Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
julioalves.sn

Relato de amplificação: Automotivo x Profissional

Recommended Posts

Sim. Z500 é uma boa mesmo, mas aí tem de levar mesa ou mix. Alguns desses mix tem até amplificação e são muito melhores do que a mesa, para o caso de chamar menos atenção, mas igualmente perigosos, para o uso de microfones. Outro dia, numa cidade do interior do MA, uma garota morreu, ao usar microfone descalça e no caso de sítio, em confraternização, quem vem da piscina, não corre mais risco?

 

No YouTube tem alguns exemplos desses rack, como caixa Bob esponja, caixa ou som frigobar, etc.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Cygnus PA1200D e toca 2 Extreme de 15 com pe nas costas !!

 

Sds, 

 

Vinicius Aleixo

Editado por viniciusaleixo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Desenterrando aqui para um update das minhas "experiências".

 

Empolgado com o resultado do A3500, resolvi fazer um update com um amplificador mais potente, acabei fazendo jogo do meu A3500 em um Appotek K6B(1600 rms totais - 2 canais de 800 rms). Voltei 400 reais ao sujeito. Havia feito um ótimo negócio, era o dobro de potência que eu tinha, pensava eu.

 

E bem, na prática, não foi isso que aconteceu...

 

O K6B, mesmo tendo o dobro de potência na teoria, não tocava mais forte meus falantes em todas as frequências, apenas se fizesse um corte hpf a partir dos 150hz, no grave, parecia ser mais fraco do que o A3500 que só tinha 400 rms no canal.

 

É como se o A3500 tivesse 800 rms e o K6B tivesse 400, tocando a partir de 50hz. O A3500 também tem uma pegada mais forte de médio grave gerando uma sensação spl maior em todo conjunto.

 

Após a frustração imensa depois dessa mer** que fiz, cheguei a conclusão que há projetos e projetos. Caso tenham interesse em tocar todas as frequencias com bastante SPL, sugiro buscar amplificadores profissionais de marcas renomadas, Etelj, StudioR, Machine e afins.

 

Depois disso, saí em busca de outro machine, hoje estou com um WVOX A5000 de 1200 rms(2 canais de 600), que toca 2 WPUs 1509 em um canal de 600, melhor e com mais subgrave que um amp automotivo de 1600 rms, falo porque tenho um Taramps TA1600 4 ohms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MAchine por Appotek? Eu não faria isso! Só sairia pra outro machine, StudioR, etelj, Next pro, etc...

 

HPF em 150hz? N entendi!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é Bloom, aprendi essa lição na marra.

 

Sobre os 150hz, essa foi a impressão que eu tive, que esse amplificador pode até dar os 800 rms por canal, mas apenas do médio grave pra cima, diga-se de passagem ele toca lindamente nessas frequências, muito limpo em médios e agudos. O grave dele além de ser meio xoxo, não aparenta chegar nos 800 rms, logo acende o led de clip tocando de 50 Hz pra cima. Por isso o corte inicial em 150hz pelo menos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SAbe o que isso parece ser? Fonte fraca.. ou até mesmo com baixa capacitância... daí quando é exigida ela não aguenta e suja o sinal! Mas quando não é mto exigida (altas), ela consegue suprir!

 

Bom saber, se alguém me perguntar sobre esses amps, já não recomendo! rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser sim, já que se trata de uma potência de 2006, pelo que sei os capacitores vão perdendo sua eficiência ao longo do tempo, me corrija se estiver errado.

 

Por curiosidade já abri a tampa desse Appotek e pude observar uma construção interna bem mais robusta que a do machine, ele pesa 18 Kg, tem uma toroide enorme, 1 dissipador pra cada canal, detalhe que 1 dissipador do Appotek K6B é maior que o do Machine de 1200 rms(os Machine WVOX só usam um dissipador para dois canais), e 10 transistores de cada lado, por dentro o bicho está impecável.

 

Eu ainda estou com o Appotek em casa, talvez seja o caso de substituir esses capacitores e ver o que dá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ser mais pesado não quer dizer muito! Nem ter dissipadores maiores!

 

Se tiver noção de eletrônica, tenta testar a fonte dele... pode ser bronca na fonte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Júlio Alves, o que vc poderia me dizer a respeito das placas dclass classe D,eu tenho uma fonte usina 220 Ampéres ser que um se 3000 tocaria mais do que uma dclass 1500 RMS ou seria a mesma coisa, um abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, as comparações que fizemos foram de amps renomados e de construção parruda! Tipo StudioR, Nashville, Etelj, Machine, etc.

 

Esses amps 'home made' tipo o DClass tocam bem, mas levam coro se comparados a um dos citados acima!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Bloom tudo bem, obg por responder,meu som hoje pra falar a verdade tá uma bos...,tem um oversound Steel 400 RMS e toco com uma Taramps ts800x4 bridge + fonte chaveada 50a,MAs não tem aquele grave gostoso de ouvir e não tem pressão qlguma, só chegando bem perto quase entrando dentro da caixa que vc sente alguma coisa kkkkkk, tenho também uma usina 220 Ampéres que adquiri pra montar um som automotivo residencial, no qual seria a usina mais um módulo sd evo3000 que teria que comprar ainda e custa seus 550 pilas mas meu receio e de eu gastar mais ainda e não ser satisfatório pois já gastei 750 na fonte, eu quero grave de tremer o peito entende?, e já li em vários outros posts que nunca um módulo automotivo rende mais do que um profissional, tem um rapaz vendendo um amplificador wvox a1400 se não me engano ele dá 400 RMS total e 200 por canal, no caso se eu adquirir esse amplificador pra ir tocando o stell 400 por enquanto, ela vai ser melhor do que o setup que tenho hoje Taramps+fonte, aí venderia minha fonte e com o dinheiro dela e mais o do módulo compraria um amplificador só para os graves, esse wvox a1400 está praticamente zero, ele quer 650, no caso o Steel teria 200 RMS a mais eu teria algum problema com isso? Desde já agradeço, um abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me esqueci de comentar, tem 2 amplificadores no mercado livre que o preço e bem atrativo mas não sei se são bons, um da techaudio tpx 1.0 classe a/b 1000 RMS 500 por canal $ 800, e o outro e da newvox pa 2400 classe a/b 1200 RMS 600 por canal por $ 1280. Saberia me dizer se são bons?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, foge desses amps artesanais! Podem ser muito bom ou muito lixo, mas tendem a não ser bons! Pq os que são bons de fato acabam crescendo e criando nome!

 

Busca um Machine, StudioR, Etelj...

 

Quanto ao teu sistema, seria bom ver como tá a caixa. Se foi bem construída e tal. Mas se a caixa estiver ok, pode ser que um amp de qualidade resolva!

 

Veja se tu consegue algum amigo que possa te emprestar um amp pro pra testar no teu sistema! PODE SER que faça toda a diferença! Mas pode ser tb que seja projeto da caixa mal feito ou com falhas (tipo madeira muito fina, etc).

 

Em tempo.: Se for comparar em valores um automotivo 3kw, não compare com um pro 3kw... pq um pro 3kw toca pra mil pessoas com folga! kkk um automotivo pra tocar por um pro 3kw tem que ter ali na casa dos 12kw pra cima!

 

Pro teu sistema, 150˜250w por canais são mais que suficientes! Se encontrar boa oportunidade, pega um de até 400w por canal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me esqueci de comentar, tem 2 amplificadores no mercado livre que o preço e bem atrativo mas não sei se são bons, um da techaudio tpx 1.0 classe a/b 1000 RMS 500 por canal $ 800, e o outro e da newvox pa 2400 classe a/b 1200 RMS 600 por canal por $ 1280. Saberia me dizer se são bons?

Pra que tanta potencia? Quer aumentar o som pra alugar? 600wrms por canal de amp pro é MUUUITO pô! Toca pra 500 pessoas com extrema folga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, foge desses amps artesanais! Podem ser muito bom ou muito lixo, mas tendem a não ser bons! Pq os que são bons de fato acabam crescendo e criando nome!

 

Busca um Machine, StudioR, Etelj...

 

Quanto ao teu sistema, seria bom ver como tá a caixa. Se foi bem construída e tal. Mas se a caixa estiver ok, pode ser que um amp de qualidade resolva!

 

Veja se tu consegue algum amigo que possa te emprestar um amp pro pra testar no teu sistema! PODE SER que faça toda a diferença! Mas pode ser tb que seja projeto da caixa mal feito ou com falhas (tipo madeira muito fina, etc).

 

Em tempo.: Se for comparar em valores um automotivo 3kw, não compare com um pro 3kw... pq um pro 3kw toca pra mil pessoas com folga! kkk um automotivo pra tocar por um pro 3kw tem que ter ali na casa dos 12kw pra cima!

 

Pro teu sistema, 150˜250w por canais são mais que suficientes! Se encontrar boa oportunidade, pega um de até 400w por canal

Entendi Bloom

 

Então essa wvox a1400 de 400 a já seria o suficiente pro meu woofer de 400 RMS.

Essa wvox e machine se não me engano certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra que tanta potencia? Quer aumentar o som pra alugar? 600wrms por canal de amp pro é MUUUITO pô! Toca pra 500 pessoas com extrema folga

Sempre quando pesquiso sobre esse assunto o resultado e que a potência RMS aplicada tem que ser o dobro da potência do auto falante para render no seu máximo, no caso um amplificador de 800 RMS por canal para alimentar um subwoofer de 400 RMS, isso só se refere a projetos automotivos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato! WVox é um modelo da Machine, excelente amp! Tenho 3 delas.. nada a reclamar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre quando pesquiso sobre esse assunto o resultado e que a potência RMS aplicada tem que ser o dobro da potência do auto falante para render no seu máximo, no caso um amplificador de 800 RMS por canal para alimentar um subwoofer de 400 RMS, isso só se refere a projetos automotivos?

Com amps automotivos tem-se que aplicar sempre bem acima do nominal!

 

Eu usava um SD8k prum par de SDS 2.7k de 1350wrms! Eram 2.700wrms de falantes pra 8.000wrms de amp.

 

Já no profissional, um par de SDS não aguenta 1.500wrms cada! É potência DEMAIS, eles tocam no limite literalmente.. tem que deixar o subsonico BEM fechadinho pra não bagaçar o cone/suspensão.

 

 

 

No meu bar eu usava uma Z500 pra tocar o PA da casa, pra ˜300 pessoas. Eram ˜250wrms pro sub e ˜250wrms pra alta.. tocava forte e bonito!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom obg pelas orientações, vou seguir seu conselho.

Vi só agora que vc tinha comentado sobre algum defeito na caixa, ela e retangular porém bem profunda, tem 100 litros, MDF de 18 mm com duto régua em 50 hertz, ela foi bem construída, comprei ela na madeira crua pq eu queria fazer o acabamento.

 

Tenho outras dúvidas tambem, se puder me ajudar eu agradeço.

Além do amplificador quais outros equipamentos tenho que comprar, visto que o dinheiro da fonte que vou vender só vai dar pra comprar o machine a1400,então se pudesse me orientar para comprar somente o que for mais necessário para ir tocando o som.

No começo deste tópico o Júlio comentou que usou apenas capacitores na via de drivers e twitters e o woofer ficou em full, depois ele colocou o JFA pra dividir as frequências onde rendeu mais spl, posso fazer desta forma por enquanto com capacitores ? Ou comprar um crossover automotivo ?, como ficaria a ligação e os cortes?

 

Aliás minha caixa para voz nao tem driver, é um Selenium JBL 8mg600 de 300 RMS que acho que não chega a 300 e um twitter jbl, vc me aconselha a colocar um driver?

 

Me desculpe por tantas perguntas, obg.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que ver também se foram usados parafusos, ou pregos + bastante cola na sua construção! Ainda assim, caixa com pregos tendem a soltar com o tempo, folgar... se uma das paredes dela vibra, perde SPL (energia acústica) em formato de vibração (energia mecânica). Mas se a caixa tá bem firme, sem bronca!

 

 

Tem amps que por si só já podem ser usados direto. A StudioR tem uns com crossover interno, algumas machine já tem entrada RCA. Mas é bacana colocar um Mixer (também chamado de mesa de som) pra regular volumes e tal...

 

E sim, dá pra usar capacitores.. ou se estiver bom de bolso, manda confeccionar um crossover 3 vias... fica melhor! ou podes comprar um pronto, que já vem com regulagens pro driver e tw e dão mais segurança:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1090520685-divisor-de-frequncia-df253h-nenis-3-vias-250-watts-fenolico-_JM?quantity=1

 

Quanto ao driver, sim.. é bem vindo.. pois o tw tem sua resposta ideal partindo de 5k a 7khz, enquanto que o 8" chega bem até uns 2khz, acima disso só olhando o PDF do manual!

 

Eu tentaria trocar o tw por um driver titanium, curto mto o timbre das Ti.. mas é questão de gosto mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alias, vi agora que tu cogitou a A1400.. mas a diferença de valores entre as machine de entrada são MUITO pequenas.

 

 

É algo tipo:

 

200w = 500 reais

300W = 600 reais

400w = 750 reais

600w = 850 reais

 

...aí em resumo você paga uns trocados a mais pra ter tipo 3x mais potência, saca? Os valores acima são fictícios, só pra exemplificar!

 

Mas recomendo que dê uma pesquisada no preço e não se apegue tanto à potência! Tu é de Sampa, OLX daí vive cheia de anúncios bacanas! DE repente, vocÊ pode pegar logo uma A3000 usada no preço da A1400 nova... que já segura teu sistema pra um possível upgrade daqui a n sei quanto anos!

 

E sim! Som profissional se compra focando em usar por 3.. 5.. 10 anos! Automotivo você compra já pensando em vender kkkkk

 

https://sp.olx.com.br/grande-campinas/instrumentos-musicais/potencia-wvox-a1400-by-machine-620287134?xtmc=machine+wvox&xtnp=1&xtcr=1

 

https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/audio-tv-video-e-fotografia/potencia-machine-a2000-wvox-retorno-falante-12-drive-614903104?last=1&xtmc=machine+wvox&xtnp=1&xtcr=2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...