Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jnn

Migrando para Trio

Recommended Posts

Isso tudo é muito relativo...

Acho um desperdício um som respondendo a partir de 56hz com alto falantes de 18.

Mas enfim, como foi projetado tudo certinho tem tudo pra ficar bom pra seu gosto!!!

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

RAP e FUNK puxa BEM abaixo de 55hz! hahahaahhaa

Vai sentir falta!

Compartilhar este post

Link para o post

Então... ele mando um gráfico aqui, mas eu nem entendo. Imagino que seja por causa do tamanho da cx

post-85843-1468463231,8476_thumb.jpg

Editado por jnn

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente caixa pra um médio grave! hahahahaah

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá, a mala de um Ka não é tão grande como alguns pensam, eu já tive um e já desmontei o carro inteiro para montar som então me sinto confortável em comentar. Para dois falantes de 15 consegui cerca de 72L livres utilizando toda a mala e deixando o encosto na posição original, com os falantes de 18 e encosto reto deu pra tirar 96L livres.
Mantendo o volume e abaixando a sintonia como alguns sugeriram, vamos perder um pouco de volume livre por causa do maior comprimento do duto, a caixa vai ficar mais flat e perder aquela pegada natural entre 60 e 80hz. Se eu ver dois de 18 em mala apartada reproduzindo forte abaixo de 50hz pra fora eu tenho que dar parabéns pra quem conseguiu essa façanha.

Gráficos da caixa da sugestão x Atual

15cdcus.jpg

Gráficos excursão c/ potencia nominal

2qi5ki0.jpg

Como foi sugerido fazer a caixa com sintonia mais baixa e posteriormente dar o tempero no EQ vamos ver como que ficou. Q 2.2 e ganho de 2.5

zt9qah.jpg

Agora vamos ver o que acontece com a excursão depois de aplicado o EQ parametrico

eaiqly.jpg

Eu concluo que nessas condições abaixar a sintonia sem alterar o volume da caixa não vamos melhorar significadamente o resultado nas baixas, vamos apenas deixar a caixa mais flat, e para o uso automotivo todos sabemos que não podemos deixar o desempenho de lado, de nada adianta ter a caixa mais planinha e perfeitinha do mundo se nao temos SPL, como o espaço é confinado temos que apelar para sintonias um pouco mais altas, quem esta no ramo sabe o que eu estou falando!!!

Qualquer duvida estou a disposição

Compartilhar este post

Link para o post

2 falantes de 18" tocando subgrave em mala apertada?

Easy! Isobárica! Mas em contra partida, vais ter que alimentar 4x18" pra ter o SPL de 2x18".

A caixa isobárica faz o falante "enxergar" o dobro da caixa! Logo, 4x18" em isobárica vão tocar como 2x18" porém, se a caixa total tiver 120 litros, os 2x18" vão enxergar 240 litros!

Em tempo, acharia mais interessante 18 + 12 + ti.. do que 2x15" com sintonia alta

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá, a mala de um Ka não é tão grande como alguns pensam, eu já tive um e já desmontei o carro inteiro para montar som então me sinto confortável em comentar. Para dois falantes de 15 consegui cerca de 72L livres utilizando toda a mala e deixando o encosto na posição original, com os falantes de 18 e encosto reto deu pra tirar 96L livres.

Mantendo o volume e abaixando a sintonia como alguns sugeriram, vamos perder um pouco de volume livre por causa do maior comprimento do duto, a caixa vai ficar mais flat e perder aquela pegada natural entre 60 e 80hz. Se eu ver dois de 18 em mala apartada reproduzindo forte abaixo de 50hz pra fora eu tenho que dar parabéns pra quem conseguiu essa façanha.

Gráficos da caixa da sugestão x Atual

15cdcus.jpg

Gráficos excursão c/ potencia nominal

2qi5ki0.jpg

Como foi sugerido fazer a caixa com sintonia mais baixa e posteriormente dar o tempero no EQ vamos ver como que ficou. Q 2.2 e ganho de 2.5

zt9qah.jpg

Agora vamos ver o que acontece com a excursão depois de aplicado o EQ parametrico

eaiqly.jpg

Eu concluo que nessas condições abaixar a sintonia sem alterar o volume da caixa não vamos melhorar significadamente o resultado nas baixas, vamos apenas deixar a caixa mais flat, e para o uso automotivo todos sabemos que não podemos deixar o desempenho de lado, de nada adianta ter a caixa mais planinha e perfeitinha do mundo se nao temos SPL, como o espaço é confinado temos que apelar para sintonias um pouco mais altas, quem esta no ramo sabe o que eu estou falando!!!

Qualquer duvida estou a disposição

Matheus não é que a caixa foi projetada de forma errada, apenas questão de opinião acho realmente um desperdício utilizar 18 a partir em 56Hz;

Porém levando-se em consideração sua competência já comprovada em outros projetos e as adversidades na aplicação, como por exemplo, o espaço disponivel para confecção da caixa, tem tudo pra ter um resultado satisfatório.

Em sonorização e principalmente na via de graves, é tudo muito complexo em pequenas quantidades de falantes, nunca existirá uma caixa perfeita!!!

PS.: Sobre o processamento ao qual me referi, acredito que um "Q" menor não traria problemas à excursão do cone.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, já dei minha opnião nesse tópico e concordo 100% com o matheussom. Como eu disse anteriormente, não existe milagre em som, principalmente automotivo.

Não adianta querer tocar abaixo de 50hz com 2 de 18 que você vai perder muito SPL, muitas vezes não compensa.

Como o jnn escuta mais sertanejo e house, a caixa com sintonia em 56hz vai atender muito bem ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Sintonia em 56hz não significa que a caixa vai tocar 56hz! Veja o gráfico! Pico nos 70hz acima!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, já dei minha opnião nesse tópico e concordo 100% com o matheussom. Como eu disse anteriormente, não existe milagre em som, principalmente automotivo.

Não adianta querer tocar abaixo de 50hz com 2 de 18 que você vai perder muito SPL, muitas vezes não compensa.

Como o jnn escuta mais sertanejo e house, a caixa com sintonia em 56hz vai atender muito bem ele.

O que mais se vê aqui no nordeste são caixas picudas assim, eu mesmo já usei caixas dessa forma, e concordo plenamente com vc quando diz que não existe milagre.

O que existe é o desafio de se chegar o mais próximo possível da perfeição.

E principalmente, gosto não se discute!

Compartilhar este post

Link para o post

Sintonia em 56hz não significa que a caixa vai tocar 56hz! Veja o gráfico! Pico nos 70hz acima!

Sim, eu sei. Porém nos 54hz pelo gráfico ta tocando -3db, o que sinceramente não é ruim. O que tem que entender é que nem todo mundo quer um "PA automotivo", som todo flat. Esse pico nos 70hz muitas vezes é bem vindo, principalmente em músicas sertanejas rs.

Pelas simulações, sintonizar mais baixo a caixa ia render pouquíssima coisa a mais na faixa dos 50hz e perderia muito em alta, na minha opinião, não compensa por se tratar de apenas dois woofers.

Compartilhar este post

Link para o post

2 falantes de 18" tocando subgrave em mala apertada?

Easy! Isobárica! Mas em contra partida, vais ter que alimentar 4x18" pra ter o SPL de 2x18".

A caixa isobárica faz o falante "enxergar" o dobro da caixa! Logo, 4x18" em isobárica vão tocar como 2x18" porém, se a caixa total tiver 120 litros, os 2x18" vão enxergar 240 litros!

Em tempo, acharia mais interessante 18 + 12 + ti.. do que 2x15" com sintonia alta

kkkkkkk bloom já ta difícil colocar 2, 4 então nem se fala,  uma carretinha com 4x18 e sem restrição de tamanho ai sim seria bacana, podendo trabalhar uma caixa pra descer bem sem perder puch nas altas.

Matheus não é que a caixa foi projetada de forma errada, apenas questão de opinião acho realmente um desperdício utilizar 18 a partir em 56Hz;

Porém levando-se em consideração sua competência já comprovada em outros projetos e as adversidades na aplicação, como por exemplo, o espaço disponivel para confecção da caixa, tem tudo pra ter um resultado satisfatório.

Em sonorização e principalmente na via de graves, é tudo muito complexo em pequenas quantidades de falantes, nunca existirá uma caixa perfeita!!!

PS.: Sobre o processamento ao qual me referi, acredito que um "Q" menor não traria problemas à excursão do cone.

Heheh, diego pessoal que me conhece sabe que sou adepto das caixas grandes, gosto de fazer os de 18 descer, mas tem certas situações que inviabilizam isso, então temos que nos virar pra tentar chegar o mais próximo do que o cliente deseja, mas eu entendo sua opinião rsrs. Me lembro que a muito tempo atras o bloom chegou a testar o eros 2.7 em caixas menores, acho que cerca de 90L e ele tinha comentado que pra muitos estilos se saia muito bem e etc.., eu ja usei sds com caixa de 120 livres e fica realmente um tesão, grave com bastante corpo, mas acredito que o som do KA no conjunto da obra vai ficar muito bom, os falantes vão acoplar bacana e cruzando o médio grave vai ficar show. Eu até cheguei a testar com o Q menor porem na freq central realmente acaba exigindo bem do falante rsrs, as vezes menos significa mais kkkkkkk, tentar ajustar as caixas para utilizar o minimo de filtros posteriormente é bem valido.

Exatamente mario, chegou no ponto onde eu queria, o som como muitos sabem o cobertor é curto, então na hora da conversa com o proprietário do som analisamos o que vai ser benéfico pro gosto dele, resposta, desempenho ou um pouco dos dois? e isso inclui as outras variáveis como, espaço disponível, equipamentos no geral e por ai vai.. mas esse som vai ficar show, nosso amigo esta fazendo ele no capricho, tem tudo pra tocar bem.

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkk bloom já ta difícil colocar 2, 4 então nem se fala,  uma carretinha com 4x18 e sem restrição de tamanho ai sim seria bacana, podendo trabalhar uma caixa pra descer bem sem perder puch nas altas.

Não pô, numa caixa isobárica os falantes ficam "colados" dois a dois. Sendo que a caixa é MENOR que pra um!

Isobaric.png?1316831295

Usando essa configuração você pode usar METADE da caixa necessária!

Exemplo: Se a caixa necessária é 120 litros, com essa configuração você pode aplicar uma caixa de 60 litros na mesma sintonia que os falantes vão tocar como se estivessem na de 120 litros!

Se a caixa necessária for 90 litros, pode aplicar uma de 45 litros!

O único ponto negativo é que você precisa alimentar 2 falantes que no final vão tocar como um só! Sacou?

Compartilhar este post

Link para o post

Não pô, numa caixa isobárica os falantes ficam "colados" dois a dois. Sendo que a caixa é MENOR que pra um!

Isobaric.png?1316831295

Usando essa configuração você pode usar METADE da caixa necessária!

Exemplo: Se a caixa necessária é 120 litros, com essa configuração você pode aplicar uma caixa de 60 litros na mesma sintonia que os falantes vão tocar como se estivessem na de 120 litros!

Se a caixa necessária for 90 litros, pode aplicar uma de 45 litros!

O único ponto negativo é que você precisa alimentar 2 falantes que no final vão tocar como um só! Sacou?

Essa questão de caixa isobárica ainda não estudei.

Tem algum artigo a recomendar?

Conhecimento sempre é válido!

Compartilhar este post

Link para o post

Que eu me lembre na isobárica push pull realmente usa-se metade do volume ela mantem a Fs fo falante como se os dois fossem um só so que o rendimento cai pela metade ai não vejo vantagem em usar esse tipo de caixa, gastar 2 falantes, usar o dobro de potencia,bateria, peso.... pra ter rendimento de 1 falante?

Eu pegaria um falante menor se o problema é volume.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Que eu me lembre na isobárica push pull realmente usa-se metade do volume ela mantem a Fs fo falante como se os dois fossem um só so que o rendimento cai pela metade ai não vejo vantagem em usar esse tipo de caixa, gastar 2 falantes, usar o dobro de potencia,bateria, peso.... pra ter rendimento de 1 falante?

Eu pegaria um falante menor se o problema é volume.

Foi o que citei lá em cima!

Compartilhar este post

Link para o post

Quando terminar não pode faltar um video e as suas impressões aqui ;)

Então man, a caixa ficou pronta e não aguentei espera kkk

Liguei os sds as d250-xio e os st400, 300a moura.

Começo do mês vou pegar os esx410 e o módulo ainda vai ficar para o próximo.

Esta descendo bem e ao mesmo tempo um lindo atack.

Vou postar aqui só quando instalar os médio. Mas se quiser uma prévia chama no whatsApp haha (44)9825-9875

Agradeço a todos pelas discussões no post, além de todas as dicas e ajudas, aprendi muito com todos. ✌

Compartilhar este post

Link para o post

Posta no YTB e cola aqui!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Carreguei torcendo pra que não fosse música de racha!

Cuidado, essa música lasca o som todo! Muita distorção que o "clip" não pega!

E cuidado ainda mais com esse x-max sempre no limite!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...