Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jaques

Comparando Tweeters 1TW1 x NEOTECH

Recommended Posts

Pessoal,

Sempre lia muito sobre os tweeters q o pessoal reclamava do som do Neotech e q a maioria preferia o 1TW1.

Bem .. tenho o kit CS50K em pezinho de 8 litros e Tw no painel.

Final de semana consegui um par de 1TW1 emprestado pra matar a minha duvida de uma vez por todas e conclui o seguinte:

Bem, coloquei o 1TW1 do lado do Neotech pra ficar na mesma distancia.

Uso um amplificador Classe A (Pioneer x924 - 4x 65rms).

Peguei uns cds da Chesky e coloquei a rodar, primeiro com o NEOTECH e depois com o 1TW1- ouvi milhoes de vezes(eu e um amigo, dono do 1tw1) dentro do carro fechado

Conclusao: O som do Neotech é infinitamente mais limpo. Os metais são muito mais reais, sente-se o som das cordas de forma incrivel, tem-se a impressao de q o musico está ali, dentro do carro. Tem uma das musicas do CD q é toda tocada com cordas (violões e violinos). Tem uma nota q vibra constantemente enqnto a musica toca (fica.. "tém tém tém" no fundo). Neste som, o 1TW1 parece DESAFINAR o instrumento, exatamente isto, o som sai da escala. Muito diferente do Neotech q harmoniza perfeitamente a orchestra.

Não sei se o pessoal ja colocou um do lado do outro para fazer a experiencia. Eu ouvi o 1TW1 no carro do meu amigo e realmente gostei, mas qndo coloquei um do lado do outro percebi a incrivel diferenca. Esse mesmo amigo ouviu o som do neotech no meu carro e ficou maravilhado com a fidelidade e palco produzido..

O som do 1TW1 é menos ardido, é como q se colocasse um efeito SMOOTH em uma imagem por exemplo. A imagem perde os detalhes mas fica mais suave e embaralhada exatamente como acontece no som.

Testei o 1tw1 com o xover original e depois no xover do CS50.

Quero relatar uma coisa interessante. Usava o AB4050 antigamente e achava o som do NEOTECH HORRRIVEL. Porém, qndo instalei o Pioneer meus tweeters tocaram MUITO diferente, nao chiam, nao distorcem, e nao irritam como antigamente. O som sai MUITO mais claro.

Na minha opinião, continuo com o NEOTECH.

E mais uma vez ponto pra Bravox.

:)

[]s Jaques

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmm mto interessante esse tipo de comparaçao!

Obrigado por postar suas impressoes, realmente esse efeito "smooth faz sentido".

Parabens pela iniciativa. :legal:

Ahhh, como que tao esses mids em pezinhos de 8L?

Editado por TatuiH

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por postar suas impressoes, realmente esse efeito "smooth faz sentido".

Cara, eles estao respondendo bem apartir de 50hz, mas nao posso aplicar muita potencia nao, senao eles comecam a tocar com som de papelão. :/

To pensando em alterar a caixa, revestimento sei lah. Creio q tenha algo errado, mesmo com o corte em 100hz tem uma frequencia q ele dá um som estranho como se estivesse excursionando muito, isso qndo aplico cerca de 50wrms.

Fora isso o ataque dos graves estao excelentes.

[]s

Jaques

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eles estao respondendo bem apartir de 50hz, mas nao posso aplicar muita potencia nao, senao eles comecam a tocar com som de papelão. :/

To pensando em alterar a caixa, revestimento sei lah. Creio q tenha algo errado, mesmo com o corte em 100hz tem uma frequencia q ele dá um som estranho como se estivesse excursionando muito, isso qndo aplico cerca de 50wrms.

Fora isso o ataque dos graves estao excelentes.

[]s

Jaques

Realmente ai vai de gosto...tem gente que gosta do som mais "agulhado" e "ardido" já outros preferem um som mais plano e harmonioso...com certeza em ambos existem vantagens e desvantagens ai vai do gosto de quem esta escutando.

Compartilhar este post

Link para o post

como será que fica se colocar o 1tw1 e mudar o crossover do kit para cortar o tweter em 1200hz,o palco vai subir,deve melhorar bem,o que vcs acham disso?

Editado por EMBRIAGADO

Compartilhar este post

Link para o post

vc usou um amp muito melhor, isso influencia pakas no resultado.

o neotech tem som mais metalico mais estridente, eu nao gosto lá muuito dele, mas sem colocar o treble no +5 e loud ligado, fica bom pakarai principalmente pra rock e dance.

o 1tw1 é mais refinado, tem som amis macio e menos agressivo, gosto dele, mas a galera dos puts puts sente falta de agudo, é um tw mais p/ sq, jazz, mpb e talz.

a extensao do agudo é excelente em ambos, tocam bem o agudo em toda faixa, tendo as difernças pelo timbre do material mesmo, aluminio x seda

Editado por Papillon

Compartilhar este post

Link para o post
Discordo do resultado da comparação.

Por que Bilau?

Eu tb gosto mto do 1TW-1 e odeio o Bravox... Acho estridente e me da dor de kbeça...

Mas tweeter para mim, até hoje, é o Kicker ND-25a. Ai sim está a perfeição em tweeter.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Por que Bilau?

Eu tb gosto mto do 1TW-1 e odeio o Bravox... Acho estridente e me da dor de kbeça...

Mas tweeter para mim, até hoje, é o Kicker ND-25a. Ai sim está a perfeição em tweeter.

Abraços.

eu sou um que prefiro o neotech ao 1TW1.. acho ele mais vivo e preciso... só realmente o AMP influencia muito mesmo... se não for linear fica uma gritaria da zorra.... usava com um classe A ficava SHOW !!

Acho o 1TW1 meio apagadinho..

Uso os OZ 25 que são de domo de seda.. mas são BEM mais vivos que os 1TW1...

Mas os dois se equivalem.. é gosto mesmo..

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Por que Bilau?

Abraços.

eu sou um que prefiro o neotech ao 1TW1.. acho ele mais vivo e preciso... só realmente o AMP influencia muito mesmo... se não for linear fica uma gritaria da zorra.... usava com um classe A ficava SHOW !!

[]

Sandro

Só para vcs terem uma idéia de como ísso depende de gosto....eu já tenho uma opinião oposta a do Sandro...mesmo os 1TW1 sendo bem suaves...ainda assim me parece sobrar um pouco de agudos.

Compartilhar este post

Link para o post
Discordo do resultado da comparação.

Vamos lembrar que as opiniões aki exposto são pessoais e intransferíveis, ok?

Compartilhar este post

Link para o post
Por que Bilau?

Abraços.

[]

Sandro

Só para vcs terem uma idéia de como ísso depende de gosto....eu já tenho uma opinião oposta a do Sandro...mesmo os 1TW1 sendo bem suaves...ainda assim me parece sobrar um pouco de agudos.

Bom, com o seu player, não era o caso p/ isso acontecer.

Mas, cada um tem um gosto bem particular p/ agudos...

Ontem a noite eu consegui ouvir 1TW1, Neotech e o TW do NAR Kevlar, todos no mesmo carro, com um bom sistema, pelo menos ao meu ver.

Já tinha ouvido todos, mas depois de ontem mudei totalmente a minha opnião.

Agora é caçar os importados p/ ouvir...

Compartilhar este post

Link para o post
Vamos lembrar que as opiniões aki exposto são pessoais e intransferíveis, ok?

Justamente por isso que EU discordo do resultado da comparação.

Compartilhar este post

Link para o post
como será que fica se colocar o 1tw1 e mudar o crossover do kit para cortar o tweter em 1200hz,o palco vai subir,deve melhorar bem,o que vcs acham disso?

O que vcs acham disso,tenho pensado em fazer isso mais na frente........

Compartilhar este post

Link para o post
vc usou um amp muito melhor, isso influencia pakas no resultado.

o neotech tem som mais metalico mais estridente, eu nao gosto lá muuito dele, mas sem colocar o treble no +5 e loud ligado, fica bom pakarai principalmente pra rock e dance.

o 1tw1 é mais refinado, tem som amis macio e menos agressivo, gosto dele, mas a galera dos puts puts sente falta de agudo, é um tw mais p/ sq, jazz, mpb e talz.

a extensao do agudo é excelente em ambos, tocam bem o agudo em toda faixa, tendo as difernças pelo timbre do material mesmo, aluminio x seda

Exatramente, os dois tocam bem a faixa de frequencia.. sao bem fortes, mas os detalhes no neotech sao mais "visiveis", acho q SQ ficam melhor com ele, já q a estridencia deles (q eu nao acho tanto assim) se dá muito qndo se usa o som no TALO, e SQ tem q ser "curtivel" e nao "explodiviu" para os ouvido. :)

[]s Jaques

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo... se abrir bem o volume, o 1TW1 então não arde os ouvidos, é isso ?. Eu curto o tweeter do meu aparelho de som (Kenwood UD-90), se abre bem o volume e ele não "agride" o ouvido, é agradável.. esse 1TW1 então deve ficar igual a este aparelho, né ?.

Os TW da Bravox, se tocando alto, te deixa surdo em 2 tempos então..... :/

Compartilhar este post

Link para o post
Tipo... se abrir bem o volume, o 1TW1 então não arde os ouvidos, é isso ?. Eu curto o tweeter do meu aparelho de som (Kenwood UD-90), se abre bem o volume e ele não "agride" o ouvido, é agradável.. esse 1TW1 então deve ficar igual a este aparelho, né ?.

Os TW da Bravox, se tocando alto, te deixa surdo em 2 tempos então..... :/

Não é bem assim.

Tudo depende do seu sistema, da equalização do mesmo, de que musica vc está ouvindo e principalmente, do que vc considera ardido.

Até o 1TW1 pode se tornar agudo demasiadamente, chegando a ser incomodo.

O Neotech é um TW de agudos bem abertos, bem detalhado. Você só tem que ''controlar'' ele da forma correta.

Compartilhar este post

Link para o post
colocar o 1tw1 e mudar o crossover do kit para cortar o tweter em 1200hz

Se vc deixar o corte na ordem original (3ª ordem), aplique no máximo 35 watts RMS. Pra aumentar a potência, faça um corte mais "violento" (4ª ordem)

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, vou postar minha opinião. Fui propietario dos 2 tweeters em questão, tambem do neo ti, neo 25, selenium3/4 tw, neo point, já ouvi e por bastante tempo ads, diamond, eclipse, pioneer ts220( fudido!) e ai vai. Realmente, o tw aparentemente não tem como forte as frequencias muito altas, pois seu dome é de seda, que por leis da fisica jamais conseguirá vibrar na velocidade do aluminio. Porem, em agudos de frequencias não tão altas, ele responde bem, linearmente, sem distorções, porem é extremamente saturado na área de médios( 2,5- 4 khz). Isto aparentemente " apaga" as altas frequencias, visto que nosso ouvido vem sem crossover de fabrica, he, he, he. Quer ver o tw funcionar?, faça um corte como eu fiz, de 6 a 7 khz para cima, use toda a sua experiencia em regular o som e verá que o agudo é extremamente agradavel. Agora o neo tech é um tweeter para que gosta de ardidos. Podem ficar bravos, mas é minha opinião. Para falar a verdade, são tweeters de qualidade inferior, tanto um quanto outro, mas fazer o quê, torrar 1500 reais em um kit importado :pirou: ?? Eu ainda acho o neo 25 antigo bem superior que o tech, sem qualquer sombra de duvida, e o neo ti, o pai de todos, o melhor tweeter nacional que já ouvi.

Agora, amigos, gosto e cú, cada um tem o seu...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal,

Sempre lia muito sobre os tweeters q o pessoal reclamava do som do Neotech e q a maioria preferia o 1TW1.

Bem .. tenho o kit CS50K em pezinho de 8 litros e Tw no painel.

Final de semana consegui um par de 1TW1 emprestado pra matar a minha duvida de uma vez por todas e conclui o seguinte:

Bem, coloquei o 1TW1 do lado do Neotech pra ficar na mesma distancia.

Uso um amplificador Classe A (Pioneer x924 - 4x 65rms).

Peguei uns cds da Chesky e coloquei a rodar, primeiro com o NEOTECH e depois com o 1TW1- ouvi milhoes de vezes(eu e um amigo, dono do 1tw1) dentro do carro fechado

Conclusao: O som do Neotech é infinitamente mais limpo. Os metais são muito mais reais, sente-se o som das cordas de forma incrivel, tem-se a impressao de q o musico está ali, dentro do carro. Tem uma das musicas do CD q é toda tocada com cordas (violões e violinos). Tem uma nota q vibra constantemente enqnto a musica toca (fica.. "tém tém tém" no fundo). Neste som, o 1TW1 parece DESAFINAR o instrumento, exatamente isto, o som sai da escala. Muito diferente do Neotech q harmoniza perfeitamente a orchestra.

Não sei se o pessoal ja colocou um do lado do outro para fazer a experiencia. Eu ouvi o 1TW1 no carro do meu amigo e realmente gostei, mas qndo coloquei um do lado do outro percebi a incrivel diferenca. Esse mesmo amigo ouviu o som do neotech no meu carro e ficou maravilhado com a fidelidade e palco produzido..

O som do 1TW1 é menos ardido, é como q se colocasse um efeito SMOOTH em uma imagem por exemplo. A imagem perde os detalhes mas fica mais suave e embaralhada exatamente como acontece no som.

Testei o 1tw1 com o xover original e depois no xover do CS50.

Quero relatar uma coisa interessante. Usava o AB4050 antigamente e achava o som do NEOTECH HORRRIVEL. Porém, qndo instalei o Pioneer meus tweeters tocaram MUITO diferente, nao chiam, nao distorcem, e nao irritam como antigamente. O som sai MUITO mais claro.

Na minha opinião, continuo com o NEOTECH.

E mais uma vez ponto pra Bravox.

:)

[]s Jaques

Mas é exatamente isso que se deve levar e muito em consideração, se um bom tweeter for mal amplificado, logicamente este não respondera a contento, ou seja no caso do neotech seria mais perceptivel por sua maior facilidade em reproduzir frequências mais altas, não que esteja defendendo meu peixe, mas tenho neotech amplificado pelo mesmo amplificador(pioneer gm x904) e tenho a mesma opinião, tem agudos um pouco mais fortes é verdade, mas muito mais definidos, acrescentam uma outra vida ao som (alguem experimente ouvir Norah jones), mas ja falaram aqui, gosto é gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

já ouvi alguns tw's,

aind anao ouvi o nar do KW...

entre os ncacionais a briga fica entre os 2 mesmo, 1tw1 e neotech.

dos imports gostei bastante dos hex (seda e aluminio) do fnx da fosgate (seda) e do OZ matrix (acho q é seda, do carro do moti).

o q mais me irrita, é q to ficando cada vez mais exigente nesse troço...

a uns 5 anos atraz um niobium da leson me deixava feliz...

Compartilhar este post

Link para o post

Ao contrário do que disseram aqui, gosto de rock, pop, e prefiri o tw 1tw1, tanto q troquei o neotech e hoje meu kit é CS60+1tw1, em volumes normais o neotech não chega a incomodar mas qndo aumenta fica brabo de aturar (pelo menos para mim), como não sou um fã de agudo (acho q sofro do mesmo mal do Abreu) achei muuuito melhor o 1tw1, não sinto falta de agudos nem percebo som embolando.

Como ficaram os 1tw1 com o cross original e com o cross do kit CS? O meu não cheguei a testar com o xover original.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho os 1tw1 ligados no cross do pro carbon com o proprio mid.

eu li aqui no forum que seria melhor ligar com o cross original do tweeter.

alguem pode me ajudaR? desenhar aqueles esquemas em paint e tals..

queria muito montar de maneira correta mas nao sei como :huh:

valeu !!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o tipo de tópico sem fim! hehehehe

Vou dar minha opinião!

1tw1 :D

O neotech, como qualquer tweeter de alumínio, a primeira vista é extremamente mais detalhado. Porém, sabidamente o metal não possui o mais natural dos timbres, levando-se em conta que ele deverá cobrir uma vasta gama de instrumentos e vozes.

Porém esse detalhamento normalmente vem acompanhado de agressividade, força e principalmente não-linearidade.

Isso acaba aumentando consideravelmente a fadiga auditiva se não forem usados ótimos cabos e um bom amplificador. Isso sem contar uma equalização criteriosa.

Os domos de tecido são muito mais suaves, e consequentemente fieis.

Os mais conhecidos, de seda e mylar, apresentam timbre bastante parecido, sendo que os de seda reproduzem melhor os médios.

O melhor tweeter é relativo.

Dos 2 em questão, fico com o 1tw1, devidamente ajustado.

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...