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Dicas para Preparar Motor Fiasa

13 respostas neste tópico

#1
InsaNeZ

InsaNeZ

    novato

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Salve galera, faz um tempo q n entro no forum, mas voltei pra pedir algumas dicas de quem manja do Fiasinha.

Acabei trocando a palio 1.0 16v em um palio 1.0 Fiasa por motivos pe$$oais kk Agr que to com o carro faz uma cota n qro me desfazer dele nem ferrando. Motorzinho dele gosta e muito de girar ( detalhe q curto muito no carro ) Da pra fazer umas brincadeiras e assustar muito nego por ai, mas falta uma força pra fazer ele girar mais e andar melhor.

 

Enfim, queria dar uma aspirada de leve nele antes de partir pra superalimentação.

 

Tava pensando em colocar um vira do premio/uno/elba 1300 (curso de 71,5 contra 54,6 original), dar uma rebaixada no cabeçote e remapear. Isso pra tentar arrancar uns 15,20cv e aumentar o maximo de torq possivel. Ja vi uns premio turbo girando 8k entao n ligo mto pra essa diferença de curso. Sera q rende bem ?

 

Fora q dps tbm tava pensando entre turbinar e colocar um supercharger, ja vi um palio 1.5 com sc enchendo 0,3 e o bagulho andava muitooooo, mas nunca vi esse motor 1000 com turbo ou sc (preparado decentemente), deve render muuuuito mais q o supercharger ? Pq a diferença de cu$to e bem maior. Nao entendo muito de sc, mas pelo q sei ele sobe a pressao conforme o giro do carro, ja q ele e ligado na correia do vira, entao pra um carro girador, tendo a força pra bate giro rapido ele deve ter uma boa pegada certo ? (me corrijam se estiver errado)  

 

Eai, quais as dicas ?


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#2
diego.twim

diego.twim

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Turbina e seja feliz. Nem mexe com virabrequim e supercharger. Supercharger fica esperto em baixa, mas fica mais gastão (sem falar no barulho feio), uma turbina pequena fica o esquema, essa grana do virabrequim ja usa pra melhorar outras coisas, embreagem, intercooler, alimentação, etc.. Não vai ser O canhão, mas ja fica bem divertido e vai andar muito mais que qualquer preparação aspirada que voce fizer em um motor 1.0


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#3
sosomrio

sosomrio

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Vai de Garrett GT 12 fica top! Modulo suplementar que vc escolher e pau na maquina!


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#4
InsaNeZ

InsaNeZ

    novato

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Vlw galera. Minha preferencia sempre foi turbo kk mas oq me impede mais de colocar um e o $$. Mas acho q uma turbina mto pequena n ia render em alta q e o forte desse carro. Tenho ideia de por uma maiorzinha, das q vao nos 1.4, acho q na hora q encher ele deve sumir kk. Ou no caso de usar um sc uma pressao de 1bar ja deixa forte, o bom e q ele fica esperto em baixa e alta, mas n sei como ia render nesse carro comparado ao turbo.

 

Quanto a preparação aspirada, e so de inicio msm, mas tbm nem sei quanto sai pra abrir o vira do fiasa. E pra mecher com turbo ou sc tem q mudar freio,embreagem,vela,bico,intercooler e outras coisas q nao tenho como pegar agora. Por enquanto pelo q vi oq sai mais em conta e um sc, pq e barato e nem precisa de muita coisa. Fora q ia ficar diferente ne kk


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#5
Kleberlpa

Kleberlpa

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Mexer com vira só vale a pena se você for refazer o motor... ou seja, pelo menos uma usinagem básica nas câmaras, troca de casquilhos, bomba... dependendo de quanto já rodou vai valer muito a pena também. É um serviço pra morrer em uns 3 mil, mas pra ter um motor novo. E é melhor um motor novo do que um velho preparado... porque o velho vai pro saco e aí são dois gastos...

 

Um vira do 1300 ou do 1500 vai deixar seu motor girando menos (mesmo com o 1300 dentro da R/L ideal! O 1300 ainda é um puta girador, mas o 1500 não). Eu manteria o vira do 1000zão mesmo, e aí uma turbina, já que você gosta de motor girador. Se o motor está com boa saúde, é só partir pra uma preparação básica, com turbina, coletor, bico suplementar e uma HIS gerenciando tudo, mais uma piggyback simples pra resolver o problema do sensor MAP quando a pressão for positiva.

 

Rodando com 0,4-0,6 não é preciso se virar com zilhões de bombas, escape e etc. O custo fica mais ou menos previsível.


Editado por Kleberlpa, 08 maio 2016 - 23:08 .

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#6
diego.twim

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Não adianta girar e não ter torque. Supercharger tem um gasto muito maior que o turbo e turbina grande pra cidade fica um lixo, pegar aquele subidao com um carro xoxo em ter que reduzir pra 1a é fo**, no máximo uma t2.
Enfim, se quer andar forte mesmo o mais viável é pegar um motor maior pra preparar, o 1.0, sem gastar horrores, não vai ficar tão forte.

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#7
Kleberlpa

Kleberlpa

    Quenga réia

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Dependendo do estado atual do seu motor, talvez a solução mais em conta se chame SEVEL. Um sevel 1600 do Tipo e uma retífica, no seu câmbio 1.0, deve ficar tesão.

 

Mas aí já falamos numa brincadeira que vai ficar na casa dos 5 mil, mas que vai andar mais que o milão turbinho.


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#8
diego.twim

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E outra, uma preparação, qualquer que seja, vai dinheiro, ou pra fazer bem feito, ou pra remediar as cagadas. Então melhor fazer bem feito ou não fazer (minha opinião)

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#9
diego.twim

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Dependendo do estado atual do seu motor, talvez a solução mais em conta se chame SEVEL. Um sevel 1600 do Tipo e uma retífica, no seu câmbio 1.0, deve ficar tesão.

Mas aí já falamos numa brincadeira que vai ficar na casa dos 5 mil, mas que vai andar mais que o milão turbinho.


Cara, problema é achar um sevel em bom estado, sem nada pra fazer. Mas acredito que fique por volta disso que você falou em custo. Sobre andar mais que o 1.0 turbo, eu duvido hahah

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#10
Kleberlpa

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Cara, problema é achar um sevel em bom estado, sem nada pra fazer. Mas acredito que fique por volta disso que você falou em custo. Sobre andar mais que o 1.0 turbo, eu duvido hahah

 

Sevel no câmbio curtinho vai andar PACARAIO! Só em estrada que vai ficar chato, mas na cidade é caceteiro!

 

Em comparação com o milzinho kit mortadela, anda mais sim. E se for investir mais sério num kit, aí é perda de tempo manter 1.0... mais jogo socar o vira do 1300 e vir com um um quilinho civil numa injeção programável simplezinha... Só que os custos vão subindo.

 

Sevel é outro patamar... dá pra descer pra 1.4 turbo (configuração do Uno), girador e resistente, dá pra ir pra 1.9... ou manter o confiável 1600, intermediário entre torque e giro. Um sevel completo do Tipo, com os chicotes, não sai tão caro, vai ter que fazer retífica (não tem jeito, nem que seja polimento do vira, acerto e brunimento das camisas, mais anéis, casquilhos e bomba de óleo novos, o que ficaria abaixo dos 2500 pra fazer) e montar (mais uns 400 a 700 de MO).

 

A vantagem é a confiabilidade... motor novo, rodando liso e bem esperto... 


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#11
diego.twim

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Cara, tive um gol 1.0 turbinado que andava hein. Calibra, a3, etc era difícil andar junto, problema maior era final que o cambio cortava a 5a. Teve um gol turbo de fabrica, de pela nascar, de 150cv, esse meu gol abriu 2 carros dele. 1.0 bem feito fica tesão e nem precisa gastar horrores.

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#12
Kleberlpa

Kleberlpa

    Quenga réia

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Sem dúvidas que anda, mas pode andar mais pelo custo... especialmente se o motor já estiver bem rodado. Enfim, vai muito da expectativa de custos também, uma coisa é preparar VW e outra Fiat. Se o seu era o 16v, já tinha muita coisa "pronta" pra ele, já que compartilhava o bloco com a versão turbo, pro Fiasa não tem muita opção no mercado.


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#13
blOom

blOom

    Em busca do SQtrio!!!

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Dica boba: Não era melhor tentar arrumar um motor mais parrudo "de nascença"?

Exemplo: tu pega um 1.3 por 2k e gasta 3k pra deixar ele com 20% a mais de torque e potência

...aí por 5k vc pega um motor 1.6 que vai ter a potência do 1.3 mexido, mas com mais estabilidade!

Pelo menos eu tentaria nesse nível!

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#14
InsaNeZ

InsaNeZ

    novato

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Vlw ai dnv galera pelas dicas. Pior q eu queria abrir o motor msm agr, mas o custo vai la em cima kk

 

Quanto a ideia de colocar o sevel, sim cara, ja pensei nessa sacanagem tbm kk Ia ficar o capeta no cambio do milzinho, ou ate mesmo os hi-torq 1.6 16v. Esses sim no cambio de 1.0 nao ia dar graça pra ngm. Mas dnv, custo la em cima kkk

 

Turbo sempre fica melhor, mas tbm sai mais caro por conta da economia maravilhosa do pais, vou gastar 3k so com kit e turbina zero, ja em uma preparação com sc ia gastar isso em tudo, e olhe lá. Ai vai aquela questao de fazer bem feito né, melhor colocar o sc com tudo nos conformes do q um turbinho pra estourar meu motor em 6 meses. Realmente, as t25 nao iam dar uma pegada legal, a t2 seria ideal msm pdp. 

 

Dei uma pesquisada nos gugol da vida, e achei um cara com uma palio weekend 1.0 6 marchas que rendeu 106 cv na roda com SC usando 0,8 de pressao. Imagine com 1 bar de pressao. Pena q n tem video dele acelerando pra saber como ficou. Uma duvida q surgiu tbm, esse cambio 6 marchas e bom ? da pra esticar mais a final ? Pq minha ideia era fazer o coitado ir ate uns 200 pelo menos, pra andar igual os palio 1.8r, mas meu cambio bate corte em 180 de painel (172 + -) ai não sei se da pra esticar ate uns 200, porem o cambio dos fire mais novos consegue bater 210 O.O Uno turbo que o diga kkkk

 

Outra coisa q me atrai no sc e que ele pega pressao ate na lenta, pra brincar com um milzinho girador deve ser maravilhoso. Os celtinhas vhc ficam canhãozinho com esses brinquedos haha


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