Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
mano soneca

[VW Fox] Focal/ Clarion/ Soundigital

Recommended Posts

Boa tarde

O pessoal não ta dando mt atenção pro topico mas vamos la rs tentar denovo

O set esta parcialmente tocando. Instalei o kit e o sd400.

Porem estou com dificuldade no ajuste do ta. Fui pelo óbvio e medi a distancia do mid e o tw para o ouvido do lado direito e apliquei essa medida pro mid e tw da esquerda (o clarion usa a centímetros pro ta)

O problema esta no seguinte: o palco parece estar totalmente deslocado para a direita. Uso uma gravação de um show acústico para acertar e o cantor que deveria estar no meio do palco (na minha frente, correto?) esta deslocado pra cima do porta luvas aproximadamente dando a impressao do canal esquerdo estar tocando mais baixo até. Tentei arrumar isso com o balanço, melhorou um pouco mas o som parece ficar "xoxo"

Os tw estão na coluna, proximo ao parabrisa off axis cruzando no freio de estacionamento. Usei os suportes de tw q vem no kit e os parafusei na vertical na coluna.

O corte esta em 3,1khz.

Será que os tw estão ma posicionados? Corte errado? Eq?

Espero sugestões, obrigado desde ja

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Relatando de experiência própria. 

Possuo o dvd pioneer avh-x2780bt, tinha medido até os ouvidos e coloquei essa distância lá, mas ficou ruim.

Porém, um amigo meu, me ajudo a regular o TA, e ficou excelente, vejo o palco sonoro exatamente na frente do carro.

Os valores de distância que ele utilizou são bem menores que eu tinha colocado.

Então na minha opinião, não sei se dá certo colocando os valores medindo assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara..no excelon 995 q tinha, ao invés colocar a distancia e adiantar o falante da direira q e o mais distante, colocava a distância que era até em pés, no falante da esquerda, atrasando o lado esquerdo, daí dava o ajuste certo.....me quebrei tbm até entender esse funcionamento dele.

Não sei se o seu é assim tbm....testa ai.

Compartilhar este post

Link para o post

As medidas que eu adquiri de distancia dos falantes do lado direito, eu apliquei nos falantes do lado esquerdo. Essa era outra duvida minha que acabei sanando ontem. Aparelhos em que o ta é medido em distancia (cm) deve-se aplicar a distancia nos falantes mais longes ou nos mais pertos? Mas pelo que andei lendo a distancia aplica-se nos mais perto.

Agora que o amigo Brucerodo disse que os valores de acerto do carro dele ficou bem menor surgiu-me uma ideia: talvez a distancia que eu tenha q inserir seja a diferença de distancia do alto falante esq pro dir. Ex.: Distancia af direito: 100cm

Af esquerdo: 80cm

Distancia no player: 20cm

Quando chegar em casa eu testo isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia

Ontem ajustei o ta conforme o exemplo acima e melhorou bastante. Pra tirar a dúvida se o palco tinha melhorado realmente eu comparei uma musica no fone e o no carro e ficou bem parecido.

Compartilhar este post

Link para o post

a linha SD EVO está tão boa assim pra qualidade de som?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa e barata! Todo mundo q ouve meu set fica de bobeira quando falo q o amp custa menos de 300 cruzeiros. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, esse é meu primeiro set voltado pra sq no qual eu pesquisei muito antes de adquirir os produtos. Tudo visando cxb.

Já tinha em mente adquirir um amp classe d e tinha o audiophonic como escolha, porém depois de ver os comentários sobre os soundigital (que é a metade do preço do audiophonic) acabei optando por ele.

Levando em consideração que minha exposição a sets de qualidade é quase nula e que tenho poucas referências, a minha conclusão é que pra um sq de entrada e bom custo/benefício o soundigital é excelente!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa e barata! Todo mundo q ouve meu set fica de bobeira quando falo q o amp custa menos de 300 cruzeiros. :vts

Alves, sabendo que vc usa o sd no seu set gostaria de fazer uma pergunta: como está o ganho do seu amp?

Aqui no meu esta no mínimo e mesmo assim mandando muita potência. Em musicas de boa qualidade no ipod consigo ouvir em volume alto com pouco menos de 3/4 do volume da hu.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje de manhã comecei a escutar um chiado/distorção no tweeter esquerdo. Poderia ser pelo fato do ganho do amp estar no mínimo?

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é deixar sempre o ganho um pouco acima da metade, dessa forma o amplificador trabalha melhor.

O corte do V30 fica legal próximo disso mesmo, 3.1 / 3.5khz, só que o twt é o TNB.

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é deixar sempre o ganho um pouco acima da metade, dessa forma o amplificador trabalha melhor.

O corte do V30 fica legal próximo disso mesmo, 3.1 / 3.5khz, só que o twt é o TNB.

Amanhã farei testes com o ganho maior no amp pra ver como o kit se comporta.

Compartilhar este post

Link para o post

Alves, sabendo que vc usa o sd no seu set gostaria de fazer uma pergunta: como está o ganho do seu amp?

Aqui no meu esta no mínimo e mesmo assim mandando muita potência. Em musicas de boa qualidade no ipod consigo ouvir em volume alto com pouco menos de 3/4 do volume da hu.

Só olhando, mas snme tá bem baixo.

Compartilhar este post

Link para o post

As medidas que eu adquiri de distancia dos falantes do lado direito, eu apliquei nos falantes do lado esquerdo. Essa era outra duvida minha que acabei sanando ontem. Aparelhos em que o ta é medido em distancia (cm) deve-se aplicar a distancia nos falantes mais longes ou nos mais pertos? Mas pelo que andei lendo a distancia aplica-se nos mais perto.

Agora que o amigo Brucerodo disse que os valores de acerto do carro dele ficou bem menor surgiu-me uma ideia: talvez a distancia que eu tenha q inserir seja a diferença de distancia do alto falante esq pro dir. Ex.: Distancia af direito: 100cm

Af esquerdo: 80cm

Distancia no player: 20cm

Quando chegar em casa eu testo isso...

TA não é só medindo a distância do tw, pois normalmente o af está na porta e se perde o acoplamento, então o ajuste fino é no ouvido.

Considere também que isso será influenciado pelo corte, e pelo eq, pois a distribuição do som entre tw e mid vai mudar o efeito. Vale para altura de palco também.

Cada player pode ter variações em função deles tentarem traduzir o delay de tempo para distância a fim de facilitar o entendimento.

Antes de começar defina posição de escuta (assento do motorista), as demais posições podem ser ajustadas de outra forma, ou em algumas hus serem calculadas automaticamente. Defina o tipo de carro/chassi, e defina a posição que os af estão instalados.

Peça para a hu calcular automaticamente o delay, e parta desse ponto.

Se sua hu não tem estes recurso faça o descrito abaixo.

Faço da seguinte forma: o af mais distante fica sem delay, os som dos demais vão naturalmente chegar primeiro aos ouvidos, e são estes que deverão ser atrasados.

Em um sq tradicional, o sub é o af mais distante, e fica sem delay.

O af do lado do passageiro vai receber um pequeno delay ( não se apegue muito neste ponto, pois a característica omini direcional do sub grave torna o acerto muito difícil de perceber, e ainda tem a formação dele no pm para tornar tudo mais difícil), para quem está começando no TA recomendo deixar zerado.

O af do lado do motorista recebe o maior delay, para ter uma base de ajuste será apenas a diferença de distância ( consulte o manual, pois alguns podem pedir a distância totoal de todos os af e calcular a diferença em milesegundos).

Sugiro alguns experimentos para ganhar experiência, como ir aplicando delay de 2 em 2 cm e observando a parábola que as vozes formam, com isso vai ter o melhor ajuste ( como falei antes a falta de acoplamento não permite o melhor ajuste apenas medindo). Neste processo, perceba também como os instrumentos se espalham, como preenchem os espaços.

Use CDs ou FLAC com gravações de referência. Sempre uso artistas e álbuns que tem arranjos complexos, e bandas com muitos instrumentos, ex:

Gilberto Gil - Caia na Gandaya, Cassia Eller - (álbum duplo me fugiu o nome).

Ajustar TA com MP3 de baixa resolução, bandas tecnicamente ruins, pobres de instrumentação, músicas eletrônicas, Black, etc... Fica muito difícil.

Outra coisa, a voz do cantor é a melhor referência.

Não mexa no balanço, prefira atenuar o ganho se necessário, use depois de ter ajustado o TA.

Sente-se como vc dirige. Tente não ficar olhando para o player ( sua orelha direita ficaria virada para o banco de traz, acredite, dá diferença). Não encoste a cabeça no encosto, a menos que você realmente dirija assim.

Não fique com suas pernas cobrindo o mid esquerdo, a não ser que dirija assim.

Essa é minha pouca e sofrida experiência com TA, já apanhei muito, gastei muuuuitas horas nisso, mas estou melhorando hehehehehehehehe.

Editado por apalareti

Compartilhar este post

Link para o post

TA não é só medindo a distância do tw, pois normalmente o af está na porta e se perde o acoplamento, então o ajuste fino é no ouvido.

Considere também que isso será influenciado pelo corte, e pelo eq, pois a distribuição do som entre tw e mid vai mudar o efeito. Vale para altura de palco também.

Cada player pode ter variações em função deles tentarem traduzir o delay de tempo para distância a fim de facilitar o entendimento.

Antes de começar defina posição de escuta (assento do motorista), as demais posições podem ser ajustadas de outra forma, ou em algumas hus serem calculadas automaticamente. Defina o tipo de carro/chassi, e defina a posição que os af estão instalados.

Peça para a hu calcular automaticamente o delay, e parta desse ponto.

Se sua hu não tem estes recurso faça o descrito abaixo.

Faço da seguinte forma: o af mais distante fica sem delay, os som dos demais vão naturalmente chegar primeiro aos ouvidos, e são estes que deverão ser atrasados.

Em um sq tradicional, o sub é o af mais distante, e fica sem delay.

O af do lado do passageiro vai receber um pequeno delay ( não se apegue muito neste ponto, pois a característica omini direcional do sub grave torna o acerto muito difícil de perceber, e ainda tem a formação dele no pm para tornar tudo mais difícil), para quem está começando no TA recomendo deixar zerado.

O af do lado do motorista recebe o maior delay, para ter uma base de ajuste será apenas a diferença de distância ( consulte o manual, pois alguns podem pedir a distância totoal de todos os af e calcular a diferença em milesegundos).

Sugiro alguns experimentos para ganhar experiência, como ir aplicando delay de 2 em 2 cm e observando a parábola que as vozes formam, com isso vai ter o melhor ajuste ( como falei antes a falta de acoplamento não permite o melhor ajuste apenas medindo). Neste processo, perceba também como os instrumentos se espalham, como preenchem os espaços.

Use CDs ou FLAC com gravações de referência. Sempre uso artistas e álbuns que tem arranjos complexos, e bandas com muitos instrumentos, ex:

Gilberto Gil - Caia na Gandaya, Cassia Eller - (álbum duplo me fugiu o nome).

Ajustar TA com MP3 de baixa resolução, bandas tecnicamente ruins, pobres de instrumentação, músicas eletrônicas, Black, etc... Fica muito difícil.

Outra coisa, a voz do cantor é a melhor referência.

Não mexa no balanço, prefira atenuar o ganho se necessário, use depois de ter ajustado o TA.

Sente-se como vc dirige. Tente não ficar olhando para o player ( sua orelha direita ficaria virada para o banco de traz, acredite, dá diferença). Não encoste a cabeça no encosto, a menos que você realmente dirija assim.

Não fique com suas pernas cobrindo o mid esquerdo, a não ser que dirija assim.

Essa é minha pouca e sofrida experiência com TA, já apanhei muito, gastei muuuuitas horas nisso, mas estou melhorando hehehehehehehehe.

Cara, agradeço sua resposta!

Essa hu que tenho não possui auto ajuste pro t.a e para ajustar vc aplica a distancia no af que terá o sinal atrasado. Pois bem, inicialmente tinha medido as distancia dos af direitos e aplicado aos esquerdos: uma bosta. Depois de quebrar muito a cabeça medi a distancia de todos tw e todos mids e apliquei o delta de distancia entre eles, ex: distanci tw dir: 150cm

Tw esq: 120cm

Então apliquei a distancia de 30 cm no t.a para tw esquerdo. Fiz isso tambem com os mids. Apliquei tambem atraso no mid direito pra corrigir a diferença entre ele e o tw direito.

Melhorou, mas ainda não estou satisfeito. Em algumas musicas (ou apenas partes de uma musica) tenho realmente a sensação de estar com o palco centralizado.

Acredito que a posição dos tw estejam atrapalhando tudo. Não estou espantado por isso rs.

Mas, depois de 1 semana com o kit tocando e ouvindo e fuçando mais ou menos 1 hora por dia, o que mais me chamou a atenção é que os tweeters estão ficando cada vez mais agressivos. No primeiro instante que ouvi o kit (sem ajuste algum de eq ou ta, apenas o corte) eu fiquei contente com a definição. Porém hoje não estou tão contente assim.

Bom, ainda faltam a instalar o amp mono e o sub. Talvez mude alguma coisa na minha percepção do set. E vou tocando o kit na esperança do tw amaciar e melhorar sua sonoridade.

Compartilhar este post

Link para o post

Mano cada carro é um carro né, mas quem sabe possa te ajudar.

Não lembro valores exatos mas meu T A está assim.

Lado direito: TW 2,5 cm e mid 5,0 cm

Lado esquerdo: TW 30 cm e mid 50 cm

Uso o mesmo amplificador que você, bi amplificando o kit e meu ganho não tá no mínimo mas está mais baixo.

Ah meus tw estavam meu sobressaindo também, não agressivo mais meio alto, depois que realizei o T A eu atenuei eles no player, deixando eles mais controlado.

Editado por Brucerodo

Compartilhar este post

Link para o post

Mano cada carro é um carro né, mas quem sabe possa te ajudar.

Não lembro valores exatos mas meu T A está assim.

Lado direito: TW 2,5 cm e mid 5,0 cm

Lado esquerdo: TW 30 cm e mid 50 cm

Uso o mesmo amplificador que você, bi amplificando o kit e meu ganho não tá no mínimo mas está mais baixo.

Ah meus tw estavam meu sobressaindo também, não agressivo mais meio alto, depois que realizei o T A eu atenuei eles no player, deixando eles mais controlado.

Meu t.a está mais ou menos assim tb. Hoje peguei pra ajustar o ganho e o tw continua no minimo e os mids estao com uns 3/8 do ganho. Percebi uma melhora nos médios mas agora percebo alguns instrumentos vindo da porta.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite pessoal

Depois de mais de 1 mes com o kit tocando e estou bastante satisfeito mas ainda quero mais. Acabei de encomendar os Leyline Giza para os mids e os tweeters. Como pretendo ficar com o SD400 por um bom tempo ainda, comprei os cabos com 1m e vou alojar o amp dentro do painel embaixo da onde seria o air-bag do passageiro.

Gostaria de aproveitar e dar um up nos speaker cable dos tweeters. Estou usando Shok Classic 16awg. Qual condutor seria adequado para altas frequências?

Estive vendo Turbilion Ice 16... Canare... Tem também os Supra na madisound... Valeria esses up ou estou indo além demais dos esquipos "basicos" como hu, kit etc?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara..também apanhei pra ajustar o ta do 995 no começo, cada player funciona diferente os ajustes.

No meu caso a distância medida não dava certo, fui fazendo de ouvido mesmo, usei um cd da paula fernandes, a voz é bem fácil de identificar de onde vem, meu delay ficou no lado do motorista mesmo, so não lembro medidas e o meu era em Pés ainda..kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Cara..também apanhei pra ajustar o ta do 995 no começo, cada player funciona diferente os ajustes.

No meu caso a distância medida não dava certo, fui fazendo de ouvido mesmo, usei um cd da paula fernandes, a voz é bem fácil de identificar de onde vem, meu delay ficou no lado do motorista mesmo, so não lembro medidas e o meu era em Pés ainda..kkkk

Cara, uma coisa que me tira do serio são medidas em polegada, pés... Essas coisas de americano/ingles rs

Depois desse tempo mexendo no player percebi que a medida que eu media deixava o palco "centralizado" na minha frente... Fui ajustando e ja consegui levar ele mais pro meio do painel. Porém, o mais importante ainda não fiz que é testar o posicionamento dos tws... Kkkkkk o importância é que estou aprendendo, mesmo não postando nada aqui eu entro todo dia e vasculho tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Kkkk....cada um usa uma unidade metrica...só p lascaa nois...rsrsss

Cara, isso é muito bom, essa é a essência do SQ, aprender sempre.

E a melhor forma de saber o q é melhor ou pior é ver na prática....

Bora tocaa o projeto ai q devagar vai ficando bom!

Compartilhar este post

Link para o post

Kkkk....cada um usa uma unidade metrica...só p lascaa nois...rsrsss

Cara, isso é muito bom, essa é a essência do SQ, aprender sempre.

E a melhor forma de saber o q é melhor ou pior é ver na prática....

Bora tocaa o projeto ai q devagar vai ficando bom!

A prática é essencial pra qualquer coisa! Ultimamente antes de efetuar qualquer compra pro set fico me questionando se ele fará diferença no audio... bom... Pra mim que não tenho referencias fica dificil saber então o unico jeito é comprar e tirar a prova. Foi assim com os rca (estou trocando Stinger 4000 series pelos LL Giza) e assim que testa-los vou partir para a troca dos speaker cable dos tweeters.

E assim vai... Rs

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é...igual eu, pra saber se é bom ou não, tenho q comprar e testar....não tem ninguém proximo q tenha Sq pra referência.

Compartilhar este post

Link para o post

Chegaram os LL Giza e...post-78028-1473373145,2345_thumb.jpeg

Apaixonantes...

Encomendei tb um par de full ranges eastech para fazer testes... 42 reais o par

E realizei o sonho de compra uma tupia. O jeito é meter as caras...

Compartilhar este post

Link para o post

Showw os cabos!!!

Ferramentas nunca é demais.....preciso comprar uma dessa p mim, tenho algumas ferramentas aqui tbm, da p brincar bastante.rsrsssss

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...