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GU GARCIA

Dúvida - Posição de caixa dutada

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Boa noite, tenho um celta e uma caixa dutada com um subwoofer, queria saber qual a melhor posição pra deixar a caixa, pesquisei na internet e achei uma discussão sobre isso, dizendo que encostando a caixa na tampa do porta malas aumenta o grave, queria saber se alguem usa assim e se realmente funciona, gosto de grave prolongado e incorpado. Obrigado.

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Acompanhando. Tenho dúvidas em relação a isso também e na posição dos dutos.

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eu ja fiz muitos testes similares com o meu pioneer 400wrms e o melhor resultado que tive foi a caixa de costas para a tampa do porta mala o falante e duto pra dentro do carro!!! em spl nem tanto mas se torna um grave mais firme limpo e gostoso de se ouvir !!! axo que tem aver com as ondas sonoras tende a ficar mais direcionais !!!

 

nunca coloque a caixa na parede direita ou esqueda da mala se perde spl consideravel !

 

o carro que tinha era um palio

Editado por BRUNIN'S

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O link é de um artigo publicado no AutoSom.

http://autosom.net/artigos/posic_sub.htm

 

Mais, garanto que nada melhor do que os bons e velhos testes. Pode acontecer de determinada posição ficar melhor em determinado carro, mas em outro não.

Então, vamos aos testes.

 

Abraços.

Editado por MarcosP_

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Minha caixa estou querendo montar na posição tradicional, mas com os dutos na parte superior, voltados pro teto. Influencia na resposta da caixa?

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Na resposta, não. Pode por algum motivo dar algum tipo de "ganho" por conta do direcionamento ou algo do tipo. Mas, recomendo usar na posição "tradicional".

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Em testes, no geral o posicionamento tradicional, sub e duto virados pra trás, se sai melhor em spl, mas gosto tambem usar virado pra cima, a tampa do porta malas não fica tremendo tanto.

Editado por diego.twim

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Tenho um Celta também,e uso os subs pra cima e os dutos virados para tampa da mala na parte inferior,acho que assim a tampa vibra menos ,mais falam que com os subs virados pra mala tem mais spl.

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Eu uso o sub e duto voltado para o motorista, senti mais subgrave, o sub pra cima eu senti mais SPL, mas vibrava o carro menos em low beis, virado pra tampa não dá, a borda pega no PM, falando pra vc, senti a mesma coisa, o sub virado tanto para o motorista e PM

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Já quebrei bastante a cabeça com isso, e é difícil prever uma posição para todos os carros, pois depende primeiro se é sedan ou não.

Depois depende do tipo da caixa, do tamanho do carro, do acabamento do carro, e da construção (lata).

Mas o que parece ser comum em todos os casos é que apontado para a tampa traseira é onde costuma ter o melhor resultado, principalmente quando há tratamento da tampa, ou seja, a parede que estiver a frente do sub precisa ser rígida para refletir o grave, caso contrário podemos acabar tendo resultado melhor apontando para a coluna do amortecedor, ou jogando direto para dentro do carro.

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Nas minhas experiencias os falantes e dutos virados para o motorista mataram o grave. Atualmente os meus estão virados para o teto, achei que ficou mais musical do que virados pra tampa traseira.

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Então pessoal, realizei alguns testes.....lembrando que o meu carro é um celta e tem o porta mala bem pequeno.

 

caixa virada para o PM encostada no banco: grave incorpado dentro e fora.

caixa virada para o PM encostada na tampa do PM: grave "seco" dentro e fora incorpado. (mas a tampa vibra muito e acaba ficando feio)

caixa virada para cima: grave fraco dentro e fora (tenho um tampão de mdf sem passagem nenhuma).

caixa virada para o motorista encostada na tampa do PM: grave incorpado dentro e fora fraco.

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No Gol utilizei a caixa e duto virados pra cima e achei que perdeu bastante SPL.

 

 

Com o sub voltado pra tampa ficou bem melhor.

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