Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
BeLmOnT

De volta ao SPL *Qual sub?*

Recommended Posts

Nos smartphones android, tem um aplicativo chamado woofer box.

Lá você pode/deve:

- Salvar o seu subwoofer usando os parametros thiele small do mesmo (clicando em driver, preenchendo e salvando): Depois

 
- Simular caixa usando a litragem que você tem (clicando em box), preenchendo a litragem dela, depois a frequência de sintonia que deseja (tuning frequency). Depois preechendo a dimensão do seu duto em "vent diameter" (em CM). Dai em "Vent Lenght" vc clica em "calculate" e ele vai dar o cumprimento aproximado que o duto precisá ter, conforme os parametros do sub, da litragem da caixa e da dimensão do seu duto!
 
Fiz o teste usando os dados do manual do meu bicho papão e a caixa sugerida e deu exatamente o que o manual pedia. duto de 4" (10,7 cm) comprimento de 33 CM na caixa de 50 LT sintonizada em 38hz. mas isso com meu sub!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí tá. Não veio com manual. Aí entrei em com um representante da quake e ele me passou o seguinte :

45 a 50 litros

1 duto de 4 polegadas

Extensão de 20 a 30 cm

Minha caixa tem 50 litros já. Tô na dúvida do duto. E qual a melhor frequência para usar nele sendo que escuto todo tipo musical.

Editado por Vandersonbsb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí tá. Não veio com manual. Aí entrei em com um representante da quake e ele me passou o seguinte :

45 a 50 litros

1 duto de 4 polegadas

Extensão de 20 a 30 cm

Minha caixa tem 50 litros já. Tô na dúvida do duto. E qual a melhor frequência para usar nele sendo que escuto todo tipo musical.

 

Qual o modelo do sub? vou tentar ver se acho aqui na net.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Instalei o aplicativo. Mais não tô conseguindo usar ele(burro no inglês eu) rsrs

Primeiro passo pra usar ele é descobrir os parametros do subwoofer. Tendo isso em mãos:

 

- você vai em "driver".

La você vai digitar o nome do seu subwoofer, digitar os parametros e clicar que "save". Feito isso volte para tela inicial.

 

- Na tela inicial, clique em "box".

Lá Dê um nome para sua caixa, escolha "vented".

Em "box volume selecione "net" e abaixo digite 50 (LT).

Em "Vent Type" selecione "Round".

Em "vent diamenter" digite 10.16 (4").

Pule para "Tunning Frequency" que vai ser a sintonia da caixa. definida a que você quer usar digite o valor lá em Hz.

Feito isso você vá em "vent lenght" e clique em "calculate" que ele vai dar o tamanho do duto.

Feito! Essa será sua caixa. Voltei para pagina inicial.

 

Na pagina inicial, você tem a opção de simular o SPL, a Cabine, excursão e etc. so marcando as caixinhas de seleções que ficam ao lado, assim ele irá simular sua caixa.

Tem o power tbm, lá você irá usar o que vc ta usando de amplificador no seu subwoofer em W. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida. No aplicativo quando vou em drive tem a opção Mas e nas especificações do meu subwoofer não tem. Qual seria ela nas especificações do meu subwoofer?

Editado por Vandersonbsb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida. No aplicativo quando vou em drive tem a opção Mas e nas especificações do meu subwoofer não tem. Qual seria ela nas especificações do meu subwoofer?

Vou ver aqui o que tá faltando. Esses dados aí são de ambos bobina dupla e o seu é simples. Mas acho que devem ser bem parecidas. Já vejo aqui quais estão faltando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei que eram os mesmos parâmetros.

São os mesmos, só mudam os nomes!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com esses parâmetros ai eu fiz com a caixa sintonizada em 38hz.

 

Caixa:

Cm7Lpgt.png

 

SPLdomcQvd.png

 

Curva de Resposta:
ryJXsAI.png

 

 

Esperar ver o que os demais amigos falam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parceria usei duto de 4 polegadas por 32 tocou muito bem varios estilos de música descendo bem até onde podia e forte. Qualquer coisa so vai mudar o tamanho do duto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parceria usei duto de 4 polegadas por 32 tocou muito bem varios estilos de música descendo bem até onde podia e forte. Qualquer coisa so vai mudar o tamanho do duto.

Justamente. como eu disse ai foi só uma simulação. O duto é pra isso mesmo, vc define a sintonia da caixa aumentado ou diminuindo ele. E nada melhor que o próprio ouvido pra dizer o que é bom!  [¨]  [¨]  [¨]

 

Com o duto maior, a sintonia deve ter baixado um pouco mais e prolongado os graves. deve ter ficado bem bacana!

Filma noix ai! kkkkkkk

Editado por Roohx3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A pergunta é. Na descrição do fabricante tá fs de 42hz. A caixa pode ficar abaixo disso?

Isso é muito louco. Kkkkkkk

Vi num site grande de vendas de equipamentos de som eles indicando nos comentários duto de 3. Um representante da quake me recomendou duto de 4.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A pergunta é. Na descrição do fabricante tá fs de 42hz. A caixa pode ficar abaixo disso?

Isso é muito louco. Kkkkkkk

Vi num site grande de vendas de equipamentos de som eles indicando nos comentários duto de 3. Um representante da quake me recomendou duto de 4.

O de 4 ta bom. O de 3" correr o risco da caixa soprar como dizem por ai. Pois o duto fica com dimensões menores.

 

quanto ao fs, dá uma olhada aqui: http://autosom.net/artigo.asp?cod=92

 

Conceitua todas essas abreviações que vem nos parâmetros dos alto falantes, e quanto ao FS responde sua pergunta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz. Então o certo é o fs da caixa ficar igual ou maior ao falante.

Não, o valor apresentado pelo manual é onde o sub ressona em free air, ar livre.

Com a caixa bem projetada você chega nas frequências abaixo disso sim. e isso não é errado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz uma simulação no programa.

Olha como ficou

attachicon.gifScreenshot_2016-07-29-16-06-19.pngattachicon.gifScreenshot_2016-07-29-16-07-27.png

Brother, estão quase todos certos esses parâmetros, só errou três.

 

Sd = 479,16

Bl = 8,049

Re = 3,83

 

 

Muito bom saber que tem outros membros aqui usando esse app, recomendei ele a um tempo atras la no tópico sobre bassbox mas ninguém deu bola.

Vai fuçando nele aí que já já você fica craque!

Sorte aí com seu projeto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brother, estão quase todos certos esses parâmetros, só errou três.

 

Sd = 479,16

Bl = 8,049

Re = 3,83

 

 

Muito bom saber que tem outros membros aqui usando esse app, recomendei ele a um tempo atras la no tópico sobre bassbox mas ninguém deu bola.

Vai fuçando nele aí que já já você fica craque!

Sorte aí com seu projeto!

Esses parâmetros são para os quake silver né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim.

Baseado nas imagens que vc postou!

As vezes é preciso converter alguns parâmetros pra poder casar com os programas de simulação!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...