Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Teste prático! T18 vs TS15 vs SDS 2.7 18 na Dutada do manual

Recommended Posts

Hoje fomos lá na boate e fizemos um teste prático! Era:

Uma TS15 sintonia baixa (~45hz) com um Snake ESX 155, de 600wrms 4 ohms
Uma dutada do manual (120 litros) com um SDS 2.7k 18" de 1.350wrms 4 ohms
Uma T18 com um 18sub800 de 800wrms 8 ohms.


O amp envia
3.000wrms @ 2 ohms,
1.600wrms @ 4ohms e
900wrms @ 8ohms

Logo foi aplicado 1.600wrms na TS15 e na dutada.... e 900wrms na T18.

Primeira vítima foi a TS15...

Tocou MUUITO bem pra baixa potência aplicada. Infelizmente, não conseguia tocar acima de 60% do volume sem subir o corte, até pq o falante tem 600wrms e "pede" no máximo 1.200wrms.. estávamos aplicando 1.600wrms!

Achei meio sem pegada, mas jogou longe apesar de precisar de uma ajuda no eq!


Depois testamos a Dutada...

Até os mesmos 60% do volume, tocou igual à TS15... porém, conseguia chegar até os 80% do volume! Nesse volume ela tocou um bucadin mais... mais flat que a TS15 porém com menos pegada. Um pouquinho mais de subgrave e a maior área de cone gritou que faz a diferença! Dava pra sentir mais "ao redor" o som e de mais longe.


Por último, a T18... apenas uma!

E parecia que do nada, tinha ligado 2 delas. Sem correções (não usei em nenhuma das caixas anteriores), ela tocou fácil pelo dobro da TS15 e uns 80% a mais que a SDS 2.7k 18", mas ainda sem muito subgrave!

Foi quando lembrei que a regulagem que "alisa" a resposta no eq tava salvo, e puxei pro canal!

Voilá... a caixa tocou ainda mais! Deu uns 90% mais SPL que o SDS e bem mais que o dobro da TS18!




Eu tava planejando montar um p.a.zinho pra mim, o amigo Diego aqui da cidade simulou umas caixas TOP pra mim... mas o rendimento da T18 mesmo com baixas potências aplicadas é assustador!

E por último, testei as 4 T18 da boate ligadas num canal de 1.500wrms apenas... e deu conta numa boa! Só não deixo assim definitivo, pq o amp tava tocando no limite sempre! hahahah Mas se fosse um amp mais parrudo e com canal de 2~2.5k eu usaria na boa!

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara muito legal esse teste!!

Da próxima vez quero participar e aproveito pra levar meu hpx2180.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o teste, mas esse resultado é somente pela caixa ou falante tb, na comparação com os 2 de 18"? E se fosse aplicada a mesma potência para os 3?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o teste, mas esse resultado é somente pela caixa ou falante tb, na comparação com os 2 de 18"? E se fosse aplicada a mesma potência para os 3?

 

Se a t18 deu quase o dobro do spl com 50% da potência aplicada, imagina com a mesma potência pra todos.... fica injusto! Hahaaha

 

Mas, em termos de spl:

 

T18 equalizada

T18

Ts15

Sds 2k7 em br

 

Em termos de sub:

 

T18 equalizada

Sds 2k7

T18

Ts15

 

E em termos de spl ignorando o timbre

 

T18

T18 equalizada

Ts15

Sds 2k7 18

 

Com a mesma pot aplicada (800wrms pra todos) só aumentaria a vantagem pra t18!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria possivel colocar uma T18 deitada num carro e renderia mais q uma dutada ( interrogaçâo )

 

Se couber, sem bronca.

 

Uma t18 com sub800 (não ST) de 4 ohms e um amp de ~1600w @ 4 ohms.. apesar de q eu colocaria um dad3000 4ohms!

 

Vai fazer muito 2x18" passar vergonha feia, inclusive nos subgraves!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida, você disse que jogaria em 1 Sub800 3Krms, você acha que ele guenta, pois a maioria do forum fala que ele é meio sensível, que queima fácil, essas coisas, ja usei um Sd 5k @ 2ohms em um Sub800 8 ohms, tocou parelho com 2 tornados de 15, e naõ achei que fosse dar problema, mas fiquei com medo pensando no relato dos mais experiente, então, você acha que ele é tão resiste? Obrigado!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se couber, sem bronca.

 

Uma t18 com sub800 (não ST) de 4 ohms e um amp de ~1600w @ 4 ohms.. apesar de q eu colocaria um dad3000 4ohms!

 

Vai fazer muito 2x18" passar vergonha feia, inclusive nos subgraves!!!

 

Qual maior potencia suportada pelos SUB800 na T18, com amplificador automotivo e profissional?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como ficaria o sds na t18?

 

shaushauhauhsuh. Fiquei com medo de perguntar isso Tem no tópico da boate dele, mas tava muito curioso pra saber.

Editado por lucasmoraes17

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida, você disse que jogaria em 1 Sub800 3Krms, você acha que ele guenta, pois a maioria do forum fala que ele é meio sensível, que queima fácil, essas coisas, ja usei um Sd 5k @ 2ohms em um Sub800 8 ohms, tocou parelho com 2 tornados de 15, e naõ achei que fosse dar problema, mas fiquei com medo pensando no relato dos mais experiente, então, você acha que ele é tão resiste? Obrigado!!

 

 

O lance é que ele não é "caceteiro" como o Eros, mas não queima tão fácil quanto os snake!

 

Ele num DAD 3k @ 4 ohms ou num Stetsom 5k2 @ 2ohms ficaria show!

 

Qual maior potencia suportada pelos SUB800 na T18, com amplificador automotivo e profissional?

 

Não cheguei a medir! Mas com a equalização topada, chuto uns 600wrms com amp profissional e 3kwrms com amp automotivo!

 

Como ficaria o sds na t18?

 

Eu usava assim, só dar uma pesquisada! Só fica legal subindo o high pass pra 50hz ou diminuindo o volume da T18, que é arriscado! (não sei qual seria o resultado!)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Encontrei o tópico. .... Estou usando o sds aqui com hpf em 50hz (em dutada) e perdeu muito o subgrave em relação a quando estava em 40hz. Quando vc usava em dutada ele aguentava bem nos 40hz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não rolou um RTA? Jogou ruído rosa pra comparar, seria legal pois dependendo da música usada pode favorecer um tipo de caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Encontrei o tópico. .... Estou usando o sds aqui com hpf em 50hz (em dutada) e perdeu muito o subgrave em relação a quando estava em 40hz. Quando vc usava em dutada ele aguentava bem nos 40hz?

 

Então, eu usava em 40hz com ~1800wrms aplicado pra 4... era ~450wrms pra cada uma... aguentou de boas! Mas perdia no SPL

 

 

Não rolou um RTA? Jogou ruído rosa pra comparar, seria legal pois dependendo da música usada pode favorecer um tipo de caixa.

 

infelizmente não, não tenho o smaart, e pelo cel não é mto confiável pra medições assim =\

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais as dimensões externas da ts15 e a t15 ? Tem as medidas dela ai bloom ? Queria saber se usasse no meu target daria muita diferença para a dutadinha.

Editado por phnmoraes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma duvida, eu sou leigo nessa parte de caixas para trio. Essas caixas são um estilo de construção, ou são tamanhos padrões, com volume e duto, linha de transmissão, ja definidos? Tem algum material que indica para leitura?

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais as dimensões externas da ts15 e a t15 ? Tem as medidas dela ai bloom ? Queria saber se usasse no meu target daria muita diferença para a dutadinha.

 

Pior que o dono pegou ela de volta, mas essa caixa fica SEMPRE comigo. Sei que ela é meio quadradona, não cabe (não entra) na mala do Corolla. Só a dutada 18' (entram duas, inclusive).

 

Ela dá BEM mais spl que a dutada, isso é fato inegável! hehehehe

 

Tanto que a snake 600w tocou quase o mesmo da eros 1350w! A eros só levou pq tinha mais área de cone e potência... se fosse uma target no lugar da snake, talvez a TS15 levasse!

 

 

Só uma duvida, eu sou leigo nessa parte de caixas para trio. Essas caixas são um estilo de construção, ou são tamanhos padrões, com volume e duto, linha de transmissão, ja definidos? Tem algum material que indica para leitura?

 

 

Tem caixas que são receitas prontas e não se mexe! Exemplo: W-Horn, T18.... e tem caixas que são customizáveis... TS18 (que é uma modificação da T18), TS15 (idem só que com o falante em 15"), dutada....

 

 

Dar uma lida, a que se refere? Pretende apenas montar seu som ou quer aprender MESMO?

 

Em todo caso, segue um bom começo:

 

http://autoforum.com.br/topic/180017-pra-quem-ta-comecando-no-mundo-dos-trios-automotivos/

 

Qualquer dúvida, só postar lá ou aqui mesmo! Mas lá é mais bacana, pq daria uma "reforçada" no tópico! Leia sem pressa e sem pena! hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sou totalmente leigo, apenas nessa parte das caixas usadas em trio, Aquelas Manifold, Essas T18 e T15, etc.. Quero apenas para aprender mesmo, no carro ultimamente ta dificil eu montar alguma coisa, o sub que ta la ja fica mais tempo fora do que na mala.. hahaha Apenas a titulo de curiosidade, pode ser algo mais tecnico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chegou testar os oversound em dutadas? Qual falante de 18 tem maior eficiência em caixas dutadas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chegou testar os oversound em dutadas? Qual falante de 18 tem maior eficiência em caixas dutadas?

 

B&C 18SW100   hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei impressionado com o rendimento do HPX de 12, comparando com os outros modelos da eros. Com pouca potência tocava horrores. Queria saber se existe algo similar para via dos graves, se algum falante de 18 rende mais que o 2.7k da Eros.

Editado por andre_ce

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

B&C, modelo 18sw100

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aquele hpx de 1600wrms de 18 era muito bom mas acho que a snake parou de fabricar. O target 3k já rende mais que o SDS.kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De acordo com os parâmetros, acredito que dos nacionais os mais eficientes são os SUB800 Oversound e HPX-2180 Snake.
Alguém já fez a comparação entre os dois? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que esses modelos de "T12" com subwoofer deve tocar legal?
Traz o mesmo ganho (rendimento) que com os woofer profissional?

 

fxQW8d1.jpgwZ2IHLF.jpg7D73NZ3.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...