Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
EliasSoares

Subwoofer em concreto?

Recommended Posts

Galera,

 

Tenho um desafio para terminar um som externo do meu novo apto. Basicamente o som da area externa falta um subwoofer para completar o par de Bose 251, que são excelentes mas obviamente não descem bem.

 

Fora, temos uma churrasqueira, que forma uma "coluna" mas que a parte inferior é desocupada.

 

Pensei em fazer uma caixa com 5 faces em concreto/tijolo, e apenas um baffle de mdf 25mm para fixar o autofalante.

Penso num subwoofer de 12" e caixa selada (a fim de poupar o alto-falante da maresia).

 

Alguém ja viu algum projeto deste tipo? Utilizando tijolo + cimento + reboco, eu conseguiria uma estrutura forte o suficiente para não rachar com a vibração?

Que subwoofer eu posso utilizar nesta medida que seja bastante resistente a intempéries, visto que vou por apenas uma tela simples na frente? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se seria um problema, mas churrasqueira emana bastante calor, la na chacara tem uma que fica encostada em uma das paredes da casa, mesmo com material refratario, a parede pro lado de dentro da casa fica muito quente. Quanto ao uso do concreto, não vejo problemas, teve um amigo que se aventurou fazendo uma caixa com concreto, não sei do processo, mas sei que usou concreto. Diz que a acustica ficou boa, mas o problema é transportar o trambolhão no carro, o que não é seu caso haha

Teria que vedar bem também e tomar cuidado com agua, pois churrasqueira é uma area que sempre precisa de limpeza após o uso.

Acredito que pensando em tudo isso, seja viavel a construção. Mas eu faria uma caixa em mdf para encaixar naquela area, se precisar mudar algo, não vai precisar mexer com cimento novamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O espaço em baixo da churrasqueira é bem grande, mesmo usando um sub de 12" eu não precisaria que a caixa fosse muito perto da parte onde tem a queima em sí.

Outra questão é que essa churrasqueira é usada em raras ocasiões, então o calor, se houver, seria bem ocasional.

 

Diego, o problema da caixa de mdf, é que eu teria que colocar ela em algum lugar, e não tem espaço para isso, apenas esse espaço em baixo da churrasqueira (que é fechado 100% hoje, eu abriria uma "janela" para isso)

 

E pensei em fazer as 5 faces de alvenaria/concreto pois não haveria reverberação.

 

Pensei no baffle em MDF com pintura estilo laca na cor das pastilhas de cerâmica da churrasqueira (um marrom escuro), e um subwoofer com aparencia bonita e descreta, cone rígido (impermeável)...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan Lopes disse que pode fazer sim um sub tanto em madeira, concreto, cofre, etc..., desde que não haja vibração das paredes, tá de boa !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixas de concreto são (ou já foram?) utilizadas em competição. Quão menos as paredes da caixa vibrarem, melhor.

 

O problema aí é o calor, mas eu não imagino que teria problemas. Eu faria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou a favor dessas "gambiarras"...  [-]

 

O Street bass roxinho antigo não da conta? ou quer algo de mais qualidade (não ligando pra valor)...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que utilizando uma espécie de material isolante, vc consegue liquidar o problema com o calor... A respeito das paredes de concreto, uma construção de forma monolítica irá evitar qualquer problema com fissuras e trincas, utilize uma malha de aço como armadura para o concreto, faça uma forma de modo que todas as paredes seja o feitas de uma única vez... Se for o caso pense em revestir todo espaço com o isolante e depois preencha todas as paredes com o concreto... Recomendo a utilização de graute (grouth) que é uma espécie de micro concreto sempre com a utilização da armadura pois ela será responsável pela estabilidade estrutural... Por fim a vedação no interior da caixa logo após o bafle pode ser feita com manta asfáltica ou mastique de vedação, assim vc evita vibrações e trincas.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara...acho q não precisa d tanta firulaa não...a não ser que queira mesmo, só protege do calor se tiver muito excessivo e faz uma "tampa" , ja serve p o que precisa. Isso claro se estiver de acordo com a litragem q precisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugestão:

Faz a caixa pro sub em um "puf" que serve de banquinho.

Coloque 4 rodinhas e uma extensão suficiente. Voilà...

Quando não estiver usando na churrasqueira deixa na sala de casa

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembro-me de uma revista home theater tinha uma reportagem de uma caixa de sub feita de concreto. "o proprietário deixou um espaço especial para os subs" dizia a reportagem, e dava para identificar quatro selenium extreme vermelho de 12".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...