Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
rodrigoacuani

Som rancho - churrasqueira

Recommended Posts

Boa tarde à todos.

 

Tenho uma churrasqueira com um telhado 7x9 metros com pé direito de 3,5 metros e queda de 2,15 metros.

 

Meu objetivo é ter um som de qualidade e ambiente (pessoal conversando) e que não me deixe na mão com pequenos "aumentos" de volume (não precisa ser uma balada).

 

Minha ideia:

 

Base: fonte cftv de 30A, rádio pioneer DEH P7000UB (velho, mas muito bom).

 

- 2 pares do coaxial Audiophonic CS650 (que já conheço sua ótima qualidade) - R$179 na connect parts

Serão distribuídos debaixo do telhado (pendurado com a saída para baixo).

 

Potência continua (RMS): 50W
Potência Máxima: 100W
Fo: 72Hz
Resposta de frequência: 70Hz~22Khz (+- 3 dB)
Sensibilidade w/m: 91,7 dB
Tamanho do médio: 6,5" ou 16,5 cm
Impedância do médio: 4 Ohms
Domo do tweeter: PEI
Profundidade de montagem: 570mm
Divisor do tweeter: 6 dB/oit

 

Dúvida 1: qual amplificador usar?

 

SounDigital SD400.4D

Stetsom Vision VS400.4 Mini

Taramps TS-400x4

Banda 2.4D

Hurricane H450.4D

 

Tudo na mesma faixa de preço (R$230 a R$260 com frete)

 

Caixa:

 

LVCw75n.png

 

 

 

Dúvida 2: Será que o grave vai estar presente? Ou é bom também colocar 2 woofer de 8"? ou 1 de 10"?

 

ahhh como queria meter logo tudo da bose, mas.... $$$$

 

Conheço mais de carro, porém para ambiente sei que a coisa muda.

 

Obrigado!!!!

Editado por rodrigoacuani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso 6x9 bravox na chacara, cumpre bem o papel, gosto dos 6x9 da bomber tambem, modelo sub. Os coaxiais tem tudo pra ficarem bons tambem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show diego.twim... qual amp você está usando?

 

Acredito que irei usar o sound digital, estou ouvindo boas coisas dele e tem o menor custo dentre os citados.

 

Minha preocupação é com o grave, que caso fique deficiente com os coaxiais, acho que vou colocar um Oversound 450 de 10" e 150rms no teto com uma caixa pequena e duto retangular. Possi ligá-lo em uma bridge deste amp (com os canais traseiros) e ligar o coaxiai 2 por canal dianteiro em paralelo resultando em 2ohm, onde esse amp me rende 100rms por canal frontal.

 

post-11231-1207652850.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, pq nao faz um esquema um pouco diferente.

Coaxial no HU

Kit 2 vias em duas saidas do modulo

Sub em bridge na outra saida.

 

Dos modulos que citou eu iria de SD400.4 ou .3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usava um fosgate antigo, dava um som legal, com bastante spl. Isso em baixo do telhado da churrasqueira e varanda, fiz duas caixas com um par cada, hoje eu faria 4 caixas melhor distribuídas, assim não fica muito alto aqui e muito baixo ali.
Vou trocar pra um sd800.4, uma bridge pros 6x9 e outra pro woofer+drive ti pra piscina, que é uma área grande e aberta. E eu consigo fazer um controle separado de cada ate que vai ser usada.

Uso fonte usina, recomendo! O sd800.4 montei pra um amigo com um residencial tambem, par de 6x9 e subwoofer, gostei bastante do resultado. Unico porem eram os potenciometros do amplificador, tanto do cross quanto do ganho. No geral achei bem bacana, e pelo custo, mais do que justo o que ele oferece!

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usava um fosgate antigo, dava um som legal, com bastante spl. Isso em baixo do telhado da churrasqueira e varanda, fiz duas caixas com um par cada, hoje eu faria 4 caixas melhor distribuídas, assim não fica muito alto aqui e muito baixo ali.

Vou trocar pra um sd800.4, uma bridge pros 6x9 e outra pro woofer+drive ti pra piscina, que é uma área grande e aberta. E eu consigo fazer um controle separado de cada ate que vai ser usada.

 

Uso fonte usina, recomendo! O sd800.4 montei pra um amigo com um residencial tambem, par de 6x9 e subwoofer, gostei bastante do resultado. Unico porem eram os potenciometros do amplificador, tanto do cross quanto do ganho. No geral achei bem bacana, e pelo custo, mais do que justo o que ele oferece!

 

Muito show...

 

Quanto aos cortes pretendo somente brincar com os ganhos já que o equalizador do player é razoavelmente bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, pq nao faz um esquema um pouco diferente.

Coaxial no HU

Kit 2 vias em duas saidas do modulo

Sub em bridge na outra saida.

 

Dos modulos que citou eu iria de SD400.4 ou .3

 

Ótima dica!!!

 

Vou continuar no setup inicial e ver como fica, mas essa é uma possível evolução. Não tinha pensado nisso...

 

Vlw!!!

 

...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Montei algo parecido mas portatil! Fonte igual a citada 30a player sony antigo sub de 10" 250rms apenas 2 falantes sony antigos tambem e tudo ligado em um audiophonoc 4100 Club! Eram todas coisas paradas tirando a fonte qie comprei, o som ficou beem legal mesmo cara, vale a pena!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq não usa sub na outra bridge? Ou então um woofer de 12, esses oversound de 250w casaria bem. Da pra fazer uma caixa e deixar em um canto meio escondido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra usar woofer, eu montaria woofer e drive ti sem os coaxiais. Isso pra um mesmo ambiente. Dois subwoofers distribuídos tambem deve ficar bacana junto com os coaxiais. Mas pra um som ambiente 4 coaixias vá dar conta tranquilo.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer subzinho de 10 ou 12 de ate uns 250w cairia bem, so pra dar um gravezinho a mais. Até porque nao sei como se sai os coaxiais no grave, devem deixar um pouco a desejar. Geralmente 6x9 que cumpre bem esse papel quando colocados em caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, ate por que tem mais área. Mas coaxiais tambem dao um resultado bom.

Dois subwoofers leves e pequenos, devem dar conta e distribuem bem o som, ai so vai precisar acertar os cortes, sem precisar de caixas gigantes. Se for usar subwoofer, usa caixa selada e menor para os coaxiais, melhora a resposta nos médios.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que se eu chegar nos 250rms, irei precisar de um amplificador para o mono não? o sd 400.1 manda só 200rms a 4ohm na bridge, mas também posso maneirar nos ganhos e tocar de boa acredito...

 

Eu estava pensando em woofers por ser um som externo, e em caixa dutada pelo mesmo motivo (com duto labirinto). Se fosse uma sala ou quarto eu iria de sub sem pensar... Acho que os woofers irãos focar mais nas frequências de 60~80 à quase médios... Obs.: esses coaxaiais possuem bons médios.

 

Acho que é negócio mesmo é comprar os coaxiais, a sd 400.4 e sentir o som... e depois focar em frequências mais baixas (sub) ou baixas medianas para médios (woofer) observando a necessidade do setup.

 

Woofer 10" Eros E-10 Syclone Black - 250 Watts RMS - 4 Ohms

Resposta de frequência 55 ~ 3.000 Hz

 

Woofer 12" Oversound Steel 550 - 250 Watts RMS - 4 Ohms

Resposta de Frequência:: 50Hz a 6000Hz

 

Será que desce tudo isso mesmo?

 

Subwoofer 10" JBL Selenium Flex 10SW14A - 250 Watts RMS - 2+2 Ohms

Resposta de frequência: 35 ~ 2500 Hz

 

Será que sobe tudo isso? kkkkk

 

No carro, meu sq tem um JL 10w0 com corte no amp a 250mhz, no player corto a 80~100mhz (depende da altura) e os 2 vias morel tempo começa com 80~100~125mhz dependendo da altura tbm...

 

....

 

 

...

Editado por rodrigoacuani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não faz isso! A galera vai dar mil palpites.. é tenso!

Sugestão das boas:

12pw7 4 ohms
d220ti
SD250.2d 

Isso sozinho já dá um som bacana! O driver com capacitor recomendado pelo manual num canal "normal" e o woofer num canal de BRIDGE.

Barato, simples e fácil de alimentar... e com excelente qualidade!

Mais pra frente, quando tiver um $$ sobrando, pensa num SUB! Um Eros SDS da vida ou similar... de 4 ohms num amp tipo 1k6 @4ohms

É um som que toca com sua fonte e mesmo sem o sub já toca forte sem fazer vergonha NUNCA! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho bacana a ideia do woofer + ti, mas tem a seguinte questão:

 

Na chácara eu montei duas caixas com um par de 6x9 em cada, ja tinha tudo guardado, so precisei montar as caixas. Elas ficam uma em cada ponta da varanda. No dia a dia você por uma musica baixa e escuta ali próximo e na churrasqueira, que é do lado. Num dia de festa, na festa junina do ano passado por exemplo, tinha umas 200 pessoas la, ate mais, e o som tinha q ficar mais alto pra todos ouvirem e quem ficava próximo as caixas sofriam com um volume muito alto. Por isso que acho que apenas uma caixa pra todo o ambiente acaba não sendo o ideal, mesmo dando conta de sonorizar o espaço sem dificuldades. Usando os 4 coaxiais, ele tem a possibilidade de espalhar bem o som, assim como pretendo fazer la futuramente, 4 caixas melhor distribuídas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho bacana a ideia do woofer + ti, mas tem a seguinte questão:

 

Na chácara eu montei duas caixas com um par de 6x9 em cada, ja tinha tudo guardado, so precisei montar as caixas. Elas ficam uma em cada ponta da varanda. No dia a dia você por uma musica baixa e escuta ali próximo e na churrasqueira, que é do lado. Num dia de festa, na festa junina do ano passado por exemplo, tinha umas 200 pessoas la, ate mais, e o som tinha q ficar mais alto pra todos ouvirem e quem ficava próximo as caixas sofriam com um volume muito alto. Por isso que acho que apenas uma caixa pra todo o ambiente acaba não sendo o ideal, mesmo dando conta de sonorizar o espaço sem dificuldades. Usando os 4 coaxiais, ele tem a possibilidade de espalhar bem o som, assim como pretendo fazer la futuramente, 4 caixas melhor distribuídas.

 

diego.twim

 

Penso assim também...

 

Lá temos uma caixinha ativa pequena e simples comprada nos camelô da vida, quando queremos levar o som mais longe ela fica muito alta e sempre ligamos (não tem outro lugar) ao lado na mesa onde a mulherada fica. Ai você já viu né?

 

Se eu usar o 220dti não importa onde eu coloque, quem estiver perto sempre vai reclamar que está muito alto.

 

O driver com mais um woofer (se colocar 1 na área fechada) seria interessante para área da piscina, como você falou, aí acho que compraria outra SD 400.4 ou 400.3 só para eles com inclusive uma fonte separada para melhor aproveitamento de energia:

 

Lembrando que cada fonte, teoricamente, manda 400w. Sendo R$100 cada, contra R$400 uma usina...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da pra usar medio de 8", responde bem a partir de 80hz.

 

Ja usei os Power Vox MB200 e indico demais. Eles vao até 4k hz. a partir disso da pra usar tw ou driver.

 

Faz duas caixas que já resolve seu problema...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho bacana a ideia do woofer + ti, mas tem a seguinte questão:

 

Na chácara eu montei duas caixas com um par de 6x9 em cada, ja tinha tudo guardado, so precisei montar as caixas. Elas ficam uma em cada ponta da varanda. No dia a dia você por uma musica baixa e escuta ali próximo e na churrasqueira, que é do lado. Num dia de festa, na festa junina do ano passado por exemplo, tinha umas 200 pessoas la, ate mais, e o som tinha q ficar mais alto pra todos ouvirem e quem ficava próximo as caixas sofriam com um volume muito alto. Por isso que acho que apenas uma caixa pra todo o ambiente acaba não sendo o ideal, mesmo dando conta de sonorizar o espaço sem dificuldades. Usando os 4 coaxiais, ele tem a possibilidade de espalhar bem o som, assim como pretendo fazer la futuramente, 4 caixas melhor distribuídas.

Mas essa caixa que passei é baratinha!

 

Paguei 150 no 12pw7, 150 no d220ti (novo) 100 na caixa, 100 no SD... 500 conto tem a caixa toda pronta ;) 

 

E pra falar por uma caixa dessas,  bote uns 8 coaxiais! hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nessa config ai de 10" ou 12" mais Ti, vai render legal....sem contar a qualidade do som.

Se quiser mais pontos, monta com woofer de 8" e Ti(tem uns q são d menos potência e bemm baratin) e espalha umas 4.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra ter um som mais alto e que jogue mais longe, é melhor usar woofer e driver mesmo.

 

Eu to montando um projeto portatil pra mim, no meu caso não busco tanto um som alto e que jogue longe, farei algo com qualidade, pra usar mais em ambientes fechados/festas e que seja portatil pra carregar.

 

Por enquanto vai ser assim:

Player

4 coaxiais audiophonic, pares ligados em série pra casar 2ohms no ampli.

Sub 10 200w audiophonic na bridge.

SD400.4d evo

fonte cftv 50a

Editado por Paulo.Assis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas essa caixa que passei é baratinha!

 

Paguei 150 no 12pw7, 150 no d220ti (novo) 100 na caixa, 100 no SD... 500 conto tem a caixa toda pronta ;) 

 

E pra falar por uma caixa dessas,  bote uns 8 coaxiais! hehehehe

Sim, eu entendo, tanto que na piscina la to pra fazer exatamente isso, 12pw7 e 220ti, é uma area aberta e a caixa ficara distante da piscina, ou seja, não vai ficar colada na orelha de ninguem hehhehe 

Mas em baixo do telhado e quando se quer afastar mais o som, quem esta proximo fica muito alto. Acho que SPL aqui nem é tanto a questão e sim a distribuição, algo que fique agradavel para todos. Com os 4 6x9 aplicando 500w eu consigo sonorizar toda a chacara, que tem um tamanho bom, e vai até o vizinho que fica a uma boa distancia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei não, viu? Ainda curto mais a ideia de falantes profissionais, maior rendimento e tal.. =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

compra então uns kits duas vias baratin coloca numa selada ou dutada e espalha eles...fica melhor q o 6x9

Editado por jeferson3482

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usei 6x9 porque era o que eu tinha, sem comprometimento com qualidade, apenas sonorizaçao ambiente. Ganha pela praticidade, tudo fixo em apenas 1 alto falante, so ligar tudo, sem crossover, filtro, etc..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...