etc) não seriam mais fáceis de serem atingidos?

 

Exatamente, eu também prefiro subwoofers assim bem old school e com visual limpo sem nada chamativo.

 

 

esse visual aqui pra mim é o que melhor se encaixaria na proposta:

 

346387-definitive_technology_prosub_100t

 

Perfeito o visual desse subwoofer, só que eu acho mais bonito com a calota central ovulada pra fora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estava pensando aqui com as minhas caxolas. Esse sistema de refrigeração push-pull da bobina com furo no cone e na calota central não iria fazer o alto-falante perder rendimento?

 

Esses furos iriam gerar ruídos (sopros) e por consequência vazamentos de ar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estava pensando aqui com as minhas caxolas. Esse sistema de refrigeração push-pull da bobina com furo no cone e na calota central não iria fazer o alto-falante perder rendimento?

 

Esses furos iriam gerar ruídos (sopros) e por consequência vazamentos de ar.

 

em uma caixa selada isso seria sim um problema, na dutada creio que não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estava pensando aqui com as minhas caxolas. Esse sistema de refrigeração push-pull da bobina com furo no cone e na calota central não iria fazer o alto-falante perder rendimento?

 

Esses furos iriam gerar ruídos (sopros) e por consequência vazamentos de ar.

Rendimento é pífio, pois vai ter apenas 200mm de área, contra área de 12pol...não dá nem 0,5%.....Qt a barulho, sempre gera algo, mas só abaixo de 25Hz....seu ele descer até lá, como provavelmente vai ter que cortar estas freq. então...resultado que não afetará em nada o som!...pelo menos se vc. não encostar os ouvidos no cone...rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

em uma caixa selada isso seria sim um problema, na dutada creio que não.

Sem dúvida! Por isso ele ser desenvolvido para Vented! Sub misto é cobertor curto, não toca bem em nenhum sistema, meia boca!...é como vc querer um carro de passeio(super confortável) e querer que ele vá bem em trilha!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Calota de outra cor? Tipo cone prata e calota preta?

 

Não. Cone preto e calota cinza da mesma cor do borda de espuma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como a galera tá falando em projetar um subwoofer não muito potente abaixo dos 400Wrms e como aqui no Brasil é bem difícil de achar subs de baixa potência, mas parrudos, ficaria interessante por exemplo um subwoofer de até 250Wrms tipo assim:

 

Fs: 20 a 25Hz

Qts de 0,3 a 0,4

BL beirando os 20Tm

VAS não chegando a 40 litros (pra trabalhar em caixas bem pequenas mesmo)

Xmax de 12 a 15mm.

 

A sensibilidade poderia ser baixa, compensando com um amplificador com headroom considerável mandando potência limpa.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como a galera tá falando em projetar um subwoofer não muito potente abaixo dos 400Wrms e como aqui no Brasil é bem difícil de achar subs de baixa potência, mas parrudos, ficaria interessante por exemplo um subwoofer de até 250Wrms tipo assim:

 

Fs: 20 a 25Hz

Qts de 0,3 a 0,4

BL beirando os 20Tm

VAS não chegando a 40 litros (pra trabalhar em caixas bem pequenas mesmo)

Xmax de 12 a 15mm.

 

A sensibilidade poderia ser baixa, compensando com um amplificador com headroom considerável mandando potência limpa.

Quando um sub possui Fs baixo, invariavelmente ele vai ter VAS alto, a menos que vc adicione muita massa nele, aí adeus rapidez e fidelidade no som!...vamos aguardar para ver como se comporta este sub, depois dou andamento em um sub para suspensão!

Editado por DAD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando um sub possui Fs baixo, invariavelmente ele vai ter VAS alto, a menos que vc adicione muita massa nele, aí adeus rapidez e fidelidade no som!...vamos aguardar para ver como se comporta este sub, depois dou andamento em um sub para suspensão!

 

Ah entendi. É por isso que vejo especificações de subs parrudos para subgraves com Fs acima dos 30Hz e VAS baixo.

 

É um sub muito lerdo e sem fidelidade no som não é legal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah entendi. É por isso que vejo especificações de subs parrudos para subgraves com Fs acima dos 30Hz e VAS baixo.

 

É um sub muito lerdo e sem fidelidade no som não é legal!

 

Acredito que não necessariamente,  já que os parâmetros não correspondem em verdade absoluta o comportamento do sub no sistema especialmente ao analisar-se parcialmente/isoladamente os parâmetros !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que não necessariamente,  já que os parâmetros não correspondem em verdade absoluta o comportamento do sub no sistema especialmente ao analisar-se parcialmente/isoladamente os parâmetros !

Sim, tem que escutar para saber a realidade de cada alto-falante, mas via de regra os que ouvi é isso que acontece, sub mono-nota....não é fácil mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah entendi. É por isso que vejo especificações de subs parrudos para subgraves com Fs acima dos 30Hz e VAS baixo.

 

É um sub muito lerdo e sem fidelidade no som não é legal!

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse visual aqui pra mim é o que melhor se encaixaria na proposta:

 

346387-definitive_technology_prosub_100t

 

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como a galera tá falando em projetar um subwoofer não muito potente abaixo dos 400Wrms e como aqui no Brasil é bem difícil de achar subs de baixa potência, mas parrudos, ficaria interessante por exemplo um subwoofer de até 250Wrms tipo assim:

 

Fs: 20 a 25Hz

Qts de 0,3 a 0,4

BL beirando os 20Tm

VAS não chegando a 40 litros (pra trabalhar em caixas bem pequenas mesmo)

Xmax de 12 a 15mm.

 

A sensibilidade poderia ser baixa, compensando com um amplificador com headroom considerável mandando potência limpa.

Não podemos esquecer, sensibilidade baixa, vai precisar de módulos fortes, e baterias extras na mala, foge do foco deste sub que é ter bateria original no carro para todo som!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, tem que escutar para saber a realidade de cada alto-falante, mas via de regra os que ouvi é isso que acontece, sub mono-nota....não é fácil mesmo!

 

Entendo,

comentei especificamente pelo Focal Poligrass que é aclamado em SQ com FS alta e não tem muita vazão, mais toca bem com muita qualidade, ja ouvi apesar de ser praticamente um 10" pois o cone tem pouco diametro x o tamanho do mesmo!

mais enfim percebi que ao invés de insistir que o sub tenha todos parâmetros a principio qse perfeito se deve testar também para ter veredicto

 

 

 

Product Features:

  • Focal 27V2 11" 600 Watt Car Subwoofer (fits most 10" locations)
  • Power Handling:
    • 50-300 watts RMS
    • 600 watts MAX
  • Impedance: Dual 4 ohms
  • Cone Material: Polyglass
  • Surround Material: Butyl rubber
  • Sensitivity: 88 dB at 2.83 watts
  • 84.19 dB at 1 watt
  • Frequency Response: 35 - 500 Hz
  • Vas (liters): 21.32
  • Fs (Hz): 38.51
  • Qts: 0.63
  • Xmax: 11mm
  • Cutout Diameter or Length (inches): 9 3/16
  • Top Mount Depth: 5 1/8"
  • Ideal Sealed Box Volume: 0.71 cu. ft.
Editado por dandrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não podemos esquecer, sensibilidade baixa, vai precisar de módulos fortes, e baterias extras na mala, foge do foco deste sub que é ter bateria original no carro para todo som!

 

:rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Chegando as pçs devagar....Cone do sub é excelente, leve e extremamente rígido, deu trabalho para cortar o encaixe da bobina!

Logo vou atualizando, conforme vou montando aqui!

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...